Aprenda a usar o sniffer Wireshark (Parte II)

16 Comentários

Ao longo dos anos, fomos apresentando no Pplware as várias versões e respectivas novidades do sniffer mais popular para redes informáticas, o Wireshark. O Wireshark é uma ferramenta de analise protocolar, que permite a captação, em tempo real, de pacotes de dados, e apresenta essa informação num formato legível para os utilizadores. O processo de captura de tráfego é realizado via placa de rede,, funcionando esta num modo especial que é designado de modo promíscuo (possibilidade de capturar todos os pacotes, independentemente do endereço de destino).

Depois de termos apresentado aqui algumas funcionalidades básicas do wireshark, hoje vamos explicar mais duas funcionalidades: Esquema de cores nas linhas e Follow TCP Stream.

wired_000

 

Esquema de cores nas linhas

Quando um utilizador vê pela primeira vez o funcionamento do wireshark, questionar-se-á qual o significado das cores no output. De uma forma geral e por omissão, as linhas:

  • Verde – significa tráfego TCP
  • Azul escuro – Tráfego DNS
  • Azul claro – Tráfego UDP
  • Preto – Segmentos TCP com problema

Caso o utilizador pretenda ver o esquema de cores completo do wireshark, basta aceder a View—>Coloring Rules

wired_01

Follow TCP Stream

Uma das funcionalidades interessantes do Wireshark é o  Follow TCP Stream. Esta funcionalidade permite visualizar streams TCP completas, isto é, com esta opção o utilizador poderá acompanhar toda uma comunicação desde o primeiro SYN até ao FIN­-ACK.

wired_05

Esperamos que tenham gostado deste segundo tutorial sobre o Wireshark. Por hoje resta-nos esperar pelo vosso feedback e sugestões para próximos tutoriais.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dúvidas
    Dúvidas

    É possível controlar o tráfego com esta ferramenta ?

    1. Avatar de Blizard

      Controlar como? Esta ferramenta permite analisar o tráfego.

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Controlar na medida em que é possível fazer somatórios de pacotes, atribuindo regras, por exemplo.
        Isto para mim não deixa de ser análise do tráfego.

  2. Avatar de Dúvidas
    Dúvidas

    ah ok só serve para analisar obrigado

  3. Avatar de Soulless
    Soulless

    Impecável! Não podiam ter tido melhor timing. Ia agora procurar uns tutoriais, pois preciso de saber trabalhar com este software na minha próxima aula de Redes 😀

    Obrigado e Cumprimentos

    1. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      “preciso de saber”

  4. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    só isto Pedro Pinto…actualiza lá a segunda parte 😀

  5. Avatar de N. Roque
    N. Roque

    Poderiam fazer um tutorial que ensine como descobrir se há mais algum pc na ligação de rede. Por exemplo, para descobrir se alguém anda a usar a minha rede wireless indevidamente.

    1. Avatar de koemam
      koemam

      eu tbm tava querendo saber

      1. Avatar de anonimous
        anonimous

        Observe no roteador o MAC Adress que esta conectado em sua rede. Se não for conhecido, certamente será um usuário indesejado.

  6. Avatar de Norberto
    Norberto

    Uma das melhores ferramentas de troubleshooting em redes, online ou offline.

  7. Avatar de tugaleaks

    Gostava que ensinassem a capturar passwords de outros utilizadores na nossa rede.

  8. Avatar de Deus
    Deus

    Mais uma vez parabéns e obrigado, eu gostava de dar sugestões sobre as próximas mas como não conheço as capacidades da ferramenta não o consigo fazer.
    Resta-me assim esperar pelos vossos ensinamentos 😀

  9. Avatar de António
    António

    Boas,

    Alguém consegue ver o tráfego feito por um smartphone ou tablet android sem root??

    A mim não me aparece nada, mesmo a ver videos com uma 1h do youtube não me aparece :/

  10. Avatar de Djoni Filho

    É uma excelente ferramentas, inclusive usado por profissionais para detectar ações de exploits, como – por exemplo – no caso 0day (Java).

    Excelente informação.

  11. Avatar de Luisa
    Luisa

    Bom dia

    Tenho o wireshark mas não consigo analisar a captura o meu folow tcp não funciona como tal não sei como posso ver os textos das mensagens enviadas
    Precisava da vossa ajuda
    Obrigado