Exynos 7420 – Será este o SoC do seu próximo smartphone?

15 Comentários

A evolução tecnologia na área dos dispositivos móveis exige equipamentos cada vez mais poderosos mas ao mesmo tempo mais eficientes em termos energéticos.

A Samsung informou esta Segunda-Feira que começou a produzir em massa o seu novo SoC Exynos 7 Octa (7420), com processo de fabrico FinFET de 14 nm.

samsung_005


O segmento dos SoC tem evoluído significativamente nos últimos anos. O aumento do poder de processamento é sempre um dos objectivos mas a eficiência energética tem sido um dos requisitos fundamentais para o sucesso e adopção por vários fabricantes.

O novo SoC Exynos 7 Octa (7420) octa-core a 64 bits tem quatro núcleos Cortex-A57 a 2,1 Ghz e mais quatro núcleos ortex-A53 de 1,5 GHz.

samsung_006

A Samsung promete com este novo SoC um aumento de performance significativo, na ordem dos 20% e uma redução em 35% no consumo energético, comparativamente aos SoCs de 20nm (como por exemplo o Exynos 5430). Tudo junto, a empresa sul-coreana estima que a produtividade pode aumentar em cerca de 30%.

samsung_00

Apesar de ainda não existirem confirmações, é expectável que este novo SoC venha com o Galaxy S6. Entretanto a Samsung confirmou também que o processo de fabricação de FinFET em 14 nm chegará a outros chips já este ano.

Via Samsung

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    já vem tarde, iphone sempre á frente

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Já o teu Português está atrás. Santa ignorância.

  2. Avatar de AlexX
    AlexX

    Estou mais curioso pelo desempenho do Snapdragon 810. Ao que parece, aquece substancialmente menos que o 801 executando tarefas semelhantes. Mas não será nem um nem outro este ano, a não ser que a minha telha actual pife…

    1. Avatar de Alisson
      Alisson

      tambem, tive um s4 octacore, e ele era bom mas fervia com o uso, aí não estou muito disposto a encarar um exynos não.

      estou muito satisfeito com meu S5 Processador Qualcomm Snapdragon. Mas bem vamos esperar a guerra.

  3. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Vai começar a ser difícil para a Apple acompanhar, dentro de pouco (máximo 2 anos) a própria Apple começara a usar processadores de outras marcas. Assim como aconteceu nos seus portáteis.

    Cumprimnentos

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Dedica-te às previsões atmosféricas 🙂

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Dizes isso com base em quê?

    3. Avatar de FG
      FG

      LOOOOL… coitadinhos…

      Mais depressa a SAMSUNG deixa de fazer telemóveis, já que não tarda, e estão a perder dinheiro com eles…

  4. Avatar de Leonardo NCM
    Leonardo NCM

    A Samsung não esta apenas pensando nos futuros smartfones dela , depois que a TSMC ficou responsável por 70% da fabricação de de processadores do Iphone 6 e a Samsung com apenas 30%, ela quer garantir no futuro um contrato melhor com a apple já que a TSMC pretende fabricar processadores em 16nm.
    Fanboys da apple, Iphone não é Deus por favor !!!
    Iphone é um smartfones bom, mas tem concorrentes a altura ou para alguns concorrentes melhores

    1. Avatar de Double seven
      Double seven

      Finalmente um comentário a sério.
      Alguém que entende que Apple já não é aquilo de 2007 quando apresentou o 1º iPhone e não tinha concorrente sequer.

    2. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      “Fanboys da apple, Iphone não é Deus por favor !!!”

      Não sei porquê este comentário…

      Adianto…

      “Fanboys do Android, Apple não é o Diabo por favor !!!”

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Da mesma forma que a Qualcomm, Nvidia, AMD, etc, continuam a depender de alguém que fabrique os seus processadores!
      E para que saibas tudo aponta para que a Apple não vá só usar a Samsung para fabricar os processadores!

  5. Avatar de K
    K

    Não tenho neste momento a mínima inclinação para adquirir nada com um exynos. Fiquei traumatizado com a epopeia que a Samsung armou com o S3, a falta de suporte, a obrigatoriedade em ter que usar Roms alternativas com problemas derivado do código fonte prometido não cumprido, os chips de memória que matavam o telefone… Fez me pensar muitas vezes que não devia ter comprado nada com um exynos. Ou Samsung.