Portugal: é o fim das portagens nestas autoestradas?

89 Comentários

No passado mês de maio foi aprovada a proposta para abolição das portagens nas autoestradas. Hoje o projeto de abolição das portagens foi votado na especialidade, tendo sido aprovado.


Mais um passo para o fim das portagens na A23, A25, A22 e outras…

As ex-SCUT foram consideradas estradas sem custos para o utilizador (SCUT) até 2011, altura em que começaram a ser pagas pelos automobilistas. Em julho de 2021 foram aprovados descontos. Tais descontos, significavam uma quebra de cerca de 229,6 milhões de euros em receitas até dezembro de 2023. No entanto, mesmo assim, a receita com portagens aumentou.

Hoje, os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram o projeto dos socialistas que elimina estas portagens nas ex-SCUTfoi aprovado o fim das taxas de circulação na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 – Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

O projeto teve os votos favoráveis do PS, Chega, BE, PCP, Livre e PAN, a abstenção da IL. Votaram contra o PSD e o CDS-PP.

O fim das portagens nas ex-SCUT vai custar 431,4 milhões por ano à IP.

Partilhar:

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    Eu que não tenho nada a ver com isso, tenho que pagar!

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      O valor das portagens é uma gota no orçamento de estado, mas não comvem dizer isto nas notícias…
      Ao abolir as portagens vai trazer mais pessoas ao interior, mais investimento e fazer desenvolver as empresas que lá estão situadas.
      Mas a esquerda não pensa nas empresas…

      1. Avatar de rui
        rui

        Isso mesmo. Só quem vive apenas nas grandes cidades não vê isso….

        1. Avatar de GM
          GM

          Resido e trabalho numa pequena cidade do litoral, e não vai ser por isso que me irei deslocar ao interior. Se tiver de ir, por obrigação ou por lazer, desloco-me, e pronto. Posso é planear os percursos, de modo a eliminar ou reduzir os custos com portagens versus o custo com combustível e tempo dispendido. Aliás, nada que não faça quando me desloco a Lisboa, apesar de estar próximo. O percurso que faço é o que me custa menos, em portagem e combustível, apesar de ser ligeiramente mais longo, e demorar mais alguns minutos. Mas a carteira sente a diferença, para melhor.

          1. Avatar de rui
            rui

            Tens razão. Mas se for gratuito, não vais usar?
            Claro que sim, logo poupas tempo, e podes poupar combustível.
            Agora imagina que tens uma empresa que tem de ir varias vezes por mês a um local do interior, se fores pela scut é mais rápido, e se for gratuito ainda melhor.
            E se quiseres ter uma empresa no interior? Aqui tambem tens custos mais baixos. Se tiveres scuts a pagar, pensas antes de ir para lá…
            Tudo são contas. E eu acho que vale a pena desenvolver o interior.
            Antes isso do que fazer TGV lisboa/porto, ou ter duas autoestradas quase lado a lado (A1 e A8) por exemplo.
            Portugal não é nem pode ser só entre Lisboa e Porto…

            Mas isto é a minha opinião, e todos tem direito a sua.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Treta. Ninguém investe no interior por ter ou não ter portagens.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Estas enganado.
          Castelo branco estava a desenvolver e logo que as portagens passaram a ser pagas….
          Pôde não ser uma das grandes opções mas ajuda.

          Se nao se fixRem empresas, nao se fixam pessoas… e aquilo vai ficando deserto (alguns concelhos).

          Mas claro que quem nao conhece so ve lisboa como o seu mundo…

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Então vais ver se depois do fim das portagens, o interior vai ficar milagrosamente cheio de empresas… Antes fossem as portagens o problema de não existir desenvolvimento económico no país.

          2. Avatar de rui
            rui

            Só entendes o que queres!
            E para ti, como muita gente, só existe Lisboa e Porto.

            Qual é o mal de tentar desenvolver o interior?
            Ou achas que todos temos de viver no litoral?

            Eu vi o que aconteceu. Se vai mudar algo? não sei. Espero que sim.
            O interior bem precisa de pessoal…

            Portagens não são o único problema, mas ajuda. Com acessos rápido e gratuitos, os distritos passam a ter mais um ponto a favor para negociar a ida de empresas.

            O pessoal quer ficar todos junto a praias.

  2. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    acho isto uma estupidez, agora quero ver quem vai pagar a manutenção das autoestradas. é lógico que vão inventar ou subir um qualquer imposto.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      ISP diz-te alguma coisa? Ora tenta descobrir qual o seu propósito.
      Isto das portagens soa a dupla tributação. Mas o povo gosta, pelos vistos.
      Vai chega!!! Acaba com todas e não só algumas… Mais uma medida discriminatória.
      Esse conceito de utilizador pagador só serviu para uma coisa… Continuar a encher os bolsos de políticos corruptos que se demitem, vão para a Europa ficar ainda melhor com o apoio de um um PM hipócrita e igual a ele… Enquanto isso una defendem que se cobre mais ao povo…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Era meter portagem de Alverca a Lisboa, já dava para acabar com as outras todas. Na A13 esses mesmos km custam uns 3 ou 4€

    3. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      O pagamento da manutenção das portagens, sempre será pago à PPP´s. Se verificar os contratos estabelecidos, ficará a saber que o Estado terá sempre de compensar as empresas, quer passem muitos ou poucos automóveis. Puderá dizer que o Estado não sabe negociar, mas realidade o que faz é dar dinheiro para as empresas dos Boys, não interessa o partido.

      1. Avatar de rui
        rui

        Isso mesmo. Contratos para os amigos.

  3. Avatar de Aves
    Aves

    Ai, eram 157 milhões de euros e passou para 431,4 milhões? Convém perceber o que diz a Infraestruturas de Portugal (IP):
    – “Quanto ao impacto da medida agora apresentada [aprovada], está estimado em cerca de 120,4 milhões de euros, [e não 157 milhões referidos inicialmente] valor que acrescenta à perda já registada com a política de descontos” aprovada em 2021, que abrangia estas autoestradas e outras.
    – Essa política de descontos significou uma diminuição da receita da empresa em 311 milhões.
    – É a soma dos dois valores – a perda de receita dos descontos aprovados em 2021 (331 milhões) e, agora, a perda de receita devido ao fim do remanescente das portagens nas autoestradas referidas (120,4 milhões) que dá os 431,4 milhões.
    https://www.jn.pt/6765672727/fim-das-portagens-nas-ex-scut-vai-custar-4314-milhoes-por-ano-a-ip/

    1. Avatar de Aves
      Aves

      … descontos aprovados em 2021 (311 milhões), como estava acima

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Aves, como é que se perde o que nunca se ganhou?
      É que com a politica de descontos, até houve mais tráfego, por isso não se perdeu nada.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Isso vais ter que perguntar à IP como é que fez as contas à perda de receita potencial dos descontos de 2021. Provavelmente não teve o aumento de tráfego induzido pelos descontos.
        O que de facto me custa a perceber é como é que o “JN”, que percebeu tudo direitinho do que escreveu a IP pôs no título 431,4 milhões – que viram parar a este post 🙂

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Agora em vez de ser o utilizador a pagar, seremos todos nós através dos impostos….

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Que já pagas… ISP, IUC, IVA na compra do carro e produtos que te permitem andar de carro… Por mim até podes pagar o meu junto com o teu, se gostas tanto de pagar e não ter benefício algum… Estradas bem mantidas é o que tens não é? Só se viveres na rua do PM

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Aí está, e se outras razões nao houvesse essas chegavam e sobravam para substituir em massa o carro pela bici, normal ou eléctrica. Mais de 85% dos tugas estão a menos de 15 kms do local de trabalho e são miseravelmente pagos. E não é só o pouco que ganham, é o balúrdio que têm de torrar para comprar e sustentar carro. É evidente que os tugas não têm o QI dos holandeses e dinamarqueses, mas com algum tempo chegam lá, para raiva e desespero do lobby automóvel.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Amigo, as scuts foram pagas ao pela UE, e estiveram vários anos sem portagens, a chulice do governo é que colocou la as portagens no tempo da troika e como é costume, foi-se a troika e continuou a chulice.

      Se o estado deixar de resgatar bancos e empresas falidas vai ver que recupera muito mais que os milhões que vai “perder” com a extinção destas portagens.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Convém saber do que se fala…

        Neste modelo, a responsabilidade pela construção, exploração e manutenção de uma autoestrada ou via rápida é concessionada a uma empresa privada por um período de algumas décadas (geralmente 30 anos). Em troca, a empresa recebe do concedente (em princípio, o Estado português) uma renda variável consoante o número de veículos que usa a via e o número de dias em que ela está operacional. Trata-se portanto de um regime de portagens virtuais, já que as receitas da concessionária estão dependentes do número de veículos que circula na via, mas em que o valor é pago pelo concedente, pelo que a estrada é de utilização gratuita.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Era bom, mas o maná dos políticos é feito das ajudas de estado aos capitalistas e das quantias astronómicas estoiradas em obra pública.

    3. Avatar de FL
      FL

      e quem paga as pontes, metros de lisboa? etc

    4. Avatar de Infinity
      Infinity

      E por que raio tenho eu tambem de pagar o metro e transportes no Porto e Lisboa se nao uso?

  5. Avatar de x
    x

    Eu gostava de saber o que eles têm feito com os 431,4 milhões de todos os anos anteriores?
    Não vi melhorias em lado absolutamente nenhum…
    Mais dinheiro que nunca iremos ver…

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Pagar as subvenções vitalícias, instituições da treta…

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Têm dividido entre eles.
      Agora vão ter de o ir buscar a algum outro lado… prepara-te

  6. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    O PS só sabe lixar o povo.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Até que enfim um pouco de bom senso

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Em contrapartida a fachosfera da AD/PAF+IL+Chega só sabe alimentar à fartazana o povo…

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Esse valor de custo anual está sobrevalorizado pelas concessionárias privadas

  8. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    E agora lá tenho eu de pagar o que não uso. É tão bom ser solidário.

    1. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      tal como as pessoas que residem nas cidades do litoral têm de pagar os salários dos (muitos) funcionários dos municípios (que nada fazem durante anos) do interior do país… a vida não é justa mas é assim para todos 🙂

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Não. A vida só é assim para alguns. Mas nós gostamos, não é ?

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Da mesma forma que eu tenho que pagar passes de Lisboa que eu não uso

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    E porque há-de ser visto como um gasto e não como um investimento? Já alguém fez contas à quanto a economia pode beneficiar com isso?
    Com toda a certeza que haverá benefícios, mas parece que toda a gente apenas vê o prejuízo.
    Se vocês comprarem um equipamento qualquer de 5000 euros por exemplo, vêem isso como despesa ou investimento?
    O que me choca nisto são as politiquices: há 6 meses não era possível, agora já foi… Coincidências….

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      +1
      Bom raciocínio!!!!

    2. Avatar de rui
      rui

      Ora ai esta um comentário como deve ser.

      Também pode servir para desenvolver o interior.
      Portugal não é apenas Lisboa e Porto….

      Quanto a quem vai fazer manutenção, até parece que as estradas e autoestradas estão um espetáculo.
      Pagamos IUC, ISP etc… e portagens, mas boas estradas?… só em alguns sítios.

    3. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Qual investimento ? Rasgaram os contratos de concessão ? Não me parece. Logo se substituiste receita, terás de a ir buscar a outro lado. A mim, por exemplo, que não tenho nada a ver com isso. Só devia pagar quando uso e não de forma indiscriminada.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Por essa ordem de ideias:
        Não vais a um hospital publico, logo não devias pagar impostos.
        Tens de te mudar para os EUA, onde pagas tudo (se usares claro).

        Devia se colocar pagamentos em todas as estradas do pais
        Eu com certeza não uso onde vives, logo porque tenho de pagar a manutenção dessa zona???

        As scuts foram feitas com dinheiro europeu, e o PSD decidiu por a pagar…
        Ate poderia ser mas nunca ao valor que era, pois os unicos que ganham sao as empresas dos amigos.
        Como disse alguem mais acima, onde esta o investimento dessas estradas com os tais 400 milhoes???
        Parte para pagar o investimento e o resto?
        Bolso de alguem??

        Exemplo:
        Quantas vezes ja se pagou a ponte 25 de abril?
        Ate existe um contrato onde a manutenção da ponte é por conta do estado!
        NENHUM governo ate agora fez algo para realmente melhorar o interior.
        Quando se tenta, la vem os coitadinhos a reclamar que se nao usam nao deviam pagar…
        Eu nao me importo que as scuts sejam gratuitas e apenas uso a A23 4 a 5 vezes por ano…
        Ha quem use todas as semanas.

      2. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Sabes que a demagogia não pode ser usada para justificar medidas que não tem justificação. E a manutenção da ponte 25 de abril é por conta do Estado ? Sabes que existe uma concessionária, chamada de Lusoponte, não sabes ??

        1. Avatar de rui
          rui

          Andas distraído! Ainda em 2018 o estado teve de pagar a manutenção da ponte porque esta assim no contrato (feito por um governo de PSD).

          https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/governo-aprova-tres-milhoes-para-a-manutencao-da-ponte-25-de-abril

          Demagogia, só se for dos meninos que nunca foram ao interior e acham que aquilo não precisa de melhorar….

          1. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            E o interior precisa de alcatrão acessível ? Não, o interior precisa de ter condições para que as pessoas lá se fixem. Mesmo com autoestradas como nunca, o interior continua a desertificar-se. Portanto, deixa-te de demagogias… e o que são 3 milhões gastos pelo estado nas obras da ponte ? Hoje em dia há muita falta de noção do custo das coisas, não há ? 3 milhões ?? Isso ao nivel do estado são migalhinhas. Só para perceberes, dá 30 cêntimos a cada português. Achas que vale apenas dar atenção a 30 cêntimos? ou isso é mais uma reminiscência da tradicional mesquinhez tuga ?

          2. Avatar de rui
            rui

            Ve se mesmo que és um menino da cidade.
            Porque achas que o interior esta a ficar cada vez mais deserto? Porque meninos como tu só pensam nas grandes cidades.

            E ja agora pagar 3 milhões a uma empresa privada que lucra milhões e milhões esta tudo bem, porque da 30 cêntimos a cada um???
            Esses milhoes fazem falta em hospitais por exemplo.

            Tens um ódio ao interior? porque? Já alguma vez la foste?

            Menino da cidade que só vê o que quer…

            Falas de demagogias, mas és o pior de todos.
            Não se pode ter as scuts a borla, mas podemos pagar milhoes para reparar o que o estado vendeu a um privado, e onde esse privado ganha milhoes…

            Que cromo!!!

          3. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Tu não sabes o que eu sei. E eu sei muito mais do que tu pensas. E só eu sei de onde sou e de onde vim e onde estou. Só não sei para onde vou. Mas tudo bem. O problema do interior está resolvido e tu sabias disso há muito: alcatrão barato e pronto ! Parabéns. O problema é simples de resolver. A tua falta de noção é tanta, que aflige. MAs tás contente, não estás ? Já insultaste um tipo e atingiste o teu ponto alto do dia e tá feito. Boa sorte com o teu alcatrão gratuito…

          4. Avatar de Rui
            Rui

            Temos uma noção de insulto diferente um do outro.

            Essa do alcatrão barato não entendi, mas….
            Fica na tua que eu fico na minha e temos ambos o ponto alto do dia!!!

            Falta de noção tens tu que só vês Lisboa e Porto.
            E se sabes muito, os meus Parabéns !!!!

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Exatamente, a questão está, esse valor que as concessionárias arrecadavam e que vai deixar de ser pago pelos utilizadores, vai ter de vir de algum lado… De onde? Do orçamento de Estado, com que dinheiro? Com mais impostos, ou então vão cortar na saúde…

    4. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      +1
      O interior para alguns não merece existir, não merece ser subsidiado. Digo isto tende sempre vivido no litoral.

      1. Avatar de Joao+M
        Joao+M

        segundo um estudo, o interior não irá ver um grande beneficio com esta medida.
        “https://www.iseg.ulisboa.pt/news-clipping/fim-das-portagens-nas-ex-scut-com-efeito-limitado-as-populacoes-locais/”

        A introdução de portagens tem um efeito negativo quase imediato de aumento de custos mas a abulição não irá implicar, imediatamente, uma redução de preços. No entanto, claro que facilita o dia-a-dia do comum mortal que se desloca entre municipios. Agora, esta medida irá fazer com que empresas voltem para o interior? Duvido muito.
        Além disso, tendo em conta que a nossa ecnomomia é fraca, reduzir aqui irá implicar aumentar noutro lado – ou seja, no final do dia será que realmente ficamos a ganhar?

        Como diz o artigo, este tipo de medida “populista” apenas faz aumenta a iliteracia financeira das pessoas. Enquanto por um lado ficam contentes por não pagarem 0,50€ num portico, por outro pagam mais de IUC, ISV, ou outros impostos para compensar. No final das contas até pode ter menos dinheiro na carteira na soma total do ano.
        Além disso, onde se devia investir não é na eliminação de scuts (que incentiva o uso de carro ) mas dos transportes publicos.

  10. Avatar de Driver
    Driver

    Vamos na prática pagar menos quando passamos e os impostos ficam altos na mesma. Ou os imposto baixaram quando passaram a pagar?
    Basta olhar aqui para o lado. Carros mais baratos, combustível mais barato, menos portagens, enfim.
    Medida peca por tardia.

  11. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    “Votaram contra o PSD e o CDS-PP.”

  12. Avatar de Nicolas Otamendi
    Nicolas Otamendi

    “O fim das portagens nas ex-SCUT vai custar 431,4 milhões por ano à IP.”

    Gostava muito de ver o relatório de despesas que contabiliza esta verba…
    Devem de estar a incluir os gastos de representação e almoços do Presidente da IP!!
    Essa despesa não está a ser provocada pela manutenção das estradas portuguesas, pelo menos não se nota nada. A qualidade da construção cada vez está pior, é só acumulação de águas nas estradas quando chove, buracos, enfim isto em estradas e autoestradas novas…
    A IP no seu melhor, a inflacionar a fatura para lixar o POVO.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      O fim das portagens não custa 431,4 milhões mas sim 120,4 milhões.
      Os 431,4 milhões são a soma de 311 milhões de descontos nas portagens em 2021 com, agora, os 120,4 milhões do fim do que restava das portagens.
      Expliquei isso acima.

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Socialismo e o tranvestismo político do Chega, votaram esta medida. Agora em vez de ser o utilizador/pagador, vai o povo TODO pagar esta mama às empresas e aos contratos PPP feitos pelo ministro socialista Cravinho. O povo é só tapado. Esquerda e extrema direita são do mesmo saco. Podridão.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      E o que pagas em imposts n chega?

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Não, não chega sabe porquê? É que a despesa está a aumentar, vão dar aumentos aos professores, aos funcionários judiciais, etc, e isso é despesa corrente. Se a despesa aumenta, a receita também vai ter que aumentar, ou pensa que há um cofre cheio de dinheiro ali parado à la tio patinhas? Esta “brincadeira” vai sair bem cara aos contribuintes.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Claramente. Mas as pessoas não percebem. Querem tudo de graça. Educação, saúde, transportes, querem autoestradas de graça, querem ter tudo do bom mas sem pagar um tostão. Não dão conta que tudo recai sobre quem paga impostos hoje. Mas amanha os reformados com salários baixos tb vão passar a pagar assim como haverá cortes nos subsídios é impossível este país gastar mais do que arrecada com a riqueza produtiva. Mas as pessoas não têm olhos na cara. E os socialismo é um cancro, não só em Portugal, mas no mundo em geral. Depois, com medidas popularuxas da esquerda dão aso ao aparecimento dos descontentes que se alinham pelo discurso bacoco da extrema direita. O Chega é um produto do bloco de esquerda, do PCP e do socialismo cego.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      A IL absteu-se já viu?

  14. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
    BurroFuiEuQueEstudei!

    A todos os que são contra o fim destas portagens, vão viver par o interior do país e depois conversamos.

  15. Avatar de OInterior
    OInterior

    A todos os que sao contra o fim das portagens do interior e que se queixam de irem “pagar” com esta medida. Lembrem-se que tambem vamos “nós” pagar por um TGV que não nos serve, por modernizações de linhas de comboio já a anos luz do que para cá existe. Os impostos são iguais em todo o país, os investimentos é que não.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não é só interior. Olhe a A22 no Algarve, em que circulam ali carradas de turistas estrangeiros cheios de dinheiro, e ficam-se a rir. Não pagam portagens, não pagam impostos aqui. Quem vai pagar o que eles não pagam em portagens, somos todos nós.

  16. Avatar de Filipe
    Filipe

    Estão sempre MAL! Ora porque se paga ora porque se deixa de pagar.. que mentes.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estas portagens passam a ser Free, mas muito rapidamente subem outros impostos, por exemplo o RUC, 43 euros por 1000km (https://www.pelaestradafora.com/2024/06/nova-zelandia-aplica-taxa-por-km-a-carros-electricos/)

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      * subem = aparecem

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Os impostos vão subir inevitavelmente, não só por isso, mas por toda a despesa corrente que vai aumentar, como aumentos aos professores, funcionários judiciais, etc. Vamos ter de pagar mais impostos.

  18. Avatar de Oi to the World
    Oi to the World

    Quero ver quantos de vocês vão usar o TGV e o novo aeroporto diariamente quando tiver construído e a funcionar!

    Venham viver para o interior e depois falamos! Ahhh e não vão pro baixo alentejo e algarve passar férias, não vá dar o caso de usar a via do infante gratuitamente

  19. Avatar de Valdemar+Santos
    Valdemar+Santos

    Quem se queixa de ter que pagar pelos que usam: “Epah, que injustiça!”

    Quem usufrui de passes da Carris gratuitos: “Viva Portugal!”

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Hipocrisia daqueles que pensam que Portugal é só Lisboa

    2. Avatar de Interior esquecido
      Interior esquecido

      La esta e nunca os do interior disseram que andavam a pagar para a malta de Lisboa usar gratuitamente a carris, a malta só vê para o lado que lhe interessa.

  20. Avatar de Joao+M
    Joao+M

    só falta dizer qual será o valor gasto a ser pago como indeminização às concessionárias .

  21. Avatar de P
    P

    O problema está claramente nos contratos ruinosos das PPP, quem as assinou devia ser preso. Estas portagens no interior nunca deveriam ter existido, mas há outras que não fazem sentido, por exemplo a ponte 25 de abril, que quando estivesse paga acabava. Enfim mentiroso sou eu estes políticos são outra coisa …

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Essa é que é a questão.
      Quem esta a ganhar com isto tudo??

  22. Avatar de JL
    JL

    Agora os utilizadores deixaram de pagar quando passam nelas para todos pagarem nos impostos. lol

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Assim como o pessoal que tem direito a passe gratuito (em Lisboa) e o RSI

      E escolas do estado, hospitais, etc….

      Todos pagamos!

      Ou apenas o pessoal de Lisboa e Porto tem esse direito????

      1. Avatar de JL
        JL

        Nos passes é.

        1. Avatar de rui
          rui

          Pois é.
          Eu acho que isto pode ajudar a desenvolver algumas regiões.
          Posso estar enganado, mas é o que penso.

          Sou do interior e estou em Lisboa. Uso a A 23 umas 4 a 5 vezes por ano.
          E vejo que aquilo esta completamente esquecido pelo governo que so ve lisboa e porto.E pelos comentario aqui, muita gente pensa o mesmo.

          E tenho pena disso.

  23. Avatar de TdSR
    TdSR

    A malta dos elétricos vai pagar a conta.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não não, vais pagar tu e todos os que pagamos impostos. Como alguém já disse algures por aí nos comentários, o utilizador pagador acabou, agora para todo e qualquer cidadão produtivo e útil.

  24. Avatar de PJA
    PJA

    Medida justa, até posso dizer que nunca devia ter tido portagens.

  25. Avatar de Vitor Artur
    Vitor Artur

    Ok foi aprovado, mas começa em vigor em que dia?

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Acho que em 1 de Janeiro de 2025.

  26. Avatar de Nuno
    Nuno

    Até estive a pensar melhor. Podem deixar estar as portagens a pagar… Para as vezes que vou a Lisboa ou Porto, estou me a borrifar por pagar 20 ou 30 paus. Pode ser que assim também não venham esses gajos do litoral a chatear nos o sossego que temos aqui no interior. Adoro estar aqui na minha cidadezinha que é a Guarda, onde demoro 10 minutos para chegar ao trabalho. Não preciso acordar às 5 da manhã para chegar ao trabalho. Não temos 2 milhões de turistas a melgar nos a toda a hora. Se quero apanhar um avião, vou a Madrid (bem mais barato o voo e não pago portagens). Vou a Espanha comprar combustível mais barato. Devíamos era espetar aqui uma portagem aos camiões que nos poluem o ar a carregar a comida que vocês papam em Lisboa, enfiados em caixotes de cimento. Cambada de imbecis….

    1. Avatar de rui
      rui

      Muito bom. Adorei. 🙂

  27. Avatar de João
    João

    A questão não passa por pagar ou não portagens, o que me parece injusto é se tiver carro português paga, mas se for de matricula estrangeira se quiser não pagar não paga.
    Eu sou contra qualquer tipo de portagens que fique claro, mas vejo que os municípios do interior em vez de estarem preocupados com isto, que se unam e criem condições para empresas e pessoas se fixem no interior e isso não acontece, só existem dificuldades saímos dos centros urbanos do interior e as aldeias em volta não tem nada

  28. Avatar de Jou
    Jou

    Também pago os prejuízos no metro, carris. Batcos do tejo e não uso…
    O alcatrão deveria ser mudado aos 10 anos, mudam aos 20, têm que pagar indemnização por falta de utentes, dinlminui a sinistralidade, nunca deveriam ter sido portajadas.
    Eu atravessei Espanha do sul ao norte em AE de botla, a entrada em Portugal tinha a placa a dizer Portugal e um pórtico para pagar…

  29. Avatar de mr_mufy
    mr_mufy

    Vi varios comentarios em que muitos as pessoas nao sabem bem o que falam porque não conhecem as relidades onde poderiamos e deveriamos ir buscar como exemplo.
    Portugal desenvolveu mto com os fundos europeus e as autoestradas sao um bom exemplo disso.
    Porque motivo é que elas de repente tem que taxas aos Portugueses? Sim, podem indicar que é por causa das manutenções, mas voçes vêm alguma manutenção de jeito nas auto-estradas?!
    Animais mortos, pisos em mau estado que geram aquaplanagem, arvores nas bermas por causa do lixo e etc… Acho que percebem a ideia.
    O Zé tuga gosta de inventar desculpas para tudo e tudo é desculpa para cobrar taxas e taxinhas. Malta acordem que o pais esta a ser roubado e não é de agora!.
    Agora vejamos os exemplos europeus que poderiamos adotar como modelos.
    IUC caro mas que permita circular em todas sim todas as auto estradas em Portugal.
    Beneficia toda a gente, e quem não tem carro não é penalisado.
    Agora como esta o nosso pais, ganhamos pouco, mas temos taxas iguais aos paises ricos, por favor!
    para ter um carro pagas ISV, IUC, SEGURO, IVAS de tudo qdo na realidade não é bem investido.
    Enquanto o Tuga não olhar para o estado e perceber que é como fosse a governação pessoal de cada um, isto não evolui e continua a macada de sempre. Todos roubam e não querem saber pq é do estado, mas o ESTADO SOMOS NÓS!!
    A malta em casa gosta de ser roubado? então porque rouba o estado?! Temos que ser mais exigentes.

  30. Avatar de Manuel Santos
    Manuel Santos

    Já era sem tempo ,o país precisa de circular, estou farto de ser roubado na categoria da classe do veículo devia pagar classe 1 e sou taxado em classe 2 revejam por favor isso