Análise: ASUS Eee Pad Transformer (TF101)

127 Comentários

 

Teste à Câmara

Embora não sejam dispositivos pensados para a captura de imagens, os tablets vêm de uma maneira geral equipados com câmaras que lhe conferem essa característica.

Como já foi dito, o Asus Eee Pad Transformer traz consigo uma câmara traseira de 5 MP. Embora não seja uma câmara muito potente, foram testadas as suas capacidades em diversas situações, e os resultados podem ser vistos nas imagens em baixo.

Teste à Câmara Fotográfica

Exterior com muita luz

anterior próxima

Interior com muita luz

anterior próxima

Interior com pouca luz

anterior próxima

Teste à Câmara de Vídeo

  • Exterior

  • Interior com pouca luz

Benchmarks

Para a realização de alguns benchmarks aos diversos componente que equipam o Asus Eee Pad Transformer, foram usadas algumas das ferramentas gratuitas disponíveis no Market Android.

Benchmark realizado com o Quadrant

O Quadrant realiza diversos testes de benchmark a nível de CPU, placa gráfica, memórias e componentes E/S. Esta tarefa demora cerca de 2min.

Como podemos ver pelo gráfico a seguir, o Eee Pad Transformer obteve uma pontuação de 1565.

 

System Information

Informações referentes ao sistema, dispositivo, CPU, memória, Display e placa gráfica que equipam o Transformer.

 

Benchmark realizado AnTutu System Benchmark

 

Benchmark realizado com o Smartbench 2011

 

Índice

Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware

Página 2 – Testes à Câmara e Benchmarks

Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface

Página 4 – As aplicações

Página 5 – Prós & Contras e Conclusões

 

« Página Anterior pág. 02/05   Página Seguinte »

Partilhar:
Tags:

Comentários

127

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andre
    Andre

    Nem o Engadget tem reviews destas…

    Os meus parabens…

  2. Avatar de bb
    bb

    penso que nao vai causar grande impacto no mercado .

    1. Avatar de Tiago Dias

      Penso que te enganas… Poderás ir ao artigo das primeiras impressões e verificar a quantidade de pessoal que já tinha o tablet na altura.

      É um tablet que está a ter uma grande aceitação e um grande impacto no mercado, não por ser uma grande bomba, mas pelo conjunto que oferece, passando pela excelente relação preço-qualidade.

      1. Avatar de Dlencastre

        Não, acho que depende do que faz e o que pode fazer.
        Cansa-me que o meu iPad só dê para jogar os jogos que tenho de pagar (para os ter completos) e não me deixe ir à net usar os milhares em Flash gratuitos. Aborrece-me que não consiga ir ao NETEMPREGO e enviar um curriculum que esteja anexado. Tenho sempre de reencaminhar um mail para a morada e que já tenha anexo o CV. irrita-me que não possa anexar uma foto no facebook ou outra rede social. Irrita-me que tenha de esperar ter dinheiro para o 2 para poder usar a câmara em conferencia no messenger. Irrita-me ter de recorrer a 3º que não a marca a quem paguei 800€ para mudar uma simples bateria. Gosto de ir ao Novamov ou outro site para ver streeming de flme e rezar para que seja em html5. Gostaria que o Ipad tivesse a utilidade maior em vez de ser um browser em hardware. (se é que me entendem). Se a concorrência explorar mais o user interface e utilidade que um mpc normal tem, acho que é meio caminho andado.

        1. Avatar de Toni Antonio
          Toni Antonio

          Para que compras-te 1 iPad…. para armar?

          O dispositivo tem as suas limitações… nunca te o foi escondido! mas isso não invalida que é uma ferramenta muito boa….

          1. Avatar de Dlencastre

            Em primeiro lugar, quem se arma és tu com este comentário à altura da tua espécie. Em segundo, comprei porque claramente eu pensava que ia ter outras características que estavam para alem do usar na fnac e olhar apenas. Agora que o tenho posso dizer que é de facto uma ferramenta muito boa… Para ir à net. Claro que para outras coisas acho que é bom, eu, por exemplo uso calculadoras da cisco e de redes no iPad e app de calculo matemàtico, mas e o resto? Mas sabes que mais, detesto boys como tu. São mirones de fnac como tu que dão mau nome aos utilizadores Apple. Já agora no meu MacBook isso não acontece, existe mais para alem do que compras.

          2. Avatar de Vítor M.

            Meus senhores, vamos ser cavalheiros e manter uma discussão cordial, acesa e correcta.

            Obrigado pela vossa atenção e compreensão.

            VM.

      2. Avatar de abilio almeida
        abilio almeida

        tiago tens rasao e uma bomba, eu comprei um que me costou 499.00 € e istou muito comtente so queria saver como mudar para o sistema op. win.7 o androide nao me agrada.

        obrigado ps bilinho

        1. Avatar de Claudio Machado
          Claudio Machado

          dá para mudar de sistema operativo?? se levass o windows 8 era um mimO!!

  3. Avatar de CarlosA05
    CarlosA05

    Boa analise, pena o produto nao ter 3G e perde por isso..

  4. Avatar de Johny
    Johny

    Sem duvida a melhor opcao para que nao tem portatil (leia-se netbook) ou pensa fazer um upgrade brevemente.
    So esperava ate’ Outubro pela versao 3G, ou pelo menos a confirmacao das datas.
    Mas isso depende do uso que cada um preve dar.

  5. Avatar de David Luís
    David Luís

    Mais uma vez o pplware demonstra como se faz um excelente trabalho.

    Só uma pequena questão conhecem alguma aplicação que possa substituir o tradicional caderno de escola com folhas de linhas e quadricoladas?

    Continuem o excelente trabalho

  6. Avatar de Vítor M.

    Excelente análise. Esta máquina será uma boa aposta no meio comercial.

    Na falta do 3G… nada como um Vodafone Hotspot R201, por exemplo.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Vitor, explica-me como se faz a instalação do software de uma pen 3g no Android sff.

      1. Avatar de Vítor M.

        Refiro-me a um HUB/hotspot, neste caso concreto um da Vodafone.

      2. Avatar de MytyMyky

        podes ver aqui, desde q tenhas o dock:

        http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1151097

        requer root e umas ROMs, mas é um processo relativamente simples. Tenho no meu. e tou satisfeitissimo!

      3. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Não tarde muito e já será possível a instalação.

        Imagino.

      4. Avatar de ac
        ac

        Caso tenhas um symbian s50 tens o hotspot wifi joikuspot que funciona 5 estrelas com o transformer.

        1. Avatar de José Sousa
          José Sousa

          Viva,
          Chegaste mesmo a testar? O Symbian com o Joikuspot cria uma rede ad-hoc e o meu transformer não reconhece.
          Obrigado

    2. Avatar de abilio almeida
      abilio almeida

      vitor podias me dizer como instalar o win.7 no pad transformer tf101.

      obrigado

      1. Avatar de david
        david

        tens que chamar um tcnico

    3. Avatar de Paulo Cardoso

      Sem dúvida mais um excelente trabalho do PPLWare 😀

      Será que finalmente temos um tablet android que consegue competir seriamente com um ipad?
      Com teclado, tenta certamente abranger mercados um pouco diferentes mas as características (muito idênticas por exemplo ao da Samsung) e o menor preço, podem ser factores muito importantes.
      Para ajudar, pelo que tenho lido, ao contrário do Samsung, o SO não está tão costumizado o que irá certamente permitir um mais fácil upgrade para futuras versões do Android.

  7. Avatar de Luís
    Luís

    De facto a falta de 3G é o calcanhar de Aquiles deste tablet. Esta questão pode, no entanto, ser facilmente ultrapassada partilhando a ligação de um telemóvel.
    No meu caso mesmo navegando a partir do hotspot criado no meu telemóvel nem sequer tenho os breaks no browser referidos no texto

  8. Avatar de Rafael
    Rafael

    Análise muito boa, como sempre.
    Antes de substituir o meu portátil nas viagens dava muito jeito era uma análise do Polaris Office e das (in)compatibilidades com o Microsoft Office.
    Quando puderem, e se puderem, o meu muito obrigado!

  9. Avatar de Fábio Teles
    Fábio Teles

    Excelente análise! Parabens!

    Tinha a ideia de que o ecrã seria melhor do que é ao sol. Tenho um Advent Vega e o que tem menos bom é o ecrã em alguns angulos e com muita luz. Assim perdi essa ideia 🙂

  10. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Must Have, este Tablet é dos poucos que me convence… Tablet para o Sofá, PC para reuniões e outras coisas… Excelente…

    1. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      Já agora a versão 32Gb não trás Teclado como existe para a versão de 16Gb?

      1. Avatar de racpxt
        racpxt

        Quando saiu só havia conjunto tab+teclado para o 16GB. Nem pensei duas vezes no 16Gb, mesmo que houvesse 32Gb+teclado não o compraria, os 16 chegam e sobram largamente para as aplicações e o resto, música, fotos, etc… vai tudo para o microSD e funciona lindamente assim.

  11. Avatar de John Kain
    John Kain

    Erro de ortografia logo nas primeiras linhas:
    “Se há pouco mais de um ano haviam” –> errado
    Se há pouco mais de um ano havia –> Correcto

    Cumprimentos e não levem a mal a correcção…

  12. Avatar de Ricardo

    Muitos parabéns pelo artigo.
    Este tipo de sistemas tab com doc é muito bom mesmo, ainda por cima podem vender os doc em separado, i.e., pode-se sempre ter um doc em casa outro no gabinete e usar o tab nas viagens. Vejo assim rápido 2 “senãos”, não possuir GSM e a drive do acelarómetro no android.

  13. Avatar de João Sena Ribeiro

    Bom dia.

    Em relação a alguns tópicos abordados na análise, queria acrescentar algumas coisas.

    Primeiro que tudo, em relação à instabilidade do sistema operativo, a ASUS já lançou uma atualização com o Android 3.2, que melhora ainda mais a estabilidade do Transformer. Deixei de ver crashes (embora fossem raros) do sistema, a fluidez geral (e especialmente do home screen) melhorou, etc. Percebe-se que a ASUS está a apostar neste equipamento, e não tem deixado de atualizar o software e firmware.

    Em relação aos erros no browser, tenho três coisas a apontar.

    Primeiro, e curiosamente, a questão da página ficar em branco durante alguns segundos, apenas verifiquei num dos sites que visito regularmente: o PPLWare. Deve ter algo a ver com a forma como o site está feito, mas não deixa de ser um problema do browser do Android.

    Em segundo lugar, a questão do Flash parece-me um pouco exagerada. Consigo abrir páginas com Flash sem problemas e só noto alguma lentidão em algumas páginas com vídeos em melhor qualidade. Poderá ter a ver com as atualizações do Android ou mesmo do Adobe Flash.

    Em terceiro lugar, confirmo os crashes ocasionais do browser stock do Android, algo que não verifico quando utilizo, por exemplo, o Dolphin HD, mas estes têm vindo a diminuir de frequência com as atualizações do sistema, tendo chegado ao ponto de que já é possível usa-lo como browser principal, o que não conseguia fazer antes do Android 3.2.

    Queria só terminar deixando duas sugestões.

    Em relação ao teclado virtual, recomendo a instalação de um teclado que não o stock da Asus. Eu por exemplo uso o SwiftKey X (http://www.swiftkey.net/) que tem versões para telefones e para tablets (permitindo-me usar o mesmo teclado em todos os dispositivos Android que tenho), e que apresenta recomendações de palavras baseadas no que escrevemos no passado, podendo mesmo analisar os nossos SMSs, Facebook, Twitter, etc. Ou seja, um excelente teclado que se ajusta a cada utilizador.

    Em relação ao teclado físico, queria só falar de uma funcionalidade que muita gente não conhece e que foi introduzida recentemente (não sei se no Android 3.1 ou 3.2), que é a possibilidade de utilizar o atalho Alt-Tab no teclado físico para alternar entre aplicações, evitando ter de usar a soft-key no ecrã. Melhorou bastante a fluidez com que utilizo o dispositivo quando tenho o teclado físico ligado.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Ia agora msmo apontar esse problema do site do pplware. É o unico q me da os breaks…
      Quanto aos teclados, queria aicionar que o swype tb é mt bom. O teclado fisico so tenho a apontar que é pouco sensivel (comparando por exemplo com o macbookpro)

    2. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      o site do pplware estava a merecer uma makeover. Já para não falar da falta de um site mobile, custa-me abrir o pplware quando os outros sites que visito regularmente têm ddesign especifico para smartphones (ex. lifehacker. gizmodo, omgubuntu).

      1. Avatar de Vítor M.

        Pela minha experiência ao navegar no iPhone, dentro do pplware.com vejo que é simples e não carece de um template mobile, desta forma a estrutura e os elementos em HTML5 são preservados o que enriquece sobejamente a navegação.

        Na verdade, a inclusão nos browsers mobile de opções desktop, nas visualizações, mostram como é importante manter as estruturas existentes no sites conforme se apresentam nos browsers convencionais.

        Depois, não vejo necessidade de qualquer makeover, este template é recente, mais leve, tem características inovadoras e está bastante bem organizado.

        Precisa de uma barra decente para o topo mas ainda não conseguimos nenhuma que nos satisfizesse (aceitamos ajuda).

        Quando ao navegar em Android, não tenho qualquer dificuldade, mas estamos sempre a cuidar da evolução e optimização do nosso site.

        Agradecemos sugestões.

    3. Avatar de Valente
      Valente

      Todos os browsers de origem fazem isso em todos os sites e nota-se mais no Pplware por ter o fundo azul escuro.
      Por isso eu uso o Opera normal no Eee Pad, no smartphone e tablet de 7″ é o Opera Mini. E não se nota nada essas quebras do browser. Só que não tem flash, nos sites onde ele é preciso na pub vê-se uma simples foto ou nada.

    4. Avatar de Manuel
      Manuel

      Boas
      Tambem tenho um deste tablts, e tenho vindo a ter alguns problemas desde o inicio, os quais a marca nunca resolveu e que passo a descrever.
      primeiro, na maior parte das veses que desligo por completo o aparelho, são raras as veses que não tenho de ligar a fiche de carregamento para que este ligue, ja fiz resete por completo ja tenetei varias soluções que foram apresentadas em varios sites. mas ate agora nada resolveu.
      Tambem me aparece um erro sempre que ligo o aparelho erro de DM, nem atualizações me deixa fazer.
      será que alguem me pode ajudar neste campo?
      Cumprimentos a todos.

  14. Avatar de Rcardo
    Rcardo

    Ja tenho o meu transformer ha 2 semanas e ja actualizei para a 3.2 e nao tenho nenhum dos problemas referidos no texto. a navegacao em sites com flash e bem fluida e os videos dao a 30 fps. E os meus benchmarks sao um pouco mais altos.

    Quanto ao 3g, e possivel instalar umas cenas no tablet de modo que as pens usb 3g funcionem.

    Tambem gostei bastante da compatibilidade de dispositivos usb. Testei hubs, pens, discos, comando da ps3, conversores usb para rs232 e funcionam! Agora estou a espera de um adaptador que a asus vai lancar para ligar dispositivos usb sem o teclado.

    E parabens pela review! 🙂

  15. Avatar de Th STK
    Th STK

    Este convence-me, acho uma aposta excelente da Asus, praticamente perfeito

  16. Avatar de tMACTX
    tMACTX

    Off Topic:
    iPhone 5 perdido pela Apple em São Francisco.

    O protótipo do iPhone 5 foi perdido pela Apple num bar de São Francisco.

    O iPhone 5, pelo que parece, foi perdido pela Apple em Julho deste ano, no bar Cava 22. Mais uma notícia de rumores do iPhone 5, que possivelmente poderia inspirar a Google e a Samsung a copiar, pois os rumores do concorrente Google Nexus Prime também já são muitos.

    Este protótipo de teste do iPhone 5 e o acontecimento da perda relembram que, há menos de um ano e antes do lançamento do iPhone 4, existiu uma história similar em que um empregado da Apple perdeu um iPhone 4 de teste, que mais tarde foi vendido ao web site Gizmodo.

    Nesta história podemos até começar a pensar que estas fugas sobre o iPhone 5 fazem parte da estratégia de lançamento, uma vez que todos os dias a nível mundial aparece sempre uma fuga de informação e assim o iPhone 5 é noticia constante na web há vários meses.

    fonte: telemoveis.com

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Bem, copiar um iPhone5 tem o problema de que o melhor resultado a ser conseguido é ficar no mesmo nível do iPhone5.

      O objetivo da concorrência hoje é superar, não igualar.

      Vejas o Asus Transformer referido nesta matéria, se queres um exemplo.

  17. Avatar de João Nascimento

    Muito bom artigo, não tive tempo ainda para o ler todo mas pelo que li adorei. Completo até ao mais ínfimo pormenor.

  18. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Tenho que dar os meus parabéns a quem efectuou esta review. Foi do melhor que já vi por aqui e por outros lados.

    As fotos estão muito bem tiradas, revelando todos os pormenores deste dispositivo (e.g. a foto do conector que liga o teclado ao tablet).

    Os meus parabéns. Bom trabalho.

    Cumprimentos,

    João Ribeiro

  19. Avatar de MytyMyky

    Sim. Tenho o meu há algumas semanas e tou satisfeitissimo e recomendo. Na verdade, tenho quase sempre o doc ligado porque acho mais cómodo e a extensão de vida da bateria é fantástica.

    Relativamente ao 3G, é pena o suporte n vir de base, mas quem tiver o dock pode adicionar o suporte:

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1151097

    Actualmente uso um ROM (Prime 1.8.4) / Kernal (Clemsyn’s OC v9) que apresentam algumas melhorias e permitem acesso de root e overclocking, e que também habilitam as opções de 3G. Sem o 3G é chato, mas com o 3g tens sempre o mail e afins acessiveis, e a hipotese de usar o Navigation como deve ser. Pelo menos o GPS a funcionar (sem necessidade do 3G) e o cache dos mapas no Google Maps já ajudam. Mas o 3G num dispositivo deste é largamente uma mais valia.

    1. Avatar de Blueparty
      Blueparty

      Existe forma de habilitar o 3G sem fazer Root? é que perdemos a garantia…

      1. Avatar de Luis Sousa

        mas se necessário, reinstala-se o Sistema Operativo de novo e voilá, garantia reposta…

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          E se se estiver numa situação de avaria em que já nem da para fazer a reinstalação também não tem problema, dado que eles na assistência terão que o arranjar primeiro e eventualmente depois reparam no root depois do aparelho já estar funcional; ou seja problema resolvido!

          cumps!

          1. Avatar de Blueparty
            Blueparty

            Como reinstalar o sistema operativo nesse caso se quiser levar para reparação ? Nas definições, restaurar configurações de fábrica?

            Se o root correr mal, posso fazer também esse reset mas fico com a versão 3.0, não é? Nesse caso, tenho acesso às actualizações oficiais de novo como se nunca tivesse feito root?

      2. Avatar de Claudio
        Claudio

        Não há como habilitar o 3G nem mesmo com o root, Blueparty, porque esse aparelho não possui o hardware necessário.

        Tenho um TF101 e de fato ele é excelente, o melhor tablet dentro sua categoria.

  20. Avatar de Sim@o
    Sim@o

    Boas, tenho um tablet versão barata e ainda com a versão para “smartphone” há maneira de ter essa animação da água e do gelo noutro tablet/smartphone?
    Obrigado

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Essa animação da água e do gelo reflete a carga da bateria. Bateria descarregada, água no fundo, bateria carregada o gelo toca no cimo. Interessante, não?

    2. Avatar de Claudio
      Claudio

      Este wallpaper animado é feito pela própria Asus e, até onde eu saiba, não está oferecido ou à venda em qualquer outra forma.

      Mas no AndroidMarket vc. encontra outros fundos de tela animados em beleza e qualidade iguais ou até melhores que esse.

  21. Avatar de Mariz
    Mariz

    Uma das coisas que eu ouvi falar é que como este tablet tem a opção do teclado, quem o possuir fará dele um “portátil” e a memoria que ele tem não é muito “agradável” para um uso diário …

    Mas está de parabéns, uma boa analise como sempre 😉

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Mariz, minha utilização desse aparelho já a 3 meses com o teclado não confirma essa impressão que ouviste. Podes o adquirir sem medo.

  22. Avatar de CAD
    CAD

    Embora visitante assíduo do pplware, n/ costumo participar nos comentários. Desta vez, e pq estou particularmente interessado nesta análise, vou deixar uma sugestão no sentido de colocarem uma opção que permita fazer o print deste tipo de análises a partir de um pdf.

    Sobre esta análise, em particular, em linha c/ a qualidade habitual.

    cumpts

    cad

  23. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu tenho o meu à duas semanas e posso dizer que estou plenamente satisfeito! Naturalmente que há muito para evoluir, mas para quem quer um 2em 1 este é perfeito. Trabalho e lazer muito bem integrados. A única situação que aponto, e não tendo os problemas referidos na “review” é de que o browser pode evoluir e muito (estou à espera do Chrome!), nos vídeos em geral encrava muito (excepção feita no youtube e na app do IMDB que é simplesmente fantástica).

  24. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Excelente análise Tiago, os meus parabéns!

    cumps!

  25. Avatar de Valente
    Valente

    Excelente review Tiago

    O meu sem teclado custou 399€. Onde há aí semelhente dispositivo com esta qualidade e especificações, por este preço?

    Em 2/8/2011 recebeu o Honeycomb 3.2 e na 2ª parte de agosto já recebeu nova actualiazação da 3.2.

    Quanto ao 3G não me interessa, seria novo cartão, novo tarifário. Em casa tenho WiFi, fora de casa o Galaxy Mini com hotspot fornece-me o Wifi quando quero.

    Parabéns Tiago

    1. Avatar de CC
      CC

      Valente:

      O teu comentário sobre o “novo cartão, novo tarifário” mostra a tristeza que são os nossos operadores, a tentar maximizar os ganhos com o facto de hoje em dia termos vários dispositivos para aceder à net.

      Para os telemóveis (voz) existe (pelo menos na TMN) a possibilidade de ter um 2º cartão, com o mesmo nº do principal e acumulando com o mesmo tarifário (evidentemente que não podemos ter os 2 a funcionar em simultâneo).
      Isto hoje pode já não fazer tanto sentido, mas surgiu das solicitações quando se passou dos tlms “tijolo” de 8W para os tlms de bolso (2W). Como existiam muitos utilizadores que tinham 2 tlms (1 instalado no carro, outro no bolso) fazia sentido que o utilizador pudesse ter 2 cartões com o mesmo número.

      Pelo mesmo raciocínio, hoje em dia faria sentido que um utilizador contratasse um único tarifário e pudesse sobre esse tarifário ter 2 ou 3 cartões (portátil+netbook+tablet). Para além do mais a maioria dos equipamentos já tem suporte 3G interno, ou seja uma trabalheira se quisermos andar a trocar o cartão entre eles (e com os tablet ainda pior pelo formato do sim).

      Já coloquei esta questão à TMN: disseram que não está nada previsto (nada de novo – em 92 ou 93 tinham-me dito o mesmo quando perguntei porque não era possível ter um 2º cartão para o mesmo nº), mas como tudo, penso que seria apenas uma questão de os Clientes começarem a insistir nesta ideia.

      Por último: parabéns ao pplware pela análise, bem detalhada e informativa.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        92 ou 93? Eu também comecei por aí com um tijolo Ericson !!!

  26. Avatar de zp
    zp

    Comprei-o e tive 3 dias com ele em casa, ao segundo dia arrumei para reaver o dinheiro! Está muito verde este android 3.2…imagino os anteriores! Estes tablets com as aplicaçõezinhas são uma ilusão! É esperar pelo windows 8 e aí sim, vale a pena aderir ao tablet.

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Verde como? Esperavas uma usuabilidade tipo o Windows? É um SO diferente, se achaste este verde, imagino o que sentirias com o iOS do IPAD, se esperavas uma usuabilidade tipo o Windows .

      1. Avatar de Claudio
        Claudio

        Ainda bem que o tablet não é como windows, Andre. Acho que é uma grande vantagem.

  27. Avatar de kekes
    kekes

    Se tivesse € esta era uma maquina que podia pensar em comprar, ia dar jeito.

  28. Avatar de Miguel Amador
    Miguel Amador

    Em relação ao ecrã, o IPS é um dos melhores que existem, e acho que está ao nível dos melhores do mercado. Em relação ao reflexo, acho que eram importante comparar com outros aparelhos. Dizer que 9h de autonomia é pouco, face a um ebook reader é errado, já não podem ser comparados ignorando o resto. Ao se referir a má prestação em luz ambiente, seria interessante por exemplo comparar com o IPAD2 (base frequente de comparação) e outros ecrãs com melhores perfomances. Digo isto porque apesar de ser verdade, é uma limitação dos ecrãs de hoje em dia, e não algo que coloque este aparelho numa situação de inferioridade em relação aos outros. Mas como também não tenho forma de comparar, posso estar errado e haver aparelhos muito melhores, pelo que seria realmente um ponto interessante de análise neste tipo de aparelhos.

    Boa review!

  29. Avatar de Dust Bunny
    Dust Bunny

    Ah… Se desse para fazer dualboot entre o android (prático para ler o jornal no wc) e o meu ubuntu para quando é para trabalhar a sério era perfeito 🙂

    1. Avatar de Miguel Amador
      Miguel Amador

      E dá. 😛

      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1191141

      Ainda não está de caras, mas vai-se desenvolvendo e em breve será algo mais fácil do que o apresentado.

  30. Avatar de GT
    GT

    Grande review! Fantástico, belas fotos e um bom trabalho!

  31. Avatar de Andre
    Andre

    Estou aqui a escrever no meu ASUS Transformer com o dock com teclado que ao contrário do que refere no Artigo foi comprado juntamente com o Tablet (é possível comprar o dock com teclado mais o tablet 16GB por 499€ que vêm na mesma caixa).
    Vai sair em breve a versão com 3G, o TF101G, já está a ser comercializado noutros países.
    Desde que o tenho a ASUS já fez 4 actualizações de firmware, melhorando cada vez mas a usabilidade e experiência. Estou muito satisfeito com ele, para mim (opinião pessoal), não o trocava pelo IPad 2 (mais caro).

  32. Avatar de Andre
    Andre

    O meu com o dock tem uma autonomia média de 16h

  33. Avatar de JF
    JF

    tenho um bicharoco deste e so peca msm na ausência do GSM…de resto é espectacular….tem milhares de aplicações gratuitas para usufruir nesta maquina…
    Aconselho vivamente…

  34. Avatar de Emannxx

    Já disse várias vezes, mas volto a repetir, colocar os videos no Sapo Videos faz com que estes fiquem com uma qualidade que não corresponde, nem de perto, ao vídeo em si.

    Nestas reviews é preciso colocar o video num outro host, como por exemplo o Youtube ou outro qualquer que tenha suporte a videos em HD!

    De resto, uma excelente review, a melhor que vi até agora aqui no Pplware 🙂

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Apesar de concordar contigo, é normal (infelizmente) os vídeos do pplware serem colocados no sapo… Acho que o URL do fórum diz tudo – pplware.sapo.pt hehe 😛

  35. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa noite!

    Venho reforçar o pedido do Emannxx de disponibilizar as samples de vídeo no formato nativo, sapo ou youtube é sempre reconvertido…

    Acho o equipamento caro, 500 euros por um netbook “crippled” pelo android? Consigo comprar 2 EEEPC da ASUS que correm desde o xp ao win7… nao sao dual core mas sao mais practicos e a bateria dura…..

  36. Avatar de André Silva

    Penso que fez uma boa analise, estou bastante apaixonado, pena apenas o reflexo que é sentido a quando de muito luminosidade, impede o uso do tablet no exterior, penso que é a grande vantagem da apple com o seu ipad, é realmente extraordinário a ausência de reflexos, mas mesmo assim penso que o teclado completa e muito bem este novo conceito de tablet.

    Deixo então os meus parabéns pela analise, muito bom! 😀

  37. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Tenho o meu desde praticamente o seu lançamento e só posso dizer bem dele, actualmente já tem Android 3.2 com algumas melhorias especialmente na estabilidade e no browser que está mais fluído e rápido, mesmo em Flash. A autonomia é monstruosa e a facilidade de usar o teclado sempre que necessário faz dele um dois em um.

  38. Avatar de oi
    oi

    Quando sair um transformer com quadcore e win8 não penso 2 vezes e compro. Até lá não há nenhum tablet que me convença

  39. Avatar de Luis

    Boa Noite,
    Antes de mais os parabéns pela analise, bastante completa e elucidativa.
    Já tive oportunidade de trabalhar com uma tap igual (sem dock) e estou de acordo com em relação ao que é referido de bom, e de mau.

    Quanto ao htlm5 penso que ainda vai ser um caminho um bocadinho longo ate “derrubar” o flash, porque mesmo acreditando que o pode fazer não sei se a Adobe se dará ao luxo de perder o flash…

    Mas passando a frente, e indo directo ao motivo que me leva a deixar aqui o comentário, (talvez um pouco off topic) mas gostava de ver varias opiniões andes de tomar uma decisão.
    Neste momento surgiu-me a necessidade de adquirir uma tablet, ou um portátil de 10″ no máximo, devido a mobilidade da maquina. A duvida que me surge, é qual dos dois escolher. Tem sido anunciado, por varios entendidos na matéria, o “fim” windows e crescimento de aparelhos com outros sistemas operativos. Agora se por um lado estou bastante apaixonado pela tablet aqui apresentada, por outro continuo a achar que o windows ainda tem muita coisa que o não comum mortal utilizador de computadores necessita, e nao encontra noutra ‘tasca’.
    A questão é:
    Portátil, temos o acesso a net com opção de browser que vai suportar tudo + poker stars e geek toys, mas levamos com o windows e o ecrã se for separado do teclado é mau sinal 🙂
    Tablet, tá na moda, temos o Android (que podia ser a minha 2ª mulher….) no entato ainda, e espero que seja mesmo só um AINDA, tem varias limitações… que no meu caso são betfair, aparece em versão mobile e não é a mesma coisa, o poker stars é mentira, e geek toys é um sonho….

    possivelmente optarei pelo portatil, no entanto gostava de ver algumas opiniões =)

    1. Avatar de John
      John

      A minha opinião é a seguinte:
      Produtividade – netbook
      Entretenimento – tablet
      Misto – netbook

      Portanto se tens aplicações que só existem na ” tasca” do Windows, fica-te por aí.
      Agora a nível de interactividade e entretenimento estou muito satisfeito.

  40. Avatar de Valente
    Valente

    Por uma questão de segurança, por perda ou esquecimento do Eee Pad em qualquer lado, eu validei o Padrão Visual de segurança. E escrevi uma info de proprietário que aparece no ecrã pós sleep.
    Assim se alguém o encontra, não consegue entrar nele porque não conhece o Padrão Visual mas fica a saber a quem pertence. No meu aparece à esquerda “Este Tablet Eee Pad pertence a fulano Valente de tal”. Isto desaparece do ecrã depois de passar o dedo no Padrão.

  41. Avatar de mario
    mario

    O preco do modelo de 32gb e de 499 na fnac e na worten

  42. Avatar de John
    John

    Gostava de reforçar os updates constantes da ASUS.
    5 *

    Mais, tenho a apontar que como ferramenta de produtividade esta máquina é quase zero.
    Pelo menos para mim que trabalho muito com excel é esquecer.

    O ecrã é um ecrã IPS, tal como o do IPAD2 padecem do mesmo mal, luminosidade ambiente a mais = reflexos.

    Outro ponto negativo é a maturidade do google market, deixa muito a desejar face á Appstore.
    Espero que este ponto melhore com o tempo.

    Fico um pouco arrependido pelo que paguei, só mesmo pelo facto que esperava mais, ou pelo menos, um pouco mais de produtividade.

    Fora isso, recomendo, a nível de browsing, joguitos, noticias, leitor de revistas/noticias/jornais multimédia é um monstro.

    Garantidamente melhor relação qualidade/preço do mercado.

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Eu tenho 4 Suites Offices, o Polaris é fraquita, mas tem o Quickoffice, o Think Office HD e agora o OfficeSuite 5, estes três são óptimos, não se comparam ao do Microsoft Office do Windows ou MacOS, mas ficam perto com a grande parte das funcionalidades que mais usamos…

      1. Avatar de John
        John

        Só usei o think office, o polaris e o docs to go.
        Vou experimentar esses que me falas.

        Obrigado pelo input.

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Atençao existem 3 Thinkoffices, o mobile para telemóveis e o HD para tablets. Se experimentaste o mais provável foi o mobile, tenta encontrar o HD 😉

      2. Avatar de Duarte
        Duarte

        Qual das 3 Suites Offices aconselhas para o Asus Eee Pad transformer? Qual delas é mais parecida com o Microsoft Office do Windows? E como faço para as instalar? Já agora não dá para instalar mesmo o windows?

  43. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Grande artigo mesmo, muitos parabéns.

  44. Avatar de Mazilly
    Mazilly

    Boas,

    tenho um equipamento destes, estou maravilhado com ele pois tem uma autonomia fan´tástica quando comparado com um portátil.

    Mas durante a análise a este equipamento disseram ser possivel realizar videochamada com este equipamento, já tentei com o skype e não o permite.

    conhecem outra aplicação que permita a videochamada?

    Cumps a todos

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Tenta o Tango.

  45. Avatar de Whoknows
    Whoknows

    Excelente artigo. Assim vale a pena…
    Continua com o excelente trabalho.

  46. Avatar de Deus
    Deus

    Muitos parabéns a quem fez o artigo foi o melhor que vi neste site e mesmo em revistas pagas não são tão perfeitos.
    Relativamente à minha opinião este parece-me ser a melhor oferta do mercado devido à sua versatilidade mas tal como todos os tablets este é inútil. É fixe de ter e comprava se ja não tivesse mais nada para comprar mas acho que muita gente o compra mais para se “armar” (como já li aqui) do que pela utilidade verdadeira.

  47. Avatar de Bruno
    Bruno

    Já tive oportunidade de mexer neste Asus e sinceramente não fiquei muito convencido. Apesar de ter Android acho que o seu funcionamento não é tão fluído e intuitivo como o Galaxy, já para não falar do iPad.

    Penso que apesar de tudos, em tablets com Android, o Galaxy é capaz de ter vantagem sobre os restantes.

  48. Avatar de Andre
    Andre

    sinceramente não concordo contigo, deves ter experimentado um com o Android 3.0, mas eu no eu tenho o android 3.2 e é fluidissimo, tão fluído quanto o IPad 2 do meu irmão.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      É verdade. Hoje estive numa conhecida loja onde nós podemos ver com as mão à vontade e comparei os 2 com o 3.1 Achei a fluidês semelhante entre o novo Galaxy 10.1″ e o Eee Pad. Entretanto reparei que este já tinha feito o download duma actualização e perguntava se podia se lançada. Como havia pouca gente à volta lancei-a e o Eee Pad ficou em 3.2 com a actualização posterior de 16/08/2011. E aí sim, reparei que o Asus ficou bem mais fluído que o Galaxy. Comparando um ao lado do outro é a melhor maneira de ver.

  49. Avatar de Margarida Dias
    Margarida Dias

    Excelente artigo Tiago, este equipamento é realmente muito bom.

  50. Avatar de Andre
    Andre

    Vejam este teste a resistência do Gorilla Glass que equipa o ASUS Transformer: http://www.youtube.com/watch?v=EUcJnwyCtes

    Fantástico LOL

  51. Avatar de carlos cardoso
    carlos cardoso

    Eu procuro um tablet que possa também editar sem erros documentos do word e possa ler um filme(divx, mkv)através de uma pen usb ou um disco externo.E já agora com wi-fi e 3G. O que eu quero existe?

  52. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Após o Root temos acesso aos updates do sistema operativo oficiais? (aviso automático quando ligamos o aparelho, como é habitualmente, quando sai um update).

    Caso se faça o update do sistema operativo, perdemos o Root e temos que o fazer de novo, não é?

  53. Avatar de Vanadu
    Vanadu

    Excelente análise! No entanto e se me permitem, não concordo com dois pontos referidos na análise, um deles entendo outro já não é de todo compreensível. Passo a explicar:

    1º O stock browser é, de facto, mauzinho, mas disser que o tablet é prejudicado numa análise global, por causa disso… então todos os tablets android sofrem do mesmo mal, não sendo por isso exclusivo deste tablet em particular. E existem browser muito competentes free no market, o Dolphin será só um exemplo e o flash corre melhor que em alguns pc’s…

    2º Incompreensível é disser “embora possa não ser um tablet de topo”, mas então nenhum é. O Samsung galaxy tab 10.1, o Motorola xoom, têm exactamente as mesmas características de processador, memória e dimensão do ecrã, ie:
    -Processador NVIDIA® Tegra™ 2 Dual Core;
    – 1 Gb de memória;
    – 10,1″ de tamanho.

    E era bom referir o excelente vidro gorilla glass que o Asus tem que não se compara em qualidade com nenhum outro tablet.

    Não sei se a afirmação será por não existir ainda no mercado a versão 3G, mas isso é o mesmo que disser que o Ipad2 sem 3G é pior que o Ipad2 3G… mesmo porque isso depende do uso que o comprador dará ao tablet e não uma característica maior ou menor, e mesmo porque existem soluções MIFI que são muito mais baratas…

    De resto gostei da análise e devo disser que tenho o meu Asus TF01 desde Julho e não troco por nenhum outro e já tive alguns.

  54. Avatar de Stuart
    Stuart

    Este tablet e bom para jogos tais como Football Manager???
    Respondam pff

    1. Avatar de Tiago Dias

      Se houver para Android, não vejo porque não possa correr…

  55. Avatar de José
    José

    Boa tarde a todos

    Necessito de uma ajuda se tal existir :). Comprei nos states este tablet da asus com o teclado. Quando cheguei a Portugal constactei que ele não detectava as 2 portas usb, bem como o cartão SD, embora detecte imediactamente o MicroSD do monitor. Pedi a um amigo que levasse o teclado á loja em New York, para que procedessem á troca do mesmo e assim foi feito. Já tenho em meu poder outro teclado e espanto dos espantos tb não detecta, embora ao ligar um disco externo ou uma pen os mesmos têm corrente. A ligação de carregamento pelo teclado funciona bem. A minha questão é faltará alguma coisa que tenha de fazer? o tablet está actualizado a nível de firmware, apenas não consigo “ver” o disco ou a pen, bem como aceder ao seu conteudo.

    Se alguem tiver alguma ideia ou ajuda, agradeço, já que custa-me um pouco a entender que este 2º teclado tb esteja avariado.

    Abraço

    1. Avatar de Tiago Dias

      Boas!

      O primeiro passo seria fazer um restauro do tablet para as definições de fábrica.. já experimentaste?

      Também pode haver a hipótese de haver um problema, não no teclado, mas no tablet, na ligação do tablet ao teclado.

      As teclas funcionam bem?

      Podes também tentar o apoio técnico da Asus, mas não sei se darão suporte a equipamentos não comprados em Portugal.

      Mas caso não tenhas feito o restauro, experimenta 😉

      Cumps

  56. Avatar de Valente
    Valente

    It’s funny.

    Em definições -> Acerca do Tablet -> Versão do Android 3.2, experimentem bater com o dedo várias vezes seguidas nesta linha da versão e verão aparecer uma surpresa. Insistir, e digam o que viram.

    Coloquei no XDA-Developers:

    In the Tablet Asus Eee Pad Transformer, Honeycomb 3.2, We see one big xxxxxxxx, whit xxxx.
    It’s funny.
    xxxx é a surpresa!!!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Boas. Tenho o meu tf101 à 1 mês e estou bastante satisfeito.
      Estava à espera de uma rom compatível com o meu que é um com o serial b70…Como nunca mais havia uma que funcionasse para por uma pena 3g a funcionar, optei por comprar um router wireless portátil como o rf201 da vodafone. Reparei que esses dispositivos em Portugal sao todos a 99 euros, como estava em Tavira de férias fui à vodafone em Ayamonte que vendem o mesmo produto a 59 euros! Estava era esgotado em todo o lado. Optei por ir a Huelva tb estava esgotado, mas encontrei o ZTE MF30 livre na Phone House de um centro comercial de Huelva por 69 euros. Funciona muito bem e fácil de configurar para os nossos 3 operadores.
      Portanto quem estiver perto de Espanha aproveite.
      P.S.: É uma tristeza que um país como o nosso em que as pessoas ganham pouco, tenha-se de comprar produtos noutros países em que se ganha mais e as coisas sao mais baratas.

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Como não houve respostas aqui vai a surpresa:

      http://www.multiupload.com/0CGEDFQHD0

  57. Avatar de Valente
    Valente

    “Asus Eee Pad Transformer com Custom ROM”

    Pois é, o meu já levou uma volta. Para novos Boot, Recover e acesso Root é este o Guia:

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1185104

    E para nova ROM foi esta que instalei:

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1173230

    Juntamente com isto do Market que permite actualizações via OTA, novos Kernel’s, etc:

    https://market.android.com/details?id=com.gnufabio.revolver_parts

    E foi assim. Se por aí houver interessados isto funciona bem, bem estudado.

    Cumps.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      3G no Eee Pad só com WiFi

      Depois disto, e como não penso comprar outro com 3G, havia que a colocar neste. E já funciona com a pen 3G no teclado, segundo este guia:

      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1259677

      O speedtest.net dá-me velocidades de 5 Mb/s.

    2. Avatar de Valente
      Valente

      O 3G trabalha melhor com esta ROM do que com a indicada antes:
      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1251044
      Com a função Hotspot validada no Tab, a partilhar o 3G, navegando no notebook via Hotspot. O Eee Pad em modo sleep e a pen 3G sempre a trabalhar.
      Funciona mesmo bem. O cartão USIM não pode ter o pin validado.

  58. Avatar de luiz fernnando
    luiz fernnando

    esse teclado serve no motorola xoom ? vi em um site do you tube eles colocando esse telcaod no xoom
    alguem podferia dizer

  59. Avatar de Vasco Ribeiro

    Olá

    Eu comprei hoje um tf101, mas cliquei mal na linguagem, e agora tenho checo com teclado não-português. Como passo fazer o reset e começar de novo?

    Obrigado

    Vasco

  60. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quero comprar um mas n sei se o msn dá neste tablet,o msn funciona nete tablet?
    Responda por favor

  61. Avatar de Valente
    Valente

    *** Pen 3G no TF101 Wifi só ***

    Aqui o meu guia de instalação:

    http://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=19545637&postcount=1732

    Dongle = Pen

  62. Avatar de João
    João

    ele tem internet 3G ?

  63. Avatar de Gonçalo

    Alem da falta de 3g acho que existe outra falha que para mim é enorme neste tablet,o nao ter uma porta usb no mesmo para se conectar pen ou disco externo via usb…

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Com este adaptador USB/Connector40pins de 19,90€ podes ligar o que quizeres e até a pen 3G. E funciona muito bem.

      http://shop.asus.pt/shop/pt/pt-PT/Home/1-Produtos/1500-Melhor-presente-para-este-Natal/1737-Acessorios-para-Eee-Pad-Transformer-TF101/90-XB2UOKEX00020-Externo-USB-adaptador-para-ASUS-Eee-Pad.aspx

      Tens o meu guia 2 coments acima.

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Já viste os 6 milimetros do bordo do tablet? Não dá para pôr um conector USB…

  64. Avatar de Valente
    Valente

    Aqui têm a imagem de fundo activa Asus MyWater2 (orca). Funciona no TF101 e é interessante:

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1387779

    É um brinde do Transformer Prime.

  65. Avatar de Jorge Luis
    Jorge Luis

    Boa noite, tenho uma duvida, é normal o asus transformer descarregar a bateria mesmo desligado? E tbm com o dock. Abraço

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Com ele desligado como é que se vê que está a descarregar a bateria? Tenho um desde junho mas algo me escapa…

    2. Avatar de Liberson
      Liberson

      Foi a primeira situação que me deixou confuso, acreditei de inicio ter esquecido ligado e mesmo dormindo poderia o wi-fi estar consumindo bateria, na segunda vez que aconteceu de ele nem ligar ainda assumi como um erro, porém resolvi testar dei carga de 100% com o Doc, desliguei e deixei uma semana sem uso, novamente bateria descarregada, nem ligou.

      Deixo o relato como experiência pessoal, e reafirmo minha satisfação com o equipamento, fosse para reclamar de algo, seria o fato de não poder usar microfone externo, uso para chats on line e cursos de línguas onde o microfone externo de boa qualidade permite melhor desempenho.

      Abraços.

  66. Avatar de Valente
    Valente

    Ice Creem Sandwich 4.0.3 no Transformer TF101 (Android 4.0.x)

    Instalei hoje o ICS no meu TF e até está a funcionar muito bem. Com alguns pequenos problemas, certo porque ainda não é considerada uma Custom Rom mas face ao que já instalei no phone Nexus S até está muito bom como primeira experiencia. Já agora para quem estiver interessado foi daqui:

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1430447

    E como guia de instalação :

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1490056

  67. Avatar de carolina
    carolina

    Boa noite ! Comprei hoje um eee pad transformer destes ! Alguem me sabe dizer como posso ter acesso á internet quando nao estou por exemplo em casa em que tenho uma rede para me conectar . Pensei que funcionasse como o iphone . Posso aderir a algum tarifario ou assim?

  68. Avatar de Valente
    Valente

    Meu post no artigo ADB de Pedro Pinto de ontem 27/03:

    “Faltou dizer que entre o ligar o cabo USB e o abrir a linha de comandos o Windows deve reconhecer que qualquer coisa se lhe ligou e devem-se instalar os Drivers. E este é o meu problema actual.

    Hoje andei ás voltas com isto e com o meu Asus Transformer porque no arranque a recovery entra em looping e preciso de fazer um cmd adb shell dd … etc. para o desbloquear. Mas o Windows não sente que algo se ligou, e o adb devices não indica nada.
    No Device Manager do Windows tenho bem o ASUS Android Composite ADB Interface mas com um triangulo amarelo.

    Neste momento não sei o que fazer para que o Windows o reconheça.”

    E o meu post de hoje 28/03:

    “Looping da recovery resolvido:
    Não podendo chegar à situação para poder aplicar o cmd adb necessário, tive que utilizar uma opção SOS entretanto encontrada no XDA:
    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1552303

    Fica aqui registado para poder ajudar quem um dia se encontre na mesma situação.
    Tive pena de não poder ver como aquele adb me resolvia o problema.”

    O XDA é um mundo, encontra-se tudo (quase) que nos é preciso.

  69. Avatar de João Bezerra

    Qual o preço actual de mercado deste “brinquedo”?

  70. Avatar de andre
    andre

    poque nao o consigo ligar ao joikuspot do e71 mesmo depois de ter feito root??

  71. Avatar de larissa
    larissa

    ola, esse teclado serve para qualquer tablet?