Análise Sony α7: A Full-Frame que vai querer ter!

32 Comentários
3ª Parte – Conclusão

Bateria, Armazenamento e Rede

Esta Sony α7 traz consigo uma bateria recarregável NP-FW50 que se revelou bastante resistente uma vez que, como é natural, em testes existe um uso exaustivo do equipamento, e apenas tive que a recarregar duas vezes. O carregamento é também relativamente rápido. Pode também ser recarregada via USB.

Como já é comum na grande maioria das câmaras fotográficas, esta também não traz memória interna, pelo que será necessário um cartão de memória. Este equipamento suporta Memory Stick PRO Duo, Memory Stick PRO-HG Duo, Memory Stick XC-HG Duo, cartão de memória SD, cartão de memória SDHC (conformidade com USH-I) e cartão de memória SDXC (conformidade com USH-I).

Sony-Alpha-7-right-offset

Esta câmara vem equipada com Wi-FI que lhe permite reproduzir com facilidade os seus filmes e fotografias directamente para o seu Computador ou TV.

A funcionalidade NFC está também presente e é compatível com etiqueta do tipo 3 de NFC Forum,  sendo que o comando e a partilha se activam com um só toque.

Considerações Finais

Terminado um longo período de testes, pouco mais me resta acrescentar. A nota final é, sem qualquer dúvida, positiva uma vez que é muito fácil (mesmo muito fácil) apaixonarmo-nos por esta Sony α7. Como é natural, o preço é justo para o conjunto que é esta câmara, sendo 1.500€ só a máquina e cerca de 1.800€ com a lente 28-70mm.

Resta dizer que a Sony α7 joga, definitivamente, noutro campeonato, onde já são requeridos conhecimentos  um pouco mais profundos e profissionais e um certo domínio de técnicas de fotografia.

Pontos a Favor

  • Poderosa Full-Frame pequena, leve e compacta
  • Qualidade de imagem
  • Pouco ruído sobretudo em fotografias nocturnas
  • Botão de obturador com clique suave
  • Boa qualidade de gravação vídeo
  • WI-FI e NFC
  • Duração da Bateria

Pontos Contra

  • Sem armazenamento interno
  • Alguma dificuldade em ter um auto focus satisfatório sobretudo em objectos pequenos
  • Sem informação acessível acerca de cada um dos modos de fotografar

O preço será apenas um ponto negativo uma vez que não está acessível a todos os bolsos, contudo, não deixa de ser um valor adequado e justo.

Com que opinião ficaram desta Sony α7?

Homepage: Sony α7

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Qual a melhor? Esta ou a Fuji FXT-1 ?

    http://www.fujifilm.com/products/digital_cameras/x/fujifilm_x_t1/

    Tenho 2 Fuji FXT-1 e estou super satisfeito…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Essa nunca testei, deixa me ver e já te dou a minha opinião.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Boas

      São máquinas diferentes. Não conheço a gama de preços, mas a Fuji que referes é cropada e esta Sony é Full Frame. Full Frame costuma estar à frente de qualquer cropada (ISO, ruído, formato suportado, luz, etc.), cropada tem a grande vantagem do zoom.

  2. Avatar de MM
    MM

    Sem armazenamento interno não pode ser considerado ponto negativo já que hoje em dia acho que é raro existirem câmaras com isso.
    Obrigado pela review, parece-me uma excelente câmara.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá, pois a maioria ja não traz mas eu considero que deveria trazer por muito pouco que seja, nem que desse para apenas 10 fotografias. Era uma reserva.

      Obrigada :))

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Nesta gama armazenamento interno não faz sentido. O que faz sentido e é básico para quem tem este tipo de produtos é ter vários cartões. Sempre!

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Sim claro que devemos ter vários cartões, contudo acho que qualquer câmara deveria ter essa reserva.

  3. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Excelente artigo Marisa, parece um equipamento muito fixe, pena ser um bocado caro 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Apaixonei me por ela.. Mas também não tenho € para o casamento. Em 2015 parece que vai sair a sony alpha 9… Vamos ver

  4. Avatar de Samuel
    Samuel

    Bom artigo, uma pergunta, para que serve a
    “Marca N para NFC” ?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá Obrigada!
      NFC é ume rede sem fios e ao colocares perto do ‘N’ será feita a ligação para um outro equipamento como smartphone. 🙂

  5. Avatar de Marc
    Marc

    Boa review!

    Excelente câmera. Creio que câmeras mirrorless sejam um futuro na industria fotográfica. Trey Ratcliff é um fotógrafo ao qual aprecio muito o portefólio dele. Este utiliza o Sony a7r mas com lentes Leica

    1. Avatar de MM
      MM

      Ainda para mais a guerra de qual consegue mais fotos por segundo está no auge – mirrorless permitem maior rapidez.

      1. Avatar de Marc
        Marc

        Mas só se o buffer consegue acompanhar 😉 Em RAW é complicado

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Adorei mesmo a experiência 🙂 Que venha a alpha 9!

      Vou pesquisar esse sr 😉

        1. Avatar de Marisa Pinto
    1. Avatar de Marisa Pinto

      uiii 😀 A sony está poderosíssima!

      Vou analisar melhor, obrigada 🙂

      1. Avatar de MM
        MM

        Poderosissima é esta (Sony a7s):
        http://www.youtube.com/watch?v=a1W-bPyYR0k

        ISO=40.000 em vídeo e com pouco ruído digital. Arruma com a concorência

        1. Avatar de Marisa Pinto

          🙂

          Foi anunciada hoje a sony alpha 7 II

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Esta máquina tem um sensor de topo, falta algumas melhorias noutros aspectos, mas já é uma excelente alternativa para a concorrência sem sombra de duvidas.
    Chamo a atenção para a falta de falarem do electronic viewfinder desta full frame.
    Para terminar, nestas máquinas (full-frame) convém fazer uns testes com pouca luz para testar a performance do iso alto pois é sobretudo para isso que são procuradas.
    A qualidade de gravação de video desta máquina também é top.
    Isto é maquina pro, portanto é usar full auto, prioridade abertura ou prioridade velocidade e brincar com isso, esses efeitos manhosos para mim são bons para aplicar em pós produção no LR como foi falado e muito bem pois é magnifico.
    Falta mais lentes decentes e mais lentes acessíveis, melhorias na localização dos botões e mais uns pormenores e passamos a ter três frentes, o consumidor só tem a ganhar.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá, obrigada pelo teu comentário! 🙂

      Na verdade tive imensa pena de o tempo não ter proporcionado condições para obter melhores registos. Esta câmara utilizada durante a primavera.. deverá conseguir imagens brutais!
      Também gostei muito da qualidade de vídeo!
      Cumps 🙂

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Em relação ao ao portefólio aqui apresentado, o trabalho tem mais de Photoshop que de fotografia, apesar de serem excelentes registos 🙂

    Parece-me que esta é uma excelente máquina, mas a questão é que objectivas estão disponíveis para esta máquina? Canon e Nikon, para além da enorme quantidade de objectivas que têem disponíveis, também contam com marcas da concorrência que fabricam objectivas para estas 2 marcas, como a Sigma, Tokina, Tamron, Samyang, etc…. a Sony não tem nem de longe nem de perto estaga gama disponível…..

    Prefiro a Canon 6D a esta Sony 🙂
    E se abrirmos mais os cordões à bolsa, prefiro a 5D. Porquê? Aqui já foi referido, experimentem tirar fotos com pouca luz e sem tripé 🙂

    1. Avatar de MM
      MM

      Experimenta a Sony a7s e depois vem cá falar de pouca luz 😉

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Olá, obrigada pelo comentário.
      Não percebi a menção ao ter mais de photoshop, ao que te referias exactamente?

      Cumps 🙂

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Estava a referir-me ao link do portefolio. Tem muito trabalho atrás de um pc, não são fotos comuns tiradas e disponibilizadas logo. Mas é assim que tem de ser, não estou a criticar 🙂

        Por exemplo, nota-se que as fotos do portefolio do senhor, têem muito mais photoshop envolvido que as fotos da Marisa 🙂

        1. Avatar de Marisa Pinto

          ah 🙂 eheheh pos estava a confundir com as minhas pois estas nenhuma tem photoshop 😀

    3. Avatar de AlexX
      AlexX

      A Canon 6D é superior em quase tudo mas como máquina de filmar é para esquecer. Já a 5D claro, ainda hoje é provavelmente a melhor de todas…

  8. Avatar de AlexX
    AlexX

    Muito boa review, faltou apenas ser mais específica quanto à duração da bateria porque quem vai para estas coisas tem “gatilho leve” e facilmente dispara muito mais de 300 fotos numa única saída… mas uma ou duas baterias extra também não serão certamente incoveniente caso necessário.
    As fotos diurnas são fantásticas, mas as nocturnas apresentam ruído anormal, em especial ao passeio com curva à esquerda e ao deck k7… Se foram tiradas em jpg já é normal porque é o ponto fraco das full frame, mas se foram tiradas em raw e convertidas, aí então já não parece ser assim tão fantástica à noite…
    Obrigado pela review, pessoalmente gostaria de poder compará-la com a Lumix GH4, mas apenas o corpo desta Sony e outras lentes depois são certamente uma boa compra.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Foi essa a ideia que tb fiquei. Em comparação com a 5D, está muito atrás em luminosidade!