Papa diz que jovens têm de desligar o telemóvel

21 Comentários

O Papa Francisco continua bastante ativo apesar da idade e de algumas debilidades visíveis. Numa palavra direcionada para os jovens, o Sumo Pontífice diz que os jovens têm de desligar o telemóvel.


Papa Francisco diz que jovens devem procurar pessoas

Num evento com jovens na cidade de Veneza, em Itália, o Papa Francisco apelou que estes  “deixem o telemóvel” e “procurem pessoas” para não se tornarem “profissionais compulsivos da digitação”. “Eu digo-lhes: não se isolem, procurem os outros, experimentem Deus juntos, sigam caminhos de grupo sem se cansar. Vocês poderiam dizer: ‘Mas ao meu redor todos estão no telemóvel, colados nas redes sociais e nos videojogos’”, declarou o Papa.

“Vão sem medo contra a corrente: tomem a vida nas suas mãos, coloquem-se no jogo, desliguem a televisão e abra o Evangelho. Isso é demais, é? Deixem o telemóvel e conheçam pessoas”, disse.

Depois de em 2015 o Papa Francisco ter dito que as famílias deviam desligar os smartphones às refeições, o alto chefe da igreja veio dizer em 2021 que os jovens estão prisioneiros dos telemóveis. Francisco aconselhou os jovens a reconhecerem o seu próprio valor, por aquilo que são e não por aquilo que possuem. “Não tens valor pela marca de roupa ou calçado que usas, mas porque és único, és único”, disse.

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Godlike
    Godlike

    Se os jovens não desligarem o telemóvel, não vão à igreja.
    Se os jovens não vão à igreja, os padres não podem satisfazer suas “preces”.

    1. Avatar de PapaAmericano
      PapaAmericano

      Ora nem mais

    2. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      Se por “politiquice”/mania/fobia, alguém acha que é preferível ignorar um bom conselho….

      …que se pode dizer?

  2. Avatar de Quem
    Quem

    Político vestido de branco

  3. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    E vão perder os tiktoks do padre DJ ?

  4. Avatar de António
    António

    Discordo, uso com bom senso, eis o desafio!

  5. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Será que este conselho é semelhante aquele em que ele pedia á Ucrânia para se render aos russos?

  6. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Se fossem só os jovens ! Na rua ando constantemente a desviar-me dos zombies dos telemóveis.

    1. Avatar de john
      john

      Ainda ontem ia ficando uma miuda abraçada ao meu carro por ir com as hastes baixas presas ao telefone. Ja com o carro praticamente parad tive que lhe buzinar para ela ver

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Eu já fiquei parado à espera que uma se deitasse no capot… e não é que deitou-se mesmo ? Completamente alheados.

  7. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Mais que pensa que se desligarem os telemóveis que eles vão à Igreja. Garanto que 80% destes não metia lá os pés.

  8. Avatar de papamisto
    papamisto

    Bom apelo foi pena não pedir também para larguem a religião e a igreja.

  9. Avatar de Fagulha
    Fagulha

    A igreja! Sempre a querer mandar na vida dos outros.
    Há coisas que nunca mudam.

  10. Avatar de João
    João

    30% dos jovens já nem sequer se tenta relacionar com outros jovens do sexo oposto. Penso que poderá ser por este motivo que o Papa se interessa pelo tema.

  11. Avatar de MLopes
    MLopes

    desligar o telemóvel e desligarem-se de qualquer religião, o flagelo da humanidade desde há muitos séculos (para não dizer alguns milénios)

  12. Avatar de TdSR
    TdSR

    E os padres têm de fechar a braguilha.

    A Igreja está a bater cada vez mais no fundo.

  13. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Verdade seja dita , miudagem agarrado a telemóveis a partir dos 4 anos, é televisão, já dizia a música dos Xutos, Chuva Dissolvemente
    “Putos que crescem sem se ver”
    “Basta pô-los em frente à televisão”

    Papas ae mamãs a terem filhos mas quem os educada o telemóveis, programas de merda na TV, influencers, peusid psicólogos,etc.

    Educar é tramada do custa, implica ouvir, imicar dispender tempo a fazer deles melhor do que somos/foram conosco.

    Tenho 1 rapaz de 5 e bem sei o q custa ser criativo para q ele brinque e aprenda sem ecrã.

    A mim não interessa se vem do Papa, do Quim do Manel, a canalhada está mal habituada por pais e mães preguiçosos e que não pensaram bem antes de os fazer.

    Educar requer vontade e amor!

    Tenho dito, a verdade dói,aceitem que custa menos

  14. Avatar de Marco Paulo
    Marco Paulo

    Boa noite,
    Sou da área das tecnologias. É tenho 3 filhos. 14, 12, 10 e nenhum tem telefone, não tem televisão no quarto, a xbox está parada nem jogam.
    Temos que ter imaginação ainda nas férias da Páscoa foram horas e horas nos jogos tradicionais de tabuleiro.
    Dá trabalho?
    Não é muito bom estar com eles e eles não sentem falta dos telemóveis.
    São todos alunos de 5 na escola.
    Pelo menos até ao décimo anos nenhum aluno deveria ter telefone.
    A loucura dos miúdos aproximasse.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Eu concordo em parte, mas aos 13 anos dei um telemóvel á minha filha.
      Para ir para a escola tinha de apanhar transportes (autocarro e metro), e não podemos negar que dá muito jeito ter acesso á internet para estar informada e contactável e até navegação, calendário etc.!
      Para mim entre os 12 e 14 é uma boa altura, para introduzir um telemóvel, ao contrário do que se vê hoje em dia, alguns é logo a partir dos 6 anos, agarrados ao ecrã.
      Mas uso o familylink da Google e tem um limite de “screen on time” e não usamos o telemóvel á mesa ou em eventos sociais com familia ou amigos.
      Apesar de ter tido um telemóvel aos 13, ela agora com 17 anos, também é aluna de “quase 20s”, portanto não estou nada arrependido de ter dado o telemóvel, mas lá está, é saber dar não cedo demais, e com moderação.
      Alguém com 14 anos não ter telemóvel parece-me limitador, mas lá está é a minha opinião pessoal, nem 8 nem 80.

  15. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    “Deixem o telemóvel e conheçam pessoas”, disse. É pedir muito ?? Pensem no que o Papa pede. Mas este aviso não deveria ser dirigido só aos jovens mas a todos, principalmente aos adultos. Mas como hoje em dia já ninguém liga a nada… Enfim…