TOP 10: forças armadas mais poderosas do mundo

66 Comentários

O Ranking das Forças Militares da Global Firepower classifica as forças armadas de 145 nações, ponderando uma série de fatores diferentes, como o volume de sofisticação do seu equipamento, saúde financeira, geografia e recursos. Conheça quais as 10 forças militares mais poderosas do mundo.

TOP 10: forças armadas mais poderosas do mundo


Forças Armadas: Portugal na 38ª posição à escala mundial

A classificação usada para obter um ranking das forças militares mais poderosas do mundo considera fatores que incluem a quantidade de equipamento militar e tropas que cada país possui, bem como a sua situação financeira, geografia e recursos disponíveis, informações que podem ser imperfeitas.

Notavelmente, a classificação apenas avalia as forças armadas de um ponto de vista convencional, negligenciando a capacidade de um país para ataques nucleares.

TOP 10: forças armadas mais poderosas do mundo

Top 10 das forças armadas à escala mundial

  • 1 – Estados Unidos
  • 2 – Rússia
  • 3 – China
  • 4 – Índia
  • 5 – Coreia do Sul
  • 6 – Reino Unido
  • 7 – Japão
  • 8 – Turquia
  • 9 – Paquistão
  • 10 – Itália

De referir que Portugal aparece na posição 38, à frente de países como a Holanda, Noruega, Suiça, Finlândia, entre outros. O ranking completo dos 145 país pode ser visto aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    A franca esta a frente da india e Portugal esta onde? E das melhores em comandos e forca aerea

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Portugal é o país mais rasca da Europa ocidental. Isso é a garantia da nossa independência. Os espanhóis recusam-se terminantemente a integrar isto. ‘Pedintes e corruptos já temos a mais’, dizem eles.

      1. Avatar de GM
        GM

        Nisso, concordo. Socialismo no seu melhor.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Portuguese não é socialista. Em Portugal mandam os capitalistas.

          1. Avatar de GM
            GM

            Sim. Os capitalistas do PS + BE + PCP. Mesmo depois de 10/03/2024. Mas o navio começa a virar. Hoje, possivelmente, será mais uma mudança positiva.

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            Mesmo no PS, apesar de não pertencer à fachosfera, mandam os capitalistas. Senão já tínhamos um sistema de IRS com contas bancárias passadas a pente fino e declarações em cima da mesa na repartição para fiscalização popular.

    2. Avatar de O+que+sera,+sera
      O+que+sera,+sera

      O problema e que o nosso numero e muito pequeno. A frente da India nem uma semana duramos. Agora se tivessemos quase o mesmo numero ai sim podiamos passar a India e outro.

      A Coreia do Norte nao esta nesta lista e esses sao malucos e sem medo o que faz com que sejam temidos mas mesmo assim nao estao na lista pelos numeros que ninguem sabe

      1. Avatar de Tó

        são tão sem medo que basicamente o que fazem é ladrar, os Norte-Coreanos.

    3. Avatar de joao
      joao

      so pode ser com dados vindo do governo para sermos os melhores! assim como a medecina em cuba!! ahhahahaha

      1. Avatar de ianchika
        ianchika

        E como as aulas de português leccionadas em Portugal… Deixam muito a desejar.

  2. Avatar de Neurónio
    Neurónio

    a credibilidade da lista deixa-me algumas dúvidas após verificar, por exemplo, a Finlândia em 50° lugar.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      A Finlândia não tem muitos militares no ativo, serão à volta de 24.000. Mas diz que em caso de guerra chega rapidamente a 280.000. E tem, de facto, um arsenal considerável, um dos maiores da Europa Ocidental.

  3. Avatar de Incógnita
    Incógnita

    Copiado e Colado será ???????????????????????????????????

    Forças Armadas de Portugal
    Forças Armadas
    Apto para o serviço militar Homens entre 18 e 49 anos: 1 952 819 (2005 est.) homens, idade , Mulheres entre 18 e 49 anos: 1 977 264 (2005) est.) mulheres, idade
    Pessoal ativo 30 500
    Pessoal na reserva 210 930
    Orçamento 1,60% do PIB (2021)

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    A Rússia já caiu vários lugares na tabela…

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Acredita nisso, neste momento já esgotou as reservas americanas, as da Europa e de vários países.
      E a nível nuclear está cheio delas só mesmo a América pode se comparar a nível Nuclear.

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Acho bastante óbvio que está longe do 2. Lugar… Basta ver o que passa na Ucrânia, só não vê quem não quer…

        1. Avatar de O+que+sera,+sera
          O+que+sera,+sera

          Tu que nao ves amigo…achas que se a Russia quiser nao acaba com a Ucrania em um dia? A Russia esta a jogar o jogo longo ao contrario da Nato. Tu achares que a Russia esta esgotada por lutar contra a pequena Ucrania e de rir

      2. Avatar de darth
        darth

        as certezas que tu tens sobre reservas e capacidade real. nato, so com as sobras, estas a emperrar a russia. aiai… o que nao faria a ela em confronto direto…

      3. Avatar de Contador
        Contador

        Claro que aqui estão os puppets russos para defender os seus queridos lideres criminosos que tanto apoiam. E ai de quem diga mal. Leva logo com piadas criminosas.

      4. Avatar de Tiago
        Tiago

        Lol, mais de 2 anos de guerra e ainda nao passou da zona leste da Ucrania.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Tendo em conta a capacidade da Rússia de contratar pessoas da América do Sul e África para uma guerra que não é deles a troco de dinheiro, eu diria que subiu

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    O posicionamento de Portugal é um dos mais bizarros. Não é só da Holanda, Noruega, Suiça, Finlândia atrás que não faz sentido.

    Temos a França atrás da Itália… O Reino Unido à frente do Japão.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      A Itália tem uma excelente Marinha e tem um avião de 5ª geração, ao contrário dos franceses, mas estes têem armas nucleares, submarinos nucleares, um verdadeiro porta-aviões…..
      Aqui dou o benefício da dúvida, mas em teoria a França é superior, sem dúvida!

      Já o RU à frente do Japão……
      O Japão é fortíssimo sem dúvida, mas não tem armas nucleares nem porta-aviões ou submarinos nucleares!!!!!!

      Agora o caso português é absurdo, a Holanda está claramente À Frente de Portugal em todas as vertentes da Defesa. Apenas estariamos melhor nos submarinos!
      Tudo o resto é de cabazada!!!!!
      Então os navios Zeven Provincien afundavam tudo o que temos!!!!!!

      1. Avatar de GM
        GM

        Por acaso até tem. Adaptaram os porta-helicopteros aos F-35B: https://www.youtube.com/watch?v=Ngva36wl9ss
        E tem dos melhores submarinos não nucleares. Pesquisa nesse canal, que tem extensa informação.

  6. Avatar de Naodou
    Naodou

    A Rússia não está em segundo lugar garantidamente.

    1. Avatar de Outro trolha
      Outro trolha

      Os estados unidos perderam a guerra no vietnam, e o vietnam nao esta em primeiro lugar.
      La pela russia nao terraplanar a ucrania com meia duzia de bombas nucleares, nao quer dizer que nao tenham capacidade de o fazer.

      1. Avatar de darth
        darth

        achas mesmo que china esta atras da russia?

        1. Avatar de O+que+sera,+sera
          O+que+sera,+sera

          Sim. Nao te esquecas que a Russia tem mais de cem anos de desenvolvimento e a China nao tem metado. O real poder Chines comecou ha uns 30 anos mais ou menos. Isso faz com que a Russia esteja acima MAS, nao por muito tempo. Uns 10 anos e a China passa USA.

          USA vais morrer cedo, quase 1/4 das tropas sofre de PTSD.

  7. Avatar de Lucas
    Lucas

    Rússia em 2º só pelas nukes

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      se funcionarem como funcionam os tanques estamos bem

  8. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Falta ai a Padeira de Aljubarrota carago! Até os come-mos vivos!!

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Comemos, ficamos, metemos, etc…

  9. Avatar de Mário de Azevedo
    Mário de Azevedo

    A Rússia, manifestamente, NÃO está em 2o. lugar, basta ver, que, se estivesse não estaria com dificuldades em avançar na Ucrânia, com um efectivo de meio milhão de homens, comparativamente a um País que foi apanhado completamente desprevenido…Revela a falta de preparação militar., entre outros aspectos!! Que raio de classificação!!!!

    1. Avatar de IMF
      IMF

      As guerras são feitas por dinheiro, isto é a ver quem sai a perder mais dinheiro e influência no mundo.

      Se fosse para limpar a Ucrânia, a Rússia já o teria feito, bastava conquistar Kiev e obrigar a renderem se.
      Mas não andam a atacar bem longe junto as fronteiras.

      Pensem quantos milhões de €€ são gastos diariamente, para não falar a hora….
      Alguém tem de ganhar dinheiro, para um ter prejuízo outro está a arrecadar.

      A Rússia está a mostrar o seu poder muito bem, para o resto do globo.

      Mesmo com o apoio da Europa e dos EUA, a enviar material bélico para a Ucrânia. A Rússia não desistiu.
      Mesmo contra todas as probabilidades que iam ficar sem comida, munições, etc, que a economia deles ia colapsar.
      Estão lá.

      Quem está a ficar mal no foto somos nós europeus e EUA, que achamos que quem não está conosco está condenado. Que somos os donos do mundo.

      Acordamos o bicho, agora temos de lidar….

      Queria muito que a Rússia se desse como derrotada, mas não vai acontecer….

      1. Avatar de dhhf
        dhhf

        só contaste metade da história e tens aí um erro histórico também…
        Rússia só não teve problemas económicos e militares devido a China Índia e irão…
        quanto ao atacar kiev, ela atacou Kiev com as suas melhores tropas e melhores equipamentos e perdeu…

        se os russos gastam mais material que a Ucrânia quer dizer que os EUA e etc gastam menos que a Rússia e ainda dividem o prejuízo entre si…

        a tua narrativa é uma falácia….

        1. Avatar de O+que+sera,+sera
          O+que+sera,+sera

          Tambem tu nao estas coerente na tua historia… Russia tem 10x o numero da Ucrania e sao melhores treinados. A Ucrania nao e mau de todo, atencao, mas a Russia se quiser ate o RU luta.

          Tens de pensar que neste momento a Russia esta a jogar o jogo longo. Tem o BRICS a ficar mais forte portanto e jogar com cabeca. Tu queres ganhar a guerra e nao as lutas.

          China, India, Irao e ate o Brasil estao a ajudar de maneira diferente da que falas. E nao te esquecas que a NATO e EUA estao a ajudar BASTANTE a Ucrania. Basta veres as bills passadas pelo EUA. Mas como foi falado isto e um jogo de dinheiro e nos como somos os burros espertos pensamos sempre que sabemos mais e melhor.

      2. Avatar de darth
        darth

        sim, a figura miseravel que a russia esta a fazer é por opcao

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O q salva a Rússia são os chips q vão tirando das máquinas de lavar do ferro velho do ZéZarakov.

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Exato. Mas ainda há quem não queira ver a realidade…

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Portugal não tem homens nem equipamento militar e o pouco que tem é completamente obsoleto.
    Mesmo assim está em 38 lugar?
    Estou plenamente convencido…

    1. Avatar de Outro trolha
      Outro trolha

      Rankings the Portugal:
      – 71° em numero de aeronaves;
      – 49° em numer de veiculos terrestres
      – 56° numero de homens no ativo
      – 35° numero de homens nas forças especiais
      – 22° numero de homens em reserva

      Nao temos nada de jeito, mas temos carne para canhao que chegue para nos colocar em 38°

  11. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Eu também acredito que a russia não esteja em segundo lugar, se a Russia não tivesse nenhuma bomba nuclear, vários paises já lhes tinham caido em cima, mas como eles têm e não se dabe quantas fica tudo quietimho com medo que o Putin mando uma bazucada.
    Mas como disse sem nukes eles perdiam.

  12. Avatar de Tó

    Essa lista é ridícula e altamente questionável, mas ok.

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Pois, Portugal a frente de Finlândia, Suiça, países baixos e Noruega, só um bêbedo diz isto, esse países tem MT Mais e Melhor material de guerra .
    Índia só tem restos de outros países, material MT bom , mas 2.linha.
    A Alemanha, tem MTS restrições da 2 GM, mas tem MT e Bom material de guerra em Todos os níveis, só não tem em N° de soldados.
    Itália a frente de França , de facto não faz sentido, apesar de Itália tem MT boas tecnologias de guerra a todos os níveis.
    A Rússia, por mais digam que não, tem Nukes, tem aviões de 1 linha(5 Geração) Submarinos mt bons, tanques MT bons, mísseis terra Ar S-500 classe mundial. Tem outra coisa MT importante, Dinheiro para toda a logística.
    Se não fosse Mega Corrupção, vodca , e a desorganização do exército, podia ser de facto, de elite, mas não é, (e ainda bem)mas é MT forte.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Então a Ucrãnia é uma superpotência!
      A rússia tem isso tudo e leva cada bofetada da Ucrãnia!!!!!!!

      Onde estão os aviões de 5ª geração que afirma que existem na rússia? Ainda ninguém os viu!!!!
      A Ucrãnia tem feito tiro ao alvo a todas as baterias anti-aéreas!!!! Onde andam os S-500?

      Quanto à Marinha russa, é tão boa que foi afundada toda a que estava no Mar Negro!!!!! Por um país que nem tem marinha sequer!!!!! O único navio que vai ter está ainda em testes!!!!! É uma corveta feita pela Turquia!!!!!

      Todo o exército, marinha e força aéreas russas são uma anedota!!!! Conseguiram ser corridos da capital por um país que nem sequer tinha carros de combate ocidentais ou modernos!!!!! Só em 2023 passou a ter alguns MBT ocidentais (uns 200), contra milhares de MBT russos!!!!!! Maior humilhação não consigo descortinar!!!!!!!

      Tirando as bombas nucleares (é a maior potência nuclear graças às bombas oferecidas pela Ucrãnia, cerca de 1600 bombas nucleares ou estaria agora atrás dos States!!!!!).

      Tirando isso é só lixo na rússia!

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Entendo, mas não concordo totalmente, toda gente sabe que milhares de operacionais(digo operacionais para não dizer soldados) do ocidente a manobrar o exército Ucraniano. Se não fosse isso, a Ucrânia já era toda da Rússia, Não é a Ucrânia, só é na Ucrânia, toda gente sabe isto mas finge não saber. Ninguém está a mostrar todos o seu potencial Militar Máximo, nem o ocidente nem a Rússia, basta ver os aviões que Rússia opera lá, e os aviões que ocidente envia para lá , ou seja de 2° 3° linha,(F16) mirage 2000, Gripen39, Rafalle, ou seja os restos
        Da igual a Rússia mete os sukhoi su 27 e 35, não os 57ou 75 , os melhores deles, anda tudo a apalpar terreno caso haja 3GM.
        Mas concordo contigo acerca da marinha, um desastre,
        Até na semana passada um porta aviões EUA , fugio de um ataque do Iémen, um simples bom míssil arrebenta logo com kk navio.
        Do exército russo o que as pessoas ainda não perceberam é que a estratégia da Rússia mais do que ganhar terreno é destruir o exército (humanamente)e o seu material militar. Se a Rússia ficar com este terreno, para Putin já é uma grande vitória.

  14. Avatar de Jorge
    Jorge

    A Holanda é um país?

  15. Avatar de Aves
    Aves

    Alguns números da fonte do post sobre Portugal e a Finlândia:
    Portugal: População 10,5 milhões; total de pessoal militar/militarizável 260,4 mil, dos quais – no ativo 24,0 mil, paramilitares 24,7 mil, reserva 211,7 mil
    Finlândia: População 5,6 milhões; total de pessoal militar/militarizável 947,8 mil, dos quais – no ativo 24,0 mil, paramilitares 53,8 mil, reserva 870 mil
    A grande diferença está na reserva militar: 211,7 mil em Portugal 870 mil na Finlândia. Mas a reserva militar é importante? Em caso de guerra é. A Finlândia diz que, em caso de guerra, passa rapidamente de 24 mil militares ativos para 280 mil.
    Na Finlândia, o serviço militar é obrigatório para homens a partir dos 18 anos. A duração pode variar entre 6 a 12 meses. Depois de terminado o serviço, os recrutas entram na reserva até aos 60 anos.
    É aqui que se reflete a grande diferença entre os países que mantêm o serviço militar obrigatório e os que o aboliram, como Portugal.
    Dos 27 países da UE, 8 mantiveram ou (re)introduziram o serviço militar obrigatório: Áustria, Dinamarca (alargou-o também as mulheres), Finlândia, Suécia, Grécia, Lituânia, Letónia, Estónia e Chipre. Os restantes não têm serviço militar obrigatório.

  16. Avatar de Alfredo Arantes
    Alfredo Arantes

    Portugal está em primeiro lugar?
    Portugal continua a pedir dinheiro emprestado para sustentar f.p.
    O país está endividado?

  17. Avatar de Marte
    Marte

    Uma dúvida, neste estudo entra o parametro da estratégia de combate desenvolvido pelos comandantes das respectivas operações? Não basta ter bons equipamentos e bons combatentes, talvez mais importante seja a capacidade (com base nos objectivos a conquistar) de ver todo o desenrolar de uma acção militar a desenvolver. Com poucos recursos houve povos que conseguiram resistir e derrotar o “inimigo”. Através da nossa história tivemos alguns exemplos desses. Está certo de que agora os tempos e os sistemas de combate são diferentes, mas se houver um bom estratega haverá sempre mais hipóteses de vitória. Mas não esquecer que a vitória não termina no fim do seu desenrolar, ela tem que ser eterna, poderá ser fácil ganhar mas mais dificil será mantê-la através dos tempos. E, não me venham cá com a IA, pois neste momento ainda não tem capacidade para a analizar um teatro de guerra, falta-lhe aquilo que é a chave de todas as vitórias: A Inteligencia. Já agora, o treino militar da forças armadas especiais em Portugal, é de bradar aos céus, sinceramente, o treino militar tem de ser feito como se uma guerra real se tratasse e não de uma brincadeira de “cow-boys”. Treinos muito intensos, duros, a roçar a morte, sempre feitos com “bala real”, treinos de desgaste psicológico para reduzir o corpo a um vazio…. mas sempre acompanhados de um apoio clinico constante de 24 horas de modo a apoiar os intervenientes. Não, não acredito naquela lista.

  18. Avatar de José Martins
    José Martins

    Portugal está em primeiro lugar se for em praxes e corrupção.

    1. Avatar de O+que+sera,+sera
      O+que+sera,+sera

      xDDD

  19. Avatar de José Martins
    José Martins

    As nossas forças armadas estão a delapidar-se, deviam dar o exemplo, mas são como as outras instituições do Estado. Praxes e roubo de armas no exército (crime e punidos) corrupção nas meses(crime e punidos) militares criminosos (mataram agente PSP). Querem mais exemplos? O 25 Abril…. foi bom ou mau? Muitos não o sabem, mas opinam nos 50 anos desta data. Passados 50 anos as diversas classes ainda mendigam aos governantes, dia 10 de junho lá se vai enaltecer tudo menos dizer a verdade. O Povo anda enganado.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      E ainda há aquela triste história com o navio SUCATA Mondego.
      Com material deste estar no top 50, nem quero imaginar com será nos restantes 107. Devem usar pirogas eheh

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    Orientem-se….. meus caros, o ocidente primeiro diz que a Rússia nao tem potencial, que tiram chips das máquinas de lavar, que não conseguem derrubar a Ucrânia, que estão falidos, que andam a usar material de guerra com 50 anos… AGORA vem dizer que a Europa corre o risco de ser invadida pela Rússia?????? Que a seguir a Ucrânia será o resto da Europa até Lisboa???? Mas afinal em que ficamos?? Quem fala que a Rússia não é a segunda potência militar do mundo, estão preocupados se a Rússia invade a Europa porque raio???? Alguma coisa não está a bater certo!!!!

  21. Avatar de Efgar
    Efgar

    Todos aqui discutirem o posicionamento de Portugal e acho que deixaram passar outra bem duvidosa. A Ucrânia está a frente da Alemanha… Deve ser isso deve, uma país que só tinha armamento da segunda guerra mundial a frente de uma potência económica que tem armamento sofisticado, embora não invista muito na secção de guerra.

    1. Avatar de GM
      GM

      Não investia. Passou a ser diferente depois de 24/02/2022.

  22. Avatar de Fred
    Fred

    Estes comentários são um espectáculo! Desconhecia a grande quantidade de especialistas militares que há em Portugal.

  23. Avatar de Manuel Guerreiro
    Manuel Guerreiro

    Curioso, EUA em primeiro, mas a Rússia é que tem maior numero de armas nucleares, Coreia do sul à frente da Coreia do Norte, isto deve ser uma palhaçada, pensam que somos todos burros, cambada de hipócritas..

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Tu pareces ser

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Então, se a Rússia lançar todas as suas armas nucleares sobre os EUA e vice-versa, a Rússia ganha a guerra? Não te está a escapar nada no raciocínio? Por exemplo, que o vencedor seriam as baratas?

  24. Avatar de Kardoso
    Kardoso

    Podíamos estar melhor mas 38 a nível mundial! Para as nossas posses,. Admirame É Israel não estar nos 10. O Pasquistao tem é muita gente eles combatem a paulada.

  25. Avatar de A. Veiga
    A. Veiga

    Considerando que a Rússia tem o Satan 2 e um poderio nuclear superior ao resto do mundo, qualquer força armada é ridiculamente absoluta, o investimento do ocidente para a paz tende para zero, os cereais , gaz , petróleo, etc de onde vem para a Europa? Portugal … coitaditos , a maior parte dos mortos nas guerras coloniais foi por acidentes, bebedeira e liamba, se alguém nos bater o pé, só paramos em fátima, melhor é dar um tiro no pé e fugir para Espanha

  26. Avatar de Francês
    Francês

    O que interessa é guerra guerra guerra. E mais guerra.
    O bem estar das populações não. Mas andar a matar é que é bom.