Atenção: Fatura da eletricidade pode aumentar até 13 euros/mês

49 Comentários

Se não estava à espera de subidas em serviços que necessita, prepare a carteira. As tarifas de acesso vão subir em todas as faturas de eletricidade e o aumento é pesado!

Fatura da eletricidade pode aumentar até 13 euros por mês (já em junho)


Eletricidade: Novas tarifas de acesso às redes

Segundo revela a DecoProteste, a partir de 1 de junho, as tarifas de acesso às redes vão aumentar. A proposta para as novas tarifas de acesso às redes foi apresentada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e, a ser aprovada, terá impacto na fatura de eletricidade de todos os consumidores.

Por outro lado, os preços da energia no mercado grossista têm estado a baixar desde janeiro. Tal significa que, quem mudou de tarifário nos primeiros meses de 2024, as faturas da eletricidade até tenderam a descer, refere a DecoProteste.

Fatura da eletricidade pode aumentar até 13 euros por mês (já em junho)

O valor da tarifa de acesso que cada consumidor paga varia em função da potência contratada e do consumo. A ERSE estima uma subida média de 35,60 euros por megawatt-hora. Num cenário de consumo de 150 kWh mensais, a tarifa de acesso pode subir 5,34 euros. Já para um consumo mensal de 300 kWh, a subida das tarifas de acesso pode chegar aos 10,68 euros. A estes valores acresce IVA, com diferentes taxas, o que pode somar 6 a 13 euros mensais às faturas atuais, para os perfis de consumo mais comuns.

Mas tudo depende da decisão final sobre o valor das tarifas de acesso e da sua repartição pelos diferentes níveis de potência contratada.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Moina
    Moina

    Ladroagem no seu melhor e legalizada

    1. Avatar de Luis Vidigal
      Luis Vidigal

      Nao confundir a baixa do valor da electricidade com os valores de acesso ás redes que estes sim aumentaram, mas nao é por a EDP ou outras operadoras serem más é a lei.
      Mais, porque razao pago eu taxa de audiovisual na fatura da electricidade se nem vejo RTP ?
      Vao ver o relatorio de contas da EDP e vejam se ela ganha dinheiro em Poortugal, ela ganha dinheiro é verdade mas é noutros paises.

      1. Avatar de Alberto Silva
        Alberto Silva

        ((mas nao é por a EDP ou outras operadoras serem más é a lei))
        Será só isso? Então além das operadoras serem más, a lei então também é MÁ.
        a TAXA DE audiovisual NÃO TEM NADA A VER COM O SERVIÇO DE TV.
        Pois, pois, em Portugal não Ganha? Em que local vive, em Marte.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Avisei em fevereiro aqui 😉

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Sempre a mamar…

  4. Avatar de CA
    CA

    Mais uns milhões para os chinocas.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Antes fosse por causa disso, foi mesmo os maus contratos que o estado deu apoio à uns anos com garantia de pagamento de 102€ por megawatt, quando o valor da energia está baixo tem de ser a taxa de acesso à pagar isso.
      Basicamente porque há meia dúzia de empresas e uns quantos privados com produção de energia subsidiada todos pagamos uma brutidade mais…

      1. Avatar de Medina
        Medina

        Infelizmente é exatamente isso que acontece em Portugal.
        Outro exemplo semelhante são as autoestradas.
        Ainda não vi nenhum governo, seja ele qual for, a acabar com este tipo de contratos.

  5. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Eu não entendo, a EDP Comercial diz que a fatura de eletricidade e gás vão baixar em 10% e 20% respetivamente, mas agora aqui dizem que vai aumentar. Não se entende

    1. Avatar de luisa
      luisa

      A edp diz sempre que vai baixar! É a forma deles de operar!

    2. Avatar de Angela
      Angela

      A EDP e a ERSE são entidades diferentes, a EDP vende-lhe a energia com um preço ao kw que vai baixar, no entanto a ERSE (entidade governamental) vai aumentar as taxas. As pessoas deviam informar-se antes de comentar algo, taxas é com o governo, não é com a EDP.

    3. Avatar de Alberto Silva
      Alberto Silva

      Aí está. Era bom que explicassem isso a TODOS OS CONSUMIDORES.

  6. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Fogo, ainda hoje recebi uma carta da EDP a dizer precisamente o contrário, a dizer que a partir do dia 1 de Junho ia reduzir em 10% o preço da eletricidade. Afinal em que ficamos ?? 😐

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Isso é porque tens andado a ser enganado a pagar 19 cêntimos por kwh, para malta como eu no indexado vamos aumentar significativamente, o último mês foi menos de 7 cêntimos mais IVA.
      Se os futuros tiverem certos e se o aumento da taxa de acesso for 3.5 cêntimos kwh provavelmente para Julho o melhor será o regulado mesmo a 16 cêntimos…

    2. Avatar de Nuno+José+Almeida
      Nuno+José+Almeida

      Essa é a componente da energia. O que vai subir é a TAR que é o pagamento do transporte que estava a ser pago abaixo de preço de custo.

      1. Avatar de Alberto Silva
        Alberto Silva

        É o transporte, depois é isto, depois é aquilo. Resumindo no final o ZÉ é que paga e vai-se mantendo calado. O povo é sereno.

    3. Avatar de Angela
      Angela

      Uma coisa é o preço do kw que é o que a EDP lhe anunciou com essa carta, e outra coisa é a Tarifa de Acesso à Rede que é implementada pela ERSE e se aplica a TODAS as comercializadoras. Agradeça ao Governo o aumento da Taxa.

      1. Avatar de Nuno+José+Almeida
        Nuno+José+Almeida

        kWh não kW

      2. Avatar de Alberto Silva
        Alberto Silva

        Se não é a EDp é a ERSE, agora a culpa é do governo. No final o ZÉ é que paga.

  7. Avatar de Pedro Taveira
    Pedro Taveira

    As pessoas também estão a ganhar cada vez mais, não vejo qual é o problema.

    1. Avatar de Luiz
      Luiz

      Em que país?

    2. Avatar de jose
      jose

      a ganhar pois mas o dinheiro vale cada vez menos ! inflacao a pala dos governos estarem a imprimir dinheiro sem lastro algum!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        A inflação que temos nada tem a ver com dinheiro impresso, mas sim com pressão sob a oferta. Há mais procura do que oferta, logo os preços sobem.

        1. Avatar de Alberto Silva
          Alberto Silva

          Pois, pois. Se os preços sobem, logo irá vender-se menos, logo vai gerar menos lucros.

    3. Avatar de superfan
      superfan

      Bem verdade. Dá para ver nos anuncios da EDP qual o cliente tipico.

    4. Avatar de Alberto Silva
      Alberto Silva

      Fale por si.

  8. Avatar de DFS
    DFS

    o que se paga é a soma das taxas de acesso às redes e a eletricidade propriamente dita que inclui o lucro do comercializador.
    Como a componente da eletricidade está muito baixa, e há produtores a receber taxa fixa muito acima, a diferença tem de ser paga por todos os consumidores através da taxa de acesso às redes.
    Se até agora a taxa de acesso era de cerca de 3,5 cêntimos, vai passar em junho para cerca de 7 cêntimos. Quem estiver no mercado indexado vai sofrer todo esse impacto, contudo estava a pagar a eletricidade muito baixa. Os outros vai depender do comercializador. Como a eletricidade é baixa, o comercializador que estava a ganhar muito, pode acomudar a totalidade ou parte deste aumento.
    Quanto à EDP sem certeza, creio que eles estão apenas a falar da compenente de energia e que não inclui as taxas. Se for assim, vão acomudar parte do aumento, mas não a totalidade, pelo que a fatura vai aumentar. A confirmar-se, considero enganadora a informação da EDP, não é que mintam, mas não estão a ser corretos.
    Certezas só em junho, aí é que é uma boa altura para reavaliar o fornecedor que temos, e eventualmente mudar.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      A EDP fez isso quando a taxa de acesso passou de 1.2 para os atuais 3.65, reduzido o valor kwh em 1 cêntimo mas no final pagavas mais 1 e tal…
      Concordo em ser uma jogada enganadora e é ridículo a existência desse tipo de contratos quando sabemos que parte deles nem estão a usar renováveis mas sim gás natural para produção e é quem mais produz…

  9. Avatar de Nuno+José+Almeida
    Nuno+José+Almeida

    Convinha explicar que a TAR que é o pagamento pelo transporte da energia, estava abaixo do preço de custo, subsidiada pelo Estado devido ao preço da energia estar muito alto. Como o mesmo tem baixado, termina a subsidiação.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Isso não é totalmente verdade, a TAR foi calculada assumindo um preço médio da energia, cerca de 88Mwh e a realidade foi 42Mhw, o problema é que tens empresas e particulares com paneis solares a receber a 102 euros megawatt, mesmo quando o preço esteve negativo essa malta recebe a 102 e isso é pago pela TAR, o que acha ridículo é que nem tudo isso é energia renováveis, alguns é com geração a gás natural…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E muita da que é renovável é enterrada nos momentos de pico e é paga na mesma. Belo negócio.

      2. Avatar de Nuno+José+Almeida
        Nuno+José+Almeida

        O que disse não retiro. A TAR chegou a estar negativa.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          A tar esteve negativa pois o preço kwh estava nos 300€ mwh, fazia com a erse ganhasse 200€ por cada mwh comprado a esses produtores e isso estava a ser devolvido sobe a forma de tar negativa… Pois estava a ganhar de outras formas…

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Agora é vai tudo investir em painéis solares para as varandas.
    Áhhh espera tb vai ter q se pagar a taxa de acesso às redes. Melhor estar quieto.

    1. Avatar de Medina
      Medina

      Não é bem assim, o que produzires não pagas taxas de acesso as redes pois não consumiste da rede. As únicas taxas de acesso às redes que pagas, com ou sem consumo, são as que são incluídas no valor diário da potência contratada.
      Os Painéis compensam, principalmente agora com preços muito baixos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não acho. Fizeram-me uma proposta e não achei nada aliciante. Até pq aquilo não é adeternum e a qualidade pode não ser a esperada. Há muita aldrabice nesse negócio.

      2. Avatar de Alberto Silva
        Alberto Silva

        (Os Painéis compensam, principalmente agora com preços muito baixos.)
        Não me faça rir.

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    As pessoas tendem a confundir a baixa do valor da electricidade com os valores de acesso ás redes…são coisas diferentes.

  12. Avatar de António
    António

    Estes custos de acesso à rede sao de rigor duvidoso e mal explicados. Quem sao o beneficiários? Os cabos de acesso aos edifícios duram uma vida, ao contrário dos cabos de telecomunicações onde não se discriminam custos de acesso à rede.
    Os custos de produção de energia em 2024 (Omie) tem caído marginalmente para zero. Apesar disso o seu impacto na fatura não tem compensado os restantes custos da fatura. A economia desta indústria parece estranha e mal explicada.

    1. Avatar de Alberto Silva
      Alberto Silva

      ANTÓNIO
      ALELUIA. ATÉ QUE ENFIM. ALGUEM DISSE A VERDADE DAS SITUAÇÕES.

  13. Avatar de Ze
    Ze

    Meterem aqui um post a explicar melhor estas coisas da electricidade para saber qual fornecedor escolher era de valor em vez de post inúteis do que o Musk fez ontem.

  14. Avatar de Alberto Silva
    Alberto Silva

    Hoje aparece fornecedores a prometerem tudo e mais alguma coisa para angariar clientes, depois passado algum tempo carrega, carrega.

  15. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    É escandaloso, por tudo e por nada colocam taxas e mais taxas nos serviços. É só impostos! E o país tão pobre! Precisamos de um novo Salazar, é isso?

    1. Avatar de Nuno+José+Almeida
      Nuno+José+Almeida

      No tempo que era tudo EDP o preço da energia estava tudo incluído. Com a liberalização do mercado, foi dividido em duas componentes, energia+TAR. A TAR é o custo do transporte e estava abaixo de preço de custo a ser suportado pelos impostos.

  16. Avatar de manuel pereira
    manuel pereira

    tenho estado aqui a ler isto tudo e chego a conclusão que todos estão cheios de razão , mas no meio de isto tudo existem outros fatores que nos passam ao lado e esses sim é que deviam ser aqui expostos para nos explicar qual a verdadeira razão que leva a um brutal aumento de seja do que for que é sobre um bem próprio para o país e o qual meia dúzia de fulanos enchem os bolsos . Que é o caso da passagem das linhas o aluguer dos terrenos que pagam para colocarem os postes de alta e média tensão os tão falados painéis solares porque senão reparem se uma pessoa tem uma casa num sítio onde tenha que passar uma estrada e a pessoa não aceitar o que eles pensam em dar recorrem ao estado para a propriedade ser DESPROPRIADA porque é para um bem público os postes que são colocados em propriedades muitas das vezes em terras que nem para cultivo servem estão a pagar fortunas de renda que é também o caso dos terrenos onde estão colocados os painéis muitas das vezes em terrenos de cultivo e arvorados com arvores que nos fazem tanta falta para o ambiente isso aí já não é um bem público nem um prejuízo para o país . Por isso não se queixem com os aumentos queixem se é em mudar o sistema e OBRIGALOS a fazerem mais transparência e informação sobre o que realmente nos leva a pagar tanto ou seja não andarmos a pagar e enganados com o sistema .

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Tens razão sobretudo naquela parte das árvores que nos fazem falta e pela falta de respeito para com os habitantes mais frágeis de certas aldeias onde só falta colocarem-lhes os postes com os cabos de alta tensão no meio do quarto de dormir.

  17. Avatar de Faiscas
    Faiscas

    Pois pode…. Com contadores remotos a fatura será o que eles querem…. Tenho tudo que lá passa apontado ao kw… Se me roubam espeto um pé de cabra mesmo no meio…

  18. Avatar de Razor
    Razor

    Nao votaram no novo governo? Agora mamam com eles

  19. Avatar de X
    X

    Quem tem dinheiro deve pagar, quem não tem dinheiro não paga simples, tem prioridade uma boa alimentação depois logo se vê se sobra.