NAS Synology DS213j – Primeiras configurações (Parte I)

77 Comentários

Hoje em dia, muito por culpa do número de dispositivos que temos e pela quantidade de informação que produzimos/criamos (fotos, vídeos, etc), torna-se fundamental ter uma solução de armazenamento que, além da capacidade de armazenamento, ofereça também um conjunto de funcionalidades para integrar com os mais diversos serviços.

Depois do Unboxing da NAS Synology DS213j é nosso objectivo explorar ao máximo este equipamento. Hoje vamos ensinar como fazer as configurações iniciais.

sync_02

O NAS Synology DS213j  é uma solução de baixo custo para partilha de ficheiros entre diversas plataformas, cópias de segurança, servidor multimédia, etc. Este é um equipamento ideal para quem necessite de uma plataforma de armazenamento robusta, fiável e muito simples de usar.

Ligar NAS Synology DS213j à rede

Este equipamento traz uma interface RJ45 a Gigabit para que possa ser ligado à nossa rede local.

IMG_1566

Depois de ligado o cabo, e tendo a nossa rede um servidor/router a atribuir as configurações de rede, é fundamental descobrir qual o IP atribuído ao equipamento.

Para esse efeito temos duas opções: ou ligamo-nos ao nosso router e tentamos saber qual o endereço IP atribuído ou usamos o software Synology Assistant que está disponível gratuitamente aqui

Este software “varre” todos os dispositivos ligados na rede, na tentativa de encontrar a NAS. Como podem ver, foi atribuído ao equipamento o endereço 192.168.1.109. Em seguida devem carregar em Ligar.

sys_00

Após carregar em Ligar somos redireccionados para o browser, onde é aberta uma página que solicita a autenticação para entrar na NAS Synology DS213j. De referir que a comunicação é realizada através da porta 5000.

Num primeiro acesso, as credenciais são:

  • Utilizador: admin
  • Password: <em branco>

Nota: Caso se esqueçam da password, podem fazer um simples reset, carregando durante 4 segundos no botão de reset que está na parte traseira do equipamento.

sys_01

Depois de entrar no equipamento (que oferece um Desktop muito semelhante a um PC), são fornecidas algumas indicações sobre o que podemos fazer com este equipamento.

sys_02

Algumas funcionalidades:

Gestor de Armazenamento: que permite gerir facilmente a memória de armazenamento. De referir que este equipamento tem dois discos de 1 TB.

sys_03

Partilha de ficheiros: que permite partilhar um conjunto de pastas por um ou vários utilizadores.

sys_04

Acesso aos ficheiros:  Através do File Station, o utilizador poderá aceder à informação armazenada através de uma simples interface Web

sys_05

Centro de Pacotes: Uma das coisas fantásticas é a possibilidade de instalar serviços/software nesta NAS, como por exemplo o Asterisk, servidor de DNS, GLPI, Servidor iTunes, Perl, phpMyAdmin, xCloud, etc

sys_06

EZ-Internet:  Funcionalidade que permite o acesso do exterior à sua Diskstaion

sys_07

Como referimos, este equipamento é simplesmente surpreendente. Ao longo das próximas semanas vamos apresentado alguns dos muitos serviços e funcionalidades que estão presentes neste equipamento. Por exemplo, no Painel do Controlo o utilizador dispõe de várias funcionalidades que estão divididas nas seguintes categorias:

  • Partilha e Privilégios do Ficheiro
  • Serviços na Rede
  • Sistema
  • Definições da Aplicação

sys_08

Actualização da NAS Synology DS213j

Para terminarmos esta primeira parte da analise/configuração deste equipamento, vamos apenas ensinar como actualizar o sistema com a ultima versão do sistema operativo (release notes aqui). Para isso, dentro do Painel de Controlo basta ir a Sistema > Actualização do DSM.

sys_09

A actualização do sistema é muito simples. Caso exista uma actualização basta carregar no botão Transferir.

sys_10

Depois de descarregada a actualização, basta carregar em actualizar

Nota: O sistema demorou cerca de 10 minutos a actualizar.

sys_11

Actualização em progresso para a versão 4.3…

sys_12

Esperamos que tenham gostado deste primeiro artigo que serviu apenas para saberem como podem aceder ao equipamento e verem a interface do mesmo. Num próximo artigo iremos ensinar a realizar outras configurações importantes para o bom funcionamento da NAS.

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Monteiro
    Hugo Monteiro

    Não permite o acesso aos ficheiros via unidade de rede windows?

    1. Avatar de Custódio Ventura
      Custódio Ventura

      Permite isso e muito mais.
      Como utilizador de um NAS Synology (e revendedor), posso dizer que é um dos melhores sistemas que testei, embora não tenha testado todos claro.
      Dá para aceder via unidade de rede do Windows, criar utilizadores com permissões apenas a determinadas pastas, dá até para criar uma unidade de rede pela internet (WebDAV), dá para criar o seu próprio ‘Dropbox’, com o Cloud Station.
      Mas com certeza que tudo isso será mostrado nas próximas partes deste tópico, ainda vamos na Parte I.
      Cumprimentos.

      1. Avatar de Olha
        Olha

        Também não podias dizer outra coisa, sendo revendedor.

        1. Avatar de Custódio Ventura
          Custódio Ventura

          Se a minha conversa fosse de vendedor dizia já que era o melhor que havia, e que não havia nenhum outro sequer parecido, e deixava já aqui os contactos e tudo..
          Ao dizer que sou revendedor, apenas quero dizer que já instalei alguns e tenho alguma prática, por isso posso confirmar a qualidade.
          Acompanho o pplware todos os dias, e tento dar o meu contributo, seguindo os parâmetros que acho ideais neste site, apenas isso.
          Mas adiante… próximo capítulo..

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Custódio Ventura, sendo um revendedor, poderia dar-me um contacto seu para falarmos melhor?

            Obrigado.

          2. Avatar de Carlos Areias
            Carlos Areias

            Ja agora também sou revendedor.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          eu não sou revendedor, nem utilizador.

          mas que são espetaculares, lá isso são…

          basicamente são pequenos computadores Linux.

          a diferença, está no software fácil de usar e manter, no consumo electrico, ruído, calor emanado e espaço.

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Existe algum equipamento destes com dissipação passiva(sem Ventoinha)?

        Tipo excito buba?

        O consumo disto ligado, mesmo assim é assustador cerca de 20W O.o

        não haverá algum de baixo consumo?

        cmps

        1. Avatar de Jorge Sousa

          Boas

          A DS213j tem dissipação passiva no CPU.
          Tem de ter ventoinhas para os discos.
          Os cerca de 20W de consumo é com os discos a funcionar.
          Com os discos hibernados passa para menos de 4W.

          Cumprimentos
          Jorge

      3. Avatar de Ze
        Ze

        Viva é possível efetuar backups autos tipo Time capsule? Ou os dispositivos Apple n fazem backups auto maticos com esta drive?

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Fazem pois, tens lá essa opção

      4. Avatar de Daniel
        Daniel

        Boas, por acaso ja experiemntas te o Synology DS213Air ?? Estava a pensar em adquirir um desses para ligar ao media center ( WD LIVE PLUS )e poder transferir videos do PC para o NAS e fazer a sua gestão.

    2. Avatar de justanotherone
      justanotherone

      Eu não sou revendedor. Apenas uso dois diariamente (o modelo a seguir de duas baias em casa, e outros 2, de 4 baias cada de modo profissional). Funciona em Windows/OSX/Linux, ftp directo se quiseres (e configura-te as portas se for preciso). Refresh do DNS para usares no-ip ou dyndns ou outro serviço qualquer.

      Tudo o que quiseres que ela faça, ela faz 🙂 até como serviço de vigilancia (com poucas cameras claro) via IP ele faz, com detecção de movimento, disparo de alarme, notificação via mail sms ou push bla bla.

      Como NAS com tanta funcionalidade, é muito boa onda 🙂

      1. Avatar de Euclides Machado
        Euclides Machado

        justanotherone, para funcionar com Windows/OSX/Linux, como disse, qual o sistema de arquivos dos HDs ?

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          o sistema de ficheiros é independente do sistema de acesso por rede.

  2. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    é possivel interagir com uma Active Directory ou OpenLdap quanto à autenticação de utilizadores ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Hugo, Sim..e de forma muito simples 🙂

  3. Avatar de fornost
    fornost

    eu estou muito interessado nesse synology, o conheci em um artigo anterior daqui mesmo… mas ainda tenho dúvida, se compra esse modelo mas não vem nenhum HD? (são comprados separadamente, é isso??) Há versões com HD incluso?

    1. Avatar de Custódio Ventura
      Custódio Ventura

      Os discos são comprados à parte sim.
      O cliente escolhe que disco quer colocar (ou discos, pois permite RAID). Para este modelo aqui mostrado o limite são 2 discos.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Boas

        Ainda é revendedor do produto?

        Cumprimentos

    2. Avatar de Line6
      Line6

      Tenho a ideia que não vêm com disco

      1. Avatar de fornost
        fornost

        obrigado!! qualquer disco seria compatível? Não importando se SSD, híbrido etc?

  4. Avatar de Line6
    Line6

    Aqui a 1 ano e meio estava para comprar uma coisa destas. Mas olhei para o meu PC antigo e resolvi instalar o freeNAS. Este sistema operativo agora na versão 9 levou uma transformação mesmo muito significativa mas a questão de pacotes (plugins) o Synology ds213j está neste momento muito a frente que o freeNAS.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Como os consumos energeticos do NAS Synology são muito baixos, em pouco tempo compensa mais ter o Synology do que o PC a servir de NAS.

  5. Avatar de Jorge Sousa

    Boa tarde

    Sendo a Digicomp distribuidora dos Synology temos todo o gosto em responder às vossas questões.

    Podem comprar estas unidade na Pcdiga (www.pcdiga.pt) ou na Nanochip (www.nanochip.pt)

    Cumprimentos
    Jorge Sousa

  6. Avatar de Johny
  7. Avatar de MCooperS
    MCooperS

    Boas

    Sou utilizador desde 2007 dos equipamentos synology. Vi crescer o SO. Comecei com um 207, depois um 209+ e um 1511+

    Foi o melhor equipamento que poderia ter comprado.

    Própria Cloud, PhotoStation, DownloadStation, AudioStation, etc..

    Com 5 discos de 2TB consome 60W e 20W em StandBy. Permite WOL remoto.

    É um equipamento fantático.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      poxa mas 60 watts…haja carteira para isso…
      então se fizermos a conta ao Ano…não ha carteira que aguente…

      cmps

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Se permite WOL acaba por não ser assim muito… não fica ligado o ano todo!

  8. Avatar de Hugo Monteiro
    Hugo Monteiro

    A nivel empresarial a Synology tem alternativas?
    Tenho seguido uns Lenovo (Iomega) ix4 e um da Lacie (minha escolha) com 5 discos em RAID (aguenta a falha de 2) e com placas de rede em teaming. Sei que os valores alteram e muito.

    Mas esta solução parece-me muito interessante para home users.
    Estive a ler e parece ser das mais simples e rápidas de usar.
    Pessoalmente preferi montar um HTPC pois assim posso dar outros usos ao mesmo.

    1. Avatar de Jorge Sousa

      Boas tarde

      A nível empresarial temos unidade até 106 discos SAS/SATA.
      Ver por exeplo o RS10613XSS+ ou p RS3413XS+ entre outros…
      http://www.digicomp.pt/synology/synology.htm

      Cumprimentos
      Jorge Sousa

      1. Avatar de Hugo Monteiro
        Hugo Monteiro

        Muito Obrigado.
        O DS1513+ parece-me o certo para a organização que temos.
        Vou pedir preços. O RAID nessa unidade suporta o RAID 6 que será a minha opçao (ou 5 com hot spare) para poder suportar o erro em 2 discos em simultaneo,

      2. Avatar de Carlos Areias
        Carlos Areias

        Da ultima vez que coloquei o endereço da minha empresa retiram-me o comentário!

        Pelo que vejo, acima parece-me que já é permitido !?

  9. Avatar de Fabio
    Fabio

    Oi, o que eu posso fazer com o Synology que eu nao posso fazer com o FreeNAS?
    Vale a pena a troca? hoje possuo uma maquina antiga rodando o sistema com um hd de 1TB
    é estavel e tudo mais.
    Quais as vantagens deste?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Como os consumos energeticos do NAS Synology são muito baixos, em pouco tempo compensa mais ter o Synology do que o PC a servir de NAS.

      1. Avatar de Jorge Sousa

        Boas

        Essa é uma das muitas vantagens…
        O FreeNAS tem servidor de web ? Tem servidor de mail? Tem WebDAV? Tem servidor FTP ? tem um conjunto de pacotes adicionais como tem o Synology (como por exemplo PhotoStation, CloudStation, media server, entre muitos)?
        E nos PC’s mais velhos os discos novos de 2TB ou superiores não funcionam sem drivers adicionais.
        Cumprimentos
        Jorge

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Nem entrava por aí… só na questão dos custos já vale a pena.

          No resto, verificando o que o Synology oferece e a simplicidade, é fantastico. E ainda existem as apps mobile que são actualizadas.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Tem sim senhor! dá é mais trabalho instalar e mesmo assim nos dias de hoje a versão 9 já simplificou e muito! a grande vantagem é o ZFS só por si compensa tudo. Plugins SABnzbd; Transmission; sickbear; owncloud. Basicamente defines as séries que vês e ele saca-te isso mal elas saiam, um must! Tem Plexserver… bem podia estar aqui o dia todo a falar do que o freenas faz.

  10. Avatar de Carlos Pereira
    Carlos Pereira

    Olá, ando ao tempo a pensar em trocar o meu NAS por um da marca Synology. Se alguém puder esclareça-me algumas duvidas. O media server incluido (ou os pacotes opcionais), fazem transcoding com legendas externas, de preferência para uma Sony Bravia ou XBOX 360? O itunes server consegue guardar e exibir os coverarts? Time machine nos macs funciona bem? E o gestor de Torrents aceita magnetic links directo?
    Já agora um pouco off-topic neste momento o meu NAS é um DLINK DNS-320 dos novos, e embora depois de algum “quitanço” em linux, estar um pouco mais contente com ele, há coisas que ainda me decepcionam, por exemplo os discos de vez em quando ficam inacessiveis e no windows demora cerca de 1 minuto a voltar a ter ligação. Alguém me sabe dizer porquê e/ou como minimizar a situação?
    Obrigado

  11. Avatar de Almeida
    Almeida

    Comprei um nas destes a 2 semanas e aparte também comprei 2 hdd de 3tb red da WD e para já estou muito contente com o pack.
    Fico a espera da 2ª parte…..

  12. Avatar de RM_Dragao
    RM_Dragao

    Boa tarde.

    Estas NAS assim como as QNAP são fantásticas, têm inúmeras possibilidades de configuração. A vantagem das Sinology é serem mais baratas. As QNAP são mais rápidas em termos de velocidades de transferências de dados.

    São excelentes equipamentos e que funcionam muito bem em ambientes de virtualização.

    Cumps e bom fim-de-semana.

  13. Avatar de Hélio
    Hélio

    Boas,

    uma pergunta, alguém tem um synology e usa o itunes server e consegue aceder à biblioteca por wireless?
    Por cabo de rede consigo, mas por wireless não e informação na net ainda não consegui achar

    Obrigado

  14. Avatar de Fábio
    Fábio

    Será possível fazerem uma comparação com sistemas como o WD My Cloud, Seagate Central e Lacie Cloudbox?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Nem vale a pena comparar, são de outra categoria 🙂

  15. Avatar de a4070936
    a4070936

    Já agora fica outro:
    “Caso existe uma actualização basta carregar no botão Transferir.”

    “Caso existA uma actualização…”

    1. Avatar de Vítor M.
  16. Avatar de Carlos

    Boas,

    em tempo vi publicado aqui na pplware o “Tonido”, não terá o mesmo efeito?

    Cumps e bom fim-de-semana.

  17. Avatar de Luis Ribeiro
    Luis Ribeiro

    E comparaçao entre synology e asus?

  18. Avatar de Carlos Areias
    Carlos Areias

    Finalmente falam de servidores NAS aqui (que eu me lembre) !
    Muito Bem,
    Quem precisar de ajuda eu estou ao dispor .

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      É possível aceder ao NAS fora da nossa rede?

      1. Avatar de Jorge Sousa
        Jorge Sousa

        Sim e de várias formas, a mais simples pela internet com o FileStation.

        Jorge

  19. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Boas,

    Ando a namorar um NAS destes, se conseguirem testar a parte de Media Server (via DNLA para um smarTv por exemplo) e Download Station era um mimo :).

    Quanto a comparações, podiam fazer com a Qnap!

    Bom fds

  20. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Em relação a novo My Cloud da WD qual vantagem,tendo em conta q o my cloud ja s arranja por 160$ = 118€ e tras 2Tb ?

    cumps

  21. Avatar de Bruno
    Bruno

    Para quando um comparativo dos NAS disponíveis em Portugal?
    Ando indeciso há uns tempos e pelo que tinha visto a ReadyNAS da Netgear era a melhor opção e das poucas que funciona directamente online, tipo dropbox, skydrive e afins…

  22. Avatar de ruben
    ruben

    Já tive o prazer de configurar um destes e este equipamento e excelente para quem tem pequenas empresas, da para tudo :D, já para não dizer que é pequeno e cabe em qualquer lado.

  23. Avatar de zeli
    zeli

    sou utilizador a cerca de um ano.

    passei de ter um disco externo para backups e repositorio de ficheiros (que se avariou e la se foram os backups) para um ds213+

    vantagens:
    -facilidade para quem nao percebe muito de configuraçoes (se perdi 1 hora a configurar e a explorar minimante foi demais e foi pq quis)
    -tem ja uma grande comunidade que desenvolve e faz a portabilidade de programas para a synology (synocommunity)
    – mesmo o forum oficial é muito bom
    – em termos de ruido nem se da por ele (ja em termos de luzes a piscar a conversa e outra….)
    – a quantidade de apps oficias desenvolvidas para conectar a syno

    desvantagens:
    – a downloadstation sempre deu mais problemas do que alegrias. promete muito mas deve ser mais sensivel que um flor (ao contrario de todas as outras apps, bastante uteis e fiaveis), acabei por instalar o transmission e um par de programas e resolvi a questao
    – o itunes server nao funciona over the air (problema é da apple e nao da synology, mas a app esta la e nao explicam isso, tem de se andar a procura da explicaçao)
    – as apps so existem para IOS
    – as velocidades de copia em raid sao baixissimas (nao sei se e suposto ou nao, mas a 2mb por segundo nunca mais e sabado)

    de forma geral e em 5 min foi o que me lembrei, estou muito contente com o equpamento, é pena os pequenos problemas que mencionei, mas nao e nada que nao se ultrapasse , nem que seja com alguma paciencia. é facil de configurar, muito user friendly

    cumprimentos

    1. Avatar de zeli
      zeli

      esqueci de um pormenor nas vantagens/desvantagens:
      – liga de forma excelente à ps3 para fazer streaming, tem algum lag qd se faz forward ou rewind, mas nada demais.

      -podiam fazer tambem streaming das legendas, so ficava bem

      – tem um defeito algo chato em relaçao à actualização do index dos ficheiros. basta ser criado por um programa que nao seja oficial que tem de se fazer um refresh manual…

    2. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Viva umas correções:

      – as apps so existem para IOS

      As apps existem tanto para iOS como para Android, as mesmas.
      Algumas até já existem para Windows Phone.

      – as velocidades de copia em raid sao baixissimas (nao sei se e suposto ou nao, mas a 2mb por segundo nunca mais e sabado)

      Não sei que velocidades te referes…
      A copias ficheiros para o NAS, tipicamente em RAID1 e numa rede gigabit e para ficheiros grandes consegue-se para cima de 60Mbits….
      Se forem ficheiros pequenos as velocidades baixam mas o mesmo acontece num servidor Windows. Culpa do NETBT da MS.

      Espero ter esclarecido
      Jorge

  24. Avatar de Rogerio
    Rogerio

    Posso usar ele como servidor web? Para hospedar site? pode instalar java, jboss, tomcat, bd mysql?

    1. Avatar de Rogerio
      Rogerio

      Ninguem para responder ai

  25. Avatar de Leitao
    Leitao

    Boas,
    Alguém sabe se este equipamento permite acesso via SSH para instalar app adicionais?
    A ideia é ter a correr um Couchpotato ou sickbeard a partir deste hardware.
    Obrigado

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Dá sim, Leitao.
      E nem é preciso SSH. É muito mais simples.
      Se precisares, ensino-te como se faz.

      Basta adicionares os packs da SynoComunity. Bastam um poucos cliques.

      Vê aqui: http://www.synocommunity.com/faq#addSource

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Mas o mais espectacular é que podes adicionar o “BitTorrent Sync” para a pirataria com os amigos, conhecidos…

      http://www.synocommunity.com/packages

      1. Avatar de Leitao
        Leitao

        Os packs as vezes dāo jeito mas gosto de instalar manualmente assim mantenho o controlo dos updates e não estou pendente que alguém crie os packs.
        Alem do mais tenho alguns scripts para sincronizar/apagar de FTPs que preciso de ter a correr.

        Ja agora, aproveitando a tua boa vontade … que ajuda a minha preguiça na pesquisa de informação … sabes que OS (presumo que seja uma ‘distro” de linux) usam os synology?

        Tenho de ir aos US no proximo mês, talvez traga de la uma DS412+
        Sabes se usam o mesmo software da DS213j ?
        Obrigado

          1. Avatar de Leitao
            Leitao

            Obrigado pelas dicas, pouparam algum tempo de pesquisa, comprei um DS412+ e instalei 4 discos de 4 TB, funcionou que nem um sonho.

            Simples e sem confusões, a única coisa que infelizmente não faz é tirar café, mas para isso tenho a nespresso

  26. Avatar de José Monterio
    José Monterio

    Boas

    Comprei há pouco um aparelho Synology o qual acho excelente, (tive já 2 Seegate. mas num mês e meio avariaram ambos).

    Contudo não encontrei muito suporte para esta marca. Contactei a Synology a ver se me deixavam utilizar o nome para criar um site em Portugal e português com um fórum de suporte. Acontece que ainda não me souberam dizer se posso usar ou não. Entretanto criei um Fórum num meu domínio. Esse fórum seria de suporte http://www.cetos.info/synologypt/ á marca Synology.

    Pedi-lhes para meter um link em http://www.synology.com/it-it/support/community ao que me responderam:

    We have taken a look at the forum you have created. So far, we cannot put it on our website due to its early stage (draft).
    However, we will be please to integrate it to our website when it is launched and active with many users involved in it.
    We cannot afford to have a forum that stays inactive as you can understand.

    Please let us know whenever the forum is up and ready and we would be more than happy to put it on our website.

    Agora gostaria de saber a vossa opinião sobre o assunto

    Obrigado

    José Monteiro

    1. Avatar de Leitao
      Leitao

      Boas Monteiro,
      Talvez queiras considerar autorizar os utilizadores a escrever ao menos na apresentação.
      dentro dos possíveis passarei para dar uma ajudinha ao pessoal.

      PL

  27. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas!

    Embora aplauda a sua iniciativa (que é de louvar) pessoalmente penso que deveria ser a própria marca a fazê-lo. Integrando num único espaço multilingue. Com possibilidade de tradução automática via google.

    É que a tendência é para as pessoas se dispersarem com o passar do tempo. E questões interessantes podem passar-nos completamente ao lado porque obviamente nem nos passa pela cabeça que mais alguém teve determinada ideia brilhante só que teve a ideia de colocar num fórum vizinho porque não fala a nossa língua.

    Não sei se já existe mas penso que poderá ponderar criar um grupo no Facebook (hoje em dia está quase toda a gente lá).

    No entanto, desconheço qual o seu posicionamento. Poderá optar por ter esse seu espaço com o objectivo de prestar um serviço útil à comunidade e simultaneamente rentabilizá-lo vendendo publicidade (não é nada mal pensado).

    Em suma: parabéns e continue!
    A dificuldade será fazer o seu fórum vingar e levar as pessoas a utilizá-lo. E nesse aspecto estou completamente de acordo com a marca. Eles querem ver provas dadas. Querem ver milhares de visitantes a usá-lo. Embora tenham a perfeita consciência que você está a trabalhar de borla para eles, obviamente não têm interesse em anunciar um fórum ainda vazio. É o “mal” dos projectos que mal começaram. Para ter visitantes, precisa de divulgá-lo. A marca só o divulga se já tiver os visitantes e for popular.

    Boa sorte!

  28. Avatar de José Monterio
    José Monterio

    Boas

    De facto a possibilidade Facebook pode ser viável. Para mim a vantagem é que num fórum a ajuda está mais organizada (categorias, fóruns) Alem de por exemplo, alguém encontrar a solução sem postar. já no face se uma pessoa tem uma duvida e daqui a meses uma outra pessoa tem a mesma duvida. ambas vão tem de perguntar no face visto ser mais difícil de procurar que no no Fórum. Isto digo eu que não sou muito facebokiano

    Sim. de facto tenho de fazer as regras e entre elas pedir as pessoas para se apresentarem.

    Também me dava jeito, de momento um moderador.

    Para finalizar a ultima resposta que tive da Synology foi:

    Whenever we implement it and when the forum is ready, please get back to us so we could promote your forum.

    :-/

    Obrigado pela vossa opinião

    1. Avatar de Leitao
      Leitao

      Vais precisar mais de um moderador, ate porque quem te pode ajudar neste tipo de sites normalmente trabalha … maior parte das vezes na area da informática e o tempo vai ser limitado.

      1. Avatar de José Monterio
        José Monterio

        Ta trabalhas na área da informática?

        1. Avatar de Leitao
          Leitao

          De vez em quando 🙂

          1. Avatar de José Monterio
            José Monterio

            Dei-te permissão de administrador lá no fórum. Se puderes ajudar quando for preciso agradeço. Agora vamos la a ver se ele vai pra frente

  29. Avatar de Pedro Rodrigues
    Pedro Rodrigues

    Boas precisava de ajuda.

    Backup de dados da synology para um servidor.
    Não conheço a synology.

    Tks

    Cumprimentos,
    PR