Análise à Panasonic Lumix G DMC-GH4… a câmara que apaixona!

29 Comentários
3ª Parte – Conclusão

Bateria, Armazenamento e Rede

Esta Lumix GH4 traz consigo uma bateria recarregável que se revelou bastante resistente uma vez que, como é natural, em testes existe um uso exaustivo do equipamento e apenas tive que a recarregar duas vezes. O carregamento é também relativamente rápido e pode ser recarregada através de fonte de alimentação ou via USB.

A nível de autonomia, a GH4 está preparada para captar +/- 500 fotografias com um carregamento de bateria.

BateriaGH4

Uma vez que não tem armazenamento interno, será necessário adquirir um cartão de memória e a Panasonic deixa alguns conselhos relativamente aos cartões que pode confirmar nas especificações completas da câmara.

Esta câmara vem equipada com Wi-FI que lhe permite reproduzir com facilidade os seus filmes e fotografias directamente para o seu Computador, smartphone, tablets, etc. e ainda tecnologia NFC.

Considerações Finais e Preço

Terminado um longo período de testes, a nota final é muito positiva! Para além de ser uma câmara esteticamente bonita e agradável nos “exibirmos” com ela, tem uma capacidade incrível no que respeita a fotografia, vídeo e na oferta de um sem fim de possibilidades.

GH4MarisaPinto

Quando ao preço, este poderia ser visto como um ponto negativo, porém é compreensível a partir do momento que nos apercebemos do poder da câmara que temos em mãos. Só o corpo da Lumix GH4 ronda os 1.200€ e, quando acompanhado pela presente objectiva, pode atingir os 2.000€ (varia de loja para loja).

A Panasonic Lumix GH4 ganhou, em 2014, um prémio TIPA, tendo sido reconhecida como sendo a Melhor Câmara Híbrida de fotos e vídeo.

Em suma, é um equipamento que aconselho a quem, não fazendo da fotografia a sua vida profissional, gosta de captar belas imagens e vídeos de uma forma muito além da amadora.

Pontos a Favor

  • Gravação de vídeo a 4K
  • Relativamente leve e capaz de se transportar com facilidade numa só mão
  • Fabulosa qualidade de imagem (Jpeg e Raw)
  • Alcande de ISO a 25600
  • Botão de obturador com clique suave
  • Funcionalidades
  • Estrutura
  • WI-FI e NFC
  • Duração da Bateria

Pontos Contra

  • Sem armazenamento interno
  • Alguma dificuldade inicial no ajuste da focagem, sobretudo na gravação de vídeo
  • Ainda pouca oferta no que respeita a objectivas

Com que opinião ficaram desta Lumix GH4?

Homepage: Panasonic Lumix GH4

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Meezu mx5 com câmera de 24mpx por 120euros, bem melhor que isto é com android 5.0 ja

    1. Avatar de Marisa Pinto

      lol, São coisas que não se comparam 🙂

    2. Avatar de jaquim
      jaquim

      Mas quem compara uma maqina fotografica com um telemóvel…. Por favor.. Tenham dò..

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        É para provocar

    3. Avatar de Rui
      Rui

      O telemóvel com a objectiva de plástico!!!! Até podia ter 100 milhões de megapíxeis, continua a anos luz de uma SLR, seja ela qual for!!!!!

      Mas se tens dúvidas, tenta fotografar com pouca luz e depois diz alguma coisa!!!!

    4. Avatar de Paulo Tavares
      Paulo Tavares

      Realmente este é um comentário de alguém que é MUITO conhecedor de máquinas fotográficas ahah

  2. Avatar de djx
    djx

    Qual é a autonomia da máquina? E destas máquinas em geral?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá djx,

      Depende da utilização mas a bateria está preparada para captar até +/- 500 fotografias 🙂

      1. Avatar de Artur
        Artur

        Já agora o normal é tirar quantas?

        1. Avatar de djx
          djx

          lol acho que isso depende do utilizador, não?

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Uma pergunta pertinente 🙂
          à uns anos atrás, para mim o normal era tirar mais de 1.000 fotos por dia (quando fotografo/ aos fins de semana ou nas férias). Actualmente sou muito mais comedido, por vários motivos:
          – As SLR ou equivalentes, têem obturadores que “duram” até 100.000 ou 200.000 disparos!!!!
          – Se tirares muitas fotos, normalmente a esmagadora maioria sái desenquadrada, desfocada, etc;
          – Por fim, depois queres fazer 1 álbum digital de uma viagem ou férias e vai lá ganhar coragem de escolheres 100 fotos no meio de 10.000 🙂

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Excelente artigo! Muito boa a análise e realmente a qualidade das fotos é qualquer coisa de fenomenal…
    Um pouco offtopic: Para utilizar em férias, festas e afins, sem aprofundar muito ao nível da fotografia, e gastando uns 300, 350€ aconselham uma máquina Bridge ou uma entrada de gama DSLR?
    Muito obrigado,
    Ricardo

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      O iPhone 6 plus..tem melhor câmera que dslr é também é um smartphone

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Há coisas que não se compram… têm que mexer mais em câmaras fotográfias então eheh 🙂

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Marisa repare que se estamos na praia o que vamos usar? Dslr ou tlm? O mesmo quando saímos a noite etc, a dslr tem mais qualidade mas o peso e um deal breakerbreaker para 90% das situações e muito caro

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Olá Carlos mas lá está… esta máquina não é para ‘estar na praia’ e tirar uma fotografia de ocasião… para isso leva-se uma compacta barata e boa.

      2. Avatar de AlexX
        AlexX

        não presta porque tens que comprar uma case pa fazer chamadas, navegar ou enviar selfies debaixo de água e já não é a mesma coisa

      3. Avatar de Joel Henriques
        Joel Henriques

        nem compares um telemóvel a uma DSLR
        1 tamanho do sensor por muitos mega PX que isso tenha está sempre dependente do tamanho do dito
        2 o preço que se desembolsa por um telemóvel desse calibre compra-se um bom corpo DSLR e uma boa objectiva sem ser de kit e qui-sa um flash externo

        so vejo ai um vantagem no telmovel será apenas a portabilidade

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    Falta aí o teste nocturno, a baixa luz quer em fotografia quer em video, mas deve ser excelente. De qualquer forma não é máquina para o meu bico, nem tenho equipamento para apreciar tanta qualidade. Mas invejo.:-)

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Por acaso também reparei nisso, a falta de teste nocturno….
      As vezes há surpresas….

  5. Avatar de AlexX
    AlexX

    Sim, teria sido interessante umas fotos de longa exposição às estrelas ou 10~20 minutos pós pôr-do-sol mas seriam certamente excelentes, esta máquina está muito bem referenciada e obtém resultados quase ao nível das melhores e bem mais caras full frame. Essa objectiva Leica também deve ser um excelente extra…

  6. Avatar de Marisa Pinto

    Caros, quanto aos testes nocturnos não tive hipótese infelizmente de os testar, mas conto ter novamente o equipamento para colmatar essa falha.
    Agradeço a compreensão 🙂

  7. Avatar de António Antunes
    António Antunes

    Muito boa análise desta magnífica câmara.

  8. Avatar de josé carlos
    josé carlos

    “pouca oferta no que respeita a objectivas”?
    O sistema M43 é o que maior número de objectivas suporta (nativas e de outros formatos de sensor)

    “Sem armazenamento interno”
    Nunca comprem câmaras destas. É o pior investimento que se pode fazer.

    1. Avatar de Paulo Tavares
      Paulo Tavares

      “Nunca comprem câmaras destas. É o pior investimento que se pode fazer.”

      gostaria que fundamentasse esta afirmação