Eleições Europeias: O que precisa de saber para votar hoje

20 Comentários

Hoje é dia de ir votar! As mesas de voto para as eleições europeias já abriram às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, e encerram às 19:00. Nos Açores, as mesas de voto abrem e encerram uma hora depois. O que precisa de saber?


Eleições Europeias: Não pode votar através da internet!

Ao todo são mais de 10,8 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro. Portugal irá escolher 21 dos 720 eurodeputados do Parlamento Europeu.

A grande novidade destas eleições é a possibilidade de ser possível votar em qualquer lugar e não apenas nas mesas da área de residência. Por exemplo, alguém que seja da Guarda pode votar em Lisboa, no Porto, no Algarve, etc. É também possível votar no estrangeiro.

Para votar basta que apresente o documento de identificação civil (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) ou qualquer outro documento oficial que contenha a sua fotografia atualizada (Passaporte ou Carta de Condução, etc.).

Refere a Lusa que para estas eleições, votaram antecipadamente mais de 252.000 eleitores. Em Portugal concorrem 17 partidos e coligações.

Em 2019, nas anteriores eleições europeias, Portugal registou a pior taxa de abstenção (68,6%) desde que pertence à União Europeia, em contraciclo com a participação na Europa – cerca de 50%.

Como são eleito(a)s o(a)s deputado(a)s ?

De acordo com o método de representação proporcional de Hondt, conferindo-se os mandatos ao(a)s candidato(a)s pela ordem de precedência da respetiva lista, nos seguintes termos:

  • Apura-se em separado o número de votos obtidos por cada lista partidária;
  • O número de votos de cada lista é dividido sucessivamente por 1, 2, 3, 4, 5, etc., sendo alinhados os quocientes por ordem decrescente da sua grandeza numa série de tantos termos quantos os mandatos atribuídos;
  • Os mandatos pertencerão às listas a que corresponderem os maiores termos da série estabelecida pela regra descrita na alínea anterior, recebendo cada uma das listas tantos lugares quantos os seus termos na série;
  • No caso de restar um só mandato para distribuir e de os termos seguintes da série serem iguais e de listas diferentes, o mandato cabe à lista que tiver o obtido menor número de votos.

Não pode votar através da internet. O voto é exercido presencialmente.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Venham votar pá! Estamos aqui apanhar uma seca nas mesas! XD

    1. Avatar de Marko
      Marko

      Hahaha façam como eu… Não votem… A não ser que acreditem verdadeiramente em alguém que faça alguma coisa que promete, como não acredito é cada um pior que o outro…
      Mas se acreditam em alguém fazem muito bem votar claro, sem ironia nenhuma!

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        E é por pessoas como tu que nada muda.

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        Depois não te queixes que as coisas não mudam

      3. Avatar de João B
        João B

        Não tens legitimidade de criticar o que quer que seja feito!
        Porque quem não vota significa que qualquer coisa que seja feita está bem!

      4. Avatar de Marko
        Marko

        E mudou ao longo dos anos? PS, PSD pelo menos que me lembre… PSD enchia bolsos a ricos e lixava o povinho, com o PS melhorou ligeiramente mas no cometo geral mudou alguma coisa? Continuamos a ser subsídio dependentes dos fundos europeus.a 40 anos, ordenado mínimo dos mais baixos da Europa, SNS no caos, imigração (que não interessa) a dar com pau.
        Nas últimas eleições ouvia todos a atacarem-se mutuamente e todos faziam melhor, ideias? 0…
        Cada um sabe de si, por isso é que a abstenção tem subsídio imenso e com percentagens significativas, não porque as pessoas não querem mudança mas sim porque não credibilizam a política nem os políticos é simples.
        É ver o espaço de antena destes políticos que querem representar o país na Europa e entende-se logo o que esperar, mas pronto… Acho que fazem muito bem votar e não sejam como eu!

        1. Avatar de Darth
          Darth

          Precisas de ir lá para fora um pouco para dar valor ao que tens. Não temos economia da França, Alemanha, por isso também não tens a riqueza. Mas comparado a 90% (ou mais do mundo), estas melhor

          1. Avatar de Marko
            Marko

            Não se trata só de riqueza, isso é um dos males “menores”… Falta alguém que os tenha no sítio para governar um país como o nosso e não há é só isso…
            Existe mais abstenção que votantes portanto… Algo está mal e não são as pessoas… Falta de confiança em quem lá está, em quem quer ir para lá e isso é o ponto principal, e não a riqueza ou a,b ou c não votar!
            A questão é não votam porquê? Se calhar a pergunta é mais essa, se o que está, está mal faria todo o sentido a malta querer mudança e ir votar, o problema é que as alternativas são ainda piores… No meu caso é isso mesmo!
            Claro, comparados com a Somália e a maior parte dos países Africanos somos um paraíso, mas sai daqui e vai para Dinamarca, Noruega, Suécia, Suíça, e por aí fora e aí entendes… Ok somos mesmo a cauda da Europa, e somos um povo que como dizia alguém falam, falam, falam mas não fazem nada… Portanto está-se bem…

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Eu só precisava que me repescassem o comentário 🙂

  3. Avatar de Mario
    Mario

    A europa precisa da extrema direita para acabar com as imigracoes e dos politicamente correctos. Alem disso a baixa natalidade deve se inverter obrigando as mulheres a ter filhos, quem tem menos de 2 filhos e taxar a mais de 60 porcento. Queremos uma europa europeia e nao asiaticomuculamana

    1. Avatar de Aindanaoseitudo
      Aindanaoseitudo

      “uma europa europeia e nao asiaticomuculamana”

      Os tugas/europeus quando perceberem isso, vai ser tarde para corrigirem o erro.
      Quando eles forem superiores em numeros vão ver como a nossa cultura vai ser exterminada.
      Estamos a ser governados por flores de estufa.

    2. Avatar de Carlos+Fernandes
      Carlos+Fernandes

      “…obrigando a mulheres…” e já agora porque não as escravizar, faria mais sentido. Tudo Louco.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Há uma série que retrata isso, num futuro não muito distante poderá acontecer

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não acaba coisa nenhuma. Os principais interessados e mentores da importação de migrantes são os capitalistas. Para repovoar o exército industrial de reserva – um excedente de gado humano que lhes garante a supremacia total a fixar salários. Os desejos do capitalista são ordens para toda a fachosfera: direita e extrema direita. A extrema direita não é contra a presença de migrantes. É contra a legalização, para que os capitalistas os façam render ainda mais.

    4. Avatar de Darth
      Darth

      So num delirio fascista teu é que achas que consegues obrigar alguém a ter filhos. Mal têm um pouco de votação, já acham que isto se vai transformar numa utopia autoritária

      Europa sempre teve imigração ao longo dos milénios. É por isso que tu tens um ar marroquino.

  4. Avatar de GM
    GM

    Acabadinho de chegar a casa. Entre entrar no carro, fazer o percurso até ao local, estacionar o carro, fazer o percurso a pé, votar, retornar ao carro, fazer o percurso até casa: 24min.

  5. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Entenda o que é e como funciona a união europeia (ue):

    – Os Negócios de Bruxelas

    https://www.youtube.com/watch?v=iuML-8Fq09s

  6. Avatar de Aves
    Aves

    Os portáteis (Tsunami) têm uma ranhura para o CC. Mas o sistema está muito lento.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Acho que já tive um desses…

  7. Avatar de saul
    saul

    É preciso urgentemente acabar com as politicas desastrosas da esquerda e mudar tudo na Europa, a começar com a presidência da comissão europeia.