Lisboa com número recorde de multas de estacionamento

24 Comentários

Estacionar um veículo nas grandes cidades não é propriamente fácil. Além da falta de lugares, uma boa parte são pagos, levando os condutores muitas das vezes a cometer infrações. Lisboa bateu recentemente um recorde do número de multas de estacionamento.

Lisboa com número recorde de multas de estacionamento


Multas de Estacionamento em Lisboa chega aos 18 milhões de euros

Segundo revela o JN, a Câmara de Lisboa arrecadou 18 milhões de euros em multas de estacionamento e contraordenação rodoviária em 2023. Este é um número recorde, sendo revelado que mais de metade foi cobrado pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL). 

Lisboa com número recorde de multas de estacionamento

Além da EMEL, também a Polícia Municipal fez aumentar o montante em multas no ano passado. Segundo o jornal, foram 7,8 milhões.  Também a PSP e a GNR aumentaram a receita de multas, “faturando” 1,1 milhões de euros.

Sabe-se que na cidade do Porto o cenário é idêntico, tendo em 2023 sido emitidos 33 mil autos.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Nem tudo é mau, já entramos novamente para o top 10 países lgbtqfrdftffg….
    Alegrem-se a vida está prestes a melhorar

  2. Avatar de João-Sousa
    João-Sousa

    Se calhar o titulo devia ser “Lisboa com record de estacionamento irregular”

  3. Avatar de Playa
    Playa

    Não é só Lisboa.
    Em Leiria, em vez de se construir um parque de estacionamento, constrói-se um supermercado a 50 metros de outro sem qualquer necessidade.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Existem mais carros na cidade e a falta de estacionamento é obvio. No entanto, o estacionamento disponivel é propicio ao estacionamento irregular. Varios exemplos: Junto a onde moro, existem varias ruas exclusivas para residentes mas essa exclusividade mal se nota. Quem não conhece, facilmente estaciona sem saber que está em zona exclusiva. Noutra zona que tambem frequento, o estacionamento está cheio de exceções e será penalizado quem não estiver atento. Por isso, se as multas aumentam, é tambem por má vontade da camara de Lisboa e da EMEL.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “existem varias ruas exclusivas para residentes mas essa exclusividade mal se nota”
      Podes crer. Um dia estacionei devidamente e andei a pé feito parvo uns 10 minutos à procura da máquina dos tickets para pagar. Já estava naquela que ali era de borla e de ir à vida qdo resolvi perguntar numa pequena loja onde era a máquina. A srª lá me elucidou que ali era só para residentes. NC tal tinha ouvido. lool vou-me embora e então reparei que eram pelo menos 3 carros, brigada de trânsito incluída a martelar os incautos.
      Fuck Lisbon. Já ng aguenta! Cozam-na com batatas e ofereçam -na aos comones e aos mujahidin’s.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Hábitos de meninos da aldeia.
        Vá onde for tenho sempre lugar para estacionar. Qualquer capital tem zonas exclusivas para residentes, até em muitas cidades tugas, Porto, Coimbra, Guimarães, Braga, tudo o que são zonas históricas ou de movimento turístico é normal limitarem acesso ou estacionamento ou ambos e residentes. Nunca ter ouvido falar disso é não sair do quintal.
        Além disso em Lisboa ninguém usa moedas, tens duas apps, uma da EMEL outra da brisa, ambas te notificam a tarifa e se é zona de residentes e também tens apps que te identificam parques públicos, parecem cogumelos

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Mas é mesmo esse o negócio do moedas e dos capitalistas de quem está ao serviço: mais carros para estafar e avarir, mais combustível queimado a gerar receitas e impostos, menos espaço para circular, mais multas. É tudo lucro para eles. Até os maiores otários já perceberam. E mesmo assim ainda aceitam fazer parte do sistema.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Outro dia, ainda nos primórdios da Nespresso fui de bicicleta ao Chiado comprar café . Encostei ao muro de uma das janelas da loja para poder vigiar se algum ladrilhas pegava nela. Uns 10
        minutos depois, já estava qs a chegar a minha vez, vi 2 policias de volta dela e vi um deles a pegar num intercomunicador. Abortei a compra e fui falar com eles ,saber qual o problema. Ah e tal vamos apreender o veiculo, não pode estar aqui. Tem lá em baixo um parque para motas, podia ter deixado lá etc
        Já não me lembro com que argumentos lá me safei mas não trouxe o café.
        Lisboa nem para as pessoas q de alguma forma querem fazer algo pelo ambiente é boa. Querem é facturar e neste caso gamar de qq forma.
        Pá próxima vou de mota a 2T (na altura tinha uma) e estaciono lá no parque da rua do Ouro, deve ser isso q eles querem, pensei. Nc o fiz mas esteve quase.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Acredito, há PSPs para tudo, mas a probabilidade de eles aparecerem por causa de uma bicla é menos de 1/1 milhão em relação ao carro. Dá muito trabalho multar e pouco retorno.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu acho que eles queriam era fanar a bicla. lool

  5. Avatar de joao
    joao

    o estado quer é roubar!

  6. Avatar de Naodou
    Naodou

    Não tem nada a ver uma coisa com a outra

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Por isso já nem vou a Lisboa, a não ser que o meu destino ofereça estacionamento.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      No parking, no business já era. Agora é: no biking, no business.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        As bikes tb são ostracizadas.

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      É uma bela estória, mas na realidade Lisboa também não vai sentir a tua falta.

      Por isso acaba por ser benefício mútuo. Por um lado evitas fazer uma viagem desnecessária e Lisboa evita ter que lidar com mais um carro.

      Oxalá mais gente aqui pensasse como tu.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        ” Oxalá mais gente aqui pensasse como tu.”
        Tb acho e gostava de ver. Secava tudo. Só sobrevivia o Corte Inglês e o Ramiro!

  8. Avatar de Grunho
    Grunho

    Por todas as razões e mais esta Lisboa é um sítio a evitar. Se tens guito para estoirar, escolhe outro sítio qualquer.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Lisboa é dos CPLPs, deixem-a torna-se como paris.

  9. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Estão todos de parabéns.
    Continuem a estacionar de forma errada, o município agradece os milhões extra.

  10. Avatar de Marco Paulo
    Marco Paulo

    É só ladrões.

    Ainda no ano passado foi a jardim zoológico, e estacionei num lugar só para residentes, por não vi a placa. Paguei o paquimetro 4 ou 5 euros. Quando cheguei ao carro tinha a multa. Normal. O pior é que tinham bloqueado o carro. Tive que ligar esperar quase 2 horas a ocupar um estacionemto que já esteva a pagar. Acho que a brincadeira ficou quase em 260.00. É UM ROUBO À MULTO OK. MAS BLOQUEAR O CARRO.?

  11. Avatar de PML
    PML

    Se querem histórias parvas… Residia em Lx, estacionei o carro e fui bloqueado a multado. Chamei um agente e questionei porquê. O diálogo foi surreral:
    – (Agente) O sr foi multado porque aí não é estacionamento.
    – (Eu) Aqui é, tem sinalização
    – (Ag) Então é porque não tem o dístico
    – (E) Tenho sim
    – (Ag) Então foi por outra coisa qq. Tem de pagar 90€ para desbloquear e depois apresente reclamação.
    Paguei, fiz reclamação, passaram mais de 8 anos e … fique com menos 90€ que nunca irei ver ressarcidos.
    Saí de Lisboa e fui para outro lado. A única vantagem é que a renda dessa casa é uma boa ajuda nas despesas. Nesse prédio eram 12 inquilinos Portugueses. Atualmente só já lá reside um. Tudo resto é estrangeiro. Lisboa recomenda-se, mas não para residentes ou Portugueses.

  12. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Já não ia a Lisboa há tantos anos que não me lembrava quando lá tinha ido pela última vez.
    Seguramente mais de dez anos…
    Entretanto, por motivos importantes, tive que ir umas duas vezes nestes últimos meses.
    O que acho de Lisboa é muito simples, mete nojo aos cães.

    Não consigo perceber muito bem porque alguém quer viver ali.
    Trânsito caótico, sem estacionamento, tudo sujo, pessoas que parece que vieram de outro planeta…

    Estive lá apenas o tempo necessário para tratar dos meus afazeres e saí a sete pés..
    Espero não ter que voltar nas próximas décadas…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Curioso, círculo todos os dias e não me faz confusão nenhuma, precisam de viver noutras capitais para darem valor a Lisboa.
      Além que um emprego que pague 1000€ na parvónia, em Lisboa paga 3000€, em Paris 5000€, e assim é a vida.
      Vivo a menos de 5 min de Lisboa e é como se nunca sentisse a azáfama da cidade, algo impossível noutras capitais