Chegou o Ubuntu 24.04 LTS Noble Numbat! Conheçam as novidades…

11 Comentários

O Ubuntu 24.04 LTS reúne os avanços mais recentes do ecossistema Linux numa versão criada que visa oferecer inovação para os próximos 12 anos. Conheça as principais novidades desta versão.

Chegou o Ubuntu 24.04 LTS Noble Numbat! Conheçam as novidades...


O Ubuntu é uma distribuição baseada no Debian e é umas das mais populares do mundo. Esta distribuição conseguiu “roubar” alguns utilizadores do Windows e macOS, mas a verdade é que a quota de utilização dos sistemas Linux é quase residual face à quota dos utilizadores Windows.

Recentemente a Canonical lançou o Ubuntu 24.04 LTS Noble Numbat. Esta nova versão chega com interface GNOME 46, vem com suporte para o OneDrive e com o Linux Kernel 6.8.

Chegou o Ubuntu 24.04 LTS Noble Numbat! Conheçam as novidades...

Resumo das principais novidades do novo Ubuntu

  • GNOME 46
  • Suporte para OneDrive
  • App Center
  • Instalador mais prático e intuitivo
  • Atualizações garantidas por até 12 anos
  • Linux Kernel 6.8
  • Melhorias de segurança
  • pacote systemd v255.4
  • OpenJDK LTS 21
  • Python 3.12
  • Ruby 3.2
  • PHP 8.3
  • Go 1.22
  • OBS Studio 30.0.2 
  • Transmission 4
  • Remmina 1.4.35
  • GCC 14 
  • Netplan 1.0
  • LibreOffice 24.2
  • e muito mais – ver aqui.

De referir que o Ubuntu 24.04 é uma versão LTS” long-term support”. Ao contrário de outras versões, o Ubuntu  Noble Numbat ter atualizações no que diz respeito a segurança, correções críticas e atualizações de software selecionadas pela Canonical pelo período de 12 anos.  Pode obter a nova versão do Ubuntu aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jedi
    jedi

    Uma nota / promenore que é um por maior:

    “Atualizações garantidas por até 12 anos” -> isto so é verdade se tiver subsrição PRO, que nao tenho a certeza se é paga ou nao.

    Sem isto o normal é 5 anos.

    E o que também devia ter sido dito sobre o instalador, que é completamente novo, que usa flutter plataforma criada pela google, e que por defeito selecionado e instalado / é feita a instalação minima.

    1. Avatar de Filipe Fonseca
      Filipe Fonseca

      O ubuntu pro é grátis para uso pessoal. Apenas é pago se for para uso empresarial.

  2. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    O Ubuntu já perdeu muitos utilizadores para o Mint e MX Linux.

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Não admira! Uma pessoa olha para o Design, para a aparência do Ubuntu e é depressivo! Tudo escuro, parece ultrapassado, foi o primeiro Linux que usei, mas a imagem estática e sombria não me agradaram nunca!

      1. Avatar de Mamaduuuu
        Mamaduuuu

        Oh senhor, que raio de informático é quando depende de uma GUI? Depressivo é os programadores darem o seu melhor e depois terem energumenos como o senhor que não sabem trabalhar sem um rato. Sentava-me com umas pipocas a vê-lo a trabalhar com a versão server do Ubuntu kkkk

        1. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          Não sou informático, e se o senhor é, então tenho muito orgulho em não se-lo. O senhor é bom, já sabemos que faz tudo sem um rato, para si, conclui se que quem usa rato, quem não gosta de uma distro é energumeno, o senhor é transcendente, superior, um deus exterminador dos ratos e de todos os ignorantes que usam ratos, só de ler o seu conceito, fico com tanto asco que dificilmente voltarei a usar Linux porque se o Linux é povoado por eleitos como o senhor não me interessa nada. Por mim pode meter o rato no…

        2. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          Esta distribuição conseguiu “roubar” alguns utilizadores do Windows e macOS, mas a verdade é que a quota de utilização dos sistemas Linux é quase residual face à quota dos utilizadores Windows. Por quê será que isto acontece? O Ubuntu é a coisa mais feia e triste, nunca o aguentaria muito tempo….

      2. Avatar de jAr
        jAr

        Sabes que é possível personalizar o tema, certo? Não é obrigatório ficar com o que vem de origem. E depois há todos os outros “sabores”, eu estou a usar o budgie e gosto bastante.

        1. Avatar de Profeta
          Profeta

          Sim de facto isso e um argumento pobre. O linux e conhecido pela sua versatilidade e optimizacao. Nao faltam exemplos de que podemos transformar algo feio em bonito. Dependendo dos gostos de cada um. Eu uso zenwalk que vem como padrao o XFCE no entanto instalei o fluxbox nele.

    2. Avatar de Filipe Fonseca
      Filipe Fonseca

      Para Mint acredito agora para MX Linux? MX Linux é muito mau…

  3. Avatar de Zé

    Mudança forçada, comprei um portátil em 2021 que poderá ficar sem suporte em 2026 ou mais cedo com os requisitos que a Microsoft está Obrigar para o seu SO por causa da IA , como em tempos já fui utilizador do Linux com o nossa Caixa Magica dei uma Oportunidade ao Linux Mint de entrar na minha Vida esta semana e estou a ficar Satisfeito com o resultado, dá muito Bem para fazer o que eu fazia na Concorrência