Foguetão que transportava o segundo satélite espião da Coreia do Norte explodiu

21 Comentários

Um foguetão lançado pela Coreia do Norte com o objetivo de colocar, no espaço, o segundo satélite espião do país explodiu pouco depois da descolagem. A informação foi avançada pelos meios de comunicação estatais.

Coreia do Norte

Estava previsto para ontem, mas o foguetão explodiu pouco depois da descolagem, segundo os meios de comunicação social estatais. A Coreia do Norte procurava lançar o segundo satélite espião do país como parte de um conjunto de dispositivos para, alegadamente, controlar os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

A agência de notícias oficial da Coreia do Norte, a Korean Central News Agency (KCNA), afirmou que o país lançou um satélite espião a bordo de um novo foguetão, a partir do seu principal centro espacial, no noroeste. Contudo, o foguetão terá explodido durante um voo da primeira fase, pouco depois da descolagem, devido a um suposto problema no motor.

Foguetão que iria levar o satélite espião da Coreia do Norte para o espaço

A KCNA citou o vice-diretor não identificado da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial, que partilhou que uma análise preliminar mostrou que a explosão esteve relacionada com a fiabilidade de funcionamento do motor de oxigénio-petróleo líquido recentemente desenvolvido. Outras possíveis causas serão, no entanto, exploradas.

O lançamento falhado de ontem ocorreu, conforme avançado pela Associated Press, horas após os líderes da Coreia do Sul, China e Japão se terem reunido em Seul, no primeiro encontro trilateral em mais de quatro anos.

É muito invulgar a Coreia do Norte tomar medidas provocatórias quando a China, o seu principal aliado e fornecedor económico, está a desenvolver uma diplomacia de alto nível na região.

Lê-se no mesmo órgão de comunicação.

O lançamento terá suscitado repreensões por parte dos vizinhos, uma vez que a Organização das Nações Unidas (ONU) proíbe a Coreia do Norte de conduzir lançamentos deste tipo, considerando-os uma forma de testar tecnologia de mísseis de longo alcance.

 

Coreia do Norte sobre a mira dos países

O Ministro da Defesa japonês, Minoru Kihara, classificou o lançamento da Coreia do Norte como “um sério desafio para o mundo inteiro”. O comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos criticou, também, o lançamento como uma “violação descarada” das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Além disso, explicou que envolveu tecnologias que estão diretamente relacionadas com o programa de mísseis balísticos intercontinentais da Coreia do Norte.

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul classificou o lançamento do satélite pela Coreia do Norte como “uma provocação que ameaça seriamente a nossa segurança e a segurança regional”.

Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte
Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte

Apesar de reunir discórdia, a Coreia do Norte tem afirmado firmemente que tem o direito de lançar satélites e testar mísseis face às ameaças militares lideradas pelos Estados Unidos.

Mais, tem defendido que o funcionamento dos satélites espiões permitir-lhe-á vigiar melhor os Estados Unidos e a Coreia do Sul e melhorar a capacidade de precisão dos seus mísseis.

O lançamento falhado de ontem golpeia, de certa forma, o plano de Kim Jong-un de lançar três satélites de espionagem militar em 2024, além do primeiro de reconhecimento militar, colocado em órbita em novembro passado.

 

Leia também:

Coreia do Norte testa novo míssil hipersónico alimentado com combustível sólido

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Foi abatido pelos imperialistas

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não me acredito, são testes é normal acontecer.
      Quando o ocidente lança foguetões também acontece o mesmo, não viste o do Musk quantos foguetões não arrebentou primeiro até acertar.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Não é normal, foram mesmo os imperialistas.
        Os comunistas não falham, ainda para mais o querido líder.

        1. Avatar de Stanley
          Stanley

          O querido líder só falha na dieta. Lol

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Na dele próprio, porque no resto do povo ele acerta.
            Ele só quer o bem do seu povo.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Alguns cientistas envolvidos vão levar tau-tau.

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Faz logo lembrar o filme o ditador xDDDDDD

    2. Avatar de cK
      cK

      Acho que eles já nem lá estão… digo eu. Estarão a fazer tijolo talvez

  3. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Oh que chatice… É que fico mesmo com pena deles, e quase que me apetece fazer Un donativo pela perda, só que não. Lamento 1ur não tenha caído em cima daquele ditador ridículo.

    1. Avatar de GM
  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    hoje vai haver muitos por aqui tristes com o falhanço do querido amigo do Put In, é uma perda inestimável vai ser uma noite complicada mal dormida.
    Com este falhanço podia alimentar milhões de Norte Coreanos, mas isso não interessa nada.

  5. Avatar de Mr. X
    Mr. X

    Não sabia que havia boas notícias vindas da coreia do norte 🙂

  6. Avatar de palex
    palex

    O título é só por si anedótico: se é um satélite espião não deveria ser “secreto”…

  7. Avatar de Sei lá
    Sei lá

    Nem o satélite aguentou a pressão do “Quim João”

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      E eu a pensar que em vez do satélite tinha sido ele.

  8. Avatar de Vasco
    Vasco

    Quanto é que a malta aqui vai perceber que a Coreia do Norte está décadas á frente da vasta maioria dos países europeus em matéria de mísseis nucleares e programa espacial?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O que mais me admira, é a malta acreditar nos “órgãos estatais” da Coreia do Norte.
      Se esses mesmo órgãos dissessem que tiveram sucesso, provavelmente estavam aqui todos a chamar-lhes mentirosos

      1. Avatar de saul
        saul

        O que mais me admira, é a malta acredita no que diz, sendo que a maioria da informação que existe sobre o programa espacial e nuclear da Coreia do Norte é do conhecimento de todos os Países ditos “civilizados”. O Japão que o diga… Áh mas espera, tu és mais “esperto”… Vês a CNN e a CMTV.

  9. Avatar de Grunho
    Grunho

    O bom espião é aquele que anuncia que o satélite explodiu e põe-no lá à sucapa depois. Espero que a Coreia do Norte perceba isso, que não é difícil.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Claro que percebe fácilmente. Eles não são parvos é só ver os salários enormes que o povo tem, cuidados de saúde e mansões fazias espalhadas porque são mais que as pessoas.