Vem aí uma carteira digital pessoal para a UE

42 Comentários

A Identidade Digital da UE (EU Digital Identity Wallet)  estará disponível para os cidadãos, os residentes e as empresas da UE que pretendam identificar-se ou comprovar determinados dados pessoais. Mas como será?


Os sistemas de identificação digital atualmente oferecidos pelos governos da UE apresentam várias lacunas importantes: não estão disponíveis para toda a população, cingem-se amiúde aos serviços públicos em linha e não permitem um acesso transfronteiras sem descontinuidades.

Para tentar resolver tal problema, vai estar disponível uma carteira digital pessoal. Esta “Carteira Digital“, consiste numa nova aplicação móvel que será emitida em cada Estado-membro para possibilitar aos cidadãos e residentes da UE identificarem-se ‘online’ com segurança para aceder a serviços públicos e privados em toda a Europa.

DE acordo com a Comissão Europeia…

A carteira de identidade digital da UE irá revolucionar a identificação digital. Todos os utilizadores da carteira poderão utilizar serviços ‘online’, partilhar documentos digitais, como uma carta de condução móvel ou uma receita médica eletrónica, abrir contas bancárias ou efetuar pagamentos com pleno controlo dos dados pessoais

 

Vantagens da Identidade Digital da UE

  • O direito de qualquer pessoa elegível para um bilhete de identidade nacional a ter uma identidade digital reconhecida em qualquer parte da UE
  • Uma forma simples e segura de cada um de nós controlar as informações que pretende partilhar com serviços que exigem a partilha de informações
  • Funciona através de carteiras digitais disponíveis em aplicações para telemóveis e outros dispositivos e serve para:
    • identificar-se em linha e fora de linha
    • armazenar e trocar informações fornecidas pelas administrações públicas: nome, apelido, data de nascimento, nacionalidade, etc.
    • armazenar e trocar as informações fornecidas por fontes privadas dignas de confiança
      utilizar as informações para comprovar um direito; por exemplo, o direito de residir, de trabalhar ou de estudar num determinado Estado-Membro

Até ao momento, Bruxelas já investiu 46 milhões de euros do Programa Europa Digital em quatro projetos-piloto de grande escala para testar a Carteira Europeia de Identidade Digital em utilização quotidiana.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Passo…

  2. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Ta bem ta, passo!

  3. Avatar de joao
    joao

    cbdc agora o ppl vai entender o BTC !!!

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      eheh…não digas isso..btc é mau

  4. Avatar de ui
    ui

    o princípio. é só “vantagens”. Não, obrigado!

  5. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Só fala das vantagens e não dos inconvenientes porquê?! Até parece que querem “chinaficar” a Europa…

  6. Avatar de Elias
    Elias

    Não tenho interesse

  7. Avatar de saul
    saul

    Não estou interessado em que me controlem ainda mais

    1. Avatar de Rui Gante
      Rui Gante

      Tens bom remedio, vai viver para africa

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Quem é que te controla e de que forma? Que é que te impedem de fazer?

  8. Avatar de TdSR
    TdSR

    Querem manter o controlo. Não obrigado.

    1. Avatar de Rui Gante
      Rui Gante

      Outro linux user com mania de perseguicao, engracado que esta malta e sempre um toto sem namorada e feio mas passa a vida a dizer que quer privacidade quando ninguem quer saber de ti

      1. Avatar de gipsy89
        gipsy89

        não sejas burro. esta porcaria tem um único objetivo principal: CONTROLAR AS PESSOAS!
        NÃO ACEITEM ISTO! Falo muito a sério! Isto vai ser o princípio do fim da alguma liberdade que ainda temos e vem com um embrulho bonito. Vejam quem está por detrás disto!!!

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Deixa te de manias se perseguicao…burro es tu se acreditas que ja nao es controlado pelo governo. Impostos, cartao de cidadao, passaporte, cartoes bancarios….nao sejas tapadinho

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Controlar de que maneira?

          Os nossos dados pessoais (e os teus também) já estão inseridos em dezenas de bases de dados há muuuuuitos anos e eu não me lembro de ser controlado por ninguém.

  9. Avatar de PoisPois
    PoisPois

    Quanto mais informaçao minha (Dados Pessoais), fornecer online, em pior lençóis fico.
    Facilitismos não muito obrigado, isto sou eu, aceito que pense ao contrário.

  10. Avatar de Contador
    Contador

    Ninguém estará interessado mas todos serão obrigados a ter, no caso de quererem pertencer à sociedade atual. O percurso é sempre o mesmo.

  11. Avatar de Njag
    Njag

    Trocar privacidade por falsa segurança, não obrigado.

  12. Avatar de GM
    GM

    Podem ir bater a outra porta. Já basta o CC, MB, MBWAY, …..

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      O MB WAY é do pior de facto, pois se não deres acesso a lista total de contactos não te deixa instalar, resumindo ficam com os dados de todos os teus contactos (telefones, emails, datas de aniversário e outros campos que tenham adicionado).

      1. Avatar de Contador
        Contador

        O melhor é irmos todos ter com os teus amigos russos ou chineses. Aí é que seríamos verdadeiramente livres.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Amigos russos não tenho nenhum, mas adorava conhecer umas russas são lindas.

          Olha o zelensky perguntou porque ainda estás no teclado em vez de voluntariar para a linha da frente.

          1. Avatar de Contador
            Contador

            Assim se vê como apoias os teus amigos. boa resposta vinda de um gajo que apoia o genocidio.

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Eu não apoio genocídio nenhum quem deve apoiar aqui és tu apoiando as mortes aos milhares de crianças em Israel.

            Por mim metia o Putin e o palhaço do zelensky num foguetão para Marte!

          3. Avatar de Contador
            Contador

            Sim sim, o mentiroso de serviço. Vocês andaram todos na mesma escola. Já sabia que vinhas falar de Israel, mesmo quando não sabes nada do que eu apoio ou deixo de apoiar sobre essa matéria. Agora podes falar dos problema ambientais e das couves da dona Rosa. Tudo isso para esconder o teu fascínio por ver pessoas a morrer e pelo apoio incondicionar a gajos tipo Hitler ou Stalin. Eles seriam os teus melhores amigos se vivos.

            Bem que podes dizer que metias o Putin num foguetão. Não enganas ninguém. Apoiante de Crimes contra a Humanidade. Vá, mais frases feitas que os da tua laia costumam dizer para tentar esconder a miséria de gente que é.

          4. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Ui tanta raiva contida, sabias que isso faz mal?
            Amigo toma um Xanax e deixa de ver notícias andas a ficar todo marcado.

      2. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Por isso é que tem de ser o Estado Português a ter a posse e administrar o serviço «MB Way», não pode ser uma empresa privada responsável por gerir e aceder aos pagamentos e facturação dos Portugueses.

  13. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Ficar sobre o domínio da ditadura da UE? NÃO

    1. Avatar de nhecos
      nhecos

      Este pessoal que chama ditadura à UE claramente devia ir passar uma temporada em algum gulag ou integrar uma minoria noutros países. Talvez assim aprenda a dar graças ao que temos apesar de estar longe de ser perfeito.

      1. Avatar de gipsy89
        gipsy89

        não sejas burro! por mais desfazada que seja a comparação que ele deu, isto vai servir para o controlo populacional! Não tenho a menor dúvida!

        1. Avatar de nhecos
          nhecos

          A crítica que fiz foi mesmo ao nível de desfasamento da realidade do comentário. Quanto à app, Portugal já tem apps equivalentes. Para já este tipo de apps de documentos digitais são opcionais. O potencial para o abuso está lá com certeza, mas como em muitas outras coisas tem ser a sociedade civil a controlar manifestar-se para evitar que estes abusos aconteçam.

      2. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        É uma ditadura pois impõe regras e leis a que chamam de directivas. Os países não podem recusar essas directivas portanto é uma ditadura. Só quem tem palas nos olhos é que não vê 🙁

        1. Avatar de PTO
          PTO

          A sério? Então todos os países são ditaduras porque todos os governos (independentemente da sua ideologia partidária) impõem regras e leis que os cidadãos não podem recusar. Vais ter de ir viver para a Lua, mas sem mais ninguém.

  14. Avatar de Jose Pedro
    Jose Pedro

    São todos contra o “controlo” da UE, mas dão todos os seus dados pessoais e partilham a vida com a Google, a Apple e a Meta, sem sequer pensar nisso … “Permitir” – sim

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      ahahah..tal e qual

  15. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Em Países desenvolvidos e soberanos como a Federação da Rússia (FR) e a República Popular da China (RPC) o sistema de pagamentos, documentos, e serviços digitais, assim como a própria «moeda» digital, já estão a ser implementados pelos respectivos Governos e com enorme sucesso, a diferença, é que esses Países são soberanos, criam e administram o seu próprio sistema em benefício dos seus cidadãos.

    O problema não está em ter uma carteira e documentos digitais, ou na «moeda» digital», mas sim no facto de ser uma entidade estrangeira e não o Estado Português a criar, gerir, e controlar, esse sistema; o verdadeiro perigo está aí e se nada for feito em breve Portugal e os restantes Países ficarão subjugados a uma tirania liberal/maçónica imposta pelo regime da Inglaterra através da união europeia (ue).

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Excelentes exemplos, faltou ai a Coreia do Norte e o Irão, tudo países respeitadores do direitos e liberdades.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Pode ter a certeza que na Federação da Rússia (FR), República Popular da China (RPC), República Islâmica do Irão (RII), e na República Popular Democrática da Coreia (RPDC), você tem mais liberdade e direitos respeitados, do que no Ocidente.

        1. Avatar de GM
          GM

          Se pudesse, bem podia perguntar a Mahsa Amini como foi “conviver ” com a polícia dos costumes, no caso do Irão. Ou então, ao Prigozin, que tal foi afrontar o poder do presidente, agora re-eleito.

  16. Avatar de PTO
    PTO

    Acho bem, integrar tudo é sempre melhor e mais fácil do que ter que se andar com 6 aplicações diferentes + cartões + códigos, etc, etc.

    Quanto aos que ficam tão preocupados com a privacidade… flash news: eles já sabem esses dados todos sobre nós.

  17. Avatar de Zé pevinho
    Zé pevinho

    Já espera que isto rebentasse logo com os do costume, sempre a apregoar em nome da privacidade, sinceramente devem andar a leste de tudo, hoje em dia só existe privacidade se morarem no deserto sem comunicações com o resto do mundo, o resto é conversa…

    Venha as inovações que são precisas, isso é que realmente importa…

    1. Avatar de PTO