Pplware

EUA acusam Rússia de disparar míssil antissatélite! Astronautas em risco

Os Estados Unidos já vieram condenar, com “veemência”, o disparo de um míssil antissatélite feito pela Rússia. O disparo originou milhares de destroços que ameaçam os astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa).

Os astronautas da NASA Raja Chari, Kayla Barron e Tom Marshburn, o astronauta Matthias Maurer da Agência Espacial Europeia (ESA), tiveram que se refugiar na cápsula Dragon da SpaceX, através da qual chegaram apenas há uns dias.


Por causa do míssil, Astronautas a bordo da ISS tiveram de se refugiar

De acordo com o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price, a Rússia conduziu de forma irresponsável um teste destrutivo de um míssil antissatélite de ascensão direta contra um dos seus próprios satélites. A ação “gerou mais de 1.500 detritos orbitais rastreáveis e centenas de milhares de fragmentos menores de detritos orbitais” que agora “ameaçam os interesses de todas as nações”.

Os sete astronautas a bordo da ISS tiveram de se refugiar nas naves atracadas na estação, a fim de se prepararem para uma possível evacuação.

A agência espacial russa, Roscosmos, tinha divulgado anteriormente que os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional estão fora de perigo, sem mencionar o alegado teste de míssil. Numa mensagem divulgada através da rede social Twitter é referido que a rota do objeto, que forçou a tripulação a deslocar-se para a nave, como procedimento padrão, afastou-se da ISS.

Calculando as trajetórias da ISS e de objetivos próximos, o satélite alvo pode ter sido o Cosmos 1408, que não está ativo desde a década de 1980. Recorde-se que ainda há pouco tempo a ISS teve que mudar a sua trajetória para evitar ser atingida por um pedaço de um satélite chinês que havia sido destruído em 2007 por um teste de míssil antissatélite chinês.

Pedaço de satélite chinês por pouco não atingiu a Estação Espacial Internacional

Exit mobile version