LiteOS, o novo sistema operativo da Huawei com 10KB

16 Comentários

Um sistema operativo desenvolvido para a Internet das Coisas.

O Futuro tecnológico está a ser desenvolvido com o objectivo de levar a cada utilizador objectos inteligentes, capazes de interagir entre si, capazes de interagir com o utilizador, com a sua casa, com o seu carro e tudo o mais que a imaginação possa idealizar.

As grandes empresas já entraram na corrida e agora é a vez da Huawei, com um sistema operativo de apenas 10KB.

liteOS


A Huawei apresentou esta manhã em Pequim o seu novo sistema operativo, totalmente dedicado à Internet das Coisas. Sendo este o software mais leve do seu tipo alguma vez desenvolvido, com apenas 10KB. O LiteOS, assim denominado, poderá alimentar uma vasta gama de dispositivos inteligentes, desde dispositivos wearables a carros.

Este será um sistema operativo aberto a todos os programadores, para que consigam desenvolver rapidamente o seus próprios produtos Inteligentes.

A Huawei prevê que em 2025 existam cerca de 100 mil milhões de dispositivos conectados à Internet em todo o Mundo, com dois milhões de sensores implementados a cada hora, sendo agora o momento indicado para entrar na corrida da Internet das Coisas.

tecnologia_casa_1

Durante a conferência, ficou claro de que a Huawei não iria desenvolver os seus próprios produtos nesta área, mas apenas fornecer as conexões para tal, sem que isso interfira no mercado dos sistemas operativos para smartphones.

A Huawei apresentou ainda o Agile IoT, uma solução que permitirá às empresas a construção de uma infraestrutura ágil para a Internet das Coisas.

Fonte: Huawei

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    DOS para internet das coisas. Microsoft abre os olhos 🙂

  2. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    MS-DOS …..o DOS era da IBM

    1. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      DOS é um termo genérico que significa Disk Operating System.

    2. Avatar de int3
      int3

      era de quem??
      Sabes bem que o DOS era de um programador (na altura era em fitas perfuradas) que vendeu o DOS á microsoft (que nem um escritório tinham na altura) por 35mil dólares. Posteriormente usou nas máquinas da IBM. Por isso não. DOS não era da IBM.

    3. Avatar de Paulo Horácio
      Paulo Horácio

      era? então já não é?!

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    É impressao minha ou aqueles filmes “relatorio minoritario” ameacam tornarem se reais? Nao vejo nada de positivo nisso, bem pelo contrario..detesto ser controlado por maquinas ou inteligencia artificial..O bom disto e que nunca chegara a portugal

    1. Avatar de knom
      knom

      smartphone, smartwatch, smartmicrowave, smartcar, AI(inteligencia artificial)
      não gosto nada dessas coisas, um futuro onde as maquinas “inteligentes” dominam… não chega a Portugal achas tu, quando deres conta até corres!!

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Tanto esse filme como outros estão cada vez mais próximos da realidade. Ou melhor…a realidade está cada vez mais próxima desses filmes!

      O caminho que percorremos leva-nos à ligação global em tempo real.

      The big brother is watching you! Sem escapatória… Tudo terá vantagens e desvantagens: desde selos com sensores na tinta, possíveis de serem tatuados no ser humano para dar batimento cardíaco, análises entre outros dados, antenas em grafeno para tshirts, sensores em todo o lado, irão obter informação valiosa para quem a controlar. Irá ajudar? Na minha opinião sim, com os perigos de estarmos expostos.

      O futuro dirá se será bom ou mau.

    3. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Já que falas em Minority Report, vai sair a série Minority Report com o plot passados 10 anos depois dos eventos do filme 😀

  4. Avatar de Ricardo Jorge
    Ricardo Jorge

    Só quero dizer que por mais que o futuro nos traga ter ou não ter cabe às pessoas decidir isso, por enquanto não são as máquinas que decidem a quem devem pertencer, e as máquinas existentes só fazem e decidem e informam o que quem as programa ou compra decide.

    1. Avatar de W10 Incoming
    2. Avatar de mc
      mc

      Não me parece que tenhas qq capacidade de decisão em relação ao que o teu televisor «smart» comunica para o fabricante (ou quem interceptar o tráfego), nem o teu carro «smart», nem o teu contador eléctrico «smart», etc., ainda para mais se forem legalmente obrigatórios…

      Boa sorte para esse optimismo.

  5. Avatar de asdbvbc
    asdbvbc

    prefiro uma coisa com 1MB a funcionar bem do que uma de 10kb com problemas 🙂
    não digo necessariamente que este SO tenha problemas :p mas meter o minimalismo a frente do bom funcionamento nao e para mim 🙂

    1. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      Ainda para mais quando o armazenamento continua a aumentar.