Análise: BlackBerry Storm 9500

56 Comentários

O mercado dos dispositivos móveis de comunicação tem crescido e popularizado algumas máquinas ricas em recursos. O tradicional telefone para receber e fazer chamadas, passou definitivamente à história. Estamos na era dos smartphones.

Pequenos, leves e completos. São escritórios administrativos, são máquinas lúdicas com recursos multimédia de fazer inveja a algumas consolas. São objectos de desejo onde nórdicos, asiáticos e norte americanos, ambicionam a frente do pelotão, quem ganhará esta volta?

Há um ano falávamos da hegemonia do iPhone e dos muitos “iPhone Killers”, mas o mercado filtrou necessidades e apontou caminhos. Apareceram então as tradicionais marcas de telemóveis a tentar cativar o consumidor para a sua oferta.

O mercado mais apetecido, pela disponibilidade económica, é o mercado profissional. Neste sector há uma marca que ao longo desta última década tem vindo a vincar a sua qualidade. Refiro-me claro está à BlackBerry. Esta empresa norte americana há muito que opera num mercado competitivo e difícil nas escolhas dos consumidores. Sempre com um aspecto rígido, sóbrio e muito tradicional, o BlackBerry era visto como um dispositivo conceptual destinado a um nicho de mercado.

Esta marca norte-americana foi pioneira em diversos aproveitamentos do mercado móvel, lembro por exemplo o push mail, substituto nos Estados Unidos do nosso SMS (Short Message Service) usando os serviços BlackBerry Enterprise Server ou BES.

A título de curiosidade lembro que o SMS originalmente foi projectado como parte do GSM, um aproveitamento de 160 caracteres que sobraram e que Matti Makkonen, um engenheiro finlandês transformou num hábito e numa fonte de lucro para as operadoras. Foi um ponto de destaque quando a BlackBerry antecipou para o mercado norte-americano uma alternativa, pois ao não implementarem o GSM perderam a função SMS.

Ficando com a ideia assente que BlackBerry é sinónimo de fiabilidade e profissionalismo, passo à análise propriamente dita, deste smartphone para homens de barba rija.

Começo por deixar algumas das características que classificam esta máquina.

Características:
  • Ecrã: LCD TFT com resolução de 480 x 360 pixeis x 65k cores
  • Câmara: de 3.2 MP, zoom digital de 2x, flash incorporado e auto focus
  • Memória: ROM de 1GB e RAM de 128MB SDRAM
  • Processador: Qualcomm MSM7600 528 MHz
  • Telefone: GSM a 850/900/1800/1900 MHz.
  • GPS: Integrado
    • BlackBerry® Maps
  • Bluetooth: Com suporte para Bluetooth stereo
  • Multimédia:
    • Formatos suportados de áudio: MP3, AAC, AAC+, eAAC+, WMA, WMA ProPlus
    • Reprodução e gravação de vídeo: Sim
    • Formatos suportados de vídeo: MPEG4 H.263, MPEG4 Part 2 Simple Profile, H.264, WMV
    • Auscultadores de jack 3.5mm
  • Browser, Organizer, Gestão de dados empresariais
  • Wireless Email
  • SMS/MMS
  • Bateria: Lithium Ion de 1400 mAh (6 horas de conversação e 15 dias em standby)
  • Peso: 155 gramas, 112 mm de altura, 62 mm de largura e 14 mm de profundidade
  • Teclado virtual: QWERTY
  • Sistema Operativo: BlackBerry OS 4.7

Touchscreen

O BlackBerry vem equipado com um ecrã diferente. Além de touch a marca introduziu uma conceito “clique” com a tecnologia ClickThrough que aumenta o realismo do apertar da tecla. Faz a diferença e diminui o clique acidental. Ao adicionar a esta tecnologia, o utilizador verá a tecla ou ícone, linha e opção iluminada com um glow azul intenso antes de premir o ecrã. Um ponto incomodo é ao escrever, pois as letras são destacadas em azul conforme referi, mas deveriam ser ampliadas num pop-up, como conhecemos do iPhone ou do LG Vu.

O teclado QWERTY em modo horizontal ou o SureType em modo vertical facilita a utilização dos vários campos de texto. Há elementos muito parecidos com o iPhone, dando a este dispositivo um toque muito “user-frendly”.

Ecrã

O ecrã é dos melhores que o mercado já recebeu. Com uma resolução de 480 x 360 e 184 píxeis por polegada, é provavelmente o melhor ecrã do mercado. Apresenta um contraste e brilho acentuados, marcantes, cores garridas sem cair no exagerado e permite ângulos de visualização incríveis. Experimente ver um filme neste fantástico ecrã – o Storm suporta vários formatos de áudio e vídeo.

Este equipamento vem equipado com memória interna de 1GB e com um cartão de memória microSD de 8 GB e suporta Bluetooth stereo.

O Storm, o primeiro dispositivo da RIM sem teclas e com ecrã táctil definitivamente voltado ao consumidor, não perdeu no entanto o coração de BlackBerry: poderá encontrar ferramentas administrativas como edição de documentos do Office, pesquisa integral de e-mails, suporte ao Exchange – sim tudo o que um “cliente” BlackBerry deseja ter. Claro, vemos os “vícios” da sociedade moderna também no BlackBerry, por exemplo BlackBerry Maps, o BrickBreaker, o Facebook e muitas outras ferramentas sociais pré-instaladas.

Envio e recepção de mensagens

O BlackBerry oferece uma experiência única nesta forma de comunicar. Integre todas as suas contas de correio electrónico, profissionais e pessoais, numa única conta de e-mais enviando e recebendo mails com todo o conforto e funcionalidade.

As operadoras que distribuem este equipamento, disponibilizam um serviço único desenvolvido especialmente para os BlackBerry. Este serviço contempla um alojamento individual onde todas as mensagens e serviços estão unicamente ligados a si, através do seu BlackBerry. Este serviço diferencia-se de todos os outros pela qualidade, rapidez e fiabilidade implementada no correio electrónico, por exemplo.

Conclusão:

Este smartphone está muitíssimo bem equipado. Há pontos negativos como o peso e o tamanho que estão um pouco desproporcionais face à tendência do mercado. Além disso, e na minha opinião, o grande pecado está na ausência de Wi-Fi. Porque razão não incluíram Wi-Fi?

A RIM está já a preparar a nova versão deste fantástico smarthphone, prevendo assim um aumento considerável de utilizadores BlackBerry. É a aposta para um segmento já de si muito popularizado.

Homepage: BlackBerry

Partilhar:
Tags:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de InforDeal

    Já agora para os interessados e para complementar esta bela analise este telemovel vem equipado com o cpu Qualcomm MSM7600 528 MHz.

    Boa semana de trabalho para todos

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado meu caro, vou completar o post com esta preciosa informação que me passou nas características… foi o encanto pela máquina 😀 fiquei extasiado!

    2. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      O chip Qualcomm MSM7600 não é um CPU, mas o chip dedicado às comunicações 3G incluindo HSDPA e HSUPA (que não são mencionadas nas caracteristicas).

  2. Avatar de Filipe Chaves
    Filipe Chaves

    Acho k vou ja vender o meu nokia 5800 express music e comprar um desses. mas pelos vistos tem de vir dai de portugal pk aki em angola de certeza k o vao vender a 1500 dolares. ja agora quanto ao gps o esse telemovel usa o Google maps nao? é preciso ter ligaçao a internet para usar?

    1. Avatar de Sato
      Sato

      Podes utilizar o google maps, eu instalei.
      Também instalei um software muito bacano chamado Nav4all de gps

      1. Avatar de Filipe Chaves
        Filipe Chaves

        mas isso vai ser descontado do meu saldo?
        e o gps integrado nao desconta?

        1. Avatar de Sato
          Sato

          Olha não sei se o plafon que tem de dados é só para emails ou se dá para acederes a net! terá que se informar junto da sua operadora.
          Eu sei que o trafego de dados é muito baixo devido a taxa de compressao de dados dos BB ser muito alta.
          Um colaborador da minha empresa que tem um BB sem Wireless usa cerca de 700k por mes e recebe muitos emails (alguns spam)

      2. Avatar de alex
        alex

        como faço para ter o gps ou mapa mo meu bb pois não consiga ver nada

    2. Avatar de fonseca
      fonseca

      Posso te arranjar um por 375€ se quiseres.
      Desbloqueado,so que tens que pagar os portes.

  3. Avatar de MrTEK
    MrTEK

    Só vos digo uma coisa.. BlackBerry anda a procura do seu lugar nos SmartPhones… mas ainda não é com este que chega lá. o CPU diz tudo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Há um pormenor que deixa a concorrência para trás: a gestão de email é fenomenal. Para um comercial ou um administrativo que faça uso constante do mail e que não dê grande importância à questão do processador, certamente deverá considerar esta ferramenta como o mais apropriado para o seu trabalho.

      É tudo uma questão de prioridades e escolha.

  4. Avatar de Sato
    Sato

    Tenho um 9800 BOLD e estou satisfeito.
    Agora a pouco tempo tive a oportunidade de trocar por um 9500 mas em varias reviews que li sobre o equipamento não recomendavam. O facto de não ter WIfi que é uma falha enorme .

    Faltou falar dos servicos BES (BlackBerry Enterprise Server)e BIS (BlackBerry Internet Service) em que o serviço BES implica ter um servidor Blackberry na empresa onde os contactos, agenda, emails estão disponíveis online e no serviço BIS apenas os emails estão disponíveis online, os contactos e agenda tem que ser sincronizados através do pc utilizando para isso o desktop manager.

    1. Avatar de Vítor M.

      Há serviços que tentam colmatar a falta de wifi, mas sim concordo que é uma falha, principalmente porque a navegabilidade do browser é muito interessante.

      1. Avatar de Sato
        Sato

        Vou dar um exemplo,
        Estive de férias na Republica Dominicana e o hotel tinha serviço de Wireless gratuito, sempre que precisava de ver qualquer coisa no mail pessoal ou ligar o msn bastava aceder ao wireless sem ter que pagar o rooming caso quisesse ligar atraves de gsm.

        1. Avatar de Vítor M.

          Bem visto, esse tem a vantagem de ter antena Wireless… coisa que este não tem.

  5. Avatar de Primax
    Primax

    Eu que ando á procura de um smartphone este sai-me um granda mamarracho e sem wi-fi…

  6. Avatar de Sato
    Sato

    Ja agora ficou a faltar um atalho importante para quem tem um BB

    ALT (Esq)+ SHIFT (Dir) + Del (simula retirar a bateria)

    Sites interessantes:

    http://wap.crackberry.com/otaapps.html

    http://rimprograms.com/

  7. Avatar de Nuno

    Tenho um Storm à 3 semanas. Até ao momento estou satisfeito. A opção por Blackberry está relacionado com o funcionamento do e-mail da RIM…não deve haver melhor no mercado. Antes deste tinha um Pearl. Estava inclinado para o Iphone 3GS mas o preço e funcionamento de e-mail acabou por pesar na escolha.

    1. Avatar de Vítor M.

      Interessante… uma opinião baseada na dúvida iPhone ou BlackBerry Storm, olha interessante opinião sim senhor.

      Digamos que o preço falou mais alto tendo em conta a similar qualidade oferecida, foi isso?

  8. Avatar de A Friend
    A Friend

    Os Blackberry têm um enorme sucesso nos EUA. Na Europa, talvez por sermos mais exigentes tecnologicamente, e em especial o nosso mercado ser muito melhor, o Blackberry passa um pouco despercebido e relactivamente caro face aos concorrentes.

    Gosto do telefone, mas a grande falha como todos mencionaram passa pelo facto de não ter Wi-Fi… e depois todas as opções de internet que ele tem sem wi-fi são quase proibitivas de usar nas nossas redes que cobram balurdios por acessos à Internet…

    Mas resumindo acho que estes telefones até sãos muito bons mas terão que assumir uma posição mais forte para poder singrar no mercado Europeu…

  9. Avatar de Filipe Lourenço

    Um aparelho desta gama sem WiFi é como um carro sem rodas. Prefiro HTC, tanto ao nível da qualidade física e design como do software que é bastante mais refinado.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Podes crer, sem wi-fi fica-se limitado ao 3g que neste País ainda fica muito caro. Prefiro 1000 vezes o meu HTC Magic.

  10. Avatar de The Duke
    The Duke

    A crítica a este produto no estrangeiro tem sido arrasadora. Dizem que não vale nada. O que é refutado aqui. Em que é que ficamos? A BB pagou-vos alguma coisa? É que são várias fontes que dizem isso.

  11. Avatar de BlaZe
    BlaZe

    Mt bom! Gostei da Análise.

    Podias publicar uma Análise ao Nokia 5800 Xpress Music?

    Cumprimentos ^.^

    1. Avatar de Vítor M.

      Vais ter uma surpresa em breve. 😀

    2. Avatar de Filipe Chaves
      Filipe Chaves

      é um bom telemovel a unica coisa que nao gosto no nokia 5800 é a falta de gestao de musica. é chato querer mudar de musica e ter de estar a tirar o telemovel do bolso por o codigo de desbloqueio e mudar de musica, ate para baixar o volume é preciso isso.
      Quando a musica tem de apreender muito coma sony erickson.

      1. Avatar de BlaZe
        BlaZe

        Pois de facto estive a verificar ainda outro dia o 5800 na fnac e pareceu-m bastante estável. Agora aguardo a Análise do respectivo equipamento. Agradecia que apontases também os defeitos que achaste nesse telemóvel.

        Continuação de Bom Trabalho ^-^

  12. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Bom artigo!

    @ Vitor
    Excelente escolha musical!! 🙂

  13. Avatar de bruno
    bruno

    muito provavelmente a melhor solução (gama BB) para a generalidade das empresas que necessita de equipar elementos que desempenham funções comerciais no exterior.

    o melhor serviço de e-mail profissional e uma excelente sincronização com o Outlook!

  14. Avatar de Computed Life

    Uma maquina muito boa tenho mesmo pena e da falta do Wi-fi por este ser muito util nos dias que correm

    Cumps

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    “O tradicional telefone para receber e fazer chamadas, passou definitivamente à história”

    Controverso 🙂

  16. Avatar de Focus
    Focus

    Eu vejo este telemóvel (se é que se pode chamar telemóvel) uma ferramenta essencial para um profissional que não possa dispensar o seu email.

    Por experiência própria acho que lhe falta o wifi (como já aqui foi referido) e o ecrã parece-me que tenha pouca durabilidade. A tecnologia usada implica que o ecrã seja premido com alguma intensidade…

    A quem o testou, ou usa, não se se têm a mesma opinião…

  17. Avatar de PCLIFTING

    Tive a oportunidade de testar um Storm durante uma semana e o que me marcou pela positiva foi mesmo o ecran táctil do bicho, muito bom toque mesmo, mas por outro lado fiquei bastante decepcionado pelo facto de não ter Wi-Fi…

    1. Avatar de Ana Narciso

      Os links auto-promocionais nas assinaturas ou nome (excepto o link relativo ao nome) serão removidos sem aviso prévio.

  18. Avatar de Tiago Inês
    Tiago Inês

    queria deixar só uma pequena correcção: a empresa que desenvolve e comercializa a gama BlackBerry chama-se Research In Motion (RIM) e é uma companhia sedeada no Canadá e não nos EUA.

    relativamente a este terminal, está praticamente obsoleto. a RIM tem já na calha o 9550 ou Storm 2. uma pequena busca pelo site Crackberry.com mostrará alguns artigos e vídeos bem interessantes.

  19. Avatar de Alexx
    Alexx

    Gosto muito do BB embora esta tendência de lhe “espetar com teclados no ecrã” me irrite profundamente, prefiro a versão tradicional do teclado BB, aliás recentemente “copiado” pelo Nokia. Quanto ao wireless, apesar de registar a sua ausência, devo dizer que raramente o utilizo e sim, o que custa mesmo nesta Europa e em Portugal são os custos do acesso à internet móvel.
    Depois de ter usado um BB, não quero outra coisa e só me culpo pelo meu se ter avariado, nem um BB aguenta ficar dentro da máquina de lavar … mas o próximo será BB!

  20. Avatar de Paulo Ribeiro

    quando comprei o meu HTC magic a pouco tempo andei a olhar para o storm e nunca me passou pela cabeça que isso não tinha wifi, ainda bem que comprei o magic

  21. Avatar de bruno amral
    bruno amral

    Boas, só vos digo, na empresa onde trabalho temos blackberry enterprise, e akilo é mto bom, nao tenho dúvidas disso, agora 2 ou 3 modelos da rim nao valem um tusto, e este é um deles. 2 Administradores devolveram após 1 semana de uso. O teclado ao toque é horrivel, o encran vai para dentro e ás vezes fica lá e nao sai. É extremamente lento, por vezes demora 10 segundos a virar o ecran pelo acelerómetro. Menu muito pouco intuitivo, extremamente pesado para o tmv que é. sinceramente uma desilusao. O servico entreprise é mto bom, só mandamos uma key e o utilizador insere a , ficando logo sincronizado com a mailbox, em kk parte do mundo, mas tudo isso paga se e bem. Cada licenca é cara.

  22. Avatar de Joao
    Joao

    um amigo meu tem um, eu ja tive oportunidade de mexer nele e também nao gostei!

    demora muito muito tempo (quando funciona!) a rodar o ecra pelo acelerómetro, é lento no geral a navegar, muitas vezes pressinamos o ecra e a opçao/tecla carregada não é activada e por aí além…

    por 400€ compra-se MUITO melhor

  23. Avatar de Nuno

    Boas!
    Desde já gostei deste pequeno review.
    Contudo, dado que tenho um BlackBerry Storm 9500 há já 2 meses e tal, deixei um review num dos fóruns que costumo frequentar e coloquei-o agora no meu blog, aqui fica:

    http://paranoiasnfm.wordpress.com/2009/08/30/blackberry-storm-9500-review/

    Espero ajudar quem tem algumas dúvidas! 😀

    PS:
    Agora preciso é que me ajudem no que toca a aplicações (como instalar e por aí fora)… que é coisa que ainda não percebi como se faz. 😕

  24. Avatar de Marcos Pereira
    Marcos Pereira

    Boas Noites , Uma questão o storm tem algum leitor de pdf ?

  25. Avatar de Luan
    Luan

    caros amigos,

    tenho um black berry td 9500, da operadora TIM.

    Como posso desbloquear para VIVO/? alguem me orienta? abraços.

  26. Avatar de Nuno

    Preciso de uma grande ajuda:

    Como é que faço o download do BlackBerry App World?!

    “From your desktop computer

    To download BlackBerry App World from your desktop computer, simply connect your BlackBerry smartphone using your USB cable and then click the button below.”

    Eu faço isto… mas:

    ” Notificação

    Esta página da Web utiliza controlos ActiveX que funcionam apenas no Microsoft Internet Explorer. Para garantir a transferência correcta do BlackBerry App World para o BlackBerry, este sítio não foi concebido para trabalhar com outros browsers da Internet. Se não for possível utilizar o Internet Explorer, poderá transferir o software directamente para o smartphone BlackBerry.”

    O que posso fazer?
    Já testei outros browsers… Não sei já o que fazer 😕

    Cumprs.

  27. Avatar de Joca
    Joca

    “O ecrã é dos melhores que o mercado já recebeu. Com uma resolução de 480 x 360 e 184 píxeis por polegada, é provavelmente o melhor ecrã do mercado.”

    LOOOOL quanto é que te pagaram por esta review? enfim.. totalmente comprada

    1. Avatar de Nuno

      Concordo que seja dos melhores:
      – em qualidade de imagem;
      – cores.

      Mas, no entanto, é algo frágil para quem não tiver cuidado, isso é um facto.

      Mas de resto… é um terminal que estou já para me desfazer dele.

      1. Avatar de Joca
        Joca

        Há muito melhor basta ires para um PDA no mesmo preço ou n97 que são bastante melhores.

        1. Avatar de Nuno

          N97 é da Nokia… marca da qual estou farto e que em termos de bateria tem surpreendido pela negativa em terminais deste calibre.

          Mas pronto… vou desfazer-me do BB Storm e esquecer este tipo de gadget. 😕

  28. Avatar de aguinaldo
    aguinaldo

    comprei um e gostaria de saber onde encontro o manual de funcionamento em portugues pois não sou tão prático na tecnologia, então preciso saber como funciona.
    se puderem me ajudar agradeço

    1. Avatar de Nuno

      Poderá ver no site da vodafone, a análise ao terminal… e tem lá a opção Manual Online.
      Tudo em Português… e com imagens.

  29. Avatar de Romano
    Romano

    Tenho um blackberry storm, não consigo fazer nem recebger ligação. Quando faço da mensagem “falha de ligação”. Se alguem puder me ajudar….

  30. Avatar de Nuno Salgado
    Nuno Salgado

    Estava a gostar de ler a notícia na diagonal e eis que no meio de termos como “fantástico dispositivo”, “smartphone fenomenal”, “melhor ecrã do mercado”, lá surge a maravilhosa revelação de que “Não tem Wi-Fi”.

    Resumindo, tenho um 4×4 fantástico com 5000 de cilindrada, 500 cavalos de potência, os melhores interiores do mercado com tudo o que podemos imaginar, etc… Mas no final de contas esqueci-me de desenhar o carro de forma a encaixar umas rodas, ou seja, o carro é espectacular, fenomenal, mas não vai ser possível coloca-lo na estrada a andar!

    Hoje em dia um PDA sem Wi-Fi é qualquer do género!

  31. Avatar de Nuno Santos

    Comprei o meu na easydrop a metade do preço e estou super contente. Ja vinha livre, era usado mas tinha garantia e facturinha 😀
    http://www.easydrop.pt – A Maneira mais fácil de Comprar, Vender e Trocar
    Os artigos que já não usa são aqueles que a Easydrop procura…Telemóveis, PSP, Xbox360, Playstation 3, PDA’s, Jogos , Portáteis,iPhone 3GS e 3G, Televisores, Computadores Pessoais, GPS, Blackberry, Unlock Motorola, Unlock HTC ,Unlock Blackberry e muitos mais…

  32. Avatar de snoopy
    snoopy

    estou interessado en trocar de informaçoes que funcionem para desbloqueio do aparelho da net dv 9800 pois tenho 20 aparelhos e dou a metade para alguem que me der esta informaçao.

    snoopysound@ig.com.br

  33. Avatar de Jack Dude
    Jack Dude

    Oi, pessoal eu estava pesquisando o Google para fóruns Blackberry e agora deparei com este site. Eu tenho um conjunto de instruções e o link do site de uma maneira mais fácil alternativa. Acho que isso deve ajudar alguém para ajudar a desbloquear seu telefone Blackberry com êxito. Eu tenho isso com o meu código de desbloqueio de forma UnlockGenie.com (http://unlockgenie.com/) Espero que isso iria ajudar alguém. 🙂

    http://unlockgenie.com/How-to-Unlock-Blackberry-Storm

  34. Avatar de Roberto
    Roberto

    Blackberry touchscreen NUNCA MAIS! comprei um nos eua em setembro e passados 4 meses estou com um PROBLEMÃO! preciso tirar a bateria umas 5x/dia pra que ele volte a funcionar!

  35. Avatar de Benjamim Ventena
    Benjamim Ventena

    Boa tarde.
    Eu sou Benjamim Ventena, e escrevo aprtir de Angola.
    Sera que se eu compro um dos vossos produtos online, a encomenda chegara com sucesso ???
    Sera possivel enviarem pela DHL ate ao meu pais, para que eu va pegar ???