Dica: como carregar o Andante a partir do seu smartphone

21 Comentários

Hoje deixamos uma dica, vamos ensinar a carregar o Andante, através da App que permite viajar nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto. Tal como foi anunciado há alguns dias, já é possível carregar o cartão andante pelo telemóvel através da APP “Anda” que utiliza a tecnologia NFC do telemóvel para ler o chip integrado no cartão e com isso substituir as máquinas de carregamento físicas.


A app Anda permite aos aderentes ao sistema intermodal Andante (SIA) viajar nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto de forma simples, rápida e cómoda. Esta aplicação está disponível para telemóveis Android, versão 5.0 ou superior, equipados com as tecnologias Near Field Communications (NFC) e Bluetooth. Também está disponível para iOS.

Para começar a utilizar basta descarregar a App através da Play Store da Google ou na Apple Store.

 

Como funciona o TOP UP?

Antes de mais é importante perceber o que é o TOP UP. Trata-se da funcionalidade da aplicação que permitirá o carregamento do Andante através do smartphone. Assim, como se procede a esta operação?

Após instalar a App o primeiro passo é garantir que a funcionalidade NFC do seu telemóvel está ativa e a funcionar (no iOS, o NFC está ativo por predefinição). No Android procuramos nas definições “NFC” e deve aparecer algo como isto:

Depois de confirmar que o NFC está ativado e a funcionar, abra a app e selecione a opção em baixo à esquerda:

Ao carregar nesta opção o utilizador vai ser transferido para a página inicial do “TOP UP” onde lhe será pedido para encostar o cartão à parte traseira do telemóvel (importante lembrar que caso tenha um íman colado nas costas do telemóvel o NFC pode não funcionar):

Após a leitura bem sucedida do cartão, será transferido para uma página de confirmação onde este confirma as informações associadas ao cartão (tipo de título e quantidade de títulos):

A seguir será transferido para a página onde poderá escolher o tipo de título e a quantidade que deseja carregar:

Após confirmar o tipo de título e a quantidade que pretende carregar a APP vai ser transferido para a página de informações de faturação e de pagamento:

Depois de confirmar as informações e o método de pagamento vai-lhe ser pedido para voltar a encostar o cartão ao telemóvel outra vez onde a APP vai carregar os títulos que foram previamente escolhidos e pagos no cartão (não retire o cartão antes da confirmação, pois pode dar erro):

Após receber a confirmação do carregamento já poderá utilizar o seu andante como normal. Pronto, agora já não precisa ficar na fila, faça tudo a partir do seu smartphone.

Artigo desenvolvido por Henrique Pinto para o Pplware.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Rosa
    Luís Rosa

    Bela ideia! É pena que não possa existir o mesmo em Lisboa e Coimbra! E era ideal para os Metro.

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Tens Pickhub e CarrisWay…..

    2. Avatar de alvaro campo
      alvaro campo

      tb concordo, mas em Coimbra, 1º é tapar os buracos e colocar aquela espécie de metro chinesa (carroça com rodas elétrica)

  2. Avatar de Viroe
    Viroe

    Pois mas fiz o carregamento via app, foi me debitado e bela surpresa hoje de manhã… Título inválido, toca a carregar de novo. Ou seja 80€ pelo passe? Não obrigado

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Como diz neste pequeno tutorial, depois de ler o passe e efectuar o pagamento da mensalidade, a App vai ter a indicação de pagamento validado. Depois disso TEM DE VOLTAR A LER O PASSE ATRAVÉS DA APP, para passar a informação de pagamento para o passe.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Na máquina de carregamento, diz o mesmo? Se disser, print e email para eles, o suporte pelo menos funciona bem (e até ligam para ti para te ajudar a resolver)

  3. Avatar de sofia
    sofia

    que supresa agradavel.
    Agora so falta puder user ao cartao na app (em vez da funcionalidade de “uso e cobra ao fim do mês”).
    quem me der que a CP tivesse uma app assim… As maquinas de carregamento da cp já pediam um upgrade há anos (ainda não tem nem mbway or qrcode…)

  4. Avatar de Carla
    Carla

    O problema é que supostamente para os estudantes é gratuito e não deveriam pagar. Porque tem o meu filho que pagar o andante pela aplicação? Devido a este passo, fui tentar carregar na loja física e gratuitamente e o meu espanto é que com as tentativas na aplicação, o cartão deu erro e bloqueou. Há dias que o tenho que o levar à escola até saberem resolver o problema do cartão!!

  5. Avatar de F
    F

    No meu ios não funciona , fica sempre pela leitura do cartão e não sai dali

    1. Avatar de ismael
    2. Avatar de O+moço+coxo
      O+moço+coxo

      Tem que se ter dos últimos ios para o nfc estar aberto a apps de terceiros.

      Como sempre em portugal, o software funciona mal e porcamente. Além disso deviam obrigar todos os operadores a usar um API que várias apps pudessem usar e ter tudo numa. Porque é que sou obrigado a ter um cartão físico?! E não uma conta e mudar as zonas e carregamentos somente com a App? Porque posso com uns transportes e noutros não?

      Um sem fim de questões que demoram que no país tudo vai por interesses financeiros só do lado das empresas.

      Ficam muitas questões:
      – porquê o de existirem cartões físicos obrigatoriamente se tivermos apps
      – porque é que obrigam em muitos sítios a pagar com via verde enão também de outros operadores? Porque é que para VEs temos que ter um cartão”especial” e nao pode ser com o de crédito?
      – porque é que nas AEs não existem também tarifários para quem vive por exemplo na Nazaré e trabalha em Lisboa? (Tipo passe)

      É tudo uma roubalheira…

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Qual a versão do ios? Estou no iPhone 15 e ontem consegui sem stress

  7. Avatar de Salomão
    Salomão

    Não dá para carregar o passe mensal, apenas para carregar os cartões em papel com títulos individuais de viagem

    1. Avatar de CD
      CD

      Isso não é verdade. Não sei qual o problema que teve, mas é possível carregar o passe Mensal.
      Não leve a mal, mas é sempre preferível contar o seu problema, talvez até alguém aqui saiba ajudar ou esclarecer, do que acrescentar desinformação sem a menor utilidade.

      1. Avatar de Salomão
        Salomão

        Eu tenho passe mensal, carregado até ao final do corrente mês. Experimentei o procedimento e não tenho a opção para carregar para o mês seguinte (Junho).

        1. Avatar de Angelito_Papudo
          Angelito_Papudo

          Só a partir do dia 20 ou 21 é que é possível carregar o mês seguinte.

    2. Avatar de Alberto Silva
      Alberto Silva

      Dá sim. Digo isto por experiência própria. Foi feito e a funcionar.

  8. Avatar de Alberto Silva
    Alberto Silva

    Uma coisa que pode acontecer:
    Um telemóvel, com a app, escolhe-se o método pagamento do cartão de débito, dados inseridos, tudo ok.
    Se a conta for conjunta com outra pessoa, onde a mesma também com o seu telemóvel e dados bancários corretos, for para fazer o carregamento, à primeira pessoa carrega e faz tudo normalmente, no outro telemóvel com os dados da pessoa e que tenha conta conjunta com a 1º, então aí o carregamento fica (amarelo), e não faz o carregamento. Nem sequer debita na conta. Fica amarelo durante um dia e nada. Opção apagar a app no 2º telemóvel. FICA AQUI A INFORMAÇÃO. PODE ACONTECER VISTO SE FOR CONTA CONJUNTA. A SIBS deveria ser mais rápida na verificação. Outro problema carregamento de passe no final de Abril. Fatura, nem no mail nem em lado nenhum. A app está boa, mas certas coisas DEVEM verificar com URGENCIA. Sei o que digo. Situação reportada. Mas……e resolução? Tomem atenção a estes factos.

  9. Avatar de Alberto Silva
    Alberto Silva

    O que referi:
    2 telemoveis individuais com a app.
    2 referencias de pagamento para cada.
    Conta conjunta.
    Um funciona outro…….. nada.

  10. Avatar de Alberto Silva
    Alberto Silva

    Os titulos de transporte, esses podem ser carregados com qualquer telemovel. Os passes, aí deveriam de arranjar maneira que o método fosse idêntico.

  11. Avatar de Manuel Almeida
    Manuel Almeida

    Giro, mas: a app já substitui os títulos e permite usar o telemóvel nos leitores, e até tem algoritmo para q o sistema opte pelo produto mais barato quando é emitida a faturação. Dito isto, se tenho a app… pq preciso de título?