Pplware

Maior camião do mundo elétrico, será movido agora a hidrogénio

Em 2019, o camião elétrico Elektro eDumper, fabricado pela Kuhn Schweitz, foi notícia por ter a capacidade de regenerar energia suficiente ao seu consumo no transporte de minério. Assim, este gigante foi classificado como o maior camião elétrico do mundo. Agora, a empresa mineira sul-africana Anglo American está a desenvolver um novo veículo elétrico a célula de combustível (FCEV). Segundo está a ser veiculado, em breve este será o maior camião movido a hidrogénio do mundo ao serviço da exploração mineira.

Apesar de terem já unidades elétricas, a empresa quer transformar todo o parque e adotar o hidrogénio nestes veículos.


Camião de empresa mineira será o maior do mundo a hidrogénio

A empresa de mineração sul-africana Anglo American está a desenvolver um novo veículo elétrico a célula de combustível (FCEV). Segundo deram a conhecer, este será o maior camião da indústria mineira, movido a hidrogénio do mundo. Nesse sentido, a empresa começou a modificar a sua frota de camiões existentes.

A Anglo American firmou uma parceria com a Williams Advanced Engineering para fornecer o sistema de bateria. Além desta, foi chamada à equação a empresa elétrica multinacional francesa ENGIE, que está a desenvolver a tecnologia de hidrogénio. As empresas envolvidas referiram que é a primeira vez que um camião desse tamanho e capacidade de carga é convertido para funcionar com hidrogénio.

 

Super camião com um super sistema elétrico

O camião de transporte FCEV será alimentado por um módulo de célula de combustível de hidrogénio, emparelhado com um sistema de bateria de iões de lítio modular de alta potência e escalável. O sistema é controlado por uma unidade de distribuição de energia de alta tensão que fornece mais de 1 000 kWh de armazenamento de energia.

O ‘primeiro movimento’ do camião movido a hidrogénio é esperado no final de 2020. Posteriormente esta primeira unidade irá ser submetida a um programa de testes e validação na mina de metais do grupo de platina que existe em Mogalakwena, África do Sul.

Quando esta fase estiver concluída, os camiões serão implantados noutras operações da Anglo American.

A empresa tem como objetivo reduzir as suas emissões em 30% até 2030. Apesar de não ser uma meta ambiciosa, espera-se que à medida que as unidades transformadas para hidrogénio forem entrando ao serviço, esta meta suba para outro patamar.

 

Maior veículo elétrico do mundo gera mais energia do que consome

Exit mobile version