Para que a nova regra seja de facto implementada as escolas definiram um conjunto de medidas punitivas. As mais leves prevêem que os equipamentos sejam confiscados, enquanto as mais severas contemplam a exclusão de alunos dos exames finais.
As novas regras são uma reacção a um conjunto de incidentes registados em várias escolas envolvendo telemóveis. O mais mediático pôs a circular um vídeo captado através do telemóvel que exibia imagens de um jovem deficiente a ser espancado pelos colegas. Um outro vídeo divulgado também em finais do ano passado mostrava dois jovens a molestarem sexualmente uma colega.
Com estas medidas a Itália torna-se o país europeu a implementar regras que restringem o uso do telemóvel em todas as escolas públicas. O ministro da educação italiano,Giuseppe Fioroni, referiu a propósito que “em casos de extrema seriedade” as sanções devem ser aplicadas.