Estas turbinas eólicas não têm pás e foram feitas para produzir eletricidade no seu telhado

51 Comentários

As energias renováveis já respondem a uma parte da necessidade de alguns países. Contudo, ainda há muito terreno por explorar, nomeadamente, em relação à abordagem para a recolha e à forma dos dispositivos que a concretizam. Esta startup, por exemplo, desenvolveu turbinas eólicas sem pás, com o objetivo de as instalar nos telhados de edifícios.

Turbinas eólicas sem pás da Aeromine Technologies para os telhados dos edifícios

Embora estejamos acostumados a observar turbinas eólicas gigantes, em terrenos relativamente áridos e ventosos, a verdade é que há empresas a explorar alternativas, no sentido de uma recolha de energia igualmente eficiente, mas mais proveitosa em termos de instalação e armazenamento.

A Aeromine Technologies é um exemplo disto, estando prestes a instalar turbinas eólicas sem pás em telhados de edifícios. A startup fechou, recentemente, uma ronda de financiamento de nove milhões de dólares, sendo a Veriten, uma empresa de investigação, investimento e estratégia de energia, a principal investidora. Em breve, a startup aumentará a produção do seu equipamento.

Turbinas eólicas sem pás da Aeromine Technologies para os telhados dos edifícios

Lançada em 2022, a Aeromine fabrica “plataformas de recolha de vento” compactas de 50 kW ou mais, destinadas aos telhados dos edifícios. As unidades eólicas de telhado, que não têm partes móveis externas ou pás, captam o vento que flui para cima e sobre o edifício e convertem-no em eletricidade no local, eliminando as interrupções no fornecimento da rede. O seu sistema funciona com um gerador de ímanes permanentes de 5 kW.

A tecnologia silenciosa aproveita a aerodinâmica como num carro de corrida para capturar e amplificar o fluxo de ar de cada edifício, de modo a gerar energia. A Aeromine diz que os seus sistemas consistem tipicamente em 20-40 unidades instaladas no telhado de um edifício voltadas para a direção predominante do vento.

De acordo com o Electrek, cada unidade pode suportar ventos entre 120 e 158 mph, dependendo da especificação, e as unidades podem operar de forma independente ou ser integradas com painéis solares existentes no telhado.

Acreditamos que a inovação da energia distribuída desempenhará um papel vital para ajudar as empresas a satisfazer a sua necessidade de eletricidade fiável e a preços razoáveis e o seu desejo de energia de baixo impacto. Estamos entusiasmados com a parceria com a Aeromine […]

Partilhou Maynard Holt, fundador e CEO da Veriten.

Estas turbinas eólicas sem pás foram desenhadas para alimentar edifícios de apartamentos, armazéns, instalações de fabrico, escritórios, hospitais, centros comerciais, e basicamente qualquer edifício de grandes dimensões com um telhado plano e desobstruído.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Muito bom, cada tecnologia que aparece é melhor que a anterior já não falta muito para todos os edifícios serem auto sustentáveis.

  2. Avatar de AlexS
    AlexS

    Ruído? produção energia por velocidade vento, investimento etc.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Preços e eficiência não faço a menor ideia, mas o ruído é completamente abafado pelo dos carros que passam. Para não falar de motorizadas a 2 tempos, que ainda imperam.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Deve ser muito agradável querer adormecer e estar a levar permanentemente com o zumzum das eólicas.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Isto são eólica sem pás ou seja o ruído será mínimo, como o alex diz qualquer fumarento que passe a fazer rateres nunca mais te lembras das eólicas

  3. Avatar de HMartins
    HMartins

    Tem uma turbina e tem pás (provavelmente 3). Duas delas veem-se na imagem. Deve fazer um rido parecido com uma sirene.

    1. Avatar de Vítor M.

      Leiam sff o texto antes de dizerem tonterias. Tem as lâminas que fazem girar o rotor e que, por sua vez, gira o mecanismo que produz energia elétrica, óbvio. Mas o contexto do artigo refere “As unidades eólicas de telhado, que não têm partes móveis externas ou pás…” externas, externas!!!

      Esta explicação faz toda a diferença, pois tem como objetivo explicar que pode ser uma boa solução para a captação de energia eólica em locais, como, por exemplo, os telhados, não havendo barulho das pás externas, de maior dimensão e em horizontalidade que, essas, sim, fazem muito “barulho”.

      E não são 3, são 5, como também era fácil verem no documento que acompanha o texto.

      1. Avatar de HMartins
        HMartins

        Tretas e mais tretas.

        “as lâminas que fazem girar o rotor”

        São pás.

        “não havendo barulho das pás externas,”

        Há barulho das pás. De qualquer forma, rodam a uma velocidade muito mais alta produzindo um ruído tipo sirene. São, no entanto, mais um excelente sugadouro de subsídios. O habitual.

        Isso é mais uma “invenção” já tentada dezenas de vezes ao longo dos últimos muitos anos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Conversa sem sentido. Porque para ser homologado tem de respeitar o limite de ruído. Falam mas… deviam ler o documento que acompanha a tecnologia.

          1. Avatar de Duarte
            Duarte

            Correto , aliás muito mais fiável e barata que a solar , sem contar com a limpeza obrigatória e a consequente perda de produtividade e que só funciona de dia .
            Com esta já vale a pena investir numa da Tesla e aglutinar durante a noite para usar durante o dia .

          2. Avatar de Vítor M.

            Então combinado com energia solar!!! 😉

          3. Avatar de IMF
            IMF

            Victor 8 painéis solares para uma habitação normal chega sobra e dá para vender…

            Se tiveres carro elétrico e quiseres carregar a noite é outra história.
            Mas para min issa tecnologia é excelente para ser usada a noite para carregar carros.

            Porque tendo eu 6 painéis solares, consigo produzir mais de 20kw dia constante. Inverno, verão, encoberto.

            Acho que até dá mais, em alguns dias mas tenho limitado a produção, quando a bateria desta carregada. Só injeto na rede no máximo 1kw/h com as baterias cheias.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não tem injeção zero ? Eu também tenho painéis e bateria, com 8 painéis faço a vida mesmo com carro eléctrico, só no inverno e nos dias encobertos é que vou à rede. Entretanto adicionei mais 8 e já devo ficar livre da rede.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Lâminas internas ou pás. É sempre uma superfície móvel calculada para oferecer uma certa resistência ao vento, de maneira a converter em energia o movimento gerado pelo vento. O que conta aqui é a relação custos do material + produção + instalação versus energia produzida. E o mesmo vale para os painéis solares.

    2. Avatar de Bob
      Bob

      Para perceber melhor, nada como realmente ler como funciona:
      https://aerominetechnologies.com/product

      E um exemplo real de 1 unidade em funcionamento.
      https://www.youtube.com/watch?v=RoVIsGfTkS0

  4. Avatar de yamahia
    yamahia

    “turbinas eólicas gigantes, em terrenos relativamente áridos”
    Áridos após a instalação das eólicas. Antes do desmatamento até eram relativamente férteis, frescos e cheios de vida.

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde, deixe ai um exemplo dessas serras cheias de vida ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        https://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente
        Neste caso são painéis mas o modus operandi é igual e as consequênciassemelhantes. Chacina cobarde de animais inocentes às centenas e devastação de espécies autocones às dezenas de milhar.
        https://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente
        Resta algo parecido com o Saara e postes de muito alta tensão ao lado dos quartos dos habitantes dos povoados envolventes.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não vi serra nenhuma, conseguiu identificar alguma ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Não entendo então como vão instalar tanta eólica e painéis solares para produzirem combustíveis sintéticos…..

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Não precisam de produzir combustíveis sintéticos. Basta extrai-lo dos poços e rotulá-lo de ecológico.

        1. Avatar de _RJCA_
          _RJCA_

          Boa resposta…

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tenha esperança. O H2 branco é exemplo. Há pouco tempo nem sabia da existência dele e do q ele pise resolver. Não precisa de eólicas e painéis para coisa nenhuma e é net zero, ao contrário da electricidade q polui q se farta.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          A unica opcao é deixar de utilizar tudo que seja electrico. Espero que esse comentário nao tivesse sido feito através de um dispositivo electrónico senão estás a contribuir imenso para a poluicão.
          E H2 branco é bom, mas desde que não seja necessario andar a esburacar, para isso já basta o petroleo e metais.

        2. Avatar de JL
          JL

          Ah agora já é tenha esperança ? portanto os sintéticos vão surgir por esperança. LOOOOOOL

          Já se sabe da existência dele há muitos anos, não se explora porque é mais caro que extrai-lo do gás natural. não é novidade nenhuma, só se for para alguns.

          Não ? então assumindo que tem hidrogénio, que nem é puro, logo tem de purificar, como extrai co2 do ar sem energia elétrica ? como aquece a os 2 produtos a mais de 300 graus C para o produzir ? isso tudo vai ficar barato.

          Venham eles, para sabermos quais os preços.

          Sem eletricidade não há nada, nem combustíveis.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso quer vc e os elektromaníacos:
            “Hydrogen found in Earth’s crust is ‘limitless fuel supply’”
            https://archive.ph/RbQwv
            Uma fonte inesgotável e auto-regenerável!
            Já foram descobertos depósitos em todos os continentes e em muitos países ao redor do mundo, da Rússia ao Brasil, dos EUA à Austrália, da Namíbia à Islândia, e também em França e ainda vamos no início.
            Uma empresa do Canada ( https://hydroma.ca/ ) já começou a dar os 1ºs passos e a oferecer graciosamente electricidade a uma comunidade africana.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então mas espere lá, o buraco mais fundo que fizeram até agora tem 11 kms. LOOOOL

            Mas se foram, porque não exploram ? desde 2008 e até antes, segundo algumas pesquisas.

            https://en.wikipedia.org/wiki/Natural_hydrogen

            Curioso porque esse artigo até fala nas dificuldades.

            Venha ele, até fica mais facil alimentar eléctricos, já que a forma mais eficiente de usar esse gás é em eléctricos, já se esqueceu que os carros a hidrogénio são eléctricos ? Pronto, já le vai dar uma dor de barriga….

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            As dificuldades vão ser ultrapassadas.
            Tb há carros a H2 a combustão. E não me chocam os H2 com célula de combustível, ao contrário do que parece suceder consigo e com a restante pandilha elektra. Afinal na prática só o combustível muda, o resto é idêntico.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, não há nenhum carro a h2 a combustão, nem um, o que existem são protótipos com algumas dezenas de KMS de autonomia, e tem o caso só Toyota corola GR H2, que até já nem se ouve falar dele há algum tempo….

            Mas quem quer um carro com 100 KMS de autonomia que gasta 250 euros para os fazer, que leva cerca de 5 minutos a abastecer se não encontrar ninguém à frente a abastecer nos últimos 20 minutos ? Senao é esse tempo que leva a mais.

            Recordo que a Toyota com todos os sistemas e mais alguns, com 5 camiões tir de equipamento, e apenas 1 carro em pista, conseguiu tempo médio de 7 minutos por abastecimento, com autonomia média de 45 KMS por abastecimento, com uma velocidade média de 67 kmh em pista. Enfim, números maravilhosos. Depois foram para o hidrogénio líquido, onde prometiam um aumento de autonomia e maior rapidez de abastecimento, foi tanto que não deixaram os números, há quem os tenha calculado, só que os problemas foram tantos que nem divulgaram números, ao que parece a bomba de combustível não trabalha bem a -253 graus C, estranho uma marca tão inovadora não saber que metais a estas temperaturas têm outro comportamento. Resultado, as bombas de combustível duravam pouco mais que um abastecimento. Entretanto desistiu da corrida porque o carro incendiou, uma pequena fuga no compartimento do motor, ou seja, muito promissor, a gasolina e gasóleo já são o que são, estes basta ter uma pequena fuga do elemento com a molécula mais pequena do universo, que muitos protelam como vantagem, mas que na verdade são apenas desvantagens…

            Toda a informação aqui:

            https://toyotatimes.jp/en/report/hpe_challenge_2021/150.html

          5. Avatar de JL
            JL

            Não, não é idêntico, é muito diferente, já que você não carrega em qualquer lado, só abastece em bombas de combustível, que não existem, nem são funcionais, já que a maioria das que existem estão avariadas, e além disso têm preços estratosféricos, por ser uma tecnologia muito complexa e exigente, já que estamos a falar do elemento mais leve e pequeno do universo, é que isso só lhe cria problemas….

            Veja o que acontece no estado com mais bombas por carro, 4.5 horas para abastecer, num carro a combustão você não precisa de esperar 15 a 20 minutos após o que estava à sua frente ter abastecido….

            https://youtu.be/7MEnKFFQKBg?si=F4chQXXAUECJkuR4

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Hoje abastece GPL, amanhã vai de H2. O que não falta aí é rede estabelecida.

            Vc fica nervoso com o H2, caramba. Tenha calma. Há muito tempo para amadurecer a opção.
            Andar permanentemente com uma marreca de 500 kgs e a levar com secas de 200 em 200 kms é que não dá com nada!

          7. Avatar de JL
            JL

            Mas onde ? Diga lá onde abastece ?

            Não tem nada a ver com GPL, são processos muito diferentes.

            Mas tem a certeza que sabe o que é H2? Já viu GPL a ser abastecido a -40 graus e a uma pressão de 700 bar ?

            Você fica nervoso com os eléctricos, eu pelo menos posso falar daquilo que já experimentei….

            E andar com 500 kg de marreca com h2 é diferente de quê? Não viu já que o Toyota Mirai pesa mais que um carro idêntico eléctrico ? Ou vai negar isso também ?

            Os a hidrogénio fazem o mesmo, e até mais vezes, já que em casa não carregam, e passam 4.5 horas para os abastecer e depois pagam 5x mais que andassem a gasolina.

            https://youtu.be/7MEnKFFQKBg?si=3ZbPr4GoXrS-I4te

          8. Avatar de JL
            JL

            Mais tempo ainda ? 60 anos não chegou ?

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vá-se habituando, Já não bastava a Toyota, a Kia e a Hyundai a trabalhar nos motores a combustão a H2, agora há mais um com vontade de se juntar ao clube.
            VOLVO:
            https://www.popularmechanics.com/science/green-tech/a60915727/hydrogen-combustion-engine-innovation/

          10. Avatar de JL
            JL

            Mas tem alguma ciência ? Ainda não entendeu que isso é para engolir fundos e continuar a prometer tretas para continuar a vender o que dá lucro ? Até já existem artigos sobre esse fenômeno, assim que tiver no PC deixe aqui.

            Já estou habituado há muitos anos, já conheci isso há mais de 20 anos.

            Mazda Rx8 Re, BMW Hydrogen 7..

      3. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        Não esquecer tb o Hidrogênio TDi :):):):):)

        1. Avatar de JL
          JL

          LOL, suprapower…

  5. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Será que só agora é que pplware descobriu esta tecnologia tendo ela mais de 4 anos de existência?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, já conhecemos e até já havíamos falado na tecnologia. Mas, felizmente, há evolução no próprio mercado, e estamos a dar conta disso.

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Esta tecnologia é apenas uma modificação de uma outra que já tem 10 anos em que a turbina é “voadora” e cujo o eixo é horizontal. Nesta modificação existe também a variante de eixo horizontal.

        1. Avatar de Vítor M.

          A tal evolução que referi. E vai continuar a evoluir.

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A nível estético são uns monstros feios até dizer chega e gostava de saber o ruído que isso faz porque já vi um vídeo mas tiraram o som.

  7. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Turbinas são feias, ineficazes, barulhentas. A única forma de sermos autónomos e reduzir a poluição é colocar um gerador a gasóleo na marquise.

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Estas turbinas não produzem som em condições normais mas fazem no em ventos acima dos 80km.

    2. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Só se gamares a “gasosa” do vizinho porque para seres autónomo, tens de ter uma fonte de energia inesgotável (sei que estavas a ser irónico)…

  8. Avatar de JL
    JL

    Parece que o tema das rotundas nunca fica velho. LOOL

  9. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Qual será o nível de vibração num prédio com meia dúzia destas engenhocas? O mesmo duma ventoinha de teto a trabalhar?

  10. Avatar de NorthWind
    NorthWind

    Isto já é velho na China. Há-os com várias configurações

  11. Avatar de Fernando Vieira
    Fernando Vieira

    Artigo interessantíssimo em que o autor nem se deu ao trabalho de converter unidades.
    Reparem como se escreve sobre tecnologias de futuro sem uma única referência a custos e dinheiro.
    Serão grátis?
    Se quiserem fazer contas, para instalar a potência de um dos grupos destruídos em Sines ou no Pego, precisam de 6000 geringonças destas. Para produzir a mesma energia, na altura em que lhe apetecer, apontem para 30000.
    Antes de terem tentações de comprar um sistema parecido não se esqueçam do ruído (ai os vizinhos do último andar!) e de que isto tem manutenção, custos permanentes, como as lubrificações e custos inesperados, como reparações.
    Depois é preciso quem assuma a conservação destes equipamentos: representantes com peças de reserva, operários formados…
    Os velhos do Restelo são uns chatos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual é a periocidade das mudanças de óleo ?