RouterBOARD 751U-2HnD – Ponto de acesso Wireless

63 Comentários

As redes sem fios vieram revolucionar o mundo da tecnologia! Actualmente a maioria dos dispositivos tecnológicos dispõe de uma interface de comunicação wireless  que permite a comunicação com outros dispositivos da rede local e também o acesso à Internet.

Na sequência das nossas análises a equipamentos wireless , a empresa Officelan emprestou-nos o ponto de acesso wireless MikroTik RouterBOARD 751U-2HnD para uma breve apresentação.

mikro_000

Actualmente existem no mercado variadíssimos routers/hotspots wireless que cumprem bem a sua função. A diferença entre equipamentos é normalmente analisada do ponto de vista do preço mas nem sempre esse é o factor em que nos devemos basear para qualificar um determinado equipamento.

Após receber o ponto de acesso wireless MikroTik RouterBOARD 751U-2HnD fiquei de imediato com a sensação que estava perante um equipamento com uma construção minimalista mas extremamente completo (e potente) ao nível das funcionalidades. Três características que me “saltaram à vista” e que são pouco comuns em equipamentos wireless domésticos:

  • Suporte para a tecnologia PoE (24v)
  • Uma porta USB 2.0
  • Um conector MMCX para uma antena exterior

Além das características/funcionalidades referidas o equipamento possui:

  • 5 portas 10/100 Ethernet com suporte para MDI/X (transição automática dos pares de fios de comunicação independente do cabo ser cross ou straight). A primeira porta suporta PoE
  • 1 interface wireless integrada 2.4GHz 802.11b/g/n 2×2 MIMO com ganho máximo de 2.5 dBi
  • 1 porta USB 2.0
  • CPU AR7241 400Mhz
  • 32MB DDR SDRAM Onboard
  • Sistema Operativo RouterOS v5

mikro_05

A nível de configuração o equipamento traz incorporado o Sistema Operativo RouterOS v5, que oferece uma interface de configuração bastante simples e muito bem organizada. Para aceder à configuração do equipamento basta ligá-lo à porta RJ-45 (porta de rede) do computador e aceder via browser ao endereço 192.168.88.1.

(As credenciais de acesso à interface Web são: utilizador: admin e o campo da password em branco)

mikro_00

Já dentro do equipamento, confirmei aquilo a minha intuição inicial … o ponto de acesso wireless MikroTik RouterBOARD 751U-2HnD é bastante completo a nível de funcionalidades!

mikro_01

Através da interface de configuração, podemos configurar:

  • A interface wireless e wired
  • Definir que o equipamento funcione em modo bridge
  • Configuração do protocolo PPP
  • Visualizar Logs
  • Configuração de um servidor de autenticação Radius

Dentro do menu IP são muitas as configurações possíveis:

  • ARP
  • Análise de tráfego
  • Configurações do servidor de DHCP
  • DNS
  • Firewall
  • IPSec
  • Definição de rotas
  • Servidor TFTP
  • UPnP
  • Web Proxy
  • MPLS
  • entre outros

mikro_02

O equipamento disponibiliza ainda suporte para a configuração de MPLS e dentro do menu de routing (encaminhamento) podemos verificar que existe suporte para a maioria dos protocolos de encaminhamento: BGP, OSPF e RIP

mikro_03

A interface gráfica disponibiliza também ao utilizador um conjunto de importantes ferramentas de rede para que possam ser realizados testes à rede, monitorização de tráfego ou troubleshooting.

mikro_04

Após cerca de uma hora de testes ao equipamento, devo confessar que fiquei completamente rendido e estupefacto pelo conjunto de funcionalidades/tecnologias suportadas (de referir que algumas dessas funcionalidades/tecnologias são suportadas normalmente em equipamentos de âmbito empresarial).  Além disso, o equipamento oferece uma excelente cobertura a nível de rede sem fios.

Hora de saber o preço? Bem, com o suporte para as funcionalidades/tecnologias referidas poderíamos estar presente um equipamento bastante caro. No entanto até o preço é surpreendente! Confirmem vocês mesmos o preço do produto no site da Officelan (ver aqui). Alguma duvida ou questão relativamente ao produto, não hesitem em deixar o vosso comentário.

Partilhar:
Tags:

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio Pereira
    Antonio Pereira

    Bom dia,

    A analise ainda não está concluida certo?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bom dia António,

      Não é uma análise é uma apresentação do produto.

      “Na sequência das nossas análises a equipamentos wireless , a empresa Officelan emprestou-nos o ponto de acesso wireless MikroTik RouterBOARD 751U-2HnD para uma breve apresentação.”

      Mas porque dizes isso?

  2. Avatar de Paulo Bastos

    Agora uma pergunta fora do post, é possivel por um avatar no icon do nome se sim, como?

  3. Avatar de Carlos Manuel Carvalho
    Carlos Manuel Carvalho

    Sem dúvida uma BOMBA. Muito bom o router, bem como todos os produtos comercializados pela officelan.

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas…
      off-topic
      tenho a treta de um Zyxel P-660W-T1 v3 ADSL, gostava de adquirir algo melhor e de preferencia com possiblidade de colocar dd-wrt, ou outro e que tivesse porta usb…
      conhecem algum?

      cmps

  4. Avatar de João Regal
    João Regal

    Bom dia.
    Há uma semana atrás comprei este http://aztech.com.pt/ por 59,90€. Com função de router ou repetidor ou bridge.
    Analisem este, estou muito contente com ele

    1. Avatar de Armindo
      Armindo

      Também confirmo, já uso à bastante tempo e tem funcionado sempre nas horas.
      Recomendo.. para além disso a Aztech cá em Portugal tem sido excelentes em tudo!
      Vou gostar de ver essa Review 🙂 espero que completa, como a pplware sabe fazer.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        O MikroTik RouterBOARD também funciona como Repetidor Wireless certo?

        1. Avatar de João Olival

          não tem essa função.

          João

          1. Avatar de Tiago Geada

            Olá,
            Tem sim. O Mikrotik tem praticamente qualquer função que possam imaginar inclusivamente a função de repetir. basta pensarem como querem repetir a rede. Podem ter uma WiFi como cliente e outra como AP.

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Isto com os 32Mb de SDRAM deve de dar para lá colocar mais algumas utilidades, não?

  6. Avatar de Luciano Santos

    Olá pessoal!

    Gostaria de falar um pouquinho sobre o produto. A Mikrotik é realmente uma empresa diferenciada. Provedores de acesso do Brasil, que utilizam o wireless para fornecer conectividade, utilizam há algum tempo produtos dessa empresa. Além de muito completos e robustos, possuem essa característica de incorporar sempre muitas tecnologias novas, e sempre podendo ser atualizadas, dando um ciclo de vida longo aos produtos.

  7. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Desculbem a nabice, mas este equipamento pode fazer de bridge correcto? I.e. receber sinal de uma rede wifi privada e distribuir pelas portas ethernet.

    1. Avatar de Armindo
      Armindo

      O Aztech que o João Regal fala sim, tenho também configurado nesse modo..

      1. Avatar de Cláudio Silva
        Cláudio Silva

        Mas também repete essa rede ou se fizer de bridge não repete sinal wireless?

        1. Avatar de Armindo
          Armindo

          Se ficar em modo Bridge, não repete a rede, de modo a não saturar a frequência Wifi.
          Mas podes configurar em modo repeater, e neste modo, repete a rede, e podes ligar na mesma um equipamento ao porto de rede!

  8. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Se tivesse portas gigabit era perfeito 🙂

    Como é para por outros firmware? dd-wrt corre?

    cumps!

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Muito bom! Só reparei agora é que os preços que estão destacados são sem IVA..

        1. Avatar de João Olival

          Existe um problema nos módulos do site e não aparecem os preços sem IVA

          João

    1. Avatar de João Olival

      Boas dd-wrt para? quando o RouterOS é bem superior ao firmware dd-wrt, tem todas as opções (ou quase) e mais algumas.

      João

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        O ddwrt é linux e dá para aceder por ssh, tem cliente de wol na interface web que se pode aceder remotamente sem ter que deixar portas de wol abertas para o exterior, entre outras coisas. O RouterOS faz isto?

        cumps

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          Já vi que telnet e ssh tem, agora a interface para WOL é que não sei. Gostava particularmente desta funcionalidade quando tinha um router com ddwrt antes do manhoso thomson da vodafone por poder fazer WOL sem ter que deixar essas portas abertas para o exterior.

          cumps

  9. Avatar de Maison
    Maison

    Sabe me dizer exemplo trabalho com ela ligada a um HUB e quero que os IP 10.1.1.2 ate o 10.1.1.5 receba uma velocidade limitada para cada IP e possivel?

    1. Avatar de João Olival
      1. Avatar de Maison
        Maison

        Alguem teria esse tutorial ou sabe onde posso encontrar?

        Maison

        1. Avatar de Tiago Geada

          Para limitar a velocidade baseada no IP basta clicar no menu ‘Queues’ no lado esquerdo e no separador ‘Simple Queues’

          Adicionar uma nova regra com ip dest. e ip orig. e aplicar o limite

  10. Avatar de Vítor Nóbrega
    Vítor Nóbrega

    Alguém sabe onde comprar routers em que possa fazer downloads sem ter o PC ligado? Têm que ter USB também. Obrigado

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      O asus wl500w tinha duas portas usb, em que dava para ligar impressora e disco rigido, e tinha cliente de torrents. Não me lembro de mais nenhum com essa funcionalidade.

      cumps

  11. Avatar de Diogo Santos
    Diogo Santos

    O hardware deste router saltou-me á vista principalmente o PoE tendo em conta o preço. Estive a ler então umas coisas sobre este router e há mta gente a queixar-se das baixas velocidades de transferência via wireless. Vcs dizem que a cobertura é excelente por isso seria bom se pudessem fazer uns testes e postar resultados. Sim pk nos routers por vezes as características/interfaces/hardware não significam mto e só com testes é k se vê se a coisa é boa.
    O SO parece-me ser bastante bom (parece ser baseado no openWRT) no entanto é pena não ser suportado pelo dd-wrt e openWRT originais que são os que costumo usar neste tipo de “home routers/APs”. Abraços

  12. Avatar de Paulo Teixeira
    Paulo Teixeira

    No site da Officelan este router esta no separador dos “Routers 3G” ou seja essa porta usb é para ligar uma PEN banda larga??

    Cumps

    1. Avatar de João Olival

      sim pode ligar uma pen 3G para fazer um router 3G.

      João

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Aonde se pode recolher mais info sobre o sistema e o aparelho, nomeadamente no que diz respeito ao aumento de capacidades do mesmo.

        Obrigado

        1. Avatar de João Olival

          forum.mikrotik.com

          wiki.mikrotik.com

          João

      2. Avatar de Marco Silva
        Marco Silva

        E podemos configurar uma ligação ethernet (Zon) e uma ligação 3G em simultâneo, para podermos utilizar como failover, isto é, se a ligação da Zon for abaixo, o acesso à Internet é comutado automaticamente para a ligação 3G?

        Cumprimentos.

        1. Avatar de João Olival

          sim, perfeitamente.

          forum.mikrotik.com

          wiki.mikrotik.com

          1. Avatar de Marco Silva
            Marco Silva

            E em termos de actualizacoes de firmware?

            O que mais detesto num router “vulgar” é que marcas como D-Link, Linksys, etc. lançam actualizacoes durante meia duzia de meses e depois deixam o sistema ao abandono, mesmo que hajam falhas de seguranca graves (como é o caso dos problemas recentes com o WPS).

            Será que este RouterOS é actualizado regularmente? Por quanto tempo? E de forma gratuita ou paga? É que até nao me importava que fossem pagas, se fossem prolongadas no tempo…

            Ou será melhor usar um pc antigo com pfSense?

          2. Avatar de João Olival

            @Marco Silva
            o conceito do RouterOS é totalmente diferente dos ditos routers vulgares. Para teres uma ideia o modelo RB mais vendido em 2005 foi a RB133 com a versão do RouterOS 2.9 ainda hoje tem actualizações regulares.

            Além disso o RouterOS pode ser instalado em plataformas x86,

            João

  13. Avatar de Marco Silva
    Marco Silva

    Alguem que tenha um router destes pode verificar se nas configuracoes se da para desactivar o WPS, sendo assim apenas possivel configurar sabendo a password WPA?

    Foi descoberta uma falha grave no WPS, que permite facilmente entrar numa rede com WPA2, demorando entre 2 a 6 horas. Mais info em http://www.smallnetbuilder.com/wireless/wireless-features/31664-waiting-for-the-wps-fix

    Uma vez que a seguranca e muito importante no sitio onde pretendo utiliza-lo, precisava saber isto antes de adquiri-lo.

    Se tiver essa possibilidade, compro ja 🙂

    1. Avatar de Armindo
      Armindo

      O WPS só é activado se pressionar no botão! Por defeito não está activo….

      1. Avatar de Marco Silva
        Marco Silva

        Pois, mas segundo diz no site das pessoas que descobriram a falha, nao e seguro.

        Por isso e que queria saber se nas configuracoes da para desactivar.

        1. Avatar de Armindo
          Armindo

          Estive a ver e tem uma opção para desactivar a visibilidade SSID, do WPS não vejo nada.

  14. Avatar de Roberto Horta
    Roberto Horta

    Muito bom produto, funcionalidades empresariais com preço de produto domestico. Temos alguns a funcionar no Algarve de outros modelos, nomeadamente a realizar VPN´s e devo dizer que estamos muito satisfeitos com o resultado. Officelan com produtos de muita qualidade.

  15. Avatar de Flavio
    Flavio

    Esta empresa http://officelan.pt entrega no brasil?
    A compra é feita via paypal, no caso como funciona a entrega e tem imposto de receita federal?

    1. Avatar de João Olival

      sim entregam, pode fazer a encomenda pela loja.

  16. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Pedro,

    você saberia informar se este roteador suporta duas operadoras ADSL ao mesmo tempo (duas entradas WAN). Tipo OI Velox e NET

    Obrigado!

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Obrigado!!

  17. Avatar de Leonardo

    Pra mim, esse é o melhor roteador que já vi e trabalhei. Não sou adepto do webfig dele, mas do winbox, um pequeno aplicativo windows para acessar este equipamento (e qualquer outro RouterOS), pois possui mais algumas opções extras de configuração e é possível acessar até mesmo sem endereço IP! Custo/benefício excelentíssimo e o melhor de tudo 1W de potência na wireless, contra 100mW de D-Links, TP-Links e afins…

  18. Avatar de Grosvnor
    Grosvnor

    O link fornecido para o produto na loja OfficeLan não funciona (ooops página não existe).

  19. Avatar de jose
    jose

    Parece um equipamento muito interessante ainda para mais com o preço que tem. Já estive a ler informações sobre ele, mas há algo que ainda não consegui esclarecer.
    É possivel, por ex, criar e difundir 3 SSID’s cada um associado a uma Vlan? E depois fazer passar essas Vlans através de um trunk 802.1Q configurado numa porta ethernet que iria por sua vez ligar a um switch? Isto para usar apenas 1 cabo de rede.
    Obrigado Pplware por descobrir estas coisas interessantes.

  20. Avatar de Rafael
    Rafael

    Como efetuo as configurações em Fail Over 2 links de internet, Load Balance e criação de VPN e DDNS?