Na sequência das experiências realizadas, os investigadores conseguiram criar em laboratório o elemento mais pesado da Terra, o 118, composto por «apenas três átomos, com duração de fracções de segundo» . Nancy Stoyer, membro da equipa norte-americana, explicou à Reuters que «o primeiro átomo do elemento 118 foi obtido em 2002, os outros dois surgiram em 2005». De salientar que a última descoberta de um elemento presente na Natureza ocorreu em 1925. Desde então os cientistas tentam criar elementos ainda mais pesados em laboratório. Em 2004 foram descobertos os elementos 113 e 115.