O que acontece se não tiver o triângulo e o colete refletor?

14 Comentários

Com as mudanças no código da estrada, às vezes já não sabemos bem o que é necessário ou não. Será que o colete refletor e o triângulo continuam a ser obrigatórios?


A resposta é sim! Os coletes, que podem ser de cor verde, amarela, rosa ou laranja, têm de ser certificados com as normas NP EN 471, de vestuário de sinalização de grande visibilidade, e NP EN 1150, de vestuário de proteção/de visibilidade para uso não profissional.  Segundo indica o Código da Estrada, “quem proceder à colocação do sinal de pré-sinalização de perigo, reparação do veículo ou remoção da carga deve utilizar o colete retrorrefletor”.

O triângulo serve para sinalizar uma avaria ou caso a sua viatura esteja envolvida num acidente e tenha de ficar imobilizado na estrada.

Sem triângulo e colete refletor? Atenção às coimas…

De acordo com o artigo 88.º do Código da Estrada  “os veículos devem estar equipados com um sinal de pré-sinalização de perigo [triângulo] e um colete, ambos retrorrefletores e de modelo oficialmente aprovado”. Esta obrigação vale para “todos os veículos em circulação, salvo os dotados apenas de duas ou três rodas, os motocultivadores e os quadriciclos sem caixa”.

Em caso de acidente ou avaria, se não tiver no veículo o triângulo e o colete refletor ou se os que tiver não forem modelos aprovados poderá incorrer em dois autos de contraordenação, com coimas que podem ir dos 60€ a 300€ para cada contraordenação, respetivamente.

De referir também que se não levar o colete vestido quando for colocar o triângulo pode também ser sancionado com uma coisa entre os 120€ e os 600€.  A falta de triângulo para sinalizar um veículo imobilizado na faixa de rodagem pode dar direito a coima entre os 120€ e os 600€.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Manuel
    José Manuel

    Já para estar ao lado do carro à espera do reboque não é necessário ter o colete vestido.
    De noite ou em condições de pouca visibilidade convem claro.

    1. Avatar de Paulo+Seichinha
      Paulo+Seichinha

      A partir do momento que sais da viatura estarás mais exposto, pelo que é obrigatório usar sempre o colete refletor. Inclusive já existem opções de sinalização luminosa certificadas para o efeito, de custo muito acessível e que, especialmente à noite, podem fazer toda a diferença.

      1. Avatar de José Manuel
        José Manuel

        Repito, para estar ao lado do carro à espera do reboque não é obrigatório ter o corte vestido.
        Não é obrigatório, mas cada um faz como achar melhor.
        Não inventem

        1. Avatar de SVR
          SVR

          https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/conduzir-em-seguranca/avaria-na-estrada-como-reagir-em-seguranca

          Vindo diretamente da ACP amigo. Mas faça como quiser, a multa não sou eu que a pago de certeza

          1. Avatar de José Manuel
            José Manuel

            Em lado nenhum diz que devo ter o colete vestido enquanto espero pela assistencia.
            Vejo muita gente na cidade à espera do reboque com o colete vestido, fazem bem, mas repito, não é obrigatório.
            Sim qd saio do carro devo ter o colete vestido, o que é praticamente impossivel, mas depois do carro sinalizado e estar à espera do reboque não é obrigatório, só se eu estiver a fazer uma reparação no carro, substituir um pneu, etc..

        2. Avatar de Hélder
          Hélder

          Sempre que esteja a colocar o triângulo é obrigatório o uso do colete.
          Por isso se o carro está avariado na via/faixa a primeira coisa a fazer será colocar o colete e depois o triângulo.
          https://www.bomcondutor.pt/questao/4357

        3. Avatar de TecnicoIT
          TecnicoIT

          Quando for multado, diga as autoridades que não é preciso e os outros na cidade não usam, pode ser que no final de se rirem ainda o convidem a ir ter umas aulas de formação sobre as regras…

          1. Avatar de José Manuel
            José Manuel

            Está combinado…
            upss já o fiz…

    2. Avatar de SVR
      SVR

      Nao é necessário, pode é ser multado na mesma… A lei diz que assim que sai do carro tem de ter o colete vestido (o que para muitos é impraticável porque costuma estar na mala, eu incluído) e acha que pode estar de cachimbo e perna cruzada á espera sem mais nada?

  2. Avatar de LA
    LA

    Os triângulos agora são tão leves que basta estar um bocado mais de vento e ninguém os consegue parar.

  3. Avatar de Antonio Barros
    Antonio Barros

    E quando coloco o triângulo á distância obrigatória e me dirijo para a viatura e há um Chico esperto que pára mo rouba?

    1. Avatar de Paulo+Seichinha
      Paulo+Seichinha

      Espera. Vamos ver se entendi. Então está parado na estrada, supostamente com a viatura avariada. Depois vêm o ladrão e rouba… desde que o ladrão tenha colete refletor, tudo é possível.

  4. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Tanto dinheiro serve pra alimentar a corrupção

    1. Avatar de José Manuel
      José Manuel

      Com este comentário já ganhou.
      Não sei o quê, mas ganhou
      Lol