Vodafone Portugal lança pacote de Internet a 10 Gbps

68 Comentários

A Vodafone Portugal disponibiliza, a partir desta terça-feira, pacotes com velocidades de acesso à Internet Fixa, através de fibra ótica, que podem chegar aos 10 Gbps de download e upload, ou seja, 10 vezes mais rápidas do que a solução atualmente disponível.

Vodafone Portugal lança pacote de Internet a 10 Gbps


Vodafone: 10 Gbps apenas disponível em Porto e Lisboa

Recorrendo à tecnologia de fibra de última geração (XGS-PON), estas velocidades garantem que os Clientes com necessidades singulares de utilização de internet possam usufruir do seu serviço com máxima velocidade, estabilidade de rede e mínima latência.

São os casos de Clientes no segmento de consumo com múltiplos equipamentos conectados e utilização intensiva ou, no segmento empresarial, pequenas e médias empresas com hábitos de consumo de internet que requerem velocidades cada vez mais rápidas.

Todos os Clientes particulares ou empresariais da Vodafone que possuam serviço fixo por fibra ótica podem ter acesso às velocidades de Internet Fixa até 10Gbps acrescentando ao seu plano tarifário um aditivo de velocidade. Nesta primeira fase, este novo serviço está já disponível nos municípios de Lisboa e Porto, sendo gradualmente estendido pelo País.

Partilhar:

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Fonseca
    Filipe Fonseca

    Em pequenos e médios negócios é muito importante a velocidade de upload, alguém sabe nesta oferta qual vai ser? é que ter velocidade de download de 10 gbps e depois uma velocidade de upload de 100 mbps é pouco.

    1. Avatar de Miguel+M
      Miguel+M

      É 10/10 (velocidade simétrica)

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Está la no texto:
      “10 Gbps de download e upload”

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Estão apenas a tentar fidelizar os clientes para impedir que se desloquem para a nova concorrência (DIGI), aqui como em tudo na vida é essencial adiar a recompensa.

  2. Avatar de Hacker Alhinho
    Hacker Alhinho

    Espectáculo!!!
    Será que já ouviram os utilizadores com as “N” reclamações no fórum, a solicitar o bloqueio da APP Youtube na box…?!
    Se não ouviram, obrigado pelos 10GBPS, mas vou partir para outra…! 😉

    1. Avatar de MJSantos
      MJSantos

      Bloquear a app do youtube porquê?

      1. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        Tens filhos pequenos/adolescentes?

        1. Avatar de MJSantos
          MJSantos

          Mas nesse caso, a responsabilidade do bloqueio é dos pais, não dos operadores.

          1. Avatar de Hacker Alhinho
            Hacker Alhinho

            E como é que bloqueio isso na box, se o fornecedor da box não o permite?
            Podiam disponibilizar algo que permitisse bloquear as App, de forma idêntica ao que fazem com os canais (na mesma box), “só” isso.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pergunto o mesmo.

        1. Avatar de MJSantos
          MJSantos

          a parte do “porquê?” ou a dos “filhos pequenos”?

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Compra um router decente instala o openwrt e bloqueia o que quiseres.

      1. Avatar de k
        k

        Compra um router decente e bloqueia o que quiseres. Também podes fazer o mesmo só com uma firewall. O openwrt é uma opção mas não é estritamente necessário para fazer isto.

      2. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        Que routers decentes sugeres?
        Faz um tutorial, para o PP publicar aqui!
        Bora?! 😉

    3. Avatar de Pintor
      Pintor

      O estranho é usar o router do operador.

  3. Avatar de jota
    jota

    A Vodafone era mais esperta se baixasse os preços, isso sim, os consumidores davam-lhe mais valor! Desde os 100mbps que esses aumentos de velocidade não têm impacto significativo no dia a dia dos consumidores! Ser de 100, 200, 500, 1000mbps não tem grande importância! O que realmente tem importância é o preço praticado ao consumidor!

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      discordo, o aumento de velocidade embora que caro fez que com que tudo em minha casa funcionasse melhor e acabasse com os cabos. Não me adiantava ter tp-links se andasse a propagar 100 megas

    2. Avatar de Jorge amaral
      Jorge amaral

      Fala por ti, para mim tem imensa importancia e vou aderir! 10gigabit em casa tenho tudo ligado com cat 7 , media center NAS a 10gigabit e wifi 7 router, e um espetaculo para jogar

      1. Avatar de Zé

        Pronto, já podes ver PH em 8K. Uma ligação de 100megas chega e sobra para gaming, desde que as latências sejam baixas. Uma maior capacidade de download/upload não te serve de nada se as latência forem piores.
        Mas já sabemos que as empresas fazem isto para não baixar os preços (ou até aumentar). Como a utilização de 95% das pessoas não vai ter impacto quase nenhum no tráfego, é uma boa plataforma de marketing e uma boa desculpa para “justificar” os preços praticados. Não é nenhuma novidade esta estratégia que é usada por praticamente todos os operadores de telecomunicações.

        1. Avatar de Vou ali e já volto
          Vou ali e já volto

          Finalmente, um comentário coerente, com pés e cabeça.

        2. Avatar de PML
          PML

          Pois, muitas pessoas dizem maravilhas quando fazem upgrades para 500M ou 1G. É o efeito placebo na maioria dos casos. Se analisarem o tráfego vão aperceber-se que não precisam de tanto para quase tudo. Contudo, é preciso as operadoras vendenrem e criarem necessidades nos utilizadores, mesmo quando estas não existem.

        3. Avatar de Peidinho barroso
          Peidinho barroso

          Uso no maximo geralmente 5-10megas que é o YT em fullhd. Nao uso nem 4k do YT que e uns 20-25megas. Ou seja, nao passo de 50megas geralmente. Repito, finalmente um comentario coerente seu aqui.

        4. Avatar de Miguel Viegas
          Miguel Viegas

          Este comentario faz 0 sentido.

          Jogar nao e so estar no jogo. tens tambem que sacar o jogo. sacar um jogo a 100mbps demora 10 vezes mais do que com 1Gbps.

          Por exemplo o GTA V demora me cerca de 20 minutos a 1Gbps. com 100mbps demoraria mais de 3 horas. Para quem tem varios jogos e nao gosta de ter tudo instalado faz uma grande diferenca.

          Depois estao a dizer que so gastam 5-10mbps a ver YT mas nao se esquecam que a maior parte dos ficheiros que sao baixados no browser (programas, jogos, filmes, etc) por norma sao capazes de aproveitar 1Gbps. programas que por norma demoram segundos a baixar numa internet a 1Gbps demorariam minutos com 100mbps.

          Talvez nao faca diferenca para os avozinhos mas quase os jovens e adultos mais novos beneficiam bastante de ter 1Gbps.

          sacar uma aplicacao no telemovel. baixar um video no whatsapp. tudo isso fica muito mais rapido com uma internet de 10Gbps.

          A latencia nos jogos realmente faz muita diferenca mas existem varios jogos que tambem beneficiam de velocidade download, principalmente jogos com servidores comunitarios tipo CS:GO e FiveM, SAMP/MTA e outros que quando se junta a servidores e necessario baixar o conteudo do servidor. 10x a velocidade faz bastante diferenca entre eu entrar no servidor ou de desistir a meio de entrar porque esta a demorar muito.

    3. Avatar de Hacker Alhinho
      Hacker Alhinho

      ISTO!

  4. Avatar de Ahdjdj
    Ahdjdj

    E se os adaptadores de rede dos PCs e telemoveis so suportarem até 1 Gbps?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Por isso no artigo fala em múltiplos dispositivos.

    2. Avatar de V@
      V@

      Fica obviamente limitado a 1 Gb e tem de comprar adaptadores de 10 Gb para tirar partido da velocidade.

      1. Avatar de Ahdjdj
        Ahdjdj

        Mas esses adaptadores fazem com que passe a suportar 10 Gbps do nad?

        1. Avatar de V@
          V@

          Sim. Se tem uma ligação a 10 Gb está condicionado á velocidade do elemento do circuito mais lento, ou seja, se o seu adaptador de rede for de 1Gb não conseguirá tirar partido dos 10 Gb fornecidos pelo seu fornecedor de acesso. Portanto, desde o router, passando pelos switches (caso tenha switches separados na sua rede) e terminando nas suas placas de rede, todo o circuito de uma ponta a outra tem de ser compatível com os 10 Gb. fornecidos pelo ISP. Se o seu modem recebe por fibra (normalmente) 10 Gb, deverá dispor de um router que suporte 10 Gb, de switches que suportem 10 Gb e de placas de rede que suportem 10 Gb. Não esquecer a componente de cablagem Ethernet, que deverá usar cabos e conectores RJ45 que suportem Categoria 7. Apenas isso.

          1. Avatar de Ahdjdj
            Ahdjdj

            Lá está. Não basta comprar um adaptador de rede via USB de 10 Gbps se o meu PC só supoetar 1 Gbps. Há muitos PCs hoje em dia que tenham adaptadores de rede 10 Gbps?

          2. Avatar de V@
            V@

            No segmento doméstico não, se bem que quase todas as motherboards recentes de gama média-alta já trazem um adaptador de rede a 2,5 Gb. Nos segmento dos servidores é, por assim dizer, habitual que já venham com 10 Gb. Assiste-se claramente a essa tendência e cada vez mais iremos assistir ao aumento de ofertas de hardware que suporta de raíz essa velocidade. Penso que se vai tornar norma, tal como aconteceu no passado com os 10/100/1000 Mbit.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Olha quer pergunta tão estúpida, se só suportam 1 Gbps, ou fazes upgrade ou ficas limitado a 1Gbps nesses dispositivos. Não é lógico?

      1. Avatar de Ahdjdj
        Ahdjdj

        E quem nao sabe e paga por este serviço e assim nao pode usufruir do mesmo na sua plenitude?

        1. Avatar de Saiyajin
          Saiyajin

          e quem subscreve e não tem equipamentos para navegar na internet?

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          quem não sabe também não procura um serviço tão caro quando tem outros mais baratos à disposição. Esta velocidade vai satisfazer um nicho de mercado em que dificilmente quem procura não sabe do que se trata.

    4. Avatar de Jorge amaral
      Jorge amaral

      Agora em portugues, o meu iphone 15 pro por wifi chega aos 1700 mbps de transmissao para o NAS. No iperf chega aos 1840

      1. Avatar de Ahdjdj
        Ahdjdj

        Isso tem que ver com o que perguntei?

    5. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      para ter os 10Gb, que nunca serão exatamente os 10, mas algo a rondar o 8Gb, é necessário ter condições para tal, a começar pelo próprio router, placa de rede no pc e cablagem que permita tal velocidade. No caso de uma empresa, deverá ser acrescido um switch com capacidade de 10Gb. Sem isto, a vantagem apenas acontece se tiver mais do que um pc na sua rede, pois cada um terá teoricamente uma velocidade de download na casa de 1Gb.

      1. Avatar de Ahdjdj
        Ahdjdj

        Porquê 8 Gb e oferecerem um switch?

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          porque existem percas. Nunca a velocidade real é igual á contratada. Por exemplo, 1Gb contratado normalmente o real são 930/940Mb. Alias, esta informação está presente nas letrinhas pequenas dos contratos. Quem é que oferece um switch ? O router é que tem normalmente 4 portas e faz de switch que pode usar se tiver até 4 equipamentos fixos, caso contrario tem que ter um switch.

          1. Avatar de Ahdjdj
            Ahdjdj

            Pensava que estavas a dizer que seria oferecido um Gigabit Switch 10 Gbps à parte juntamente com o router.

    6. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Consegues ter 10 pessoas a usar 1Gbps, em simultâneo.

    7. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso é como tudo… Falava se da mesma coisa quando vieram velocidades acima de 100 Mbps e os adaptadores eram apenas dessa velocidade. Tal como tudo, para se usufruir dos serviços tem de se ter equipamentos compatíveis. Não podes querer usufruir de dados móveis ilimitados se o teu telemóvel for antigo e não permitir acesso à Internet… O mesmo se passa nestes pacotes de 10 Gbps… Para usufruir tens de ter equipamento que o suporte, caso não tenhas está perfeito o tarifário que tens. É só criticar…

      1. Avatar de Ahdjdj
        Ahdjdj

        E as TVs 8K? Quantos canais 8K ha? Ou mesmo 4K? A culpa tambem é minha de investir nestas TVs e cabos HDMIs quando nem ha canais 4K ou 8K?

        1. Avatar de Miguel Viegas
          Miguel Viegas

          Toda a gente sabe que o conteudo 8K mal existe e se existir por norma e aumetado por AI

          se compraste uma TV 8K parece-me problema teu porque elas sao carissimas e nao fizesste a pesquisa necessaria.

          Se compraste TV 4K nao vejo nenhum problema. como e obvio a maior parte dos canais fornecidos pelas operadoras nao tem 4K mas se te mantivesses MINIMAMENTE atualizado saberias que todos os servidores de streaming suportam 4K (apesar de ser um 4K bastante compressed).

          Eu tenho uma TV de 4K e vejo tudo em 4K que seja series e filmes. Se tivesse uma TV 8K nao me iria faltar conteudo para assistir. consigo facilemente aumentar a resolucao de qualquer video que tenha armazenado para 8K e assisti-lo.

    8. Avatar de Jose Oliveira
      Jose Oliveira

      Mac cabo UTP via Thunderbolt pro 4 ( 7900 / 7900 ) acesso 10G meo… ( cabo de rede normal )
      Para que serve ?
      Replicaçao entre edificios…
      Backups remotos
      Acessos a fileservers remotos
      Backup da NET 🙂

      1. Avatar de Ahdjdj
        Ahdjdj

        O que tem isso que ver com o que perguntei?

        1. Avatar de Diogo Raminhos
          Diogo Raminhos

          Ele não respondeu ao que tu disseste.

  5. Avatar de JP
    JP

    O poder positivo da concorrência a dar frutos, neste caso da DIGI.

  6. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Hum para quê 10gbs se a maioria dos consumidores não vai poder usufruir disso? É que não basta só meter lá os 10gbs depois é preciso ter material para isso dentro de casa

    1. Avatar de Jorge amaral
      Jorge amaral

      Basta um cabo cat 6e, o router por cabo da sempre a velocidade maxima. Por wifi basta arranjar um AP da asus ou tplink com wifi 7, por 290 euros arranjas um

  7. Avatar de Hugo Ferraz
    Hugo Ferraz

    Queria agradecer ao meu colega Diogo Rodrigues pelo excelente trabalho que fez para com que este pacote ficasse disponível para os utilizadores Vodafone.

  8. Avatar de Driver
    Driver

    Marketing.

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    O upgrade para os 10 Gbps faz parte do acordo com a Digi que vai também utilizar a fibra da Vodafone.

    1. Avatar de MW Tech
      MW Tech

      a DIGI está a usar a FastFiber com gateways da AlticeLabs 4Gbps FSP

  10. Avatar de Molécula
    Molécula

    Agora falta a nos. E depois a ver se lançam é pacotes de 2.5Gbps a preço acessível, para mim até seria mais interessante do que 10Gbps a 100 euros

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      10Gbps = +50eur para além do que já pagas pelo teu pacote atual

  11. Avatar de Pintor
    Pintor

    Nada tem a ver com a Digi estar a rebentar.

  12. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Preço do tarifário PRO-DIGI em Espanha(tirado do site da DIGI em Espanha). Só fibra, atenção—>”10 GB
    Instalação simétrica de até 10 Gbps
    e roteador WIFI 6 incluídos.informações
    +50 GB de armazenamento gratuito em armazenamento DIGI .
    25
    €/mês.” Realmente pagar um aditivo de 50 euros mensais por mês na Vodafone como na MEO e pagar só 25 euros por mês na DIGI a diferença é muita. Agora dou razão a muitos, pelo menos no que toca ao preço da fibra. Olhem, enfim…

  13. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Há muito que estou à espera que a Vodafone tenha este tipo de incremento de velocidades. Sei também que para receber teria que comprar uma nova placa de rede(da ASUS, muito boa, que custa aí uns 100 euros) para poder ter este tipo de velocidades. Gostava de ter uma velocidade de 5 GB simétrica e não me importava por pagar um pouco mais por ela. Agora 10 GB é muito, é mais que suficiente. E então o preço a pagar por ela é demasiado. 50 euros é muito.

  14. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Já agora só uma pergunta. Então a Vodafone lançou agora este tipo de velocidade simétrica de 10 Gbps, a MEO já a tinha, até a LigaT também(se não estou em erro), e provavelmente a DIGI a vai ter, e então a NOS ?? Como é ?? Não oferece este tipo de velocidades porquê ?? Se já tem FTTH porque é que não apostam em oferecer este tipo de velocidades ?? Fica assim para trás ?? 😐

    1. Avatar de Abilio Colaço
      Abilio Colaço

      Eu gosto do 5G das nos porque tem velocidades altas

      1. Avatar de Miguel Viegas
        Miguel Viegas

        Oh avozinho. O que e que isso tem a ver?

  15. Avatar de Wania Andrade
    Wania Andrade

    só mesmo rir para não chorar. A pior dentre as piores? Agora é que enterra de vez quem tem a infelicidade de usar. Péssimo serviço, pior atendimento, não cumpre o contratado, encontra SEMPRE uma forma de cobrar a mais. A pior dentre as piores agora versão 10 Gb? SOCORRO?!???

    1. Avatar de Molécula
      Molécula

      Alguém que chame o INEM que esta senhora está a passar mal 😀

  16. Avatar de Toe
    Toe

    Alguém sabe dizer porque i ip fixo e só empresarial? só ridículo, deviam dar a opção as pessoas que querem ip fixo. Desde já agradeço a quem souber explicar, e que nem meo nem Vodafone me sabe dizer.
    Obrigado.

    1. Avatar de MW Tech
      MW Tech

      Serviço empresarial cobrado

  17. Avatar de Jose Oliveira
    Jose Oliveira

    Hoje em dia nao precisas de IP Publico.
    Tens varias formas de ter dns dinamico gratuito. (no-ip por exemplo)
    Ou entao compras um router mikrotik e usas a rede DDNS da mikrotik ( é gratuita e automatico )
    Soluçao mais pro… usas firewall Fortinet e usas a cloud DNS da fortinet ( tambem gtatuita )