O que está a Apple a preparar ao usar um carro tão estranho?

24 Comentários

A Apple sempre foi uma empresa conotada com a mais alta tecnologia e com a criação de soluções que servem os utilizadores. Quando o seu serviços de mapas foi lançado esta ideia acabou por ficar manchada e a empresa depressa veio a público pedir desculpa e encontrou uma forma de melhorar este serviço.

Imagens agora surgidas dão conta de um carro pertencente à Apple e que andou a circular nas ruas de Concord, munido com alguns equipamentos estranhos, que podem bem ser para recolha de imagens.

apple_carro_1

Do que se sabe, e foi publicado no blog Claycord, este veículo misterioso foi diversas vezes visto a circular pelas rua de Concord, uma cidade da Califórnia, estando equipado com alguns equipamentos no seu topo, sem que tenha sido entendido de forma clara o seu propósito.

A confirmação de que o veículo estava alugado à Apple foi feita pelo canal de televisão KPIX 5, o que veio lançar alguma luz sobre o assunto e também algumas ideias sobre o que realmente estaria a fazer.

Das várias abordagens que foram feitas ao veículo por algumas testemunhas foi sempre negada qualquer informação sobre a sua função.

apple_carro_2

O equipamento montado no seu topo é em muito similar ao que pode ser vistos nos carros da Google preparados para a recolha de imagens para alimentar os serviços de mapas.

As imagens que têm estado a surgir mostram uma carrinha equipada com equipamento similar e que se julga ter a mesma função, sendo as imagens recolhidas usadas para reforçar o serviço de mapas da Apple, que está ainda numa fase de melhorias e a necessitar desta funcionalidade para concorrer de forma directa com o que o mercado oferece, nomeadamente da Google e da Microsoft.

apple_carro_4

Para além da recolha de imagens, o equipamento que pôde ser visto no topo destes carros tem outra função, se for usado o exemplo da Google. Os seis carros autónomos usam a mesma tecnologia para conseguirem localizar-se no espaço e recolher informação sobre o ambiente que os rodeiam.

Uma segunda possibilidade é o início dos primeiros testes com carros sem condutor por parte da Apple, algo que a empresa supostamente ainda não poderia fazer por não ter uma licença para o efeito.

Claro que esta ausência de autorização pode ser facilmente contornada com a associação com uma qualquer empresa que tenha a devida autorização.

apple_carro_3

Para além deste aparecimento, estes carros e similares têm sido detectados nos últimos meses em outras áreas dos Estados Unidos, sempre com o mesmo equipamento e provavelmente com as mesmas funções.

Naturalmente que a Apple ao ser questionada sobre a utilidade destes veículos rejeitou realizar qualquer comentário sobre o assunto.

Seja qual for a sua verdadeira utilidade, o certo é que a Apple está a entrar num campo que até agora não era seu e que deixará de usar como um consumidor de produtos de outras empresas, passando ela a ser a produtora.

A ideia de recolher imagens e de criar no seu serviço de mapas uma vista diferente e adaptada ao que os utilizadores podem ver numa utilização real irá dar ao serviço de mapas da Apple uma melhoria que a fará acompanhar o que a concorrência está a oferecer.

O que está a Apple a preparar com veículos tão estranhos? Quem adivinha?

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marc Solèr
    Marc Solèr

    Hmmm cheira me que a Apple quer levar o StreetView a outro nível e fazer a modelação 3D detalhada das ruas (ultrasonic scan?), parecido como fez a Google experimentalmente, mas mais detalhado.

    http://gizmodo.com/5916290/google-has-its-own-fleet-of-airplanes-to-map-the-world-in-3d

    Jackpot?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      A Apple já usa aviões há muito tempo para criar modelos de cidades em 3D – desde o lançamento do Apple Maps em 2012 que isso existe para várias cidades.

      1. Avatar de Marc Solèr
        Marc Solèr

        Sim mas isso na altura foi um grande falhanço, creio que mais cedo ou mais tarde, exploram essa área de uma forma diferente.

        http://igyaan.in/wp-content/uploads/2013/01/Apple-iOS-6-Maps-Fail.jpg

        Os modelos das cidades mostravam os terrenos e arranha ceus, mas se utilizarem a mesma técnica como dos aviões mas diretamente na estrada, conseguem um detalhes muito maior.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          grande falhanço?? estás a falar de alguns casos cosméticos que foram corrigidos.Uma das imagens mostradas nem sequer é daquilo que estou a falar.
          Desde então a Apple tem expandido o número de cidades.
          Como em tudo há vantagens e desvantagens. Neste caso a grande vantagem é a facilidade de visualização e navegação dos edifícios e pontos de referência face ao streetview. A desvantagem é perda de pormenores junto ao solo.

          1. Avatar de Marc Solèr
            Marc Solèr

            Sim, falhanço… Apple Maps was named one of the Top 10 technology ‘fails’ of 2012 by CNN in December 2012.

            http://edition.cnn.com/2012/12/28/tech/web/tech-fails-2012/index.html?hpt=hp_bn5

          2. Avatar de Pedro Mota
            Pedro Mota

            Os Apple Maps tiveram problemas mas isso não tem nada a ver com o que se está a falar.
            Estamos a falar do Flyover. Ainda esta semana foi expandido a mais umas quantas cidades.

            https://macmagazine.com.br/2015/02/03/recurso-flyover-dos-mapas-da-apple-passa-a-funcionar-em-varias-novas-cidades/

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Marc Solèr
            Pelos vistos então não estávamos a falar do uso de aviões para criar imagens 3D das cidades… deve ter sido minha ilusão, dado que passaste a falar de todo o Apple Maps.

          4. Avatar de Marc Solèr
            Marc Solèr

            @Nunes ok porque no meu post inicial estive a referir-me ao StreetView da Google e dei a ideia de que a Apple poderia estar a melhorar os dados 3D do Apple Maps.

            Resumidamente acho interessante que se poderia a vir criar topografias 3D com um detalhe grande das ruas por esta forma, e não pelos aviões.
            Isso permitia nao só visualizar as ruas dos pontos fixos na estrada, mas sim ter mais liberdade de visualização. Mas devo estar a sonhar muito. Num futuro próximo talvéz.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            é esperar para ver
            Cada vez mais parece que o objectivo destes veículos é mapeamento, embora não me pareça que consigam criar imagens mais pormenorizadas dos edifícios ao nível do rés-do-chão

  2. Avatar de Nunes
    Nunes

    Isto não parece que seja para ter algo parecido ao Street View da Google. As câmeras estão demasiado baixas para conseguir tirar imagens em condições das ruas até ao nível do solo. A aquela altura a linha de visão das câmeras é obstruída por demasiados obstáculos, como carros estacionados, levando a ângulos mortos onde nunca obteria imagem por mais avançada que seja a tecnologia.
    Se isto for para desenvolver os mapas da Apple terá que ser para algo um pouco diferente

    1. Avatar de Não Não
      Não Não

      Mas o carro é mais alto que os Opel Astras da Google, p.ex…

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        :S ser mais alto que um Opel não diz que as câmeras ficam mais altas! As câmeras do Google streetview são colocadas num poste alto no tejadilho do carro, não ficam ao nível do tejadilho.
        Basta olhar para a disposição das câmeras para ver que outros carros estacionados ou em circulação, irão obstruir a visão da rua/casas/prédios junto ao solo. É uma questão de ângulos!
        A Apple até pode ter desenvolvido alguma tecnologia para reconstruir uma parte dessas imagens, mas parece ser algo estúpido aumentar de tal forma o trabalho e os recursos necessários para obter algo que terá menos qualidade, quando bastaria pôr as câmeras mais altas!

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Mesmo assim, fica baixo. Porque o carro da Google apesar de ser um pouco mais baixo, tem as câmaras bem mais elevados do que as que estão nesse carro da Apple.

        Sinceramente acho que não será para um “StreetView”, isto porque as câmaras nem parecem ser 360º…

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Não seria preciso várias câmeras como no StreetView para obter o equivalente a 360 graus. Com lentes correctas consegue-se que uma só câmera obtenha quase 180 graus de visão, e com a evolução que houve em software conseguiriam juntar imagens e dar a ilusão de 360 graus.
          Só como disse parece ser desnecessariamente mais trabalhoso se é esse o seu intuito, com alta probabilidade de não apanhar imagens importantes em certos ângulos!

        2. Avatar de Não Não
          Não Não

          Por isso é que as câmeras estão nas pontas do tejadilho…

          Porém… Estão em testes…

    2. Avatar de Marc Solèr
      Marc Solèr

      Pois também acho que isto será mais um carro autónomo, e nada a haver com Apple Maps…

  3. Avatar de Zé Chula
    Zé Chula

    Cá para mim parece-me que é o iStreetView

  4. Avatar de rui jorge silva
    rui jorge silva

    Meus caros, um carro que anda sozinho. Igual ao que a Google ja tem. “Como o meu vizinho ja tem, eu tambem quero ter. Ate melhor do que ele, se for possivel.”

    Podiam era criar algo que ainda nao foi inventado. Mais do mesmo? Perda de tempo e dinheiro

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Aqui ninguém deu certezas sobre o que era este carro, por isso não sei como é achas com tanta certeza que é igual ao que a Google já tem ou que é uma perda de tempo!!!
      Aliás parece cada vez mais não parece ser esse o caso. Carros idênticos a este têm sido vistos em vários sítios e até já fora dos Estados Unidos, o que não parece ser muito compatível com um caso de testes dum carro autónomo… Parece ser muito mais trabalho de mapeamento

  5. Avatar de João
    João

    repararam naquela antena estranha no eixo traseiro? O que será?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não parece ser uma antena. Eu imagino que seja para um sensor de conta-rotações de modo a terem uma medição mais precisa das distâncias e velocidades

  6. Avatar de djizus
    djizus

    “A Apple sempre foi uma empresa conotada com a mais alta tecnologia e com a criação de soluções que servem os utilizadores.”

    hahhahahahahaha

    1. Avatar de Pedro Mota
      Pedro Mota

      Pensavas a Apple era um pomar portanto 😉