Eu já tenho conectividade em IPv6. E tu?

68 Comentários

Sabem o que se realiza dia 8 de Junho?

O IPv6 é a nova versão do protocolo IP, e foi desenvolvido para suceder à actual versão (o IPv4). O que motivou o desenvolvimento desta nova versão foi a aproximação da exaustão do espaço de endereçamento e a necessidade de resolver algumas das limitações do IPv4, nomeadamente no que toca a segurança e mobilidade, e simplificar algumas das funcionalidades do protocolo IPv4.

O próximo dia 8 de Junho foi o escolhido para o “World IPv6 Day”, onde gigantes do mundo da tecnologia como por exemplo a Google, o Facebook e Yahoo vão testar a “nova” versão do IP, o IPv6.

ipv6_00

De forma a testarem se o vosso operador já vos fornece conectividade em IPv4 e também em IPv6, apresento-vos o serviço online http://test-ipv6.com/, onde podem verificar se a vossa ligação à Internet já tem suporte para o protocolo IPv6. Caso ainda não tenham suporte para IPv6, a informação será semelhante à apresentada na imagem seguinte.

ipv6

Espaço de endereçamento IPv6

A maior vantagem apresentada pelo IPv6 em relação ao seu antecessor IPv4, é o facto do endereçamento ser feito por meio de 128 bits, em oposição aos 32 bits oferecidos pelo IPv4. Isto resolve o grande problema de falta de endereços disponíveis pois, com 128 bits é possível endereçar um total de :
2^128 = 340,282,366,920,938,463,374,607,431,768,211,456 hosts. Isto significa que podemos não nos preocupar (talvez) com a questão de falta de endereços nos próximos (muitos) anos. Ora a leitura daquele número enorme em inglês será algo do tipo:

340 undecillion, 282 decillion, 366 nonillion, 920 octillion, 938 septillion, 463 sextillion, 463 quintillion, 374 quadrillion, 607 trillion, 431 billion, 768 million, 211 thousand and 456 , uffa que isto custa :)

21-10-2009 13-53-15

Para ajudar a colocar esse número em perspectiva, um espaço de endereço de 128 bits oferece 655.570.793.348.866.943.898.599 (6,5 x 10^23) endereços por metro quadrado de superfície terrestre.

É importante observar que a decisão de criar o endereço IPv6 com capacidade para 128 bits não foi para que cada metro quadro da superfície terrestre tivesse 6,5 x 10^23 endereços. Por serem muito mais longos que os endereços IPv4, os endereços IPv6 são representados através de caracteres em hexa. No total temos 32 caracteres, organizados em oito quartetos e separados separados por dois pontos.

Em Resumo…

O novo protocolo da Internet (IPv6), não pode ser visto como tábua de salvação para todos os problemas de redes mas é um óptimo princípio… Oferece alguns benefícios significantes em alguns aspectos, como seja a mobilidade e auto-configuração, e retira opções que se tornaram obsoletas ao longo dos tempos por parte do IPv4. As novas capacidades previstas para este novo protocolo vão propulsionar a criação de novas aplicações com capacidades que até hoje eram impensáveis, devido às limitações da versão da versão do protocolo existente.

Artigos relacionados

Homepage: Testar conectividade IPv6

Partilhar:
Tags:

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Shadowk1ller

    Eu não tenho ipv6. Espero que o tenha antes do dia 8 de junho…

  2. Avatar de Ruben Ferreira (HardSoft)

    o meu aparece como a segunda imagem excepto o quadrado vermelho. No sitio do quadrado vermelho aparece azul… 😛

    Depois mudei para “Tests Ran” e aparece bad.. Isto deve querer dizer que tenho IPv6 mas está fraco… :S

    Bom Post 😀

  3. Avatar de Hugo

    por aqui também nao há IpV6, já agora digam qual é o vosso ISP para ficarmos a saber quais os ISP’s que disponibilizam o IpV6.

    O meu isp é a Cabovisão

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      Nada… Sou Sapo.

    2. Avatar de André Sousa
      André Sousa

      Cabovisão, Chrome.

      7/10 IPv4
      7/10 IPv6

      Aqui tudo OK…

      1. Avatar de Rui C.
        Rui C.

        Curioso. Sou cabovisão, uso Chrome e estou a obter 7/10 e 0/10! =S

    3. Avatar de José Gaspar
      José Gaspar

      O Meu ISP tambem é Cabovisão e tenho IpV6.

      Anda aí gato!!! 😀

    4. Avatar de Zé Miguel
      Zé Miguel

      Aqui também nada!

      Vodafone 😕

  4. Avatar de Hélio Félix
    Hélio Félix

    Telepac ADSL – não é zona telepac
    You have no IPv6 address.

  5. Avatar de Someone
    Someone

    Não há nenhum operador ainda há usar IPv6. Primeiro vão fazer updates das redes cores e só depois é que fazem update das redes de acesso…

    Por isso, fiquem à espera sentados. A única rede de PT pública que conheço com IPv6 é a rede da FCCN.

    1. Avatar de Someone
      Someone

      “a usar IPv6”

      1. Avatar de Igor

        sério? o.O

        Your IPv4 address on the public internet appears to be 193.136.173.41 –> IP da Universidade de Aveiro

        You have no IPv6 address. [more info]

  6. Avatar de iMartins87
    iMartins87

    Eu também ainda não tenho IPv6.
    O meu ISP é a CLIX e tenho o serviço por ADSL.

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    2nd screen… Meo…

  8. Avatar de phixie
    phixie

    Peço desculpa pela minha ignorância mas não é necessário ter o protocolo IPv6 instalado/activo/configurado no nosso computador?

    1. Avatar de phoenux
      phoenux

      O protocolo IPV6 já vem activo na maioria dos sistemas operativos actuais por omissão (experimenta fazer “ping ::1” na linha de comandos do teu sistema para se o teu sistema responde a pedidos IPv6). Neste momento problema está nas redes dos ISP’s e na configuração dos equipamentos de acesso à rede que ainda não estão configurados para utilizar esta versão do protocolo (alteração que me parece que vai ser complicada, pois vai ser necessário actualizar muitos firmwares de muitos routers para suportar as novas configurações).

    2. Avatar de Pedro Pinto

      No Linux o IPv6 ja vem activo por omissão. No windows XP é necessário abrir a linha de comandos e escrever “ipv6 install”. Windows Vista e 7, o protocolo IPv6 também ja vem activo

  9. Avatar de DiogoC.
    DiogoC.

    Eu uso o Firefox 6 b9 e tenho Windows 7, internet 60 mbps da Zon (fibra). Ainda assim, tenho 0/10 no IPv6 🙁

    O que posso fazer para melhorar esta situação?

    Ainda por cima no IPv4 só tenho 7/10 -.-

    Não percebo muito do assunto, gostava que me esclarecessem por favor :p

    1. Avatar de JS
      JS

      Firefox 6? Andas uns anos a frente dos outros todos 😀

      Deixa lá essa merda que quando foi para ter ipv6 os ISP’s preocupam-se com isso.

      1. Avatar de DiogoC.
        DiogoC.

        Firefox 4, my mistake xD

        Mas então, o meu suporte a IPv6 apenas depende do meu ISP?

  10. Avatar de inchas
    inchas

    Nada de ip6 Vodafone adsl

    1. Avatar de ns
      ns

      confirma-se, também tenho banda larga TMN com resultados de 7/10 em IPv6 e IPv4.

    2. Avatar de FDAD
      FDAD

      Vocês têm Utorrent com teredo activado? Se tiverem não se iludam, porque é devido a isso…

      Se os vossos DNSs em IPv6 não resolverem, é porque estão com outro método que não o do ISP.

      1. Avatar de ns
        ns

        eu não tenho Utorrent.

        E quanto ao DNS fazer o resolve a imagem do Ricardo Pereira indica que o dele faz, e o meu (que uso o serviço de DNS da Comodo) também faz o resolve para IPv6.

        Além disso tendo conectividade IPv6 a forma como o DNS faz resolve não me parece importante desde que o faça 🙂

        1. Avatar de Nuno Relvão
          Nuno Relvão

          Como estão por aí a falar e bem alguns “poucos”, este teste (e já agora para quem pensa que tem IPV6 leiam om atenção o que vos diz!), No caso do Ricardo Pereira, ele está ligado com um operador/Servidor/etc.. que lhe está a oferecer o 6to4, que é uma maneira de um servidor receber o ipv6 nativo e convertê-lo nos seus servidores para IPV4 e então reencaminhá-lo para o cliente.
          Existe também a possibilidade de todos nós activarmos o “teredo” que é um protocolo nativo do windows XP/VISTA/7 basta saber activá-lo e ter as portas na firewall abertas que ele encarrega-se de ir aos servidoreszinhos da microsoft e reencaminhar o cliente para o endereço IPV6.
          Quanto a IPV6 nativo ainda não se sabe quem vaia adoptar 1º, mas cheira-me que só quando a PT começar a mudar as suas infraestruturas é que o resto vai atrás.

  11. Avatar de João Ramiro

    eu tenho.
    7/10 no v4 e 0 no v6

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      Isso quer dizer que não tens.

      1. Avatar de João Ramiro
        João Ramiro

        Mas nos testes esta tudo verde (MEO)

  12. Avatar de Pinto
    Pinto

    Resta saber uma coisa, os screens são de quem realizou o artigo ou tirados da internet?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      sao meus de 2 operadores diferentes. FCCN e Meo

      1. Avatar de André Gomes

        Estranha é essa subnet 2001:0db8:85a3::/48. Qual é a entidade ligada à FCCN com essa subnet atribuída? Aqui na UC é tudo 2001:690:2160::/48.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Como é óbvio, não divulguei o meu IP…mas somos instituições vizinhas 🙂

          1. Avatar de André Gomes

            Divulgar o prefixo é diferente de divulgar o sufixo. Mas tudo bem, só fiquei confuso 😉

            Pena é que aqui no próprio departamento de informática não haja um único IPv6. Está na gaveta por falta de “mão-de-obra”, isto é, pessoas interessadas em fazer um estágio nesse âmbito.

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Já te arranjamos uns candidatos para trabalhar nessa área, que achas? 🙂 Estava a ver se te conhecia, mas a tua página nem em IPv4 nem em IPv4 🙂

          3. Avatar de André Gomes

            Como já não dá para responder mais abaixo, vai aqui em cima:

            O meu site está “Under Construction” até eu ter tempo, o que escasseia por estes lados. De qualquer forma, a questão dos estágios teria que ser na altura em que é feita a publicação anual.

            Alguma dúvida, o e-mail está ok 😉

      2. Avatar de José Pires
        José Pires

        Isto quer dizer que quem tem meo já tem suporte ao IPv6. O que é o meu caso.

  13. Avatar de João
    João

    eu tenho, e tenho meo

  14. Avatar de Valeriu
    Valeriu

    10/10 IPv4

    0/10 IPv6

    Clix Fibra

  15. Avatar de FDAD
    FDAD

    Eu tenho #obrigatoriamente# IPv6 por Teredo e por tunel SIXXS.

  16. Avatar de kekes
    kekes

    Em português seria:

    340 Mil 282 Quintilhões 366 Mil 920 Quadrilhões 938 Mil 463 Trilhões 374 Mil 607 Bilhões 431 Mil 768 Milhões 211 mil 456

    Coisa pequena digo desde já 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      quando tudo tiver IP, se calhar são poucos 🙂

  17. Avatar de Matheus silva
    Matheus silva

    infelizmente aqui no brasil nao temos ipv6 ‘-‘

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ainda não? mas é geral?

  18. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    10/10 for your IPv6 stability and readiness, when publishers are forced to go IPv6 only

    http://www.webpagescreenshot.info/img/941309-115201183410PM

  19. Avatar de Hugo Cura

    Esse suporte não poderá depender da placa de rede e router em uso?
    Tenho Sapo ADSL, zona não SAPO, e os resultados são positivos:
    http://goo.gl/rxtdJ

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A conectividade IPv6 ou IPv4 não depende da placa mas sim do suporte da operadora para o mesmo. Não tens um túnel criado? Vejo lá TEREDO, confirma la isso 🙂

        1. Avatar de Pedro Pinto

          eh eh eh…querias enganar o pessoal 🙂

          1. Avatar de Hugo Cura

            não, não tenho aqui qualquer alteração ou algo do género. Como está é o que deu.

            Só disse aquilo porque não sei ao que te referias. Agora, que fui ver o que é um túnel em redes, confirmo-te que não é nada disso.

            A minha ligação aqui é:
            – linha ADSL > router D-Link DVA-G3170i da SAPO > router Fritzbox 7170 > rede local.

            Como o D-Link é mais estável no ADSL, tenho-o como brigde e o Fritzbox faz a ligação PPPoE no D-Link. Só se isso for considerado um túnel…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Acho que andaste a aldrabar a imagem 🙂

      1. Avatar de André Gomes

        Retirei apenas os IPs 😉

  20. Avatar de JPereke

    Eu não tenho ipv6. 🙁

    Serviço Meo (Funchal)

  21. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Como disse antes, tenho 0/10 na conect. IPv6, mas já tenho um endereço IVv6 e um serviço IPv6 (Teredo)… Por isso, acho que dia 8 estarei pronto.

  22. Avatar de Henry Jr
    Henry Jr

    7/10 IPv4 e IPv6

  23. Avatar de Jorge
    Jorge

    “Oferece alguns benefícios significantes em alguns aspectos, como seja a mobilidade e auto-configuração”

    Quais são os benefícios em termos de mobilidade e auto-configuração?

    “retira opções que se tornaram obsoletas ao longo dos tempos por parte do IPv4”

    Quais opções?

    1. Avatar de André Gomes

      A nível de auto-configuração, passa a ter configuração stateless por exemplo.

      A nível de mobilidade, permite mais segurança com o Return Routability e também o desaparecimento do conceito de Foreign Agent, entre outros.

      Quanto às opções, não sei a quais o autor se referia. No entanto, tens por exemplo os endereços de broadcast que não fazem sentido se tivermos multicast nativo como no IPv6.

  24. Avatar de João 'ZyLoR' Santos
    João ‘ZyLoR’ Santos

    “Sabem o que se realiza dia 8 de Junho?”

    Faço anos! 🙂

  25. Avatar de JHorgte salkvador

    O meu operador é MEO e já tenho IPV6.

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  26. Avatar de José Pires
    José Pires

    Boas pessoal do ppl.!

    340 undecillion, 282 decillion, 366 nonillion, 920 octillion, 938 septillion, 463 sextillion, 463 quintillion, 374 quadrillion, 607 trillion, 431 billion, 768 million, 211 thousand and 456.

    Até tira o folego, a ler este “número gigante” parece um comboio que nunca mais acaba.

    Cumprs.!

  27. Avatar de Hawk
    Hawk

    Acho que não funciona no Opera. 🙁

  28. Avatar de luminoso
    luminoso

    Desenterrar este topico.

    Para o pessoal da cabovisao que tem ipv6 têm dns server de ipv6? é que se nao o trafego contigua a ir 99.9% por ipv4.

    Isto é, pelo menos no windows ele vai priorizar sempre o ipv6 mas para isso precisa de ipv6 dns server. voçês têm? eu nao :s

  29. Avatar de vitor tavares
    vitor tavares

    e passados 8 anos…
    não tinha na altura e não tenho ainda….
    agora preciso aceder a um servidor por ipv6 e não consigo…

  30. Avatar de Paulo
    Paulo

    No final de 2021, cerca de 10 anos e meio depois deste anúncio, constata-se que a NOS continua a não disponibilizar o IPv6, nem dá mostras de ter intenção em o fazer. Infelizmente passou a ser prática corrente este operador decidir o que é melhor para os clientes… E como a maioria só quer saber é se a net funciona, essa mesma maioria não quer saber como funciona desde que funcione… Então continua tudo na mesma… Mas a publicidade a isso até foi feita, também há 10 anos atrás… Promessas vazias…

  31. Avatar de Anders
    Anders

    “não pode ser visto como tábua de salvação para todos os problemas de redes”

    Você quis dizer: panaceia?