Dica – Aprenda a criar utilizadores no Ubuntu 11.10

19 Comentários

Actualmente, a distribuição Linux Ubuntu é uma das mais completas e oferece a maioria das funcionalidades que normalmente temos em sistemas operativos pagos. Recentemente um leitor enviou-me um e-mail a questionar se poderia ter uma conta, de acesso ao sistema,para o pai, mãe e irmã no Ubuntu tal como tinha no Windows.

Depois de termos ensinado aqui a criar utilizadores no Linux via linha de comandos, hoje vamos ver como podemos fazer o mesmo processo através do interface gráfico no Ubuntu 11.10.

account_000

Criar um utilizador no Ubuntu é algo bastante simples. Desta forma podemos ter sempre os dados de cada utilizador separados e cada um pode configurar o seu perfil. Para criar um utilizador no Ubuntu devem aceder à barra superior e carregar em cima do nome do utilizador actual. Em seguida devem escolher a opção User Accounts

account_00

Como as contas de utilizadores só podem ser criados com uma conta com privilégios para tal (super utilizadores), devemos carregar em Unlock para que nos seja solicitada a password do superutilizador do sistema.

account_01

Depois de desbloqueadas as opções para criação de um novo utilizador, devemos carregar no sinal ‘+’ e em seguida introduzir os dados solicitados.

Nota: Relativamente ao tipo de conta (Account Type), podemos criar uma conta do tipo Administrador ou então Standard

account_02

Após termos criado o utilizador, na mesma janela é também possível alterar a imagem associada ao utilizador, definir uma password (o Ubuntu tem inclusive uma funcionalidade para sugerir passwords), activar/desactivar a conta, etc.

account_03

Depois de definirmos todos os parâmetros da conta, voltamos à barra superior do ubuntu e podemos de imediato verificar que já se encontra a nova conta que acabamos de criar. Caso pretendermos fazer login no sistema com essa conta, basta carregar em cima da mesma.

account_04

O sistema voltará ao gestor de logins (lightdm) e aí só teremos de introduzir a password de acesso à nova conta.

account_05

Como podem ver pela imagem anterior, caso o utilizador pretenda entrar no sistema com uma nova conta, basta carregar com o rato em cima da mesma e introduzir a password de acesso. Como puderam ver, criar uma conta de utilizador no Ubuntu é algo bastante simples e útil.

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge
    jorge

    ….e oferece a maioria das funcionalidades que normalmente temos em sistemas operativos pagos….

    não será

    ….e oferece mais funcionalidades que os sistemas operativos pagos….

  2. Avatar de Wilson Silva

    Está ali um ícone do Mint, é o quê?

    1. Avatar de Luis Simões
      Luis Simões

      Boa questão 🙂
      Será que não tem a ver com o ambiente de trabalho?

      Abraços

  3. Avatar de David Oliveira
    David Oliveira

    Aqui na empresa passei a minha máquina de trabalho do XP para o Ubuntu… Até agora está impecável! Likewise para ficar no dominio, arranque automático de pastas partilhadas e Thunderbird com Davmail para ter acesso ao exchange!
    Recomendo! E não deu muito trabalho a ficar à maneira! 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas David, queres fazer um pequeno artigo a ensinar como fazer a integração no dominio?

      e-mail me sff ppinto [at] pplware.com

      1. Avatar de David Oliveira
        David Oliveira

        Claro, sem problemas! Assim que tiver tempo mando-te os conhecimentos que colhi na Internet para tal! 😀

  4. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde ,

    De facto hoje o Linux oferece muito mais que os sistemas operativos pagos , porque se não vem incluído na distribuição é só fazer a instalação , mas o mais importante de tudo isto é a estabilidade que hoje as maiores distribuições de Linux atingiram , qual de vocês não aguenta uma instalação LTS até que outra surja (2 anos) , só mesmo porque queremos por vezes experimentar as novidades , mas não o fazemos por necessidade , isto representa um marco muito importante no STATUS deste maravilhoso SO , quando assistimos a miúdo , SOs alguns deles a serem comercializados em maquinas proprietárias a terem imensos problemas , eu digo sempre para mim mesmo bem dita a hora que resolveste meter-te nesta aventura , já lá vão quase 7 anos , mas todos os dias aprendo e muito, o que é muito engraçado , o Linux acaba por ser para além de um excelente SO é simultaneamente um constante desafio .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  5. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Cansei do Ubuntu por causa da Canonical insistir na treta do Unity.
    Virei-me para o Caixa Magica, baseado no Ubuntu mas sem a treta do Unity e é made in Portugal.
    E pra quem diz que dá pra tirar, dá, mas o sistema não fica a funcionar bem. Pelo menos já tentei várias vezes e fica uma nódoa.
    Além de que, instalo o CM, e fica pronta a usar enquanto que o Ubuntu tinha que descarregar drivers, codecs e afins pra funcionar normalmente.
    É a Minha opinião. Não critico a opinião dos outros.
    Continuem o bom trabalho.
    Um abraço e um Feliz Natal a toda a equipa Pplware e a todos os visitantes!

    1. Avatar de Rui Ferraz
      Rui Ferraz

      Sempre tens o Ubuntu 10.04 LTS. Tb não me consegui habituar ao Unity e foi a forma de manter todas as funcionalidades do ubuntu que conhecia e não conseguia deixar de usar.

      Acho que a 10.XX foi a melhor distribuição que lançaram, a partir dai as decisões da Canonical têm deixado muito a desejar…

      1. Avatar de Rui Pedro
        Rui Pedro

        Concordo contigo. A LTS se não me engano era a 10.10. Era a distro que usava, versão Super OS antes do CM 17 Gnome que está muito bom e super funcional.

    2. Avatar de Eraser007
      Eraser007

      Man, quando tas no GDM, basta iniciares o Ubuntu em modo Classico, não precisas de remover ou adicionar coisa alguma, inicia em modo classico e ficas com isso a bombar como tinhas o 10.04 e todos os outros anteriores mas melhor, 11.04 😀

      1. Avatar de Rui Pedro
        Rui Pedro

        Eraser, é fácil falar, se esse famoso modo classico aparecesse antes de remover o unity.
        Apenas aparece quando removo o unity e quando entro nem vale a pena falar… nem de longe nem de perto fica igual ao 10.04 nem 10.10 nem coisa nenhuma. Fica sem funcionalidade alguma.
        Nem me vou incomodar mais com isso, visto que o Caixa Magica está a superar as minhas espectativas em todos os aspectos.

  6. Avatar de serva
    serva

    @Rui Pedro ,

    É verdade o Ubuntu , ficou estranho e mesmo que se instale o Unity , ele fica com um comportamento instável , a sorte é que existem outras interfaces gráficas produzidas pela Canonical que estão a ter progressos muito significativos , eu virei-me para o KDE e agora é capaz de ser difícil sair tão cedo , a comunidade que produz o KDE est+a mito activa e tem melhorado a olhos vistos a estabilidade desta interface , que desde o aparecimento da versão 4 andou com alguns problemas de estabilidade , no entanto esta comunidade não desistiu , e estão agora mais fortes como nunca tiveram , eu uso Kubuntu , mas podes usar Open Suse , Fedora etc .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      Serva, deixei de usar o KDE quando me iniciei no Ubuntu há uns anos atrás apartir da versão 6 qualquer coisa, uma vez que o KDE cada vez tava mais complicado e desorganizado. Prefiro Gnome, simples, e tá lá tudo.
      Quantos às outras distros, não me cativaram tanto como a Ubuntu, talvez pelo aspecto em si e pela base Debian simples de usar pelo pouco ou nada que sei.

  7. Avatar de serva
    serva

    errata queria dizer desactivar o Unity e instalar outra interface gráfica ele fica instável .

    As minhas desculpas

    SERVA

  8. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Off topic:

    Qual o link do wallpaper?

    1. Avatar de Jack
      Jack

      É por defeito no Ubuntu.
      Já lá está quando instalas o Ubuntu.

  9. Avatar de Marcos MBK
    Marcos MBK

    Alguém teria o tutorial ou o nome do theme utilizado nas imagens acima. Uso linux 9.04 já faz um tempão, já tah na hora de passar pro 11.