Dinamarca gerou 140% de electricidade vinda da energia eólica

29 Comentários

O futuro da humanidade passa pela utilização das energias renováveis, limpas e sem um custo ambiental atroz. O sol, o vento e a água são recursos que o homem tem “gratuitamente” e que não tira o proveito devido, preferindo formas poluentes para gerar energia. Mas há quem tenha já uma visão moderna, uma decisão que oferece aos seus cidadãos uma perspectiva de futuro suportada na confiança de uma vida com mais qualidade. Um caso que é um exemplo de excelência no que toca a energias renováveis é a Dinamarca.

Os últimos dias ventosos agitam os geradores eólicos da Dinamarca que permitem ao país não só gerar a electricidade que necessita assim como também exportar o excedente para países vizinhos como a Alemanha, Noruega e Suécia.

pplware_energia_eolica_dinamarca00


Segundo o The Guardian, as eólicas dinamarquesas no dia 9 de Julho produziram 116% das necessidades da Dinamarca para esse dia e que no dia seguinte, dia 10 de Julho, pelas 3 da manhã, onde o consumo de energia foi menor, a produção chegou mesmo a atingir os 140% das necessidades do país para esse dia.

A Dinamarca tem investido fortemente na energia eólica marítima. Desde 2014, as suas turbinas produziram 39,1% da procura de electricidade e os novos projectos que já estão no horizonte, permitem à Dinamarca pensar em atingir o objectivo de produzir 50% da energia a partir de fontes renováveis ​​e abaixo da sua meta de 2020. Na verdade, mais de 1,5 GW em parques eólicos marítimos serão adicionado até final da década. O segredo é que eles querem depender 100% das energias renováveis.

pplware_energia_eolica_dinamarca01

Os números surgiram no site do operador dinamarquês de sistemas de transmissão, energinet.dk, que fornece informação em tempo real, de minuto a minuto o que é gerado na rede nacional do país. O site mostrou que os parques eólicos da Dinamarca nem sequer estavam a ser utilizados na máxima performance das suas capacidades, nos 4.8GW, quando foi atingido o pico dos 140% de energia gerada.

pplware_energia_eolica_dinamarca02

O excedente de energia gerada durante o pico, 80% foi enviado para a Alemanha e para a Noruega para serem armazenados em sistemas hidroeléctricos, enquanto os restantes 20% foram para a Suécia. Os responsáveis por este projecto disseram que as energias renováveis podem fornecer a electricidade que o mundo necessita, principalmente a energia eólica. Contudo, todas, no seu conjunto, serão a solução para a “descarbonização” do planeta.

O futuro trará o desafio de armazenar o excedente produzido para consumo quando a procura for maior.

Energinet

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PTaneco
    PTaneco

    Cá em Portugal podia ser muito bom, mas a tentação da corrupção começava logo na escolha da empresa exploradora da energia. Assim tipo octapharma, vistos gold etc….

  2. Avatar de João Pedro Guerreiro
    João Pedro Guerreiro

    Se milhares e milhares de pessoas tiverem “pequenas” baterias em casa, essa energia excedente pode ser armazenada e usada mais tarde. #Powerwall

    1. Avatar de Concept
      Concept

      Sendo assim acabaria por haver energia excedente na mesma… Hoje guardavam energia nessas baterias e amanha não usavam energia da companhia.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Não! O excedente é em certos períodos do dia, havendo outros períodos no próprio com picos de consumo que necessitam de produção adicional!
        Ao armazenar o excedente reduziria a necessidade de produção adicional nos outros períodos

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Tesla pensou nisso mesmo, comercializam baterias para esse efeito mesmo para casa. O retorno é a média-prazo depende do que usas para gerar.

  3. Avatar de Rafael
    Rafael

    Vitor, onde dizes ” nem sequer estavam a ser utilizados na máquina performance das suas capacidades”, não quererás dizer ” nem sequer estavam a ser utilizados na MÁXIMA performance das suas capacidades”;
    E onde dizes ” sistemas hidrelétricos”, não quererás dizer outra coisa…?

    1. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      Estou a “falar” pelo Vitor… pelo que o que disser, poderá sempre ser desmentido por ele caso eu esteja a meter o pé na poça!! 🙂

      A primeira questão que colocas, também julgo que era “máxima” que ele queria escrever.
      Quanto à segunda questão, o que está escrito pode estar correcto. Muitas vezes, quando há excedente de energia, usa-se essa energia para bombar água de volta para a parte de cima da barragem, para se poder “turbinar” quando a necessidade surge. É como se carregasses uma pilha… (neste caso a pilha é a barragem).
      Tenho ideia de ter lido que isto não é lá muito eficiente, mas sempre é uma maneira de se aproveitar energia excedente.

      1. Avatar de Paulo Gonçalves
        Paulo Gonçalves

        Uma nota, o armazenamento de energia nas barragens significa que estas fazem menos descargas ou caso seja possivel interrompem por completo.

    2. Avatar de Vítor M.

      Têm razão. Alterado, é “máxima” e “hidroeléctrica”. Obrigado pelo reparo.

      1. Avatar de Fernando Jorge
        Fernando Jorge

        AH!! Ele referia-se a estar escrito “hidreléctricos”?
        OOPS… julgava que era por parecer não ter lógica.
        Sorry! 🙂

  4. Avatar de Anarca
    Anarca

    De lembrar que por causa das renováveis, a Dinamarca tem a energia mais cara da Europa.

    Geralmente as energias renováveis são muito mais caras, e pagamos por isso. Está na moda.

    1. Avatar de Zé M. S.
      Zé M. S.

      Não é verdade. O problema foram os contratos feitos inicialmente com fortes incentivos para que a tecnologia pegasse. Por kW (sem incentivos), as eólicas são mais baratas que o carvão ou gás. Os painéis solares têm descido de preço vertiginosamente, já têm um ROI de ~10 anos e uma vida útil de 25.

      Com os preços das baterias sempre a descer é previsível que daqui a alguns anos se armazene energia produzida durante a noite (em que a produção renovável já é maior que o consumo em Portugal) para utilizar as horas de ponta, o que reduzirá ainda mais o custo destas fontes de energia.

    2. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      As energias renováveis são caras na minha opinão porque requerem um investimento e uma manutenção bem grande.

      Porém se não forem corruptos nem ladrões, a longo prazo assim que o investimento tiver sido pago, o preço poderá descer, porém conhecendo as corporações, isso nunca acontecerá XD

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Porque é que as energias renováveis são muito mais caras?

      Pergunto devido a desconhecimento de causa mesmo.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Falta de economia de escala, baixa densidade da produção de energia (o equivalente a uma turbina eólica, consegues através de um gerador que te ocupa uma sala de 100 m2; já no caso da fotovoltaica, ocupam hectares de terrenos); inicialmente, o financiamento era caro porque os bancos não sabiam bem como avaliar; alguma falta de qualificação dos técnicos que te exige a contratação de entidades externas; no caso do fotovoltaico, os materiais para fabrico dos paineis são efetivamente caros; os tradicionais interesses instalados, as contas são feitas para haver retorno em 7 anos; os locais remotos onde estas instalações tem que ser instaladas. São um sem número de razões. Claro que do outro lado te podem dizer, e quem é que financiou os gaseodutos, os portos, e as centrais termoeléctricas que são pagas para estarem paradas, etc. Enfim, é um assunto bastante complexo.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Entendo. Mas se virmos num prisma futuro, não irão baixar os preços? Não compensará? Acredito que energias renováveis tenham mais custos de produção, manutenção e espaço, mas se no final se obtiver a mesma energia, não é isso benéfico? Tanto para o planeta como para quem quer lucrar (embora a margem de lucro possa ser menor).

          Mas uma vez mais, falo apenas por alto. Não percebo muito disso, são apenas curiosidades.

    4. Avatar de JBM
      JBM

      os preços da dinamarca serem elevados têm pouco a ver com as renováveis, é antes uma consequência de aplicar mais impostos. Na Dinamarca chegam a apontar que dentro de pouco tempo a energia eólica será a metade do preço da energia vinda de combustíveis fósseis

  5. Avatar de Professor
    Professor

    Apple ja produz energia para 100% dos US atraves de fontes renovaveis

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Ui, grande coisa. Em noite ventosas Portugal também tem excedentes de energia eólica, energia essa que é exportada para Espanha a custo quase zero. Esse é o problema das energia renováveis à excepção da energia geotérmica e a hídrica, são fontes de energia variável ou seja o seu máximo potencial raramente coincide com os picos de consumo. Portanto enquanto não encontrarmos uma forma eficiente de armazenar a energia excedente vamos estar dependentes da energia proveniente dos combustíveis fosseis.

    1. Avatar de cc
      cc

      às vezes a custo zero mesmo.

      O truque talvez será arranjar uma maneira barata de armazenar a energia excedente, nem precisa de ser mto eficiente, desde que seja facilmente escalavel.

      1. Avatar de Tuga
        Tuga

        Ou alterar os horários das fabricas.. para que possam aproveitar essa energia.

      2. Avatar de Rafael Paredes
        Rafael Paredes

        Já tens as barragens…
        Armazenam energia, que pode ser usada a qualquer altura!!!

  7. Avatar de jaquim
    jaquim

    A energia eólica pode ser conjugada com hidroeléctrica, quando em excesso é usada para bombear água para as barragens. Nos picos de consumo usam essa água para gerar energia. Acontece por cá pelo menos no Alqueva. Deviam fazer isso em vez de a oferecer aos espanhóis, mas quais as razões…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      para isso ser possível é preciso haver mais barragens a jusante para acumular a água que depois será bombeada! Naquelas que há esse bombeamento já é feito, mas há limites óbvios

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Cá em portugal criticaram e até condenaram “os elevados custos de investir em enrgia eolica”. Mais, havia planos para a instalacao de uma fabrica de paineis solares que caiu com a queda do Governo PS. Convém lembrar que Salazar poupava muito mas quando caiu o regime, vimos a fome, ignorancia e cofres vazios que tivemos por poupar anos a fio. É preciso investir, até se alguns projetos correm mal, com o aproveitamento da ondas do mar que correu mal. É fácil apontar o dedo mas ninguém diz que apesar do endividamento, estivemos no topo do mundo em matéria de energia renovável, essa mesma que foi vendida aos chineses a preco irrisório. Se foi caro, agora é mais porque perdemos tudo…

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      “Convém lembrar que Salazar poupava muito mas quando caiu o regime, vimos a fome, ignorancia e cofres vazios que tivemos por poupar anos a fio.” Por acaso viveste no regime de Salazar? Não me parece. Existiam mais pessoas abaixo do limiar de pobreza durante a ditadura do que hoje. Tínhamos também um enorme número de emigrantes, número esse que começou a diminuir constantemente logo após o final da ditadura, apenas nos últimos anos é que esse número tem crescido novamente a um ritmo alarmante. O mesmo se pode dizer do acesso à cultura e ensino que melhorou drasticamente após a ditadura, bem como os direitos das mulheres, trabalho infantil,… Podia ficar aqui o dia todo.

      1. Avatar de int3
        int3

        muito menos. emigrantes e fugitivos por causa da guerra!! esta guerra que foi os nossos “amigos” americanos que forçaram nós a entrar. agora como levantamos o rabo para esses tipos já estamos “bem”…
        ignorancia….

  9. Avatar de PPLware
    PPLware

    cá em portugal ~30% vem da energia eolica, o problema é que o preço do vento está a subir, poor guy edp
    http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/ambiente/energiasrenovaveis/Pages/energias_renovaveis.aspx

  10. Avatar de José Assis Ribeiro Filho
    José Assis Ribeiro Filho

    Não resta a menor dúvida de que o futuro está reservado às energias renováveis, entretanto venho me questionando sobre se a energia eólica é realmente limpa. Senão vejamos, um parque eólico retira megawatts, gigawatts do vento e manda de forma concentrada para uma, duas, dezenas de cidades, muitas vezes centenas de quilômetros de distância, ou seja, esta retirando energia de uma região e mandando para outra.
    Entendo que o vento carrega energia que vai ser dissipada ao longo do seu trajeto mantendo o equilíbrio da área que ele varre. Se essa energia é retirada e direcionada para outra região certamente vai ocorrer um desequilíbrio. Em pequena escala é desprezível, mas quando se trata do abastecimento de um Pais ou de vários, me parece que à longo prazo podemos está criando um novo problema.