HDMI, sabe o que é ?

44 Comentários

Um único cabo para transporte de áudio e vídeo em alta definição

Este fim de semana um colega meu foi fazer compras de Natal e a meio da tarde ligou-me a perguntar para quer serviam as ligações HDMI (mais concretamente em LCDs).

Depois de algumas explicações e exemplos penso que ficou a perceber. Aproveito no entanto, uma vez que estamos perto do Natal, e é hora de tratar das prendas, para deixar aqui uma compilação de informações sobre HDMI, que pode estar presente nos mais diversos equipamentos (LCD, Computador, PlayStation 3, HD-DVD, etc).

hdmi5

O HDMI é um um acrónimo para High-Definition Multimidia Interface que basicamente podemos traduzir para Interface Multimédia de Alta definição, e permite transmitir áudio e vídeo (480p a 1080p) num único cabo. O HDMI vem em substituição dos tradicionais cabos analógicos (Radio Frequência , Cabo coaxial, Vídeo composto, S-Video, SCART, etc).

Uma das vantagens deste novo padrão é que o áudio e vídeo são tratados digitalmente apresentando assim uma melhor qualidade e um ritmo de transmissão quer pode chegar aos 10.2 Gbps

Conectores HDMI

Existem dois tipos de conectores HDMI: o HDMI tipo A e o HDMI tipo B com 19 e 29 pinos respectivamente, sendo que o HDMI tipo A é o mais popular.

cabo-hdmi

hdmi_2

O HDMI simplifica também o processo de ligação entre um PC um sistema HD. Um cabo HDMI permite que o seu computador  ofereça vídeo de alta definição e formatos de áudio multicanal em produtos preparados para alta definição (HD Ready).

3 novos formatos de vídeo para tentar uma homogeneização dos equipamentos:

  • SDTV: 720x480i en NTSC, 720x576i em PAL,
  • EDTV: 640x480p en VGA, 720x480p em NTSC progressivo, 720x576p et PAL progressivo,
  • HDTV: 1280x720p, 1920x1080i (onde o p é progressive scan e i interlaced scan)

Este novo padrão de ligação foi desenvolvido em conjunto pelas empresas Hitachi, Matsushita (Panasonic/National/Technics), Philips, Silicon Image, Sony, Thomson (RCA) e Toshiba

O HDMI também implementa um sistema de proteção contra cópias chamado HDCP (High-Bandwidth Digital Copy Protection), que foi desenvolvido pela Intel

O que é resolução 720p(HD) e 1080p(Full HD)?

O 720 corresponde a 720 linhas de 1280 pontos cada (1280 x 720),.O 1080 corresponde a 1080 linhas de 1920 pontos cada (1920 x 1080). Ambos funcionam em modo progressivo, isto é: a imagem é transmitida numa única vez, da primeira à última linha.

Em resumo: em termos de qualidade de imagem: 480i < 720i < 480p < 1080i < 720p < 1080p

O ‘i’refere-se ao modo ‘interlaced’ ou seja, a imagem é actualizada linha sim, linha não, a cada instante.

Para saber mais sobre HDMI aqui (em PT-BR) ou em hdmi.org

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Porque falas apenas em 1080i?
    E o 1080p?

    1. Avatar de takaka
      takaka

      Queres mesmo dizer ao contrario. porque ele fala de 1080p e nao de 1080i.

      1. Avatar de JMV
        JMV

        Na verdade, fala de 1080i, pois o “i” significa precisamente “interlaced”, ou seja, entrelaçado, e o “p” significa “progressive”. Logo, a descrição fornecida é para a resolução 1080i e não 1080p.

      2. Avatar de mario
        mario

        qual é o melhor? i ou p? o p é mais conhecido e divulgado…mas ql é a diferença em termos de qualidade? o 1080p é melhor porque apresenta a imagem apenas numa fase..certo? :^|

        1. Avatar de Frederico Gordo
          Frederico Gordo

          Não sou nenhum expert na matéria mas penso que 1080p é superior por isso mesmo que disseste, por ser progressivo ao invés de interlaçado.

        2. Avatar de António Coutinho
          António Coutinho

          o I é “interlaced” e P é “progressive”.

          I » a imagem é actualizada linha sim, linha não, a cada momento

          P » a imagem é actualizada em todas as linhas ao mesmo tempo

          por ordem 1080i * 720p * 1080p

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Leste o texto todo?

          “Em resumo: em termos de qualidade de imagem: 480i < 720i < 480p < 1080i < 720p < 1080p"

  2. Avatar de NYyankee
    NYyankee

    “O HDMI vem em substituição dos tradicionais cabos analógicos (Radio Frequência , Cabo coaxial, Vídeo composto, S-Video, SCART, Xbox,etc).”

    errr… Xbox um cabo?

    De resto bom artigo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      errr…acho que ando a pensar nos presentes de Natal !!!

      Obrigado pelo reparo

    2. Avatar de Skilo
      Skilo

      Ele está a referir-se ao cabo que liga a Xbox (Ver fotografia: O conector mesmo por cima do HDMI) à televisão. É um cabo todo XPTO.

  3. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Já que estamos numa de prendas de natal, quero um eeePC daqueles da 1ª foto 🙂 Alguém???

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      encomenda no ebuyer.com, esta a £150 a versao mais basica com linux.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Em breve vao sair novos muito mas muito mais potentes, no entanto recomendo Windows, pois ficam melhor servidos em termos de performance, coisa que Linux em contexo multimedia deixa muito a desejar, falo eu por expriencia propria que uso muito filmes em 1080p, encodados em h.264, e em Windows consigo performance muito superior ao Linux, e em relacção ao Win7 e ao XP tenho exprimentado melhroes desempenho no 7 que no XP, no entanto aqui ja me disseram o contrario, por isso nao me pronuncio. Creio que ao comprar uma coisas destas pra multimedia temos que comprar uma coisa em condiçoes.

      ANyway comprem com Ion ou outra coisa qualquer desde que nao seja a tradcicional 945GM

      Anyway respectivamente ao post, proque falas de 720p e só de 1080i? que nao souber pensa que so existe essas resolçoes, e existem 720i, 720p, 1080i, 1080p, tendo o i metade da informação do p, e uma coisa a notar nas televisoes quando se vai comprar se sao 1080p senao ainda vai uma 1080i.

      Anyway bom post

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Resumindo:
        Em termos de qualidade de imagem: 480i < 720i < 480p < 1080i < 720p < 1080p - 480i = 640 x 480 pixels, utilizado por grande parte dos televisores antigos. - 480p = 640x480 pixels . - 720i = 1280x720 pixels entrelaçado. - 720p = 1280x720 pixels - 1080i = 1920x1080 pixels entrelaçado. - 1080p = 1920x1080 pixels Normalmente o enterlaçado reduz até metade da qualidade total

      2. Avatar de BigOix
        BigOix

        boas , kekes , ( coisa que Linux em contexo multimedia deixa muito a desejar, falo eu por expriencia propria que uso muito filmes em 1080p, encodados em h.264,)

        Não concordo muito, em primeiro lugar vamos ver a natureza dos codecs , o codec h.264 necessita de muito processamento, em relação ao mpeg2,eu no meu ubuntu vejo todos os meus blu-rays sem necessidade alguma do windows. os reprodutores multimédia em sistemas unix como é linux
        não estão definidos para dual core ou mais, o que é essencial para ver filmes de alta-definição tens tu mesmo que fazer isso configurar o reprodutor para reproduzir os filmes em vários cores, na nova versão do ubuntu o único codec em filmes de alta-definição que funciona directamente sem configurar nada é o belo mpeg2 que não necessita de tanto processamento e tem a mesma qualidade ou melhor ate, esquecendo a guerra de codecs passamos a frente,Para resolver o problema do codec AVC/h.264, é aqui a solução é uma placa da nvida com suporte a tecnologia vdpau semelhante ao PureVideo HD para windows , que permite
        ver todo tipo de filmes de alta-definação aproveitando GPU da placa gráfica melhorando a reprodução do filme que estamos a ver.
        No caso gosto mais ver filmes em alta-definição em linux pois aqui consigo avaliar a qualidade de compressão do filme coisa que em windows torna-se um pouco difícil por causa dos filtros do dito melhoramento de imagem.
        Este no meu caso que tenho uma placa da nvidia, pois no teu caso for uma placa da intel pois ai experiência será melhor em windows.
        estes são alguns dos reprodutores que utilizo no ubuntu para ver os meus blu-rays

        mplayer

        Smplayer

        e utilizo também o Media Center xbmc que já vem configurado com a tecnologia vdpau da nvidia

        se quiseres saberes como vejo filmes blu-ray vé neste link do ubuntu forum PT o post que criei ,onde explico como fazer
        http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=59089.0

  4. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Outra coisa, no final quando pões:
    “O que é resolução 720p(HD) e 1080p(Full HD)?
    O 720 corresponde a 720 linhas de 1280 pontos cada (1280 x 720), afixadas em modo progressivo: a imagem é transmitida numa única vez, da primeira à última linha. O 1080 corresponde a 1080 linhas de 1920 pontos cada (1920 x 1080), mas em modo entrelaçado: a imagem completa é afixada em duas fases.”
    a descrição do 1080 não corresponde com o titulo. O 1080p funciona como o 720p mas com mais resolução ficando: “O 1080 corresponde a 1080 linhas de 1920 pontos cada (1920 x 1080), em modo progressivo a imagem completa é afixada numa unica vez.”
    Mas acho que querias mostrar a diferença entre o p e o i, pelo que é o titulo que tem de ser corrigido para: “”O que é resolução 720p(HD) e 1080i(Full HD)?”

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Até fiquei baralhado, era mais facil dizeres que tinha trocado um p por um i.

      Obrigado

      1. Avatar de leitorassiduo
  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Uma das caracteristicas importantes destes cabos e suportarem funcionalidade HDCP, high def content protocol (ou o diabo que o leve). E componente necessario para impedir que o sinal audio e video saia de um meio protegido (ie: disco e leitor blue ray) para ser interceptado e copiado para um meio nao protegido com DRM, facilitando a sua copia a bel-prazer do consumidor e do distribuidor nao autorizado.

    Como o meu laptop tem saida HDMI e a TV o aceita, achei boa ideia ter um cabo destes la por casa para ver filmes no ecran maior usando so um cabo (em vez de DVI + som stereo analogico). As vezes funciona benzinho, outras vezes o som recusa-se a sair pela TV e continuam em uso as colunas do computador.

    O que acontece sempre e que o PC nao consegue usar a resolucao nativa do ecran (1680×1050) e ao aplicar a resolucao nativa do laptop (1600×900) fica uma imagem distorcida na TV enquanto que o Windows se queixa que a imagem deveria ajustada para 1920×1080.

    A assistencia da Compaq diz-me que com os drivers mais actuais isto fica ultrapassado, mas os tempos de recuperacao do modo standby pioram. Fico a espera de nova versao dos drivers para isto ficar rmesmo a meu gosto (espero). Compaq CQ71-125 – boa maquina mas falha neste particular.

  6. Avatar de Rúben M,
    Rúben M,

    Os aparelhos com HDMI são fabricados de acordo com diferentes versões da especificação sendo para cada uma delas atribuído um numero tais como 1.0, 1.2, 1.3 e 1.4. Cada nova versão usa o mesmo cabo mas aumenta a largura de banda e/ou capacidades do que é possível transmitir pelo cabo. Um produto que esteja listado como tendo uma determinada versão de HDMI não significa que possua todas as características da versão, isto porque algumas das características são opcionais tais como Deep Color|[6]e xvYCC[7] (Sony chama-lhe “x.v.Color”).<– faltou isto 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É por isso que eu “gosto” de vocês..estas informações valem ouro e reforçam a nossa informação !

      Obrigado pela colaboração

      1. Avatar de Rúben M,
        Rúben M,

        ainda bem que “gostas” dessa forma 😛 senão tinha medo de ler por aqui lol 😀

  7. Avatar de Joaquim vidal
    Joaquim vidal

    Em relação a um PC, nota-se a diferença entre a ligação DVI e uma HDMI? Existe alguma diferença notória ou não.

    1. Avatar de mmrs
      mmrs

      Se o monitor for multimédia com o HDMI tens o som no monitor e com o cabo DVI tens a imagem mas não tens som. Por outra o os cabos HDMI são muito mais fiáveis e com mais qualidade.
      Espero ter respondido à tua questão.

      1. Avatar de Joaquim vidal
        Joaquim vidal

        Mas em termo de imagem não se nota diferença?

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    Não existe melhor que um leitor de DVD com saida HDMI que leia formato XVID ou DIVX e reconheça as legendas *srt. Com chip mediatek (para alterar o firmware do leitor de origem). Fico quase com um cinema em casa. O meu leitor de dvd está a fazer 2 anos e já vinha com esta tecnologia. Altamente 🙂

    1. Avatar de Pegasus
      Pegasus

      Já agora, espero que faça upscaling (o que tenho faz) – assim sim!

  9. Avatar de David L
    David L

    Agora apareço eu, que não percebo nada do assunto, ja fiquei a perceber, agora faz sentido uma entrada que vi num pc da asus, nele dizia hd e era do mesmo formato que aparece na foto, serve entao para ligar por exemplo a um lcd para ver filmes de alta definicao, muito bem inventado…

  10. Avatar de pdcc
    pdcc

    uma duvida.este artigo e excelente ainda mais porque tenciono comprar um lcd novo no natal maior e melhor para ver uns filmezinhos e jogar:-)…Mas o meu pc e um desktop recente e relativamente “poderoso”..sera que tem essa saída?se sim onde esta?na placa grafica como a VGA?

    agradecia se pudessem ajudarme.

    antes de mais obrigado
    pdccc

  11. Avatar de RCS
    RCS

    1080i < 720p < 1080p ???

    Não é assim tão linear !

    720p é melhor para imagens rápidas, como desporto por exemplo.
    1080i é melhor para imagens paradas.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      precisamente RCS, em desporto, jogos imagens com movimento é 720p. Coisas paradas 1080i

  12. Avatar de Nelson Saraiva
    Nelson Saraiva

    Muito bom artigo e talvez me consigam ajudar numa coisa que me aconteceu há uns dias.
    Comprei uma nova TV LCD e, uma vez que tenho o serviço MEO, optei por adquirir um LCD que suportasse HDMI para, de uma vez por todas, conseguir usufruir da HD.
    O problema surgiu logo após a ligação e quando fui confrontado com uma mensagem onde me informava que não podia usar o HDMI porque o HDCP não era suportado. Segundo me parece, o LCD não suporta o dito HDCP.
    Terei forma de contornar este problema ou ainda não foi desta que conseguirei começar a ver o serviço em HD?
    Cumprimentos e todos

  13. Avatar de rAoM
    rAoM

    Não há nada como ter um LCD da LG (no meu caso o 42LF2510, que com um downgrade de firmeware, permitiu activar a leitora de Fotos, mp3 eeeee aaaaiiinnndddaaa divx!!!!
    EEE AAIINNDDAA HD (1920×1080)
    Tudo isto a partir da suposta porta USB apenas para serviço técnico!!!!
    Resumindo: tenho um disco de 2,5″ ligado ao lcd, cheio de filmes, musica e até algumas fotos. Utilizo apenas o comando do lcd, reconhece legendas e até dá para mexer para cima ou para baixo ligeiramente as mesmas…
    99,999% satisfeito.
    o 0,001% é pelo facto de não reconhecer DTS (não se pode ter tudo)
    Fica o link para os curiosos/interessados:
    http://www.avforums.com/forums/lg-owners-forum/1012225-usb-port-new-lg-lcd-lh-series-12.html

  14. Avatar de Iran
    Iran

    Eu tenho um monitor com entradas DVI e HDMI, se eu comprar uma placa de video com saida HDMI vou ter melhorias nos gráficos e sons dos jogos?

  15. Avatar de IceCube
    IceCube

    Sabem o que é a norma HDMI 1.4 ?

    Sabem o que é QFHD ?

    Não ?!

    Então este Natal comprem LCDs com fartura!

    1. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      Acho que o tempo que perdeste a mandar esses bitaites era mais bem empregue se fosse gasto a tentar explicar esses pontos…

      Mas é só a minha opinião, que não percebo nada do assunto e estou habituado a ver a informação dos posts a ser complementada por leitores que têm informação adicional e útil para o tema. Na minha opinião é um ponto bastante importante do pplware, e até já aprendi muito nos comentários, às vezes tanto ou mais que no próprio post. Como a própria equipa diz, este blog é de todos nós, e feito por todos nós.

      Continuem o excelente trabalho pplware 😉

      1. Avatar de IceCube
        IceCube

        O tempo que demoraste a escrever, tinhas lido com olhos de ler, o artigo do Pedro Pinto e tinhas encontrado o Link do site HDMI – http://www.hdmi.org, e claro que o 1.4 está lá …

        Quanto ao QFHD, já deves ter ouvido falar do um site que há na net que acho que se chama GOOGLE!

        Para não te cansares muito aqui tens o link com a pesquisa
        http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=QFHD

        Já agora, aproveita para complementar os postes, com aquilo que aprenderes, se isso não te cansar muito.

  16. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Era o que ia comentar o cabo suporta mais que 1080p, http://en.wikipedia.org/wiki/HDMI, por isso existem as várias versão do cabo, mas de resto bom artigo.

  17. Avatar de 0verruled
    0verruled

    Depois deste post fiquei com umas duvidas,

    Eu tenho uma gráfica ati hd4850 que neste caso só tem saídas DVI e um monitor com entradas DVI e HDMI. Neste momento esta ligado por DVI, ao ver filmes 720p ou 1080p por DVI estou a receber a qualidade máxima? Ou se ligar por HDMI compensa a melhoria de qualidade? Como a gráfica só tem saídas DVI vou ter que utilizar um adaptador DVI-HDMI, isto vai interferir na qualidade?

    cumprimentos

  18. Avatar de Fabio Cantu
    Fabio Cantu

    Otima matéria meu amigo
    muito esclarecedor

    ficarei atento na minha futura compra de uma televisao HD

  19. Avatar de pdcc
    pdcc

    o Overruled colocou umas perguntas pertinentes, tal como eu também tem duvidas…podem responder-nos pf?

    ajudem-nos

    obrigado
    pdcc

  20. Avatar de mmrs
    mmrs

    “0verruled” e “pdcc” na minha resposta a “Joaquim vidal” tendes a resposta mas, volto a frisar que por DVI dá imagem sem som num monitor multimédia ou num LCD, com HDMI tem o som incluido em alta difinição e tira-se melhor partido da qualidade em HD.

  21. Avatar de Shin
    Shin

    Olá. Não grande expert nesta matéria.
    Andei a ver uns cabos no ebay e vi que existem cabos hdmi (hd ready) e cabos (full hd). Isso esta relacionado com o numero de pins? ou é apenas publicidade?

  22. Avatar de josé Pinho
    josé Pinho

    olá pessoal, é possivel utilizar hdmi como entrada de video no computador, por exemplo ligar um reciver parabólica para poder afinar a antena?