Como vai funcionar o REV no seu carro? Obrigatório a partir de julho

81 Comentários

A segurança dos veículos deve ser uma prioridade dos fabricantes do segmento. Nesse sentido, há mudanças que vão acontecer nos próximos tempos. Já ouviu falar no REV, vai ser obrigatório a partir de julho em carros novos.


REV poderá evitar muitos acidentes

Os ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que traduzido para português poderá ser algo como Sistemas Avançados de Assistência à Condução são já uma realidade no segmento automóvel, mas a partir de julho o REV será obrigatório. Falar em REV é falar em detetor de marcha atrás que irá permitir detetar e alertar para pessoas e objetos atrás do veículo.

De acordo com as informações, o REV tem um raio de alcance de 50m. Segundo é referido aqui, para detetar objetos mais próximos, funcionam os sensores ultrassónicos localizados na parte externa do para-choque. Estes detetam objetos a cerca de 3-4 metros e, com base em ultrassons, de forma semelhante aos radares, localizam os objetos ou pessoas.

Este sistema é auxiliado com a câmara traseira, que permite que o condutor visualize a área traseira do carro, facilitando a condução em marcha atrás.

Segundo um estudo realizado, constatou-se que dos acidentes que envolveram veículos em marcha-atrás e peões, 41% poderiam ter sido evitados através dos sistemas baseados em câmaras. Se utilizados apenas sensores ultrassónicos teriam sido evitados 31% dos acidentes.

De referir que a partir de 7 de julho de 2024 entra em vigor o novo regulamento de segurança de veículos, conhecido como GSR2.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helio
    Helio

    Amegos, sejam sérios!!!!

    Explique melhor a noticia, por favor?
    Vou ter de equipar o 190D com o quê ao certo?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Com nada. É só para automóveis novos.

      1. Avatar de Pedrocas
        Pedrocas

        deviam colocar isto é na própria noticia, da maneira que está, parece que quem tem um CLIO de 1900 também tem de equipar…

      2. Avatar de João
        João

        Ah pronto! Já tava a pensar que tinha de ficar só com 1 cavalo no Citroen para arranjar espaço para essa coisa…

        entretanto… veio tudo ler a notícia com aquele texto!!! Espertalhões! XP

      3. Avatar de Hugo
        Hugo

        Óbvio, no entanto para além de não ser explícito a questão “Como vai funcionar o REV no seu carro?” dá a entender o contrário, mas lá está…foi escrito a pensar nos leitores que vão comprar carros novos 😀

    2. Avatar de RUI COELHO
      RUI COELHO

      Notícias mal explicadas

      1. Avatar de Ângelo
        Ângelo

        Sempre a pensarem como tramar os contribuintes, deviam de pensar em um kit para políticos corruptos ( kit anti corruptos com alarme).

        1. Avatar de Sónia Melo Carvalho
          Sónia Melo Carvalho

          Gostei dessa para os políticos

        2. Avatar de Rui Pedro
          Rui Pedro

          Ia haver uma chinfrineira lá prós lados de S.Bento…
          Ia ficar tudo surdo.
          Os carros não paravam de apitar.

    3. Avatar de João
      João

      Falar ao telemóvel dá multa distrai o condutor ok ….mas andar num carro onde de repente pode aparecer bibipes do nada não é distração nenhuma vão dar banho ao cão e tomem banho na mesma água este mundo agora está cheio de artistas !@*&

      1. Avatar de Renato
        Renato

        É diferente né? Você quer comparar interagir/falar ao celular com um bip de sensores de proximidade do carro?! Só de você pegar o celular para ler uma mensagem ou atender uma ligação, seu carro já se movimentou vários metros sem você ver….

    4. Avatar de Bandalho
      Bandalho

      Tens de transformar o 190D num carro como o dos Flinstones, só precisas arrancar o chão

      1. Avatar de Ze+do+telhado
        Ze+do+telhado

        Os carros novos têm de nascer e morrer muitas vezes para chegar aos calcanhares da qualidade de um 190 D

    5. Avatar de Corretor
      Corretor

      REV, vai ser obrigatório a partir de julho em carros novos.
      É assim tão difícil perceber ou não leu bem?

  2. Avatar de Bruh
    Bruh

    Ultrassons? Pronto, agora é que os cães vão ficar tolos com os carros.

    1. Avatar de rui
      rui

      sabes que qualquer carro com sensores de estacionamento é baseado em ultrasons certo?
      Isto não é nada de novo, apenas passou a ser obrigatorio de série, quando antes era um extra opcional…

  3. Avatar de Naodou
    Naodou

    A segurança de peões nos novos automóveis é brutal, é quase impossível em manobras atingir alguém, os carros trancam de tal modo pra evitar a pancada que parece que algo partiu.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O melhor REV são os espelhos retrovisores e um óculo traseiro de dimensões generosas que permita ampla visibilidade.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Até nem parece que conduzes. Desconheces o ângulo morto e pessoas baixas (leia-se crianças)?
      Incrivel como desprezas uma tecnologia que permite trazer mais segurança aos peões…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Vejo sempre.

    2. Avatar de TdSR
      TdSR

      Isto. Cada menos se tem menos visibilidade. Dizem que é por questões de segurança mas é falso. É corte de custos de produção.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Segundo o teu testemunho deves ser dos que ainda usam máquina fotográfica de rolo.
        As câmaras têm desvantagens? Sim, pode causar algum ‘desconforto’ visual além de ser muito mais caras na reparação. Por outro lado, tem vantagens, por exemplo, melhor qualidade quando está mau tempo ou de noite.

        1. Avatar de João
          João

          Cuidado amigo a alta tecnologia é de louvar faça é cuidado não tarda vão começar a implantar sensores nas nossas cabeças aí sim controle total …..

        2. Avatar de TdSR
          TdSR

          Também deves precisar de sensores no quarto…

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            É esse o teu argumento? Vai lá brincar para o recreio…

      2. Avatar de Boss
        Boss

        Alguém tem de pagar os caças F.16 e todo o material militar vai para a guerra ou será q estou enganado?

    3. Avatar de PJA
      PJA

      Exactamente. Usar sempre os espelhos e os sistemas como ajuda.

  5. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    O REV é só obrigatório para os automóveis novos certo?

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Portanto com isto os fabricantes já podem aumentar mais 10mil Eur. ao preço dos carros… qualquer dia um clio custa a partir de 30mil Eur.

    1. Avatar de Cat
      Cat

      Há carros novos com sistemas REV a partir de 13mil€. E muitos carros antigos também têm. Consegue comprar um carro usado com sistema REV barato, 2mil€. Um Clio vai chegar aos 30mil€ quando a inflação o levar lá…

  7. Avatar de Anung
    Anung

    Já se começa a ver carros semi-novos a serem vendidos como salvados com danos que antigamente eram facilmente reparáveis, mas que agora não compensa devido ao valor da reparação.
    Qualquer dia subimos um passeio e o carro vai para a sucata!

  8. Avatar de TdSR
    TdSR

    A melhor medida de segurança era tirar os ecrãs dos carros e uso do smartphone. Se os condutores estivessem atentos ao que estão a fazer haviam muito menos acidentes.

    1. Avatar de Alberto Silva
      Alberto Silva

      Bravo.
      Depois de alguns coments eis que aparece algo correto.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Precisamente.

    2. Avatar de NS
      NS

      Grande comentário está de parabéns disse tudo o que havia para dizer.

    3. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      O grande mal foi o pessoal tirar a carta na farinha amparo…

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Pronto…. lá vão os preços dos carros aumentar mais 5 mil euros!!! Daqui a nada o carro mais barato deve começar nos 35 mil euros!!!!!!

  10. Avatar de Vitor
    Vitor

    O REV é obrigatório e tem de ter sensores ultra-sons? O model 3 highland é só por cameras, o musk decidiu poupar dinheiro nos sensores para poder colocar um ecrã para os passageiros de trás

    https://www.tesla.com/support/transitioning-tesla-vision

  11. Avatar de gipsy89
    gipsy89

    importante sobretudo para a segurança de crianças, animais

  12. Avatar de marco Paulo
    marco Paulo

    Para mim
    (sou da área da informática)
    1 carro devia ter, abs, airbags, e alarme. Não precisa mais nada, é só para aumentar o preço.
    Ar condicionado: Abrir a janela
    Painel touch e afins, conta km e rotações.
    Gps, mapa em papel, ou o velho sistema “e já ali além…”
    Todo é feito para desviar a atenção do importante. Conduzir..

    1. Avatar de sergio
      sergio

      abrir a janela só funciona se vamos a conduzir a baixa velocidade dentro da cidade.
      Experimente lá ir numa autoestrada a 120 km (ou mais) e abrir a janela. Faz ruído (o ar a entrar) e faz atrito, reduz a velocidade do carroe gasta mais combustível (devido ao atrito do ar entrar pela janela). 🙂 lol

      1. Avatar de marco Paulo
        marco Paulo

        Como era quando não havia ar condicionado.
        Mas vamos somar o ar condicionado.
        depois da brincadeira, com o passar do tempo e com o aumento do numero de carros elétricos, não vai faltar muito para inventarem um imposto sobre os Km percorridos.

    2. Avatar de rui
      rui

      Felizmente para ti, ainda existe carros velhos a venda, para nós pessoas normais, aceitamos essas ditas despesas de bom grado.
      Já agora boa sorte a abrir a janela em auto estrada e a ver o consumo a aumentar 20% vs os 10% do AC…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Compra chuventos.

    3. Avatar de Eu
      Eu

      És da área de informática e deves de usar COBOL! 😀

      1. Avatar de Marco Paulo
        Marco Paulo

        Foi das minhas primeiras linguagem de programação.
        Na altura consegui criar um menu de barras deslizantes, mas nunca consegui esconder o cursor.
        Velhos tempos..

    4. Avatar de Food Gym Todo
      Food Gym Todo

      É por causa destes comentários que as pessoas vão falecendo, caso contrário andávamos todos no mato ainda

  13. Avatar de sergio
    sergio

    Isso é mais uma mariquice, para depois nos centros de inspeções automóveis chumbarem os carros se esse sistema não funcionar. Tal como se chumba carros se uma luz pisca-pisca ou de marcha atrás não funcionar, etc. Irão começar a chumbar veículos em que esse sistema não “apite” ou “detecte” pessoa (o inspector). Cada reinspeção ronda os 8€, e isso em milhares de veículos começará a render.
    Existem carros bem sofisticados autónomos (alguns da Google, outros da Tesla, etc) e nem esse por vezes conseguem evitar de colidir com obstáculos (peões).

  14. Avatar de Food Gym Todo
    Food Gym Todo

    Deixem-me adivinhar, as companhias de seguros vão cobrar o mesmo

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Não!! Elas vão cobrar mais dinheiro 🙁

  15. Avatar de Pintor
    Pintor

    Há anos que tenho isso nos carros.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ui…deves ser então super interessante. Dá para nos conhecermos??

  16. Avatar de Krasy
    Krasy

    Fogo com 50€mandam vir radio com camara do Alliexpress e até sensores. Não é por aí k o preço dos carros vai aumentar e dá muito geito e é prático. Kerem baixa de preço acabem é com o iuc

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Perder tempo a montar rádios e sensores do aliexpress para ter de ter novamente o mesmo trabalho passados meses ou semanas?? Não obrigado. Há coisas que simplesmente não valem o esforço.

      1. Avatar de Krasy
        Krasy

        tive anos no meu corsa sem problemas

  17. Avatar de Henrique
    Henrique

    Segurança é apenas um pretexto pra agregar valores maiores ao preço do carro, se realmente estivessem preocupados com segurança não permitiriam o uso indiscriminado de trotinetes, domingo passado vi dois sobre um destes passarem no sinal vermelho e mais adiante atropelarem uma senhora de 72 anos que tive que socorrer!!!

  18. Avatar de Alcina Borges
    Alcina Borges

    É mais uma m….

  19. Avatar de Michael Knight
    Michael Knight

    Com essa opção ha 40 anos!
    – KITT

  20. Avatar de Vasco
    Vasco

    Em vez de deixarem de dar cartas de condução a qualquer um, inventam sistemas para quem nunca deveria poder conduzir.
    Tá certo…
    Mais um sistema a desligar.

  21. Avatar de Ana
    Ana

    Grande estupidez!
    O ser humano nao inventa nada de jeito! Mais uns milhoes que vao morrer por causa de invenções da trampa!

  22. Avatar de DJ8Cr8
    DJ8Cr8

    E aprenderem a conduzir de verdade em vez de venderem as cartas?Especialmente as licensas TVDE aos imigrantes que nem portugues falam! Era muito mais importante acabarem com os impostos criminosos do IUC e do IA

  23. Avatar de Maria Luisa
    Maria Luisa

    Não percebo como vai funcionar. O meu carro é de 2010, tenho de mandar colocar REV no mesmo?

    1. Avatar de Krasy
      Krasy

      Não, vai sem obrigatório para novos carros ( que por acaso já 99% dos mesmo traz de série)

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Cuidado que além das câmaras e sensores de proximidade, são necessários sensores de médio e longo alcance.

  24. Avatar de Kico
    Kico

    Eu até vendi o meu so pra não ter k comprar o sistema agora tou sem carro a pé não precisamos certo?

  25. Avatar de JR
    JR

    Toca a andar de bike …

  26. Avatar de Rui Rodrigues
    Rui Rodrigues

    Podem inventar o que quiserem… enquanto as pessoas não tiverem um comportamento decente ao volante, nada irá evitar os acidentes.

  27. Avatar de Eu
    Eu

    Venha daí a Condução Completamente Autónoma em todos os Veículos para podermos circular a +300 km/h nas autoestradas sem haver acidentes!

  28. Avatar de Juanita
    Juanita

    Afinal é para quem?

    Veiculos novos ou velhos tb?

  29. Avatar de Commendatore
    Commendatore

    Que medida imbecil. Mais uma desta era feita para mentecaptos incapazes.

  30. Avatar de Mais um Tótó
    Mais um Tótó

    Descansem, já não estareis cá quando isto for avante, se for.

  31. Avatar de Antonio José....
    Antonio José….

    Vou aproveitar esta caixa de comentários para dizer que tbm havia de ser obrigatório todos carros terem um extintor contra incêndio no caso de acidente ou ajudar alguém que precise e tbm um pirilampo laranja para utilizar no caso da imobilização da viatura por avaria ou acidente para ser visto pelos outros condutores nas vias e autoestradas…..a noite e de dia visibilidade e segurança….

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não havendo extintor, mas havendo terra ou areia na berma, vai dar qs ao mesmo. O importante é asfixiar o fogo suprimindo-lhe o comburente que neste caso é o oxigénio.

  32. Avatar de Sandra Cristina
    Sandra Cristina

    Bom dia, na minha humilde opinião acho muito bem se for para proteger os cidadãos.
    Obrigada

  33. Avatar de João Almeida
    João Almeida

    Tinha que ser explicado na notícia, que é para os fabricantes de automóveis novos.

  34. Avatar de Ana
    Ana

    Boa noite, então quem tem carro do ano 2000 não precisa fazer alteração certo? O facto da notícia dizer que será obrigatório apartir do dia 6/07 é só para carros fabricados nessa altura certo?

  35. Avatar de mestredinis@gmail.com
    mestredinis@gmail.com

    E eu com o meu 2 Cavalos, estava a ver que tinha de vender 1 para poder instalar essa coisa feia