SpiceWorks – Monitorize toda a sua rede informática

33 Comentários

As redes informáticas, ao contrário do que muitos pensam, são “palco” de muitos desafios para os Administradores de Sistemas. Mesmo depois de acharmos que está tudo implementado e a funcionar, é muito importante que se monitorize todos os equipamentos passivos e activos, de forma a proceder a possíveis afinações e a detectar eventuais problemas.

Por melhor e mais experiente que seja um Administrador de Redes, é importante que este tenha também ao seu dispor uma ferramenta de monitorização e alarmistica, que lhe permita ter uma visão global de toda a sua rede.
Aproveitando a dica enviada pelo grande amigo e leitor do PPlware, o Beto, apresento-vos o SpiceWorks.

spice_00

O SpiceWorks IT Desktop é uma aplicação open source que inclui várias funcionalidades, das quais se destacam a monitorização de redes, inventário da rede, software de Help Desk, auditoria de redes, etc. É uma aplicação direccionadas para as PME, que possuam parques informáticos já com alguma dimensão.

Vejam o SpiceWorks em acção

Inventários de rede

O inventário de uma rede (documentação), é algo sempre importante para qualquer administrador de rede. O Spiceworks disponibiliza um módulo que permite catalogar todo o software e hardware existente num parque informático. É possível descobrir na rede: PCs, independentemente do sistema operativo, impressoras, routers, swicths, ou outro qualquer dispositivo que tenha associado um IP.

spiceworks_00

Monitorização da rede

É importante para qualquer Administrador de Sistemas saber o estado da sua rede e dos equipamentos activos que a constituem. O Spiceworks permite-lhe, através do modulo de monitorização da rede verificar se por exemplo alguma máquina está com falta de espaço em disco, se um anti-vírus está ou não actualizado a nível de assinaturas, etc. É possível também identificar na rede, quem instalou um determinado software e é dada também a possibilidade ao gestor do Spiceworks,  de aceder aos logs e eventos de todas as máquinas da rede.

spiceworks_03 Outra das opções, é a visualização dos eventos ocorridos, através de um gráfico.

spiceworks_01

Software de Help Desk

Um aplicação que permita realizar a gestão dos pedidos de Help Desk é sempre importante no sentido em que nos permite registar problemas, notificar o utilizador do estado do problema reportado (via e-mail, com anexos), entre outras funcionalidades. Podemos criar vários grupos de acção, e assim redireccionar os tickets dos utilizadores, mediante os pedidos.

spiceworks_02

Esta é sem dúvida uma aplicação que os Administradores de rede devem ter em consideração, uma vez que aplicações do mesmo tipo têm por vezes valores exorbitantes. É uma ferramenta bastante interessante, que disponibiliza as funcionalidades essenciais para se gerir mais comodamente qualquer rede informática.

O SpiceWorks conta actualmente com uma grande comunidade de utilizadores, que partilham as mais diversas informações num fórum de discussão (Aceder aqui).

Aguardamos o vosso feedback.

altLicença: Freeware

altSistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7

altDownload: SpiceWorks [24,27 MB]

altHomepage: Spiceworks

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João bastos.
    João bastos.

    Eu só de ver o vídeo fiquei pasmando…
    Quais são os pontos negativos do produto? Existem empresas como a CA a levar fortunas por software do género e eles fazem a “borliu”? Tem que existir uma contra partida :X

  2. Avatar de Vitor Nelson
    Vitor Nelson

    Parece muito bom, ainda por cima open source

    Eu já experimentei em trial o Lansweeper num necessário empresarial bem grande e fiquei pasmado com a quantidade e qualidade da informação. Só que…passado uns dias, end of trial…

    tenho que testar este

    1. Avatar de Vitor Nelson
      Vitor Nelson

      ops

      necessário–> cenário

  3. Avatar de Pedro Gonçalves

    Já uso a cerca de ano, ano e meio..não aconcelho a quem vá monitorizar mais de 100~150 devices..

    @joao bastos

    A contra partida é publicidade, se quisseres ad-free pagas, já nao me lembro ao certo dos valores mas são preços muitissimo melhores que esses produtos q falaste.

    De realcar tb a parte “mobile” da plataforma e outras features mt engracadas como o mapa de rede etc..

  4. Avatar de M.Manuelito

    Já usei e aconselho, mas tive que perder um bom bocado a enquadrar cada tipo de equipamento no seu lugar.
    Também já usei outro melhor que este só que não era free 🙁

  5. Avatar de Ricardo Ruivo
    Ricardo Ruivo

    Para mim, monitorização é com o Nagios. 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh.. Sem duvida uma das melhores ferramentas. Fica feito o convite para escreveres um artigo para o pplware sobre essa excelente ferramenta 🙂

      1. Avatar de J. Matias
        J. Matias

        Nos open source, além do Nagios tens também o OpenNMS e o meu eleito, o Zenoss Core:) Para quem é curioso da área de monitorização, aconselho a dar uma vista de olhos neste último:)

        1. Avatar de Vítor Moreira
          Vítor Moreira

          No meu trabalho, utilizamos o OpenNMS. Pesadote, é verdade, mas conseguimos monitorizar aplicações específicas via SNMP/JMX. Recomendo para ambientes de grande dimensão (e tb é open-source :-))

          1. Avatar de Pintas
            Pintas

            Nagios sem duvida, mas há várias alternativas Open Source.
            – Nagios
            – OpenNMS
            – Zenoss
            – Zabbix
            – Pandora FMS
            – Hyperic
            – GroundWork
            – ….
            Cada solução tem a sua particularidade e terá que ser adaptada mediante as necessidades de cada um, mas a minha preferencia sem duvida Nagios, flexivel, robusto, vasta comunidade, fiável, rápido, existem muitas ferramentas/addons para integrar (PNP4Nagios, NagVis, Splunk….). Mas isto é só a minha opinião.

    2. Avatar de Ettore
      Ettore

      Seria realmente muito bom ver um artigo sobre o Nagios.

    3. Avatar de Carlos Figueiredo
      Carlos Figueiredo

      o nagios é realmente muito bom… monitoriza tudo e mais alguma coisa..

    4. Avatar de Pedro Pinto

      Ricardo, acho que já tens muitos clientes 🙂

      1. Avatar de Pedro Gonçalves

        Opennms e zenoss n sao basicamente front-ends para nagios?

        Realmente um artigo sobre nagios, seria de valor..

    5. Avatar de Redin
      Redin

      Só tenho pena que seja em Linux onde sou uma bosta com ele.

  6. Avatar de mane
    mane

    Off topic

    Como consigo abrir um ficheiro como administrativo no vista, numa conta sem privilégios de administrador, sem dar a password de administrador a quem usa essa conta, pois pede sempre a password e de outra forma o executável não trabalha direito.

    1. Avatar de Pedro Gonçalves

      é claro que para obteres informacoes sobre uma máquina tens que fornecer ao spiceworks uma conta com permicoes de administracao, acho que nao foi mensionado no artigo mas spiceworks suporta active directory, por isso uma conta com permicoes de admin na AD resolve os teus problemas todos 😀 é claro exepto impressoras e outros dispositivos de rede que nao se autenticam na AD.

      1. Avatar de Pedro Gonçalves

        lol so reparei no offtopic dps de responder -.-‘

  7. Avatar de ren
    ren

    boas

    tambem uso o nagios … para mim o melhor ate agora 🙂

  8. Avatar de Peter Panton

    Sou utilizador desta ferramenta há alguns anos e recomendo vivamente.

    Sim é grátis, sim temos um controle da infra-estrutura, help desk e todo um mundo de opções.

    Decididamente uma opção a considerar.

  9. Avatar de BMJ
    BMJ

    É pena não ter versão para S.O. Linux, mas vou testar…

  10. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Boa tarde,

    Desde já deixo os meus parabéns a todas as publicações realizadas.

    De facto pelas funcionalidades sem entrar em detalhe acho uma boa ferramenta, mas sem dúvida que vale a pena realizar uns testes.

    Contudo, como já foi dito por várias vezes o Nagios é uma excelente ferramenta para monitorização de redes, bastante completa, mas com algumas “deficiências”.

    Para quem não conhece deixo aqui também mais uma ferramenta ou melhor um conjunto fasto de ferramentas de monitorização (contém o nagios 3, etc), e não só, “groundworkopensource”, para mim sem uma das melhor que trabalhei até aos dia de hoje, bastante acessível. Aconselho a experimentar, até mesma a uma publicação aqui sobre esta “bomba de monitorização”.

    Cumprimentos,

    1. Avatar de Cátia Moreira
      Cátia Moreira

      Boa tarde,

      Estou agora a dar os primeiros passinhos em GroundWork e gostaria de saber onde posso encontrar mais informações em como começar.

      Cumprimentos,
      Cátia Moreira

  11. Avatar de Symbiosis
    Symbiosis

    Eu utilizo o PRTG Network Monitor( http://www.paessler.com/prtg/ ), mas definitivamente vou trocar por este.

  12. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Boa dica Pedro.

    Os comentários tb têm uma dicas porreiras.

    Cumps.

  13. Avatar de Ze Manel
    Ze Manel

    Gostaria de saber se existe alguma destas aplicações numa versão portable esta ou até mesmo do Nagios.

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    boas!
    alguem ja tentou gerar codigos de barras com o SpiceWorks?
    Conhecem algum pulgin?
    Nas varias pesquisas que fiz, nao encontrei, só para QR code.

    Cumps

  15. Avatar de José Almeida
    José Almeida

    Eu sou o gestor de uma rede informática de uma empresa de texteis, os meus colegas por vezes ligam-se à rede com computadores pessoais e com software piratiado, tenho algum problema ao utilizar o SpiceWorks por causa de me aparecer constantemente avisos de problemas com as licenças.
    Obrigado,

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas. Para o Spiceworks obter a info das máquinas, precisa do SNMP activo? Senão qual é o método que o software obtém as informações da máquina?

    1. Avatar de RV
      RV

      Se for máquinas Windows o SW utiliza o WMI, para tal precisas uma conta com acesso admin às máquinas.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        RV obrigado. Resultou sem problemas 🙂

  17. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Boa tarde,
    ja fizeram o trial N-central da N.able Solarwinds?
    Gostava de ter feedback no que diz respeito ao produto.
    Cumprimentos,
    Robert Soares
    robert.soares@solarwinds.com