Empresa da China quer competir com a Starlink de Musk. Mais 10.000 satélites para o espaço

12 Comentários

A Starlink vai deixar de estar sozinha no espaço, uma vez que uma empresa da China planeia lançar 10.000 dispositivos para a órbita da Terra, no sentido de competir com a constelação de satélites de Elon Musk.

starlink

Em abril de 2024, a Starlink tinha no espaço cerca de 5874 satélites. Conforme é sabido, Elon Musk tem planos ambiciosos para uma constelação gigante de até 42.000 satélites na órbita baixa da Terra, para fornecer Internet em todo o mundo, especialmente em locais remotos.

Com o sucesso paulatino da Starlink, esta abordagem a partir do espaço parece ser promissora. A percebê-lo estará, em breve, a empresa chinesa Shanghai Lanjian Hongqing Technology Company ou Hongqing Technology, associada à fabricante privada de foguetões Landspace. A constelação chinesa chamar-se-á Honghu-3.

De acordo com a SpaceNews, a empresa apresentou o pedido de rede de satélites à União Internacional de Telecomunicações no dia 24 de maio.

Apesar de não circularem muitas informações relativamente à constelação, o plano relativo à Honghu será a terceira grande iniciativa de entidades chinesas para instalar constelações de satélites em grande escala no espaço.

Antes da constelação Honghu, terá havido duas outras grandes propostas chinesas de mega-constelações, nomeadamente o “plano nacional Guowang e o G60 Starlink apoiado por Xangai”.

A Hongqing Technology, sediada em Xangai, é conhecida pela sua tecnologia de propulsão Hall thruster. Xangai está a emergir como um centro de desenvolvimento espacial comercial, graças ao projeto G60 Starlink e à visão nacional global da China para uma infraestrutura líder de Internet por satélite.

Aliás, várias empresas de foguetões comerciais na China estão a preparar-se para lançar constelações de satélites em órbita: além da Landspace, também a Space Pioneer, a Galactic Energy, a iSpace, e outras, estão na corrida para concretizar estes projetos de lançamento.

Ilustração de lixo espacial em volta da Terra e que pode atingir a Estação Espacial Internacional

 

Mais uma constelação de satélites no espaço

Com estas novidades vindas da China, a corrida para dominar o mercado da Internet por satélite parece estar a aquecer. No entanto, importa lembrar que a enorme frota de satélites representa uma ameaça significativa para a astronomia devido à poluição luminosa e à interrupção das observações. Isto, claro, além do aumento de lixo espacial, com satélites que, eventualmente, deixarão de funcionar.

Os astrónomos receiam que o brilho das constelações de satélites interfira com as observações do céu noturno, pois os satélites produzem riscas de luz que podem obstruir a visão das estrelas e de outros objetos celestes. Isto dificultará, também, a captura de fotografias nítidas do Universo. Além disso, dado o grande número de satélites, é provável que estes passem pelos campos de visão dos telescópios.

Com os milhares de satélites que se espera que se acumule na órbita baixa da Terra, o risco de colisões poderá aumentar significativamente nos próximos anos.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Urso maior
    Urso maior

    no fundo sao satelites para espiar o mundo inteiro…resto da treta é marketing

    1. Avatar de Josue
      Josue

      Ora nem mais. Informação é ouro!

  2. Avatar de Luis
    Luis

    acho que deveria haver mais países a colocar milhões satélites no espaço
    quem quiser sair da terra para o espaço tem que se desviar dos biliões satélites que por lá vão existir, pior que desviar dos buracos das estradas portuguesas

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Continuam a ser poucos para isso ser um problema

      A distância entre satelites são centenas de quilómetros.

      Se falarmos de lixo espacial com pelo menos 1mm, são dezenas de quilómetros.

  3. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Mais lixo…

  4. Avatar de saul
    saul

    Acho bem… A Russia muito em breve vai lançar satélites deste tipo (Para além dos que já enviou nos últimos meses para substituir o Glonass entre outros “não especificados”, que lançaram o pânico total nos EUA ) e o Irão estará para breve. Não vale a pena mencionar os satélites Chineses SJ-21 que estão em orbita para literalmente empurrar os satélites espiões dos EUA para o fim do universo…

  5. Avatar de Anung
    Anung

    É que os imperialistas vão receber o troco merecido.

  6. Avatar de O Barbaro
    O Barbaro

    Daqui a pouco haverá tanto lixo no espaço que até o sol terá dificuldade a atravessar, meia duzia de paises sujam e depois toda a humanidade terá de pagar a limpeza.

  7. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Por mim ninguém lançava nada, mas se os americanos podem, porque é que os outros não hão-de poder ?

  8. Avatar de TdSR
    TdSR

    Já não faltam o lixo que o Musk mandou para o espaço e agora a China quer enviar mais para o espaço. E também querem criar bases na Lua e afins.
    Querem mesmo dar cabo do Planeta e Lua…

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    E satélites nossos,.não há?
    Um satélite que tire selfies no espaço, isso é que era…