Conheça a linha de Tablets e e-readers da bq (Parte 2)

41 Comentários

A bq é uma empresa espanhola que tem dado cartas nos últimos tempos com os tablets e e-readers que tem lançado no mercado. A característica pela qual mais se destacam os seus equipamentos é a sua excelente relação qualidade-preço, que actualmente me atrevo a dizer que é inigualável.

Ontem estivemos em Madrid para conhecer melhor esta empresa e os seus produtos, e assistimos a novos lançamentos por parte da bq. Um deles, talvez o mais esperado, foi o Tablet bq Curie, com um ecrã de 8” e formato 4:3, hardware generoso e um preço de deixar água na boca. Nesta 2ª parte do artigo vamos dar a conhecer a restante linha da bq.


Como já foi referido, a bq é uma empresa que se foca no mercado de tables e e-readers, apresentando soluções de grande qualidade e bastante económicas quando comparadas com o restante mercado.

Embora venda ainda apenas na Península Ibérica, o sucesso dos seus equipamentos tem sido enorme, tendo mesmo sido durante este ano líder em Espanha no segmento dos tablets com o sistema operativo Android.

 

Os E-Readers

Como já tinha sido dito na primeira parte do artigo, a bq dedica-se não só aos produtos da sua própria marca, mas também a produtos para outras marcas, como é o caso do e-reader da fnac, recentemente chegado a Portugal.

O mais recente membro da família de e-readers é o bq Cervantes Touch Light. Este e-reader é uma evolução do já existente bq Cervantes Touch, trazendo novas funções em relação ao seu antecessor.

Este e-reader tem um ecrã táctil de 6 polegadas, com um inovador sistema de frontlight que permite regular a intensidade da luz integrada no dispositivo, proporcionando ao utilizador uma melhor experiência de leitura e adaptada às suas necessidades.

Não estando sujeito a uma plataforma fechada, os e-readers da bq têm a vantagem de possibilitar a aquisição de livros em diferentes lojas.

Os e-readers da bq são constituídos por hardware e software totalmente desenvolvidos em Espanha, pela própria bq, de tal forma que se complementam mutuamente, oferecendo a melhor experiência de utilização.

O bq Cervantes Touch Light admite os formatos mais usados, .pdf e .epub, e têm uma interface intuitiva e simples de utilizar. Possui conectividade WiFi 802.11 b/g e porta Micro USB e ainda leitor de cartões Micro SD, que permite expansão da memória de 4GB integrada no dispositivo. Possui um ecrã e-ink Pearl, o mais branco e com melhor contraste, resolução de 758×1024 px, 16 níveis de cinza e a detecção táctil é feita por infravermelhos.

O novo bq Cervantes Touch Light estará disponível a partir de 25 de Dezembro deste ano, por um preço de 139 € e 119 €, com e sem sistema de iluminação integrado, respectivamente.

 

Os Tablets

Os tablets são sem dúvida os equipamentos que têm tido mais sucesso. A bq aposta em equipamentos de baixo custo mas de grande qualidade, tendo uma relação qualidade-preço imbatível (que significa que têm que trabalhar com menores margens de lucro).

A  bq oferece actualmente uma ampla gama de produtos, havendo equipamentos para todo o tipo de gostos e necessidades, desde as 7” às 10”, passando pelas 8” do recente bq Curie.

A título de exemplo, na recente campanha Black Friday a bq vendeu 900 unidades do seu tablet de 10” num só dia. Isto apenas num país (em Espanha), o que demonstra o sucesso dos seus produtos (tendo em consideração a gama em que se encontra).

Os tablets que constituem a gama da bq na actualidade são o Maxwell Lite, Maxwell, Maxwell Plus, ambos tablets de 7” (unboxing aqui), Edison / Edison 3G, com 10”, e o recente Curie, com 8”, já apresentado ontem aqui.

 

O novo BQ Magallanes

No entanto a bq acaba de juntar à sua família de produtos um novo membro. Trata-se do bq Magallanes.

O bq Magalhanes é um tablet de 7”, dotado de conectividade WiFi, 3G e GPS. Os destaques vão sem dúvida para a presença de GPS e 3G, este último permitindo a função telefone.

As restantes especificações estão próximas do habitual: Ecrã IPS, resolução 1280 x 800 px (HD), Bluetooth v4.0 (HS), leitor de cartões Micro SD, porta Micro USB OTG, câmara frontal de 2MP e traseira de 5MP, Processador Dual Core Cortex A9 1 GHz e GPU Series5 SGX, 1GB de RAM e memória interna de 16 GB. Em relação à autonomia, a bq refere que esta é nunca inferior a 5 horas (dependendo sempre de vários factores, como por exemplo a luminosidade do ecrã. Estão no entanto a trabalhar com ecrãs com 30% mais eficiencia para equipamentos futuros.

Mais uma vez chega ao mercado com um preço imbatível de 199,90 €, disponível para venda em Portugal, tal como os outros equipamentos bq, na Fnac, MediaMarkt e El Corte Inglés. Para além dos equipamentos referidos, a bq possui uma larga gama de acessórios, desde cabos, bolsas e até colunas sem fios para ligação aos seus equipamentos, disponíveis no seu site.

Como já foi referido anteriormente, embora a bq não esteja fisicamente em Portugal, dá bastante importância ao seu suporte técnico, tendo um fórum exclusivamente para auxílio aos utilizadores que se deparem com problemas ou dúvidas com os seus equipamentos.

Pessoalmente, e não estando antes familiarizado com estes equipamentos, estou bastante surpreendido pelo que vi e experimentei neste contacto com a bq. A relação qualidade-preço dos seus produtos é sem dúvida imbatível, das melhores do mercado, e até já aconselhei meia dúzia de pessoas a olharem com atenção para esta gama, porque me parece ter muito para oferecer.

Para terminar falta apenas referir que a bq está a programar o lançamento de um smartphone no próximo ano. Tivemos acesso durante alguns segundos a um dos protótipos que estão em testes, e, tal como os tablets, parece vir a dar que falar!

 

O que acharam destes produtos da bq? Qual a vossa opinião em relação aos novos produtos: Curie, Magallanes e Cervantes Touch Light?

 

Homepage: bq

 

Artigos Relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Matos
    José Matos

    Este BQ Magalhães até é boa maquina, mas por mais 40€ compra-se o Nexus 7

      1. Avatar de Silvestre
        Silvestre

        Essa do 3G nos tablets em Portugal é mania de alguma malta. Toda a malta que conheço e tenha tablets mesmo com 3G não utilizam, isto porque em Portugal este tipo de solução apesar de ter pouca qualidade (principalmente se querem jogar online) é muito cara. O 3G nos tablets é muito bom em alguns países onde as operadores oferecem um cartão extra de dados associado ao cartão do smartphone, por cá o que faço e vejo muitos fazer é quando não temos acesso a redes wifi (que estão por todo o lado) usamos o smartphone a servir de acess point, o único inconveniente dessa solução é mesmo o gasto de bateria do smartphone.

        1. Avatar de João Vieira
          João Vieira

          Eh pah, qual é a aplicação que usas para partilhar o sinal a partir do smartphone? É que aquelas que uso criam uma rede ad hoc e o meu nexus 7 não se consegue ligar a essas redes.

          1. Avatar de Luis Gomes
            Luis Gomes

            para mim eu quero um tablet com 3g pk qdo vou p a casa de campo n tenho net la ou quando tou de ferias.

            Como n quero um pen para o portatil pkk ia ficar as ferias metido no portatil o 3g so p ver o email ou algo assim e preciso,

            Isto e a minh opiniao

          2. Avatar de The Man
            The Man

            Normal, android

          3. Avatar de Silvestre
            Silvestre

            O smartphone que tenho de momento é o Sony Xperia U com o android 4.0.
            O que faço é nas definições vou a Redes Sem Fios e Outras -> Mais… -> Ligação e hotspot port. -> Configurar zona Wi-Fi (WPA2 PSK) e depois activo a ligação e funciona bem com o meu Nexus 7, Macbook Pro… Convém mesmo que utilizes algum tipo de segurança, mesmo sendo outro que não a que mencionei, pois uma vez num bar tinha em Open e quando fui ver tinha 3 marmanjos ligados ao meu smartphone que em questão de minutos gastaram-me o tráfego todo.

  2. Avatar de Luiz Filipe
    Luiz Filipe

    Tenho um Maxwell Plus e estou muito satisfeito!

  3. Avatar de Luís Miguel
    Luís Miguel

    Sem duvida que o BQ Magalhães é uma óptima maquina, se calhar um grande concorrente ao nexus 7, visto que tem alguns pontos que fazem alguma diferença para certas pessoas, leitor de cartão, câmara traseira com 5 MP..

  4. Avatar de krakenowl
    krakenowl

    Tenho o BQ EDISON e estou super satisfeito!

    Dual core 1.6ghz – A9 Cortex-X
    1GB Ram
    16GB internos
    16Gb externos
    Android 4.0.4
    Gráfica Quad-Core

    Tudo isto por 200€.

    No site de comparativo da Fnac, entre este e o Ipad 3 eles aoonselham o BQ porque simplesmente é superior.
    Só perde um pouco para o Ipad na resolusão do ecrã (mas mesmo assim é muito boa) e na qualidade da câmara (o que para mim até é dispensável pois tenho câmara profissional e nem a do telemóvel uso, mas isso sou eu!)

    Confirmem aqui – http://www.fnac.pt/Gai/Comparator.aspx?NID=0&RNID=0

    abraços

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Isso é porque tem interesse em vender BQ´s pois tem margem de lucro por vendas. Com produtos APPLE não tem direito a nada pois vende-se por si mesmo e não precisam de fazer descontos nem regalias, são os melhores ponto final.

      Não seja ingenuo nem tente fazer dos outros ingenuos, BQ é uma boa opção para quem quiser gastar menos, mas está a milhas do iPad, se mexer nos 2 verá a diferença de toque e uso. É capaz de competir com o iPad 1 este BQ.

      Posso-lhe garantir que a FNAC bem como qq worten e operador tem sempre mais margem do que em Produtos Apple, pois Apple é sinonimo de prestigio eles precisam de ter na loja porque lhes traz notoriedade, mas se pudessem nem vendiam pois a margem é mto pouca.

      Se o tentaram iludir, tenho pena, não se acredite em tudo que le na internet.

      1. Avatar de Senh0r
        1. Avatar de phyan
          phyan

          fanboy onde? e que não vi nenhum!

          se queres acreditar nisso do edisson ser melhor que i iPad 3 força, ninguém te condena. agora não vens mandar “bocas” ao outros.

      2. Avatar de Jorge Fernandes
        Jorge Fernandes

        É o toque de veludo, o canto do passarinho.. estamos a falar de gadgets e tendo em conta a relação equipamento/qualidade, o preço que a BQ nos pede é, neste momento, no minimo tentador.. então se formos comparar com equipamentos ditos de marca, pelo preço que nos exigem tecnicamente deveriam ser ultra maquinas! Haja bom senso com a devoção ás marcas 😀

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Nisso estou de acordo, pelo preço pode compensar, agora não é melhor em nada ao iPad. Apenas as lojas tem mais vantagem em vender produtos que não se vendem, em relação a equipamentos que se vendem sozinhos sem descontos e que ainda por cima dão margens muito pequenas às lojas.
          A Apple não pede para estar nas lojas, as lojas é que pedem `´a Apple para vender na loja e aceitam as condições que eles (Apple) impõem.
          O trabalho da Apple com as lojas é praticamente nulo, é ao nível de expositores, eles não precisam de negociar nada, só aumenta notoriedade à loja.
          Isto é a realidade não é fanboy, é um exemplo conhecido de quem trabalha com lojas deste tipo é assim que a Apple actua, e as Lojas preferem sempre vender tudo menos o que é Apple, apenas expliquei a razão de isso acontecer.

      3. Avatar de LeonelF

        Era bom que fosse assim tão linear…ora vejamos:

        Ecrã: O iPad2 tem um ecra IPS e vidro resistente a riscos (pelo menos é o que anunciam porque nunca li em lado nenhum que usem Gorilla glass nos iPad2) que o Edison não tem, mas em termos de resolução o Edison ganha pois o iPad faz 768 x 1024 pixels e o Edison faz 1280 x 800 com uns impressionantes 178º de ângulo de visão.

        Processador: O iPad2 tem um Dual core 1ghz contra os 1.6 Dual core do edison

        Memoria: O iPad2 tem 512mb contra os 1gb DDR3 do Edison

        GPU: Mais do mesmo, o iPad2 vem equipado com uma PowerVR SGX543MP2 (Dual core) enquanto que o Edison vem com uma Quad Core Mali 400

        Em termos de bateria ainda não pude testar a fundo mas voltando ás specs o iPad 2 vem com uma Li-Po 6930 mAh e o Edison com uma Li-ion 6400 mAh acredito que o iPad2 tenha melhores resultados pois não tem hardware tão exigente e a sua bateria é ligeiramente superior.

        Depois temos a capacidade de armazenamento, em que o modelo base do iPad2 é 16gb (igual ao Edison) tendo depois os modelos de 32gb e 64gb o que não acontece com o Edison, mas, o Edison possui de um slot micro SD o que pode expandir a nossa capacidade de armazenamento, aliás podemos usar um cabo OTG e ligar um disco externo ao nosso tablet (entre muitos outros aparelhos tipo Pens 3G para quem não comprou o modelo 3G ou um teclado ou um rato, etc)

        Em specs ainda temos o Bluetooth V4 de alta velocidade contra o normal V2.1 do iPad2 (mas isto vou ser sincero ainda não usei o Bluetooth para nada), temos saida Dual-Hdmi a 1080p

        Depois temos uma coisa muito subjectiva, o sistema operativo, um é Android outro é iOS, qual o melhor? Acho que vai depender do utilizador, tenho iOS (jailbreaked) no iPhone (há mais de dois anos) e Android no Edison e devo confessar estou a gostar muito da experiência Android conheço muitos outros utilizadores iOS que se estão a render ao Android, porquê? Nem eles sabem explicar 😛

        Não vou dizer compra A ou compra B ou que A é melhor que B pois isso é muito subjectivo depende MUITO do utilizador final e do uso que lhe vai dar, se formos comparar specs digo, Edison é superior ao iPad2 se é melhor para Y ou para Z, isso já não sei 🙂

        Nota: sou utilizador de um iPhone 4 (Jailbreaked) já usei iPad2 e iPad3 e sou utilizador de um BQ Edison

        just my 2 cents

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Desculpa mas porque razão te molestaram a ter de usar um BQ depois de teres usado ipad2 e 3?
          Foi a Sogra que ficou com eles? Brincadeirinha mas não resisti.

          Android precisa sempre de mais recursos, a parte táctil de um tablet e a sensibilidade e fluidez é fundamental, e nisso o ipad é o unico do mercado até agora.
          O problema está na programção do Android e não nas Specs de hardware. Investiga e vais entender porque Android precisa sempre de muito mais recursos comparativamente.

          Estou de acordo é que cada um deve usar o que lhe dá mais jeito, o ser melhor ou pior é indiferente embora realisticamente exista essa diferença.

          1. Avatar de LeonelF

            Vou ter de discordar, falas de fluidez de toque, eu não noto diferenças na fluidez e sensibilidade do meu tablet para os iPad2 e iPad3 que usei (eu não mudei de tablet, os iPad2 e 3 são de familiares).

            Já experimentaste Android? (mas experimentar mesmo, não é ir á Fnac e passar o dedo num).

      4. Avatar de Cláudio
        Cláudio

        A margem de lucro nos BQs não passa de 10€ por unidade…
        O produto é mesmo muito bom.

  5. Avatar de Dário

    eu tenho um já mais antigo de 7″ (ou seja, o modelo que foi descontinuado há uns 3 meses, o Pascal) e é excelente. A bateria só dura duas horas mais ou menos, mas é algo que se remata com um carregador de isqueiro do carro. Por 110euro nao encontrava melhor, e quando voltar a comprar um tablet considerarei comprar um BQ.

    1. Avatar de cartoon
      cartoon

      O meu, depois de uma viagem de comboio de duas horas e meia a ver filmes, fica sempre com cerca de 60/70 % de bateria. E o do meu filho também.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Já por duas vezes estive para comprar um tablet desta marca. Como não sou grande especialista em termos de conhecimento de hardware dos tablets e não vi muitos reviwes disponíveis não comprei.
    Se existir por aqui alguém com um produto desta marca que partilhe a experiência sff.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Luis Filipe Pereira
      Luis Filipe Pereira

      A Bq tem um forum que serve tanto para assistência ao utilizador como também para os possuidores de um Bq poderem partilhar experiências e o que acham da máquina, que aplicações instalar, e por aí fora.. dá uma olhadela neste link (más procura outros no foro, há imensas experiênias e opiniões partilhadas.

      http://foro.bqreaders.com/viewtopic.php?f=3096&t=7185

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tenho 1 asus tf101 e sinceramente não voltaria a comprar um android por muito que a google se esforce ainda estão a anos luz da apple…se alguem quizer comprar aceitam-se propostas 😀

  8. Avatar de Rio
    Rio

    fixe fixe era arranjar um Aakash 2 ou Aakash 3(performance do galaxy s3) importado da Índia.

    Eles é que são espertos, o governo faz o mesmo negócio do Magalhães portatil mas o Aakash2 custa 50euros(3500 rupees+-) preço real e dão ao povo por 25euros(1700 rupees+-)

  9. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    Também já andei pelas lojas a ver os modelos expostos e os preços, e como muitos fico sempre na duvida entre a qualidade do equipamento e o preço
    Captativo, 2 pontos, 5 pontos, duração da bateria, peso, …

    Até ao momento ainda não comprei nenhum, e deixei passar a promoção dos 23% da RadioPopular e os 20% da worten.

    a mim parece-me insuficiente 2h de autonomia, ter de andar sempre com o carregador atrás

  10. Avatar de LaRaNjAo
    LaRaNjAo

    O E-reader da Fnac, lançado em portugal não é da bq, mas sim da Kobo

  11. Avatar de diogo
    diogo

    uma gralha, dizem que o tablet de 10″ só está a venda em espanha, comprei em portugal a algum tempo, ele está a venda na fnac e mediamarket 😀

    1. Avatar de Tiago Dias

      De facto foi algo que hesitei escrever, porque me parecia que também o tinha visto.

      Provavelmente foi mal entendido da minha parte, vou corrigir 😉 Obrigado.

  12. Avatar de Goncalou
    Goncalou

    Boas!
    Tenho um BQ Tesla, e agora com uma rom “cozinhada” com JB ficou muito mais fluido do que era, parece outro tablet.
    Parece-me que este tablet como foi um “edição limitada” ficou no esquecimento.
    Deixo este post para quem, como eu, foi atrás da qualidade de construção e esqueceu um pouco o processador mais limitado, que deia um salto ao site da BQ e no forum veja como pode instalar esta nova rom não oficial.
    A BQ permite no seu forum referências a esta rom, pelo que deduzo que não vá existir actualização oficial para JB, o que é uma pena.

  13. Avatar de Alopes
    Alopes

    Boas

    Gostaria de ver os vossos comentários sobre a relação preço qualidade dos “Archos”
    http://www.fnac.pt/Archos-101-G9-Turbo-ICS-250GB-Computador-Portatil-Tablet/a596000
    Para o qual raramente leio comentários.
    Agradecido

    1. Avatar de Goldorak
      Goldorak

      X2.
      Parece-me, pelo que li, que os acabamentos não serão excepcionais, mas que o preço é muito competitivo para o tablet que é. Agradam-me os 250 GB…

    2. Avatar de mc
      mc

      Para quem estiver tentado, sugiro ler as avaliações na amazon:

  14. Avatar de Marco
    Marco

    Há muito tempo que ando a pensar em adquirir um leitor de e-books, porque ler as coisas no computador realmente cansa muito a vista. Mas continuo a achar o preço destes equipamentos demasiado caro, afinal ao contrário de um computador é uma coisa que apenas serve para ler.

  15. Avatar de Luis Filipe Pereira
    Luis Filipe Pereira

    Comprei o Bq Maxwell Plus e estou a delirar com a máquina! Sem palavras. Muito Completo! Esta empresa vai rebentar o mercado ibérico!

  16. Avatar de pedro
    pedro

    estes Bq usam o Android puro (como os Nexus) ou é daqueles cozinhados pela marca e sujeito a cortes nas actualizações?

  17. Avatar de Andrade

    Antes de mais boas festas 🙂

    Gostaria de obter a vossa opinião sobre os tablets das marcas Growing e BQ, a nível de qualidade, desempenho, comunidade e assistência.

    Estou a comparar tablets disponíveis, ou brevemente disponíveis, com ecrã superior a 8”, processador dual core, hdmi, usb, possibilidade de expansão de memória através de cartão e com um preço inferior a 250eur. Dos que encontrei destaquei 2, até ao momento, BQ Edison e Growing 9.7″ GTD966.

    Agradeço a vossa opinião e disponibilidade.

  18. Avatar de Nuno Esteves
    Nuno Esteves

    Comprei o BQ Edison e até agora não tenho nada a apontar.

  19. Avatar de Rodrigues
    Rodrigues

    É pena não ter assistencia tecnica cá em portugal só Espanha