Apple não paga nada à OpenAI pela colocação do ChatGPT 4.o no iOS 18

12 Comentários

A Apple não está a pagar um único euro para ter a versão premium do ChatGPT 4.o integrada no iPhone. E o beneficiado será o utilizador, que terá gratuitamente um produto líder do mercado de inteligência artificial. Na verdade, a empresa de Cupertino está a “pagar” em visibilidade. E, com isto, ambas as empresas estão já a lucrar muitos milhões!

Imagem ChatGPT 4.0 a interagir com a Siri no iOS 18


Apple inova em trazer o ChatGPT 4.o no iOS 18 e não só!

A apresentação do Apple Intelligence foi o momento mais importante de tudo o que foi apresentado na WWDC. Marca o início de uma nova fase que se avizinha, repleta de novidades impressionantes. Para além de todo o trabalho desenvolvido pela Apple nos seus laboratórios, os novos sistemas operativos serão também integrados com o ChatGPT para resolver consultas mais abertas que vão para além do dispositivo.

Um bom exemplo disto, que vimos na Keynote, é perguntar à Siri que receita lhe pode dar se tiver salmão e tomate no frigorífico. Neste caso, o iPhone pergunta-lhe se quer ligar-se ao ChatGPT para fazer a consulta. Fica na mão do utilizador querer ligar ao não!

Esta é a parceria entre o ChatGPT e a Apple. O ChatGPT é simplesmente um complemento para o processamento de informações externas ao iPhone; não faz parte do núcleo do Apple Intelligence. E isso é algo para se ter em mente com as últimas informações divulgadas por Mark Gurman.

Acordo OpenAI-Apple exposto

Mark Gurman partilhou os detalhes do acordo da Apple com a OpenAI para utilizar o ChatGPT nos seus novos sistemas operativos. Para surpresa de muitos, esta parceria não envolve qualquer contrapartida monetária:

A Apple não paga à OpenAI, nem a OpenAI paga à Apple.

Ao contrário, por exemplo, do acordo da Google com a Apple, em que esta pagou 20 mil milhões de dólares para ser o motor de pesquisa predefinido em 2022. Entre a OpenAI e a Apple, não há um dólar entre elas.

O acordo atual entre as duas empresas é que a Apple proporciona uma maior exposição ao ChatGPT, alcançando assim milhões de utilizadores. Em troca desta exposição e desta marca, a OpenAI partilha a sua experiência em linguagem e IA com a Siri, o iOS 18, o macOS Sequoia…

Uma definição perfeita de uma relação simbiótica em que ambas as empresas beneficiam – quando o produto é gratuito, o utilizador é o produto?

A Apple fica com melhores características e funcionalidades, enquanto o ChatGPT fica exposto a mais utilizadores, que podem acabar por comprar o plano premium.

 

Apple viu as suas ações dispararem

Este acordo foi bem recebido pelos acionistas, com as ações da Apple a subirem para mais de duzentos dólares por ação.

O gráfico deixa claro que após o final da WWDC a subida é imediata. Além disso, graças à parceria do ChatGPT e da Apple Intelligence, espera-se que as vendas do novo iPhone 16 aumentem devido à compatibilidade limitada dos modelos atuais.

A Apple tem tido o cuidado de proteger ao máximo a privacidade do utilizador.

Uma das características mais proeminentes do Apple Intelligence é a privacidade que oferece graças ao processamento no dispositivo. No entanto, ao enviar uma consulta ao ChatGPT, o envio de informações é obviamente necessário. A partir daqui, podem surgir dúvidas quanto ao facto de este acordo gratuito ser realmente a custo zero graças à troca de informações. De facto, é com isto que Elon Musk está atualmente mais preocupado.

No entanto, será sempre pedida autorização para enviar a consulta ao ChatGPT, pelo que o envio de informação será sempre autorizado e seletivo. Além disso, o utilizador não tem de iniciar sessão para tal, pelo que os dados são anónimos para o ChatGPT e não estão associados a nenhuma pessoa. De referir que a Apple aplicou as suas tecnologias de proteção de IP para dificultar o seguimento.

Por último, Mark Gurman confirma que a Apple está disposta a renegociar este contrato se, mais tarde, houver um desfasamento entre ambas as partes, quer devido ao excesso de presença, quer devido ao aumento dos custos da OpenAI para suportar todos os pedidos que possam vir de dispositivos Apple.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Karlota
    Karlota

    A velha frase…

    Quando não pagamos pelo serviço NÓS somos o produto!

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      Isso!

      “Se não pagas pelo produto, tu és o produto.”

      “Não existem almoços grátis.”

    2. Avatar de Aves
      Aves

      – A Apple nada paga por o ChatGPT vir no iOS 18 (e nos SO para iPad e Mac) – e os utilizadores também não
      – Então o que ganha a OpenAI? Uma gigantesca base de utilizadores – os utilizadores de iPhone estão estimados em 1.500 milhões. Se uma parte vier a assinar o ChatGPT Plus a cerca de 20 dólares/mês será uma soma elevadíssima

      1. Avatar de Aves
        Aves

        … em rigor, o ChatGPT não vem no iOS. Para se usado tem que o utilizador autorizar.

      2. Avatar de Molécula
        Molécula

        Essa base de utilizadores é o pagamento. 1500m de utilizadores usados para treinar o sistema.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Ora nem mais os dados dos utilizadores Apple vao ficar para a OpenAI.

        2. Avatar de Aves
          Aves

          Confundes somas (poucos) com multiplicações (muitos)
          Vamos admitir que apenas 10% dos 1500 milhões assinava o ChatGPT Plus. A 1$ eram 150 milhões $ / mês. A 10$ eram 1500 milhões. Como são 20$ são 3.000 milhões por mês.

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Então e se já tiver conta através de outra plataforma vai ter que pagar novamente para usar no iPhone?

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Pagar no iPhone o quê? O iPhone traz o ChapGPT base, gratuito, nesta altura o ChatGP-4o
          O negócio do Chat Plus é à parte. Se já se é assinante do ChatGPT Plus não parece que fizesse sentido uma nova assinatura

      4. Avatar de Pedro
        Pedro

        Traduzes bem dos sites 9to5, Macrumors, appleinsider e afins, boa!

    3. Avatar de José
      José

      Neste caso, o pagamento serão os dados que o utilizador do iphone vai partilhar! Que neste momento são o ativo mais importante das empresa, é através dos dados (analise) que se desenvolvem os produtos seguintes!

  2. Avatar de Sandro
    Sandro

    Acho que deveriam rever a apresentação novamente, especialmente a partir de 1h10m. Palavra-chave que nunca foi dita: metadados. De resto, criptografia (hash de verificação) para o software de terceiros que vai analisar a informação, verificação independente se os dados foram ou não tratados (DPI) são tecnologias já existentes. Resta saber se por ser a Apple a utilizar são realmente fonte de verdade…