Facebook Paper: Foi lançada a aplicação que mudará a rede social

48 Comentários

Há dias o Facebook apresentou mais uma novidade, o Paper. Esta aplicação reinventa de forma fantástica a maneira como acedemos aos conteúdos partilhados.

O anúncio marcava o lançamento do Paper para o dia 03 de Fevereiro e o Facebook não falhou. Já está disponível a app para iOS, mas ainda só na App Store norte-americana.


O Paper pretende ser uma forma completamente nova e diferente de acedermos ao nosso Feed de Notícias do Facebook. Todas as histórias que partilharem connosco vão ser apresentadas numa interface completamente diferente e muito mais imersiva.

Tudo vai estar na ponta dos nossos dedos, simples de usar e com uma interface diferente do que estamos habituados a ver e a usar no iOS.

Esta nova forma de ver as novidades que connosco partilham no Facebook poderá simplesmente eliminar a necessidade de usarmos qualquer outra app do Facebook, tal a sua capacidade.

Não temos apenas disponíveis os conteúdos que connosco partilham, mas também um conjunto de outros, seleccionados por uma equipa do Facebook, actualizados com muita frequência e abrangendo os mais diversos temas.

paper_1

Estes temas adicionais podem ser facilmente adicionados ou removidos, de acordo com os gostos do utilizador, permitindo que tenham sempre acesso aos temas que mais vos interessam a qualquer altura.

A leitura das histórias que vos enviam pode ser feita directamente no Paper, sendo mostrados esses conteúdos directamente na interface, sem qualquer distracção ou desvio.

A integração com os restantes serviços do Facebook é também feita no Paper, podendo serem apresentados alertas de novas mensagens e a interacção com os mesmos, tudo dentro do Paper e sem necessidade de usar qualquer outra aplicação externa.

 
anterior próxima

Fantástica é a forma como o Facebook nos consegue mostrar as imagens que nos enviam ou que connosco partilham. As imagens maiores não perdem nada da sua qualidade e nem são reduzidas para caberem na interface do Paper. Ao rodarmos o ecrã para um lado e para o outro a imagem é movida para os lados que ficam fora do ecrã principal e apresentada na sua totalidade.

Também os vídeos que caem na nosso Feed de Notícias são mostrados de forma diferente, sendo de imediato reproduzidos, mas com os comentários sobrepostos e a serem mostrados.

Mas notem que o Paper não serve apenas termos acesso ao nosso Feed de Notícias. Podemos dentro da App criar novas histórias e partilhar com quem quisermos.

Também tudo o que recebemos pode ser comentado ou partilhado, de forma simples e rápida, como se espera.

 
anterior próxima

O Paper é uma pequena revolução que o Facebook trouxe para o iOS. Uma aplicação com uma interface completamente diferente e com uma simplicidade elevada de usar.

Todo se pode mover e controlar com um dedo, sem a existência de links ou de botões para controlar.

As primeiras impressões com o Facebook Paper mostram tudo o que foi dito e escrito sobre esta aplicação. Dificilmente vamos voltar a usar a aplicação do Facebook.

Tudo está à distância de um dedo, com as nossas histórias a poderem serem acedidas e lidas com uma verdadeira “imersão” e com a qualidades gráfica elevada.

Infelizmente e para já, o Facebook Paper apenas está disponível para os utilizadores da Apple Store Norte Americana. Ainda não há uma data para o seu alargamento ao resto das lojas, mas será apenas uma questão de tempo até todos termos acesso ao Facebook Paper.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 7.0+
Download: Facebook Paper (na Apple Store US)
Homepage: Facebook Paper

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sabem se nesta aplicação também existe o pedido de permissão para acederam às sms?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não, porque esta aplicação é para iOS apenas, pelo menos para já.

    2. Avatar de lm
      lm

      Não se sabe, Porque esta aplicação é para iOS apenas, pelo menos para já.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não é “não se sabe”, a resposta é não. No iOS, isso não é permitido a nenhuma aplicação.

        1. Avatar de Android +1
          Android +1

          Ou será que isso é o que tu pensas?…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            lol, android +1, continua a esforçar-te.

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Não sei qual é a dele em lançar só nos EUA.

    Não é que eu use muito o facebook, mas…

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Mas quero experimentar né xD Raio do USA sempre com tudo primeiro -.-

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Exacto, eheh

      2. Avatar de Pedro Simões

        Espera umas horas e vais saber como podes testar a app sem complicações!

        1. Avatar de NutsPT
          NutsPT

          Truque para ser US-based account? Ou vai sair para os Tuguinhas?

        2. Avatar de João Pereira
          João Pereira

          Já vi o tópico 😀 Obrigado PPLW 😀

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    O nome é exatamente igual a uma aplicação premiada, enfim…

    http://www.fiftythree.com/paper

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Isso é má onda, mas também é má onda chamar uma app de uma coisa tão genérica…

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Mas não é má onda dar um nome genérico a uma marca?
        Como por exemplo Apple, Windows. Felizmente a Microsoft ainda não processou nenhum marceneiro. Alguns merceeiros não tiveram a mesma sorte com a Apple.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Que merceeiros?

          Quem foi processada foi a Apple Computer, pela Apple Records.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Sim, só que isso foi uma hoax da altura, lol.

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Se foi um hoax então arranja ai alguma noticia que o assim diga.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Arranja aí uma prova de que a Apple os processou.

  4. Avatar de Fausto Gonçalves
    1. Avatar de Pedro Simões

      Parece-me que o investimento no Home tem de ser pago primeiro. Não os estou a ver a deixar cair uma app em que tanto apostaram.

  5. Avatar de Alfredo Rodrigues
    Alfredo Rodrigues

    Já cá mora….isto é irreal…o FB deu decididamente o passo em frente…interface, simplicidade, qualidade…estou sem palavras!!!

      1. Avatar de Alfredo Rodrigues
        Alfredo Rodrigues

        Sim, claro…. 🙂

        1. Avatar de Alfredo Rodrigues
          Alfredo Rodrigues

          Tenho duas, uma para PT e outra US para estas “pequenas” coisas….

          1. Avatar de Pedro Simões

            Não precisas de duas contas, é muito mais simples que isso. Com uma apenas fazes a festa!

  6. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Está engraçado, muito ao jeito do instapaper, mas eu desinstalei-o porque até podia ser giro, mas parece que estamos a ler apenas as letras dos jornais. Não sei se me estou a fazer a entender

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Estava enganado! É bem melhor do que as minhas primeiras impressões

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Numa coisa temos todos de concordar. O icon é horrivel

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          depois do ícone do fb messenger…

  7. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Alguem sabe como é que se edita e adiciona sites. Por exemplo, queria colocar o pplware na categoria tech

    1. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Ok. Os feeds das outras secções na realidade são publicações no facebook desses mesmos sites. Neste momento são 40 sites e é uma equipa do face que seleciona

  8. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Para primeira impressão está fantastico… porém ainda vou ter muito que explorar… vou comentando a experiência… Cumps.

  9. Avatar de Armando
    Armando

    “Todas as histórias que partilharem connosco vão ser apresentadas numa interface completamente diferente e muito mais imersiva.” “Tudo está à distância de um dedo, com as nossas histórias a poderem serem acedidas e lidas com uma verdadeira “imersão” e com a qualidades gráfica elevada.”
    Imersiva? Imersão? O que é que isso quer dizer? Essa palavra tem algum significado metafórico que eu não conheça, ou aparece no texto devido a má tradução do inglês?

    1. Avatar de Pedro Simões

      http://www.priberam.pt/dlpo/imersivas – Aprende mais qualquer coisa hoje.

      E quanto à suposta tradução, lamentamos, mas não foi nada disso que aconteceu!

      1. Avatar de Armando
        Armando

        Aprende tu a escrever coisas com sentido.

  10. Avatar de NutsPT
    NutsPT

    Pedro Simões: como é que faço para não ter q criar conta US?

    Thx

    1. Avatar de arqueox
      arqueox

      Instalas o plugin anonymox no firefox e escolhes o país para o teu IP. Escolhes, USA e… voilà! acedes à appstore americana. Sem problemas.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Nao percebi! Tu acedes via itunes ou app store no iphone. Tens de ter dados na store como codigo postal e telefone.
        O que sugeres é para consultar sites com conteudos só disponiveis em países especificos, certo?

    2. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Eu fiz no iTunes. Fui a store e sobre o meu login fui a definições de conta. Tem lá uma parte para alterar o pais.
      Terás de alterar o teu cartão de crédito. Colocas como nenhum senão provavelmente irá dar inválido. Terás de colocar um zip code e um telemóvel no formato dos usa (XXX-xxxxx). No fim repetes o mesmo processo para voltares a loja portuguesa.

  11. Avatar de J. Pedro

    Boa noite, como podemos fazer para instalar esta app se o nosso iphone apenas tem acesso à store portuguesa?

    Obrigado

  12. Avatar de Adriano Matos
    Adriano Matos

    “Esta aplicação reinventa de forma fantástica a maneira como acedemos aos conteúdos partilhados.”

    Muito ao estilo do Flipboard me quer parecer.

    Nada de muito fantástico que não tivesse sido feito antes. E quanto ao iOS 7+… Esses gajos esqueceram-se definitivamente dos utilizadores de iOS6.

  13. Avatar de Joana
    Joana

    Seja o que for que essa gente faça, será para obterem cada vez mais permissões para invadirem a nossa privacidade. ainda que não o façam agora, mais tarde o farão. E como todos usam, já ninguém quer deixar de o usar. É preciso ter-se cuidado com empresas como estas. Isto se gostam de ter privacidade.

  14. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Já cá mora 😀 E isto é mesmo muito bom 😀 Deve ser agora que vou passar a ir mais ao FB xD

  15. Avatar de João
    João

    Só falta para iPad, muito bom !

  16. Avatar de Duarte Madeira
    Duarte Madeira

    No primeiro “slide” de dispositivos a foto 4 e 5 são iguais, atenção que uma tem o nome da utilizadora à vista de todos

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois 😀 mas é indiferente. O exemplo é bom!