Intel quer acabar com standards de periféricos

44 Comentários

A Intel impressionou com uma nova tecnologia, também apresentada na IDF2009, apelidada de Light Peak, que visa substituir todos as ligações físicas que vão para o interior do computador (dispositivos I/O), criando assim uma solução padrão para todos os segmentos.

img1

Esta é uma tecnologia óptica de alta velocidade cuja largura de banda inicial será de 10Gb/s mas terá potencial para, no decorrer da próxima década, chegar aos 100Gbit/s.
Por exemplo, será possível transferir um disco Blu-Ray completamente cheio em menos de 30 segundos. Esta tecnologia permitirá fichas de pequena dimensão e cabos de ligação (de fibra óptica) mais longos, finos e de maior flexibilidade do que actualmente existem.
A Light Peak tem também a capacidade para correr múltiplos protocolos em simultâneo através de um único cabo, permitindo ligar desde os mais vulgares periféricos até workstations, ecrãs, unidades de armazenamento, etc.

Actualmente a tecnologia de cabos eléctricos nos dispositivos vulgares está a aproximar-se do limite, tanto da velocidade como do comprimento do cabo devido às interferências electromagnéticas inerentes e a outros problemas. Neste caso em concreto, esta tecnologia óptica não incorrerá em nenhum deste problemas, já como é do nosso conhecimento acerca da fibra óptica para comunicações de dados.

img2

Espera-se que os componentes que suportam toda esta tecnologia estejam prontos a comercializar no próximo ano.

Como exemplo, agora que já nos familiarizámos um pouco com a ideia da interface USB 3.0, já aqui revelada algumas vezes, aparece-nos esta novidade que será provavelmente um futuro próximo, derrubando grande parte das interfaces actuais.

Fonte: Intel

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lokier
    Lokier

    A intel anda-lhe a dar forte e feio ultimamente. Simplesmente fantástica.

  2. Avatar de Luis Simoes
    Luis Simoes

    Gravar cd’s em segundos e que vai rullar,

    a evulução ta a ir muito rapido 🙂

    1. Avatar de Marco Costa
      Marco Costa

      Com esta tecnologia, o que é um CD?

      1. Avatar de centaurius
        centaurius

        Uma disquete, comparada há 10 anos atrás.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Nao se esqueça do limite de leitura da HD convencional

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        Em RAID consegue-se aumentar a velocidade dos discos.

        1. Avatar de MC
          MC

          Mentira… em RAID consegues escrever 1/2 de um ficheiro no 1º disco e 1/2 no 2º disco, logo diminuindo em metade (teóricamente) a escrita do ficheiro.

          Agora… nada aumenta a velocidade dos discos. Se eles são a 7200rpm, não vão andar mais rápido.

          1. Avatar de bigkax
            bigkax

            Mas tem se acesso aos ficheiros mais rapidamente.

          2. Avatar de MC
            MC

            Também não… o tempo de acesso é do disco, não reduz com o RAID.
            Agora o tempo de leitura do ficheiro, sim, mas normalmente compensa quando são ficheiros grandes.

          3. Avatar de Hugo Cura

            Em RAID 0, o tempo de acesso ao array é superior ao tempo de acesso de cada disco individualmente.

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Esta tecnologia não irá permitir gravar ou ler cd’s em segundos. Isto porque apenas faz “metade” do trabalho. Para conseguir os tais 30s de leitura de um Blue-Ray é necessário que o leitor (laser) consiga ler à mesma velocidade do próprio disco…

      Uma actual ligação SATA permite um máximo de 300MB/s de velocidade… O que por contas directas daria para descarregar um BlueRay de 50Gb em cerca de 170s…

    4. Avatar de Berseker

      isso e totalmente impossível pelo o que já disseram e, os cds não iram aguentar a velocidade de rotação e partiam-se em bocados dentro do gravador(a não ser que inventem cds super resistentes e leitores/gravadores super silenciosos)

      1. Avatar de sjk
        sjk

        É sempre plausível imaginar estas coisas de rotações altas e barulhos e cd’s a desintegrarem-se 😀

        Mas de facto a velocidade de comunicação de dados entre os dispositivos não depende apenas deste factor (de longe).

        Têm que se ter em atenção também que ‘tudo’ que é digital depende de um impulso de relógio / clock pulse e quando aumentamos as frequências nem tudo se dá bem, e não vale a pena emitir à velocidade da luz se recebemos à velocidade de “caracol”. (metáfora)

        Bom fim de semana! 😉

  3. Avatar de Filipe YaBa Polido

    Já para não falar de outro tipo de vantagens…
    Para quem conhece o termo “Tempest”, isto é uma mais valia 😉
    O fim dos cuscos…

  4. Avatar de UKN
    UKN

    Já cá devia estar …

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    Não vejo a vantagem. Sai caro. Andam a falar do futuro a longo prazo.

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      a vantagem é muito mas mesmo muito simples, sabes o que é ter um único tipo de porta? que serve para ligar tudo?… actualmente há inumeros tipos de porta e de ligação com esta tecnologia passas a precisar de 1/3 ou menos dos cabos e a velocidade de transferência de informação é muitíssimo maior…

  6. Avatar de Fernando
    Fernando

    Qualquer dia alguém diz (se já não o disseram) que um dia tudo em electrónica se constrói de fibra óptica. A fibra já existe há mais de 40 anos.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Claro que existe há mais de 40 anos, mas só agora é que o custo da “construção” está muito mais barata e acessivel!

  7. Avatar de ASKI
    ASKI

    Podem explicar a ultima imagem?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Basta veres o vídeo que percebes logo o que é 🙂

  8. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    fibra optica nunca substituirá o usb “eléctrico” devido a versatilidade dos cabos. Um cabo de fibra óptica não é para andar aí aos trambolhões. Obviamente poderemos vir a ter duas interfaces, mas isso é muito mau para as “standardizações”

    1. Avatar de Hugo Cura

      mas imagina um fio óptico daqueles (pode ser visto no filme), fino como o cabelo, isolado externamente para ficar protegido.. Achas que não resultava?

      Sabes qual é a distância máxima de uma ligação USB? 5 metros. Se fosse mais, já me teria dado jeito várias vezes. Até agora pareceu-me que esta tecnologia trará tudo de bom. Acredito nela lá para 2013 😎

      1. Avatar de Filipe Lourenço

        2013 a certificação… Depois a massificação é mais uns 5 anos 🙂 Esse teu 2013 foi bastante optimista! 😀

        Acerca do tema, é de facto um “breakthrough” e é deveras bem-vindo!

        1. Avatar de Lokier
          Lokier

          Sim vai demorar, sem duvida, mas se se revelar tão prometedor como parece, não sei se não estará mais para breve do que parece. Apesar dos nos parecer que a tecnologia evolui muito rápido eu até acho que não lol visto que se prende muito e a olhos vistos por factores económicos.

          A intel irá obviamente (infelizmente) arranjar maneira de fazer render (como costumam dizer) o “peixe” ao máximo.

      2. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        a fibra optica não pode ser dobrada demasiado. Não te esqueças que tem de passar lá por lá luz.
        A tecnologia é muito interessante, mas na minha opinião não servirá para o manuseamento pelas massas.
        Dentro do computador (e outros dispositivos electronicos) é outra história

      3. Avatar de MC
        MC

        Distância máxima de USB é de 30metros, tens é de usar uns cabos específicos… não me recordo o nome agora, mas basicamente cada cabo estende mais 5 metros, até ao máximo de 30m.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Referi-me obviamente aos recursos que temos quando compramos um dispositivo USB.

          E o que disseste não está correcto, não é com cabos específicos nem com segmentos de 5m cada.

          aqui. Depois essa mesma questão, manda-te para a seguinte.

          1. Avatar de MC
            MC

            Desculpa, mas era de noite, e estava um pouco “enevoado”, e não me lembrava do nome.
            É realmente um USB Repeater, funciona até 30metros (eu pessoalmente apenas testei até 20m [5m + 3 USB Repeaters 5m]).

  9. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Quando penso em Intel ou qualquer outra super empresa, penso em super laboratórios quase como o interior da nave “Enterprise”. Repararam no “optical lab”???????? Parece a loja de electrónica do Zé da esquina 😀 😀

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Aquilo não e para parecer bonito, aquilo e para eles trabalharem e melhorarem a tecnologia para nós podermos usar, no final de contas se não fosse para isso aqueles senhores não estavam ali.

  10. Avatar de Magox
    Magox

    Realmente é de ficar impressionado!

    Sinceramente que se dane os “standards atuais” precisamos é de uma salto para o futuro na informática.
    Espero que a Intel tenha sucesso em popularizar esta tecnologia rápido.

  11. Avatar de a friend
    a friend

    Querem saber o mais interessante desta noticia?

    É a própria Intel demonstrar esta tecnologia num “Hackintosh”

    Vejam o Video e noticia no Engadget

    MacOsX é escolhido por alguma razão… 😉

    1. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Qual é o espanto? A intel não é rival da apple, muito pelo contrário ambas beneficiam da cooperação e a razão de ser MacOsX deve ser por ser mais notável a diferença ou por estar mais bem adaptado para esta tecnologia, quem sabe pode até ter optimização por parte da própria apple para esta tecnologia uma vez que estas empresas/marcas estão de boas relações.

    2. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Outra…Como esta tecnologia será muito cara quando sair os equipamentos terão preços gigantes e a marca com imagem e reputação de vender coisas a preço de ouro é a apple por isso no inicio até é provavel que isto apareça em Mac’s e só quando tiverem a um preço acessível aparecem nos pc’s.

      1. Avatar de a friend
        a friend

        Tudo o que é pioneiro e novidade revolucionaria é caro.. isso já diz muito.

        Mas nem vamos entrar por ai, simplesmente a noticia dada pelo Engadged e Gizmodo é que usaram um Hackintosh que supostamente vai contra as regras do EULA…

        Mas como é obvio eles têm autorização da Apple…

        E não, não se trata de uma aquisição para os Mac, simplesmente eles escolheram a plaforma MacOSX para tirar todo o partido da tecnologia… usar um sistema estrangulado nunca iriam tirar partido da nova tecnologia na 100%…

        Seria o mesmo que porem um FIAT UNO 1.0 na Autobahn

  12. Avatar de Diogo
    Diogo

    Adiciono apenas uma pequena nota.

    A comunicação em fibra óptica também é afectada pelo comprimento do cabo. Isto acontece devido a degeneração do sinal óptico uma vez que o material da fibra nunca será perfeito e depende de outros factores como o comprimento de onda utilizado, a quantidade de sinais distintos transmitidos ou a qualidade da fibra.

    Contudo esta limitação é bastante inferior à que assistimos hoje em via em comunicação sobre cobre.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Pois, mas como estamos a falar de dispositivos que serão para uso doméstico e/ou empresarial, essa questão nem se põe.

  13. Avatar de R@lf
    R@lf

    Esclareçam-me só uma coisa: essa “cena” de transferências de quantidade de dados insanamente brutais em espaços de tempo estupidamente pequenos, não vai ficar de certa maneira condicionada pela velocidade de gravação da informação no suporte que se pretende?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim, claro. No artigo fala-se em “transferir um disco Blu-Ray completamente cheio em menos de 30 segundos”. É óbvio que o disco não pode ser lido nesse espaço de tempo, nenhuma drive óptica o faz nem fará, estamos a falar apenas relativamente à dimensão dos dados. Se considerarmos, por exemplo, discos SSD’s de topo a transferirem 25GB a 10Gbit/s, o tempo que demora é cerca de 22s.
      É óbvio que são valores teóricos e especulativos, para já.

  14. Avatar de speedy
    speedy

    uma coisa que vai estragar tudo, é que se isto for fibra optica, deixa de ser tao flexivel. um cabo electrico se for preciso faz uma curva de 360º com utilizando menus de 1cm de cabo. fibra optica,isso equivale a um cabo novo.

    e o r@lf tb tem razao. temos o suficiente para dar os 10GBps, mas o hardware pode nao o suportar. é como andar de bugatti. ele da os 400km/h, mas a estrada nao o faz passar dos 300.

    1. Avatar de Alexsandro
      Alexsandro

      Esse tipo de discussão é identica a da fibra que andam a passar pelas nossas ruas…

      Para que passar fibra se o nosso velhinho par de cobre suporta até 100Mb/s, a questão não está só ai, penso que passa muito pelo lado comercial, porque o povo gosta é da senção de “TER”…

      “Mesmo que não tenha gota pro bugatti ou que não passe dos 300 Km/h por até não sei conduzir como deve ser o que importa é que o tenho”…

      E a verdade é que muita gente pensa assim.

  15. Avatar de c.p

    palpita me que a tecnologia está a andar depressa demais…..

  16. Avatar de Yuy
    Yuy

    Só um esclarecimento… actualmente com o cabo de fibra-óptica até podem dar nós nele que a informação fluí na mesma ao contrário dos antigos que qualquer pequena imperfeição a informação ou não passava de todo ou passava mal. A tecnologia evoluiu felizmente.

    Quanto a isto estar disponível se a Intel patentear (o mais natural) a sua adopção deve ser um bocado demorada se não muito! Se for um standard já não deve demorar tanto pelo simples motivo que todos os fabricantes estão predispostos a fazer o que for possível por aumentar as vendas e isto certamente é mais do que um bom argumento de venda para empresas, estados e particulares.