Tesla barato acabou: Quem está a mentir, Elon Musk ou a Reuters?

13 Comentários

A Tesla anunciou novidades para agosto, com a apresentação de um carro autónomo sob a forma de robotáxi. A Reuters, em exclusivo, deu a saber que o projeto de um carro elétrico barato, o hipotético Tesla Model 2 a 25 mil dólares, já não ia acontecer. Rapidamente a rede social X ficou inundada pela opinião dos seguidores, as ações caíram e Musk veio dizer que a Reuters mentia de novo. Então, quem de facto mente?

Ilustração daquele que poderá ser o Tesla Model 2 de Elon Musk


Musk em 2018 já prometia em 3 anos um elétrico a 25 mil dólares

A expetativa de um veículo elétrico de 25.000 dólares da Tesla pode estar a chegar a um impasse. Poderá não acontecer o que havia sido apontado pelo magnata da marca em 2018.

Um relatório recente da Reuters revelou que a Tesla abandonou os planos para a produção em massa do seu veículo elétrico acessível. De acordo com o relatório, duas fontes afirmaram ter tomado conhecimento da decisão de abandonar o projeto, frequentemente designado por Model 2, já em fevereiro. Em vez disso, o CEO da Tesla, Elon Musk, quer concentrar-se apenas num veículo elétrico robotizado, segundo o meio de comunicação.

Musk já refutou o relatório numa publicação no X, mas este continua a lançar muitas dúvidas sobre a capacidade da Tesla para produzir um veículo elétrico a partir de cerca de 25.000 dólares.

 

Haverá condições para a Tesla apresentar o tal Model 2? Se a “BYD deixar”…

Há algumas razões para a Tesla cancelar os planos para o seu veículo elétrico acessível. Em primeiro lugar, a Tesla está provavelmente a sentir a pressão dos fabricantes de veículos elétricos estrangeiros, em particular da BYD. É difícil competir com as opções do fabricante chinês de EV, como o Seagull, que tem um preço agressivo a rondar os 10.000 dólares (cerca de 9300 euros).

A BYD chegou mesmo a conquistar a coroa de maior vendedor mundial de veículos elétricos alimentados por bateria no final de 2023, antes de ceder o título à Tesla no primeiro trimestre deste ano.

Internamente, parece que a Tesla vai mudar o seu foco para a condução autónoma com o seu próximo EV, de acordo com o relatório da Reuters.

Soubemos anteriormente que a Tesla trabalhava numa plataforma de VE da próxima geração que iria alimentar tanto um modelo de 25.000 dólares como uma opção de robotaxi, pelo que esta notícia não é completamente inesperada. Contudo, continua a ser preocupante que o último relatório da Reuters afirme que Musk quer apostar tudo… mas apenas no modelo robotaxi.

Desilusão enorme para os seguidores e para os investidores

Se a informação da Reuters se revelar verdadeira, isso significa que o Tesla mais barato provavelmente ainda será o Modelo 3 recentemente atualizado, que começa nos 39.990 euros antes de quaisquer incentivos fiscais. Embora o Tesla de 25.000 dólares possa ser cancelado, ainda não temos nenhuma indicação de quanto custará o modelo robotaxi. Claro, fica ainda a indicação que a Tesla poderá desenvolver um modelo verdadeiramente acessível no futuro.

Por agora, resta esperar para ver o que a Tesla vai revelar como o seu próximo veículo elétrico. Tem sido uma verdadeira montanha-russa seguir a viagem do chamado Modelo 2.

É verdade que Musk dá sempre “uma no cravo, outra na ferradura”, mas nunca baixou os braços e a evolução deste segmento a ele se deve!

 

Leia também:

Novo Dacia Spring chega com preço de lançamento a partir de 16.900 euros

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luisa
    luisa

    O musk já andava a prometer demasiadas coisas e não estava a conseguir cumprir! Só na spacex já falhou bastante com o dinheiro dos contribuintes! A tesla está a ir pelo mesmo caminho…. Vamos ver como corre!

  2. Avatar de naodigo
    naodigo

    É só validar a quantidade mentiras ditas por ele nos ultimos 10 anos, quem será mais credivel….
    Talvez a melhor dele seja: ” I think I know more about manufacturing of anyone currently alive on Earth”

  3. Avatar de jota
    jota

    Se o próprio dona da Tesla diz que não acabou, como é que se continua a especular sobre isso?

  4. Avatar de João
    João

    Só mais uma das promessas falsas do Musk. Ele só promete tretas. Não surpreende nenhum pouco.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Vai joão.
      Consegues, Portugal, João, esperávamos, desejávamos, conseguimos, Vitória Vitória obviamente João!

      Ups afinal é só mais um do sofá. 😉

  5. Avatar de FM
    FM

    Bom artigo onde mostra que há muita marosca para enganar a bolsa e os investidores. Musk sabe-a toda.

  6. Avatar de Back to the Future 5
    Back to the Future 5

    Não percebo a febre dos elétricos.

    Dentro em breve vai andar tudo a hidrogénio e quem não se adaptar vai ser mais uma Kodak.

    1. Avatar de JL
      JL

      E não são eléctricos na mesma ?

      1. Avatar de ~ 22kW
        ~ 22kW

        Sim/Não.

        O motor de um carro a hidrogénio é de facto elétrico, é verdade. Mas a fonte de energia é o hidrogénio.

        Por isso são duas soluções muito diferentes nesse aspeto, e isto faz dos carros movidos a hidrogénio uma alternativa com mais futuro, pois combinam os benefícios dos veículos elétricos com a eficiência energética do hidrogénio.

        1. Avatar de JL
          JL

          E a fonte de energia do hidrogénio é qual ?

          Com mais futuro porquê ? porque a gasolina está barata demais ?

          Mas o hidrogénio só tem 4 a 5x menos eficiência que a eletricidade, já que é suposto ser produzido por ela.

          E não, os carros a hidrogénio são eléctricos.

    2. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Mais um á procura do D. Sebastião, perdão, do D. Hidrogênio.

  7. Avatar de Zé

    O Musk é igual ao Ponzi. Conversa atrás de conversa até o apanharem.