França quer vender mais elétricos! Sucesso chinês motiva acordo entre governo e empresas

21 Comentários

Mais uma vez, a China. O país asiático e o sucesso que tem tido no campo automóvel motivou França a aumentar o seu objetivo de vendas de carros elétricos, estabelecendo um acordo entre o Governo, as empresas e os sindicatos.

Elétricos

Conforme avançado pela imprensa, França elaborou um amplo pacto com a indústria automóvel que estabelece novos objetivos para as vendas de veículos elétricos.

Este acordo envolve o Governo, os grupos empresariais e os sindicatos franceses, e visa quadruplicar a venda de automóveis elétricos a bateria, para 800.000 por ano em 2027. Mais do que isso, procura aumentar em 6x a venda de veículos comerciais ligeiros elétricos, para 100.000 por ano.

Apesar de não ter sido revelado um montante para novos apoios, o acordo estabelece a sua continuação, no sentido de ajudar a compra ou aluguer de carros elétricos. A par dos subsídios, o pacto inclui, também, alíneas para “garantir a nossa soberania”, incluindo testes à cadeia de abastecimentos de materiais críticos.

O acordo estimulará, também, a cooperação em matéria de inovação, reciclagem, reforço da cadeia de abastecimento do setor em França e o aumento da rede de carregamento.

 

França segue caminho europeu e americano “de combate” à China

Este acordo que França estabeleceu com grupos do país surge na sequência do crescimento chinês em vários setores, especialmente no dos carros elétricos. Aliás, os países estão atentos à aparente capacidade de o mercado chinês de veículos elétricos afetar as suas indústrias nacionais.

Bruno Le Maire, ministro das Finanças francês
Bruno Le Maire, ministro das Finanças francês

França já tomou, anteriormente, medidas próprias contra as importações chinesas, restringindo o apoio financeiro à compra de modelos com a pegada de carbono mais baixa na produção – esta medida exclui muitos carros fabricados na China.

A Europa deve adotar uma política comercial que proteja a nossa indústria, os nossos empregos e a nossa tecnologia.

Decidi limitar os bónus para os veículos elétricos aos automóveis que respeitam as normas ambientais mais rigorosas, simplesmente para aumentar a nossa produção e fazer face a uma concorrência cada vez mais dura, se não mesmo feroz.

Afirmou o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire.

O ministro francês mostrou-se, apesar de tudo, disponível para acolher empresas chinesas em França. Durante uma visita do Presidente da China Xi Jinping, Le Maire partilhou que a indústria automóvel chinesa, especialmente a BYD, são muito bem-vindas em França, acrescentando que receberia com agrado a gigante chinesa, caso ela decidisse abrir uma fábrica no país.

França não tem dúvidas: estado só deve apoiar a compra de elétricos produzidos na Europa

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    O VE´s europeus não têm como concorrer com os Chineses, a não ser com acordos ou sanções!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Ou construindo fábricas localmente

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não é bem assim, já viste os ordenados de cá? e os custos de importar a matéria prima?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Sendo da BYD, serão custos suportados pela própria.

    2. Avatar de Croft Lara
      Croft Lara

      Jota, não têm como concorrer mas nós europeus temos todo o interesse que consigam:
      – na China usam muito combustível fóssil na produção e com pouco respeito pelo ambiente.
      – na Europa tens 40h/semana, na China não
      – há regras sociais e de trabalho, na China muito menos.

      daí que um veículo sai mais caro produzido na Europa, além de fraco desenvolvimento de baterias e mineração. Daí que comprares os produtos chineses é investir em tudo que andamos a lutar na Europa por diretos, salários e contaminação.

      Tu queres comprar chinês mas não queres trabalhar 60h/semana e receber 500€ de salário, correto? E ter uma eléctrica a carvão ao lado de casa, certo? Então como ficamos?

      1. Avatar de Ivo
        Ivo

        Na China, o horário de trabalho padrão legal é de oito horas por dia e 44 horas por semana. Todas as horas trabalhadas além desse limite são consideradas horas extras. O trabalho extraordinário é comum na China, principalmente em setores com alta demanda e intensa concorrência.
        As horas de trabalho padrão legal na China variam dependendo da indústria e ocupação, e são definidas pelo governo para proteger os direitos e interesses dos funcionários. Alguns setores, como varejo e hotelaria, podem ter horários de trabalho padrão diferentes devido à sua natureza específica e requisitos de negócios.
        https://www.hrone.com/pt/blog/working-hours-in-china/
        O salário médio na China para o ano de 2024 é de 1,105.05€. Este valor representa uma média geral, podendo variar dependendo da província e do setor de trabalho. É importante notar que a economia da China tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, com aumento dos salários em vários setores.
        https://custodevidaem.com/precos-e-salarios-em-china-pais/
        https://www.fdichina.com/pt/blog/wages-in-china/

      2. Avatar de iSheepNot
        iSheepNot

        Não é bem assim. O que se passa é que os casos pontuais de exploração de mão de obra na China são excessivamente publicitados e tornados como sendo a verdade absoluta de um daquele país. Mas não é bem assim.

        Se assim fosse a China estaria constantemente a ser sancionado por não cumprir os Direitos Humanos.

        Mais. Se assim fosse, não haveria tantas empresas estrangeiras conceituadas a requisitar constantemente a mão de obra chinesa.

        Por exemplo. A Apple, Samsung, Google, Microsoft, nVidia, AMD, Intel, fazem parte do grupo de empresas que lideram nos sectores empresariais em que trabalham. Sem a mão de obra da China muito provavelmente não seriam o que são hoje. Não se ouve por aí essas empresas a serem sancionadas ou postas em questão por, supostamente, compactuar com a exploração de mão de obra na China. Porque será? Nenhuma empresa que se preze gostaria de ver os seus nomes associados a actos tão desumanos.

        Toda a gente procura produtos (iPhones, etc.) das marcas mais conceituadas e não se queixam. Ostentam com orgulho mesmo sabendo que são produzidos pela mão de obra chinesa. Mas quando se trata de uma marca chinesa já se lembram de todo o género de negativismo. Isso é muita hipocrisia, tendo em conta que muito provavelmente é a mesma mão de obra que trabalha tanto em produtos de marcas estrangeiras conceituadas que ostentam com orgulho e produtos de marcas chinesas conceituadas.

      3. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Se a China pagasse tão mal porque tem cada vez mais estrangeiros a trabalhar lá?

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Ele ainda pensa que a China é a mesma de a 40 anos, um engenheiro chinês ganha mais do que um engenheiro na Europa.

          1. Avatar de Croft Lara
            Croft Lara

            ELA pensa que a china e o salário / condições reais e teóricas são muito diferentes. Um engenheiro ou outro trabalho qualificado, especialmente de estrangeiros europeus ou dos EUA na china é muito bem remunerado, assim como as chefias, o resto recebe muito mal. É o mesmo que eu ter um copo cheio, tu tens vazio, mas a média da que cada um de nós tem meio copo. Na realidade tu morres de sede e eu não.

            A china tem um regime muito fechado e autoritário, que manipula MUITAS questões (vulgo “fachada”) e até parece que está tudo bem. As mesmas 44h/semanais são uma treta! Um colega de trabalho esteve lá a fazer uma ronda a diversas empresas e setores pela nossa atividade profissional e o normal é trabalharem 6 dias por semana, pelo menos 10h/dia! Isso dá 60h/semana (e não registadas…). Alguns trabalhadores chegaram inclusive a dizer que jornadas de 12-14h não eram fora do comum. Também não é fora do comum a velocidade e falta de pausas que têm… Mas ok, se vocês dizem que é diferente, então é porque (não) deve de ser.

  2. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    A Europa só deveria fazer parcerias com a China se a china parar a guerra na Ucrânia.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      lol, sim a China tem muito a ver com a guerra na Ucrânia, andas a fumar umas coisas coloridas!

      1. Avatar de Victor+von+Frankenstein
        Victor+von+Frankenstein

        Aqui alguns defensores da China e Rússia deviam ser deportados…

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Concordo e os defensores do palhaço deveriam ir para o circo.

        2. Avatar de Ivo
          Ivo

          Aqui estão os principais artigos da Constituição da República Portuguesa de 1976 relacionados à liberdade de expressão e informação:

          Artigo 37.º – Liberdade de Expressão e Informação:
          “Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.”
          Este artigo garante a liberdade de expressão e o acesso à informação, sem censura ou limitações.
          Artigo 38.º – Liberdade de Imprensa:
          “A liberdade de imprensa implica a liberdade de expressão e criação dos jornalistas e colaboradores, bem como a sua intervenção na orientação editorial dos órgãos de comunicação social, sem prejuízo do disposto na lei.”
          Aqui, a Constituição protege a liberdade de imprensa e a autonomia dos profissionais de comunicação social.
          Artigo 40.º – Princípios Fundamentais:
          “A Constituição baseia-se na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e visa a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.”
          Este artigo estabelece os princípios fundamentais da Constituição, incluindo a proteção dos direitos individuais.

          1. Avatar de PJA
            PJA

            Ivo, neste sitio há muito comentadores que têm muita dificuldade em lidar com opiniões dos outros.

          2. Avatar de Croft Lara
            Croft Lara

            O que ele disse foi expressar a opinião dele, não que era ilegal opiniar A ou B. Mas o facto é que com a informação de hoje a malta jovem devia estar melhor informada, mas como bebem a informação do Instagram e youtubers que muitos deles são contratados para manipular as mentes jovens…enfim, uma tristeza ver jovens a apoiar claramente regimes autoritários, quase ditadores de multi bilionários que ganham a vida com a morte, guerra e uso da população como escravos da guerra.

        3. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Frankenstein, eu digo mais, quem não pensar e tiver as mesmas ideias e ideais que eu, é mandar para Vorkuta….
          Dizem que o inverno por lá é fabuloso…

          Democracia, para alguns, é assim mesmo.
          Só tolero iguais a mim.
          Por isso, sou tolerante, então não sou?
          Que grande democrata me saiu na rifa

  3. Avatar de JL
    JL

    Isto abre a porta a que as europeias que estão a produzir na China levem também sanções…

  4. Avatar de PJA
    PJA

    Ai, se os chineses também começam com sanções.

  5. Avatar de Ivo
    Ivo

    Caro(a) Lara Croft, publiquei alguns artigos da nossa Constituição. No entanto, deparei-me com uma citação de Victor von Frankenstein que me deixou perplexo. Ele afirmou: ‘Aqui, alguns defensores da China e Rússia deviam ser deportados…’. Na nossa sociedade, defendo a discussão aberta das nossas ideias, independentemente de concordarmos ou discordarmos. No entanto, a ideia de deportar alguém por não concordar com a sua opinião é preocupante. Isso lembra-me dos acontecimentos em alguns campus universitários, quer na América ou na Europa, onde os governantes, descontentes com as opiniões expressas, começaram a prender alunos sob pretextos questionáveis. Essa prática vai contra os princípios democráticos que defendemos.
    A respeito dos produtos chineses, não tenho uma posição favorável nem contrária às compras. Cada pessoa decide se deseja adquiri-los ou não. No entanto, é importante não usar pretexto algum (esfarrapado), como por exemplo a ‘Segurança Nacional’ ou outra desculpa qualquer. Em uma sociedade competitiva, quando não conseguimos competir com os produtos chineses, é hora de aplicar medidas sancionarias (basta inventar qualquer desculpa/pretexto). Devemos focar em melhorar a qualidade dos nossos próprios produtos para que possamos competir de forma justa, em vez de recorrer a sanções repetidas.