Análise Call of Duty: Black Ops … o chamamento da guerra!

57 Comentários

Um dos jogos mais esperados deste ultimo trimestre de 2010, foi precisamente este Black Ops. Com o peso de possuir como antecessor na série Call of Duty, um Modern Warfare 2 que granjeou inúmeros títulos e louvores da comunidade gamer, era com alguma expectativa que se aguardava por Black Ops, e para saber se a Treyarch iria conseguir manter ou mesmo superar o valor do seu antecessor.

As armas estão carregadas. A mira está fixa. Será que o tiro se revela certeiro?

Com uma história baseada no ambiente tenso do pós-guerra em plena Guerra Fria, Black Ops coloca-nos inicialmente numa sala de interrogatórios na pele de Alex Mason, um Operacional das Forças Especiais norte-americanas que pouco se lembra do seu passado.

Durante o interrogatório e através de inúmeros flashbacks tentamos descobrir o que sucedeu a Mason bem como o porquê de súbitas recordações de alguns números que Mason possui. Numa viagem pelo tempo, através dos flashbacks das missões em que Mason esteve metido, Black Ops leva-nos a cenários representativos da Guerra Fria, que vão de Cuba (Baia dos Porcos), à Rússia, passando pelo Vietname (Khe Sanh).

Um pormenor interessante é a inclusão da personagem (não jogável nem interactivo) de Jonh F. Kennedy, que aparece numa ocasião e que apresenta um bom trabalho estético.

Gráficos – 8,9

Os gráficos de Black Ops não desiludem, antes pelo contrário, atingindo alturas em que deslumbram. Contudo, e face ao que se esperava depois do lançamento de Modern Warfare 2, apresentam aqui ou ali alguns sinais de cansaço mas no computo geral apresentam-se quase sempre bastante convincentes e criando os diversos cenários de guerra de forma bastante sólida.

Desde os cenários gelados do Artico, telhados citadinos de Hong Kong, confrontos em Khe Sanh, ou mesmo às profundezas duma mina na Rússia, encontramos sempre mais que motivos suficientes para nos fazer crer que estamos efectivamente em guerra.

Tanto as introduções e flashbacks introdutórios das missões, encontram-se deliciosamente criadas, muito ao bom género de World at War (também da Treyarch) e conseguem transmitir às memórias de Mason, toda aquela áurea militarista típica da altura, embora não de forma tão grandiosa e esplêndida como a encontrada em World at War.

Som – 8,8

Ed Harris, actor conhecido da 7ªarte encaixa perfeitamente na sua personagem (Operativo da CIA Jason Hudson, também uma personagem principal do jogo) e, apenas com a sua voz, consegue adicionar ao jogo toda uma sensação de profundidade e naturalidade perfeita.

Não sou nenhum perito em armas para determinar se os sons de todas as que aparecem no jogo (e não são poucas) são os mais realistas, mas cada qual tem uma sonoridade diferente quer no disparo, quer no acto de recarregar. Também os diferentes veículos têm sonoridades distintas quer nos seus sons de movimentos, quer nos disparos.

De resto, muitos tiros, gritos, ordens, explosões, sons de veículos, … e tudo feito de forma o convincente o suficiente para que a linha da frente soar mesmo à nossa frente.

Jogabilidade – 8,8

Black Ops, um pouco contrariamente ao que eu poderia supor inicialmente, tem um ritmo de acção bastante frenético. Com algumas pausas na acção desenfreada, o que é certo é que o seu ritmo é por vezes, quase demasiado frenético. No entanto, os inúmeros Checkpoints espalhados pelos mapas acabam por evitar repetições demasiado maçudas de níveis inteiros.

Quanto às diferentes missões que Black Ops apresenta, existe variedade. Desde missões de defesa de bases e repressão de ataques NVC durante o conflito do Vietname, a dramáticas fugas de minas de trabalhos forçados na antiga União Soviética os cenários vão variando agradavelmente e trazendo assim um rumo e um sentido à história principal.

Já as dinâmicas dentro das missões acabam por se repetir um pouco, baseando a sua mecânica no tradicional avanço-cobertura-fogo-cobertura-avanço. No entanto, é de louvar a intercalação com algumas sequências de acção que nos deliciam com alguma variedade. Por exemplo, é possível conduzir diversos veículos (mas com mecânicas bastante rudimentares e mesmo irreais), ou mesmo tomar as rédeas a armas fixas em veículos como Jeeps, BPMs ou até mesmo num avião.

Não deixa de ficar, no entanto, a sensação de que a Treyarch poderia ter assumido um pouco mais o desafio de possibilitar ao jogador ter diferentes caminhos e modos de completar as missões. Fica muito no ar aquela noção de script based, que é sempre um pouco castradora de liberdade de movimentos.

Penso que a existência de algumas missões mais low profile poderia beneficiar o jogo uma vez que retrata uma altura da História Militar em que a espionagem foi uma ferramenta bastante utilizada pelos Países mais fortes (nomeadamente Estados Unidos e ex-União Soviética).

As sequências de acção nas quais a velocidade do jogo abranda momentaneamente para nos permitir disparar (com os nossos movimentos também de forma mais lenta) está muito bem implementada e capaz de gerar cenas épicas como uma na qual descemos em slide desde o alto dum edifício e entramos por uma janela a dentro de arma em punho e a matar tudo o que se mexe. Uma daquelas sequências que merece bem ser jogada e saboreada ao pormenor.

Alguns bugs, como é normal subsistem, como por exemplo, soldados vietcongs (ou do Exército Regular Norte Coreano) por vezes caírem do cimo dos prédios e ficarem a disparar entalados entre as paredes de dois edifícios, como se estivessem a planar, mas nada que ofusque em demasia a experiência do jogo. Até porque, na generalidade das vezes, nem há muito tempo para apreciar a paisagem.

Longevidade – 9,1

Embora a campanha solo seja curta, com não mais de 10 horas, a possibilidade de se repetir as missões serão sempre um bom motivo para jogar a solo. Se a isto adicionarmos um delicioso e enervante modo Zombie e todos os modos multiplayer (Team Deathmatch, Search and Destroy, Free for All e Sabotage entre outros) então teremos Black Ops até à próxima Guerra Fria.

Nota Final- 8,9

Resumidamente, Black Ops é um grande jogo de guerra. Não é perfeito, mas está mais perto da perfeição que do contrário. É um jogo que quer no singleplayer, quer no multiplayer consegue criar um frenesim, excitação e que acompanhado por uns efeitos visuais e sonoros muito bons consegue colocar o jogador em plena frente de batalha. Fica no entanto a sensação, a qual a que a série Call of Duty já nos habituou, de que o modo Campanha se esgota rapidamente e uma certa falta de audácia da Treyarch em arriscar ainda mais nas dinâmicas das missões. Fora isso, é um jogo que se recomenda e que dará uma óptima prenda para o Natal que se avizinha.

O tiro embora não tenha sido Headshot, foi certeiro.

Site Oficial Call of Duty: Black Ops.
Género: First Person Shooter
Plataforma: Playstation 3.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Já o passei e achei mais do mesmo. História apelativa, gráficos muito bons, jogabilidade perfeita para este tipos de jogos, e efeitos sonoros fantásticos.
    Mas saliento que cada vez mais os CoD são virados para a função MP. Que é uma experiência simplesmente divinal no mundo dos videojogos.

    1. Avatar de Paulo Silva

      @João Carvalho

      Concordo contigo, mas não deixa de ser um jogo muito bom. Mas a vertente MP é o que nos faz voltar e voltar e voltar. Embora já tenham havido bastantes relatos de cheating.
      Já agora, terminaste o jogo em quanto tempo?

      1. Avatar de Jcarvalho
        Jcarvalho

        Também eu sou João Carvalho, mas não o companheiro de cima :p
        O jogo está muito interessante, mas o modo single player não me tirou mais de cinco horas e meia.
        Demasiado curto para quem adquiriu o jogo. E sim, o modo sp não importa, mp é que é bom. Mas para quem como eu raramente joga no Live, então para mim foi um bom jogo e nada mais.
        Um abraço

        1. Avatar de Paulo Silva

          @Jcarvalho

          Sim, realmente continua a ser uma nota negativa, cada vez mais, especialmente e como bem indicas, para quem não jogue online.
          É pena, pois acho que a vertente SP não deveria ser assim tão minimizada.
          Pessoalmente, acho que o MP está brutal e viciante, mas o SP poderia bem ter sido mais trabalhado.
          Concordas?

          1. Avatar de Jcarvalho
            Jcarvalho

            Paulo Silva sim concordo plenamente. Sendo sem dúvida o serviço online multiplayer um grande atractivo para quaisquer jogadores actualmente a verdade é que ainda são muitos os que preferem acima de tudo um grande enredo que abrace o jogador e o faça viver um pouco da história do jogo, tal qual um livro. Numa história/campanha tão curta, a acção é sempre rápida, quase frenética e leva narrativa para algo muito superficial. Assim sendo, qualquer que seja o jogo, para mim é como já disse, um bom jogo e nada mais.
            Um abraço

          2. Avatar de pfbatista
            pfbatista

            Joguem num nivel de dificuldade mais avançado…

            Todos dizem… ai e tal é curto!!!

            Joguem em “Veteran” e digam-me se é curto!! Aí é que têm de aplicar uma boa estrategia, ao inves de ser sempre em frente de dedo no gatilho!

      2. Avatar de João Carvalho
        João Carvalho

        Tens razão Paulo. Eu quando jogo CoD prefiro a versão MP.
        Passei, em modo hard, numa tarde (5h e pouco)

        1. Avatar de masv
          masv

          quantas missoes tem o jogo??

    2. Avatar de darth_paul
      darth_paul

      em minha opinião, não chega aos calcanhares do BAD COMPANY 2. Só acha o contrário quem nunca jogou o BC2, ou quem só gosta dos “jogos da moda”

  2. Avatar de ricardo-reis
    ricardo-reis

    @paulo silva: podia ter aprofundado o tema ‘modo multiplayer’ no artigo, já que, este jogo é mesmo pra ser jogado nesse modo. o singleplayer é apenas um complemento.

    vale a pena? como é que funciona? voltou ao esquema do MW1 ou ficou pior que o MW2?

    (eu gosto mt dos CoD’s, mas nestes ultimos.. ..dois?!.. não gostei nada do que lhes foi feito quanto a multiplayer.)

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Não tem nada a ver o cu com as calças.

      Este jogo não foi feito pela a Infinity Ward logo não se pode comparar aos Modern Warfare’s.

      A unica coisa que têm é comum é serem Call of Duty, a equipa que os faz é diferente.

      1. Avatar de Paulo Silva

        O Modo MP, tal como o Jose afirma tem como ponto comum com os Modern Warfares o facto de ser pertencente à saga Call of Duty.

        Eu gostei particularmente quer dos mapas e dos tipos de jogos do mp, quer mesmo do sistema de indicação das mortes, das subidas de nível, e dos replays das last kills.

        Apenas achei estranho numa ou outra ocasião, ter tido menos mortes que as que tinha contabilizado. Mas posso ter contado mal … 🙂

        Há mapas que para clãs que os estudem devidamente, se podem tornar autênticas minas, como por exemplo o The Summit.

      2. Avatar de ricardo-reis
        ricardo-reis

        n percebo porque não podem ser comparados.. não deixa de ser um fps por ter mudado a equipa que os faz.

        as perguntas são bastante simples, directas e acho que importantes para quem tenciona comprar o jogo. (eu não arrisco de novo sem experimentar uma versão crackada, quando houver)

        1. Avatar de André Sousa
          André Sousa

          Simples… O motor de jogo é completamente diferente…

          Aconteceu a mesma coisa quando saiu o World at War, tem o nome Call of Duty, mas não tem nada a ver com os Modern Warfare.

          Pessoalmente, não está grande coisa o jogo, acho k o recente Medal of Honor é superior a este.

          Estranhamente, ou é da versão PS3 ou o som no PC é muito rasca mesmo, e a pontuação está bastante alta.

          Tenho pena de quem comprou este jogo, pois foi atrás de todo o hype do nome que os CoD já tem por causa do Modern Warfare, pois este nem se aproxima.

  3. Avatar de uTubas
    uTubas

    Tenho o jogo para xbox, e simplesmente adoro, tanto MP como SP.
    Quem quiser dar uns tiros, add me no xbox live: nickname: uTubas .

    1. Avatar de Paulo Silva

      @uTubas

      No modo SP já o terminaste? Se sim, quanto tempo mais ou menos durou até terminares o jogo?

      E deixo-te uma questão … quais os principais pontos negativos que lhe encontras?

      1. Avatar de uTubas
        uTubas

        Já o terminei, hoje por acaso, numas 5h30 acabei o jogo.

        Eu gostei do jogo, mas sim, um bocado curto. A história do jogo, na minha opinião é um bocado confusa, mas não interfere com o jogo. Um tal Mason foi manipulado geneticamente, e durante o jogo todo vê um russo que na verdade não está bem lá (Reznov). Tanto “dou uns tiros” no Vietnam, como vou à Rússia, a um submarino, Quanto à jogabilidade em, si, fantástico. Interrogam o tal Mason, e ele ao lembrar-se, somos nós que fazemos as missões já feitas pelo personagem. Novas armas (aquela besta está simplestente espetacular), vale a pena comprá-lo, embora 70€ seja um exagero. Muliplayer muito, mas muito bom, e inovador, comparando com o MW2.

        PS: Eu pensava que este jogo era também sobre guerra de hoje em dia, mas não, passa-se na época de John F. Kennedy (outra boa parte do jogo, a introdução de JFK, dá outra dimensão ao jogo.)

        Espero ter sido esclarecedor.

  4. Avatar de Leonel
    Leonel

    estou na missão do blackbird no SP, quando a equipa que está em terra é abatida, no respawn seguinte, o jogo deixa de responder ao teclado e rato
    tenho de voltar ao windows e fechar, via gestor de tarefas
    e tenho de fazer a missão desde o inicio
    também já me aconteceu o mesmo em algumas missões anteriores, é só aqui, ou a vocês também já aconteceu?
    que fazer?

    1. Avatar de Fernando Fernandes
      Fernando Fernandes

      Acho que deixar de responder só me aconteceu uma vez, mesmo no início de uma missão quase no fim do jogo. A Solução foi exactamente o mesmo que tu fizeste.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Isso é normal, o teu CPU sobrecarrega.

      O Black Ops tem problemas com o CPU.

      Foi lançado para PC mas eles nem o testaram uma única vez, agora deu nisto.

      Estão a trabalhar num fix a semanas, ainda nada.

      1. Avatar de Leonel
        Leonel

        P5Q Deluxe
        Q6600@3.2Ghz c/ Noctua NH-U12P SE2
        G.Skill Ripjaws 4Gb DDR2
        8500GT
        Corsair HX750
        Lancool K62

        jogo fluido com a 8500GT e os mínimos pediam uma 8600 LOL
        fix’s ainda só para MP, SP ainda não vi nada

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Vai-te informar, afecta mais dual cores.

    3. Avatar de Paulo Silva

      @leonel

      A mim não me aconteceu isso, também porque testei a versão Playstation 3, mas aconteceu-me numa situação uma cena engraçada.
      Creio que foi numa missão no Vietname, antes da tomada de posse da colina no combate de Khe Sanh, numa situação em que temos de abrir uma porta com a ajuda dum nosso companeiro de armas, e a porta cede e caimos para dentro do prédio. O que me aconteceu, apenas uma única vez, foi que a primeira vez que fiz essa parte, quando a porta cedeu, o ecrão ficou todo escuro apenas com as indicações dos próximos pontos e dos metros de distância. Reiniciei o nível (desde a parte da descida do helicóptero) e já não aconteceu novamente.

      Já agora gostava de tentar perceber junto de vós, quais os bugs e problemas deste tipo com os quais já se depararam?

  5. Avatar de Fernando Fernandes
    Fernando Fernandes

    Eu joguei a versão de Pc, e no modo de campaign acho que devo ter andado a volta das 10horas de jogo para terminar.

    Relativamente ao COD – MW2 notei um melhor controlo do tiro, ou então sou eu que tenho mais prática e tornou-se mais fácil os headshots.

    Acho que a nível gráfico tb tem algumas melhorias, então qnd se dá um tiro de shotgun no braço de um inimigo e vê-se o braço meio desfeito xD

    No geral está bom o jogo, o único senão mais relevante que me lembro agora é o de não permitir gravar a missão em qualquer altura. Ou seja sempre q queremos voltar ao jogo temos de começar no início de determinada missão.

    1. Avatar de Paulo Silva

      @Fernando Fernandes

      Realmente o trabalho gráfico feito no jogo, está muito bem feito. Quanto aos headshots, ainda consigo fazer alguns, mas não são muito frequentes. Espero não te encontrar online muitas vezes 🙂
      Uma coisa que é extremamene dificil é apanhar pessoal desprevenido e matá-los no corpo a corpo. Parece que anda toda a gente desconfiada, e sempre a olhar para trás … bolas …

  6. Avatar de ubuta
    ubuta

    o jogo ta brutal, agora é skill vs skill no multiplayer,
    gametag xbox:uButa

  7. Avatar de Emannxx

    Do que já vi e joguei, estou a gostar, mas acho que a Treyarch pecou ao colocar configurações mínimas “muito elevadas”. Amigos meus que queriam o jogo não puderam jogar pois o PC não aguentava, no entanto, no MW2, corriam na perfeição.

    No geral, estou a gostar =)

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Nada a ver, o jogo tem CPU Leak, o Black Ops usa o motor gráfico do Modern Warfare, logo os requisitos não podem ser muito maiores.

      Quem aguenta o MW2 no máx. aguenta este no máx.

  8. Avatar de SIDSIDSID

    Boas.

    Deixo aqui um comment ao BO (online multiplayer na Xbo360):

    O sistema de colisão neste BO, não está grande coisa:
    1 – reage aleatoriamente;
    2 – O delay entre os acontecimentos é evidente, devido ao Lag ou má programação típica da Treyarch.

    Cerca de 70% das colisões com o devido registo de acerto, são efectuados em espaços abertos (onde antes esteve ou não esteve o adversário). Com o uso do slowmotion, mais evidente se torna a situação, há que repensar o mecanismo de disparo deste FPS. Na prática ficará tudo na mesma.

    Sem o Stopping Power do MW2, a tarefa torna-se mais “desesperante”, e o sucesso aleatório das nossas mortes, passa por sermos menos eficientes mas mais pesados no gatilho: “spray and pray”. Infelizmente esta falha é ENORME num FPS.

    Filme dum Free For All:
    http://www.youtube.com/watch?v=MHowSsx5t5Y

    1. Avatar de Paulo Silva

      @SIDSIDSID

      Por acaso nos meus testes reparei um pouco no problema que apontas das colisões. Reparei por mais que uma ocasião que a relação disparo/zona atingida/tempo poderia ter aqui ou ali, algum lag e imprecisão.
      Consideras que esse problema é cativo deste Black Ops ou por outro lado se estende à generalidade dos Call of Dutys?

      1. Avatar de SIDSIDSID

        Boas Paulo.
        (continuando com o tema do BO na versão X360)

        Considero este jogo, péssimo no que toca à essência dum FPS: o registo das balas. É notória a incoerência/aleatoridade dos markers/hit points. Reitero, que a maioria são no vazio absoluto. Claro que o jogo é bastante jogável, mas deixa a desejar para quem é crítico e investe no multiplayer para competir/evoluir. Má programação? Lag? Não percebi ainda.

        Vou deixar aqui uma citação bem clara dum comment no youtube:

        Este era aquele modo de jogo que no inicio quando foi mostrado me despertou mais interesse, hoje em dia evito jogar isto ao máximo..o mau sistema de hit’s do jogo pode se deslumbrar por completo neste modo de jogo, alem disso o lag também tem um papel fundamental!
        Se um Camone vos mata com 1 tiro de Spas obrigatoriamente vocês têm que dar 3 e por aí a diante.
        As armas são medíocres, feias, reecoil mal calibrado, ou muito poderosas como é o caso da maioria das Smg’s ou muito certeiras como as assault..definitivamente a Tre*arch so tem jeito para fazer os cenários dos jogos, andou ao colo da IW durante estes anos mas por mais que lhes xuxa-se na tetinha não conseguiram descobrir a essência de um MP bem calibrado, polido, e viciante!
        Agora que a IW “acabou” a Tre*arch vai continuar a oferecer-nos merda similar ao Black Ops porque já não vai ter a sua musa para copiar o que quer que seja! tenham vergonha na cara!
        Tanta edição de roupas e red dot’s tanta paneleirice, o jogo parece uma homenagem ao Castelo branco!
        Infelizmente o COD esta se a tornar num jogo para crianças, as crianças enchem as salas no live por isso se aposta em merda sem nexo porque as crianças querem e as crianças dão dinheiro aos hotarios que tem ideias tais como meter um coração na red dot.
        O dinheiro é que os move, eles não ouvem a comunidade, se arranjam um defeito é óbvio que esse defeito não pode dificultar a vida de um noob porque a noobice também dá dinheiro!!! disseram que não ia haver quick scopes, mas eles estão lá! disseram que as killstreaks iam ser menos poderosas que as do MW2, e voltaram a mentir! até os cães são mais poderosos que a própria NUKE, imaginem o gunship!
        A originalidade da Tre*arch é movida a cifrões, o lema é: se da dinheiro ridicularizemos o próprio jogo em beneficio dos nossos bolsos! E foi isso que a Tre*arch/acti*ision fizeram, estragar um IP com promessas e paneleirices arregalando os olhos da putarada que nos gritam aos ouvidos e nos estragam os jogos e no final de contas que ganha são eles, a NUKE cai sobre nos porque compramos a merda deles e as nossas queixas vão parar a lado nenhum..
        Talvez esteja na hora de nos despedirmos do COD tal e como o “conhecia-mos”

        RIP: COD4 – WE LOVE YOU

        link: http://www.youtube.com/watch?v=eLOJAXWR5xE&feature=sub

        Fiz um vídeo onde é notório a falta de coerência no registo dos disparos:
        http://www.youtube.com/watch?v=WRw04u3LBjQ

        (e eram portugueses na sua maioria, o p2p Host era dum de nós)

        Abraço

  9. Avatar de Setnom
    Setnom

    Quem quiser dar uns tirinhos no COD: Black Ops no PC, que me adicione como amigo no Steam:

    http://steamcommunity.com/id/setnom

  10. Avatar de Luís Dias
    Luís Dias

    O Call of Duty sem os seus principais criadores já não vai ser o que era.
    Para mim Call of Duty vai acabar mal até que os seus criadores Jason West e Vince Zampella criem um novo Shooter concorrente ao COD.

    1. Avatar de Luís Dias
      Luís Dias

      Mas isto agora é o que?
      Left4Duty??

  11. Avatar de Seveconfidential
    Seveconfidential

    opa …vcs todos desculpem lá … eu axo o jogo ..jogavel … axo-o mais fraco graficamente, mto bla bla bla entre missoes … nada de especial nem de novidade do tiro/esconde/tiro … preferi a surpresa do modern warfare 1 … tava sinceramente à espera de mto mais, tendo isto passado para a treyarch para mim piorou … enfim …joga-se nada de surpresas

    1. Avatar de Paulo Silva

      @ Seveconfidential

      Não sei se concordas comigo, mas uma coisa que estava mais á espera, dado que a temática da Guerra Fria é propícia a isso, seriam mais missões de espionagem sem tanta componente militar.
      DE qualquer forma, seria talvez fugir um pouco ao genoma de Call of Duty, mas uma vez que optaram por este tipo de época.

  12. Avatar de Jose
    Jose

    Para PC acho que a Treyarch não vai conseguir vender mais nenhum jogo, eles nem se deram ao trabalho de o testar, agora deu no que deu.

    Da minha parte, ja cancelei a encomenda, depois de ter testado na casa de um amigo meu.

    Venha mazé a Infinity Ward e o Modern Warfare 3.

    1. Avatar de Paulo Silva

      @Jose

      Como disse anteriormente não testei a versão PC, mas fiquei curioso com este teu comentário.
      Podes aprofundar um pouco mais, por favor?
      Quais foram os problemas que detectastes? O que falhou?

      1. Avatar de Jose
        Jose

        O Black Ops é um port tipo GTA IV, se é que me faço entender.

        A Treyarch está a tentar corrigir erros da versão de PC desde que saiu o jogo, pelo menos 40% dos gamers ainda não consegue jogar o Black Ops.

        O problema está nos computadores que têm processadores Dual Core, eu não tenho, mas também não vou comprar, nem apoiar uma equipa que se caga na versão de PC.

        Respeito muito mais a Infinity Ward.

    2. Avatar de Luís Dias
      Luís Dias

      Não sei bem mas acho que é

      Respawn Entertainment e o Modern Warfare 3

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Estás muito enganado, foi mais que confirmado que é a Infinity Ward que está encarregue do Modern Warfare 3, e só ela mais ninguém.

        1. Avatar de André Sousa
          André Sousa

          E deves saber que quase toda a equipa da Infinity Ward mandou-se embora e criou a Respawn.

          Pena é que os direitos do Modern Warfare tenham ficado com a Infinity, mas por outro lado é bom que assim vem uma série de jogos nova.

  13. Avatar de Heartless
    Heartless

    Joguei, mas é apenas o modern warfare com mais skins. Prefiro cenas mais adultas, como o bfbc2 😀

    1. Avatar de darth_paul
      darth_paul

      nem mais 🙂

      1. Avatar de Luís Dias
        Luís Dias

        Concordo.
        E pro ano BF3.

  14. Avatar de Miguel Cabral
    Miguel Cabral

    Eu estive a jogar umas 5 ou 6 missões e apesar dos bons gráficos, o som é fraco e a jogabilidade também.
    E parece-me que o jogo tem demasiados bugs. Há alturas em que os nossos companheiros passam pelos inimigos e eles não lhes fazem nada, apenas nos atacam a nós, este é um deles, mas há mais…

    Tá um bom jogo, mas perdeu qualidade face ao anterior…

  15. Avatar de Silver-Eye
    Silver-Eye

    Boas.. uma duvida aki para os entendidos… Sei k este jogo pode ser jogado em 3d.. mas como e possivel k o jogo seja em 3d se a xbox 360 n tem capacidade como a Ps3… ?

    Obrigado pelos esclarecimentos….

    1. Avatar de Paulo Silva

      @Silver-Eye

      O site oficial do Black Ops tem um conjunto de FAQs que pode te ajudar. Vê aqui:
      http://www.callofduty.com/3d

      1. Avatar de Silver-Eye
        Silver-Eye

        Thanks 🙂

  16. Avatar de The STK
    The STK

    Adorei este jogo, aliás como todos da saga Call of Duty 🙂 Realmente tem alguns bugs irritantes, mas acho que tanto a Treyarch como a Infinity Ward estão cada vez melhores, a saga CoD surpreende e vai inovando… Só acho mal as versões SP estarem a cair em desuso, ainda sou daqueles que gosta de uma boa história longa e contagiante… Ainda consigo retirar isso da saga CoD, mas dá ideia das editoras estarem mais preocupadas com o exito fácil e menos trabalhoso das versões MP… Cá espero pelo próximo CoD 🙂

  17. Avatar de Jaime Almeida
    Jaime Almeida

    A única razão para comprar este jogo é o modo multiplayer que deve ser mais uma copia apaneleirada pela treiarch do COD MW2, o que não deixa de ser um excelente trabalho tendo uma boa base. Venha o COD MW3 que é o que realmente os fans querem, ou a continuação do COD2 sem as porcarias que o World at War tinha.

  18. Avatar de Cesar Vieira
    Cesar Vieira

    Este CoD no inicio desagradou-me um bocado no multiplayer, tipo frente a frente a um player, eu a disparar de LMG e ele a continuar a avançar e matar-me com uma faca… Acho um bocado irreal este tipo de situações…
    No entanto, uma magnifica adição foi feita desta vez, a possibilidade de podermos jogar multiplayer online, mesmo com mais de uma pessoa na mesma consola (sem terem todas de ter xbox live gold)…
    Isto sim agradou-me sobremaneira.

    Mas apesar de tudo, continuo a preferir o estilo mais pausado, estratégico, de trabalho de equipa do BFBC2.

    São ambos dois excelentes jogos, com estilos de jogo diferentes…

  19. Avatar de marcomartins
    marcomartins

    Preciso de ajuda no que diz respeito ao nivel em que ajudo a derrubar uma parede e depois caio numa zona muito escura. Cono consigo sair daqui?

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      @ marcomartins

      Se isso se passa no Vietname após passar por vários edificios repletos de vietcongs, e acontece quando estás a ajudar um companheiro de armas a mandar abaixo uma porta, então é o que se passou comigo. Deve ser um bug, pois a unica maneira que tive de resolver o problema foi reiiniciar o nivel completo.

      1. Avatar de ppinto
        ppinto

        Comigo passa-se o mesmo e por muitas vezes que reinicie o nível chego ao mesmo desfecho: ecrã negro. Frustrante!!

  20. Avatar de Fredy_ElitecaR
    Fredy_ElitecaR

    Pois é pessoal…comigo passa-se o mesmo da zona escura!ja reiniciei a missao varias vezes mas o resultado é sempre o mesmo….o que se pode fazer???

  21. Avatar de lasnothes
    lasnothes

    ola pessoal nao vou enganar ninguem dizendo que isto e algum outro tipo de link ehh apenas um video feito por mim do call of duty black ops vale a pena ver ficou mt bom:http://www.youtube.com/watch?v=pj67GpwCCNQ