Pedir fatura com NIF deve dar bónus! Saiba do que falamos…

55 Comentários

Nem todos os cidadãos pedem faturas com o seu número de contribuinte. Normalmente o motivo prende-se com o facto de se considerar que as estruturas do Estado passam a saber “mais” da nossa vida. Mas pedir fatura com NIF deve dar bónus.

Pedir fatura com NIF deve dar bonus! Saiba do que falamos...


Fatura com NIF pode ser canalizado para planos poupança reforma (PPR)

Já ouviu falar no Livro Verde da Sustentabilidade da Segurança Social? De acordo com as informações, a Comissão para a Sustentabilidade da Segurança Social enviou uma nota às redações há uma semana a revelar que entregou a versão preliminar do Livro Verde e notas técnicas ao Ministério do Trabalho de Ana Mendes Godinho para que fosse integrado no processo de transição de pastas para o novo Executivo.

Pedir fatura com NIF deve dar bonus! Saiba do que falamos...

Segundo revela o Expresso, no Livro Verde para a Sustentabilidade da Segurança Social é proposto que 1 ponto percentual do IVA que consta das faturas pedidas pelos consumidores seja canalizado para planos poupança reforma (público ou privados) e sirva para reforçar o valor futuro das pensões.

Mais do que as vantagens para o próprio país e para a economia na qual todos nos movimentamos, pedir fatura com NIF é vantajoso para nós, cidadãos.

Segundo a DECO Proteste, “todos os consumidores que pedirem faturas com o número de contribuinte ao pagarem um bem ou um serviço estão automaticamente habilitados a participar no sorteio Fatura da Sorte”. Acontece desde 2014 e, hoje, os prémios consistem em Certificados do Tesouro no valor de 35 mil euros.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raul
    Raul

    Frase do século ” Não há almoços Grátis”

    1. Avatar de IMF
      IMF

      O de borla e o oferecido, normalmente são sempre mais caro!!!

      Quando é de borla o produto és tu.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O não pedir fatura com NIF não significa que o serviço/bem não seja faturado. Supostamente é faturado como consumidor final. Eu hoje em dia já não peço fatura com NIF, pego na fatura simplificada e adiciono pelo QR na app E-Fatura. Perco menos tempo do que a dar o NIF ao comerciante.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Isso não funciona se não tiver o NIF no qrcode. Era uma mina assim. Todas as que eu encontrasse no chão poderia colocar em meu nome.

      1. Avatar de José
        José

        Mas eu faço isso muitas vezes e elas são registadas…

      2. Avatar de MAC
        MAC

        Não era possível até ao final do ano passado. Desde o inicio do ano que isso é possível. Registar uma fatura através do QRcode.

      3. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        E podes, desde que ainda não tenham sido registadas no efatura por ninguém (como é óbvio, para não haver duplicações) lês o QR no efatura e pumba, a fatura entra para o teu IRS

    2. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      O facto de lhe darem o talão ou recibo sem o Número de Identificação Fiscal (NIF) não significa que a compra de bens, aquisição de serviços, ou consumo, seja registado ou facturado por parte dos estabelecimentos comerciais, entidades, empresas/negócios, restauração e bebidas.

      Ao efectuar o registo como sugere da factura pelo código QR ou até mesmo para quem as regista via portal E-Factura, pode vir a ser contactado pelas Finanças para fornecer a digitalização dos recibos que inseriu com Número de Contribuinte, o que não faz sentido e demonstra que os estabelecimentos comerciais, entidades, empresas/negócios, restauração e bebidas, não registam as transacções.

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Pode não ser faturado, imagina que o comerciante chega ao fim do dia e restaura um backup do dia anterior, como o comerciante não iria comunicar no SAFT a fatura nunca tinha existido pois tinha sido apagada/substituída, aliás, havia há uns anos um software que “limpava” todas as faturas ao cliente final ao fim do dia num determinado software de faturação. O problema é que com o QR podes associar a fatura ao teu NIF à revelia do comerciante, se tu comunicas aquela fatura e o comerciante não, dá logo alarme nas finanças e brevemente vão lá ver o que se passou.

  3. Avatar de eu
    eu

    Até hoje nunca me apercebi de alguém ter ganho a fatura da sorte.
    Isto não é ironia ou critica, é mesmo completo desconhecimento.

    1. Avatar de Paulo+Pedroso
      Paulo+Pedroso

      +1

    2. Avatar de José Manuel
      José Manuel

      Pode aceder ao https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/FatSorte/home e ver os resultados dos concursos.

      1. Avatar de JTorres
        JTorres

        José Manuel, muito bem é assim que se calam quem apenas diz mal sem saber, muito comum em Portugal, ou seja em vez de irem saber, abrem a boca e dizem qq coisa, gostam de se ouvir, bem neste case de se lerem

        1. Avatar de eu
          eu

          JTorres, deve ser um ressabiado sem grande vida própria e que está sempre à espreita de uma oportunidade de falar mal de alguém.

          Apesar de certas pessoas gostarem de terem os seus 15 minutos de fama a falar mal da ignorância dos outros, José Manuel, muito obrigado pelo link que eu desconhecia.

          Só outra pergunta, as pessoas que ganham são notificadas de alguma forma? Ou é colocado apenas no site e quem reclamar receber o prémio e quem não o reclamar reverte para o estado?

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      Concordo consigo. Até pesquisei os nomes dos sorteados… nomes estranhos, estrangeiros, pessoas que aparentam não saber que ganharam.
      Conclui que é a farsa do século.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Boa ideia. Assim mais gente vai pedir fatura com NIF, ou até pedir fatura, e todos ganhamos!

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Factura com NIF não esquenta nem arrefenta nessa treta de o fisco saber a nossa vida privada, como crapulosamente a burguesia exploradora dos negócios tenta fazer o parolo acreditar. O problema não é esse. É que se eu não vou deduzir nada à conta disso, não me interessa nada ficar com mais um papel que nem para higiene pessoal serve. Para me interessar a factura, eu tinha que ficar a ganhar mais do que a pagar o serviço sem factura. Se não for assim, limpo o dito cujo à factura.

    1. Avatar de SVR
      SVR

      Um bocado gráfico mas concordo lol

      Se passar o limite (porquê é que existe esse limite é que é algo que ja questiono ha muito) dessa area nao vale a pena continuar a introduzir porque ja nao dá nada

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Habilita-se ao sorteio fatura da sorte, para esse todas as faturas contam.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Quem acredita nessa lotaria também acredita no pai Natal.

      2. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        +1
        Plenamente de acordo, e atingir esses limites é feito muito rapidamente.
        A partir daí já nem me incomendo em dar o NIF.

    2. Avatar de João
      João

      Deixa lá… se pagares com cartão multibanco as Finanças sabem primeiro do que tu o que é que gastaste, tenhas pedido ou não fatura.

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A direita bem que podia acabar com.a vergonha da factura da sorte, na altura tanto criticou vamos ver se acabam com essa medida tipo Venezuelana.
    E nem me falem nos vouchers…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Fora que isso seria para combater a economia paralela, e nunca a mesma esteve tão elevada.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        A economia paralela combate-se com o total levantamento do sigilo bancário para controles fiscais, e depois com as declarações de imposto em cima da mesa na repartição para fiscalização popular.

    2. Avatar de SVR
      SVR

      Estilo Venezuelana?? A partir do momento em que é opcional esse comentário é só ridículo e mostrar pouca noção do mundo… Quem dera aos Venezuelanos pedir factura porque isso era sinal que tinham dinheiro para comprar o que precisam, algo que muitas vezes não é o caso …

      Quantos às críticas, aconteceram antes do concurso, não vão acabar com algo que diretamente traz mais financiamento ao estado

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Foi a direita que a criou!! LOL!! Um ignorante quando fala só justifica porque é que deve estar calado, ainda falas na Venezuela porque foi o que te mandaram dizer, nem sabes minimamente do que falas, és mais um peão ao serviço da direita, burro e ignorante. Para não morreres burro, porque também tenho pena dos burros, foi o Passos Coelho que criou a “fatura da sorte” como tentativa de evitar a fuga fiscal, principalmente no pequeno comercio, as principais vitimas da direita ao serviço do grande capital e dos bancos dos amigos, só que o Passos Coelho dava carros topo de gama, mais um contrato que fez com um amigalhaço dele, importador da AUDI, o governo PS é que substituiu os carros por certificados de aforro. Aprende que eu não duro sempre, aprende a pensar por ti e deixa de fazer de caixa de ressonância de quem te quer explorar sem sequer questionar.

  7. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Sorteios em direto na RTP 1 e com informação do concelho do contribuite premiado:
    https ://eco.sapo.pt/2024/01/11/fatura-da-sorte-deu-212-milhoes-de-euros-em-certificados-em-2023-saiba-como-funciona/

  8. Avatar de palex
    palex

    Se não pedes fatura com NIF, fica ao critério do comerciante devolver (ou não) o IVA que te cobrou ao Estado, para que este o possa usar com sabedoria no desenvolvimento do “bem comum”…
    Acho que nesta situação, tal como na reciclagem, quem se empenha deveria ser compensado, porque não temos só direitos, também temos deveres.
    Há manifestações pelo luta dos “direitos”, num vi manifestações pelos “deveres”… E nos enquanto com a nossa “brandura” assobiamos para o lado, o outro “aproveita-se” do que é de todos e esquece de cumprir o seu “dever”. Resumindo: cidadania precisa-se!

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Uma forma de conhecer em detalhe os hábitos do gado quando anda a pastar.
    Uma espécie de PIDE da era moderna.

    Tudo informação “privilegiada” que depois “escapa” para seguradoras, hospitais privados e outras grandes empresas onde os políticos terminam a carreira como administradores não executivos.

    Ou será que ainda existe algum idiota que acredite na “lenga-lenga” que “se todos pagássemos os impostos devidos, todos pagaríamos menos”?

    O labrego que tinha 70k ou mais no gabinete, pagou impostos? Tirou fatura? Aconteceu-lhe alguma coisa para além de ter “migrado” para outro tacho?

    1. Avatar de JTorres
      JTorres

      Realmente a ignorância apresenta se de formas estranhas, quem não deve não tem, bom isso é o mal de quem foge aos impostos, tem a mania que alguém os persegue

    2. Avatar de João
      João

      Eu não vou pagar impostos porque vou ser saudável toda a vida, e nunca vou precisar de cuidados de sáude, até porque toda a gente sabe, que um tratamento de quimioterapia ou hospitalar é baratíssimo, custa menos que uma mini ali no café do zé manel taxista.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Isso é o que diz a propaganda crapulosa da burguesia exploradora dos negócios, interessada em impunidade total nos impostos. Na realidade facturas com NIF não esquentam nem arrefentam essa treta da privacidade. O único problema é que pará 90 e tal por cento dos parolos é um papel que nem para higiene pessoal serve.

  10. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    O Estado tem de ter a posse e administrar o sistema de pagamento «MB Way» ou criar o seu próprio sistema e aplicação, os dinheiros e pagamentos de um País não podem ser geridos por entidades privadas.

    Se pretendem um melhor funcionamento financeiro em Portugal podem começar por obrigar todos os estabelecimentos comerciais, entidades, empresas/negócios, restauração e bebidas, etc., a aceitar pagamentos com cartão multibanco ou «MB Way» a partir de 0,01 € para cima, criando para o efeito um programa de transacção e facturação que automaticamente insere o Número de Contribuinte na operação sem ser necessário pedi-lo tanto de uma parte como da outra, e possibilitar que o talão/recibo seja disponibilizado na íntegra (como se fosse em papel) no formato digital tanto na aplicação como por correio electrónico.

    Se o Estado Português tiver dúvidas ponha os olhos na República Popular da China (RPC) e aprenda como se faz.

    1. Avatar de JTorres
      JTorres

      Apologia de países totalitários e ditatoriais, ora aqui está um grande amigo da liberdade, o estado não sabe gerir, quanto mais ter aplicações de pagamentos, o que se devia fazer, sim era acabar com o dinheiro vivo, e assim promover a diminuição do custo da utilização de pagamentos electrónicos, porque as taxas são elevadas para algum tipo de negócio, por exemplo pagar pão, café, ou seja produtos ou serviços de baixo. E para sua informação o MB é um sistema apenas português

      1. Avatar de SVR
        SVR

        Não, não é? O sistema sibs não é o mais transversal mas não trabalha só no nosso pais

      2. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        A confusão que para aí vai, pobre coitado(a).

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Bem falado.
      E a velocidade dos carros também pode ser limitada automaticamente por gps.
      Só não fazem porque não querem.

  11. Avatar de Js
    Js

    Bônus?
    Eu com 555 € em despesa com saúde só consigo deduzir em IRS 85€
    Tudo isto é uma treta
    Não ganhamos nada

    1. Avatar de João
      João

      Eu se for para o governo faço uma lei que… eu desconto 1000€ de IRS, mas se apresentar deduções de 5000€ eu recebo os 5000€ mesmo não os tendo descontado.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Pronto. É uma questão de comparar a quanto saem esses 555 euros sem recibo e depois escolher a opção mais vantajosa.

      1. Avatar de AM
        AM

        Contas rápidas.
        Nos 555€, se não pagar o IVA (acerto com quem vende) aí sim é uma mais-valia para ambos.
        Nota para os destraidos: o IVA passou de 19 para 23% em 2009 pelo Sócrates! O maior rombo nos impostos a suportar pela população nos útimos anos, pois é transversal a 100% das pessoas.

        Caso seja possivel qualquer pessoa de bem deve evitar pagar o IVA, no acordo com o vendedor, se der.

  12. Avatar de Marius
    Marius

    Só não rouba quem não pode, ou seja, todos os que trabalham por conta de outrem…

  13. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Só quero facturas para artigos que têm garantia.
    Telefones, electrodomésticos,etc
    De resto, nunca peço.
    Não sou agente da AT.
    E pago sempre em dinheiro.

    1. Avatar de João
      João

      Eu também… até alguém me ter passado uma nota falsa e ter que ter ido á polícia justificar de onde veio a nota, porque é que a usei para pagar, etc etc.

  14. Avatar de Ze
    Ze

    Era devolver 5 ou 6 % de todo o iva das faturas de cada contribuinte que solicitou fatura com nif e a fuga aos impostos diminuia drásticamente. E aí ja ninguém se esquecia, se todos pagarmos pelo real consumo, todos vamos pagar bem menos iva.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Qualquer um com QI não inferior a 100 sabe percebe que 23% com devolução de 5% ou 6% a posteriori é muito pior que pagar zero sem devoluções.

      1. Avatar de SVR
        SVR

        E qualquer com QI não inferior a 100 sabe que a multa não compensa… Se não qualquer comerciante/vendedor ia adorar esse “truque”

  15. Avatar de gipsy89
    gipsy89

    A fatura da sorte é uma piada.
    É como que se o estado vendesse 1.000 rifas a 1€ e depois, à sorte, beneficia um contribuinte com uns magníficos 10€. E o resto dos pacóvios ficam ali a aplaudir e achar que o estado é muito justo porque assim ninguém foge aos impostos!
    Basicamente o Estado está a um sorriso amarelo a todos, uma palmadinha nas costas a quem obedece e uma chouricita a quem ganha, enquanto exige uma vara de porcos em troca!

  16. Avatar de gipsy89
    gipsy89

    P.S.: E fui muito extremamente generoso ao dizer 1.000 rifas a 1€, dando um prémio de 10€!!!

  17. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Uma elaboração do artigo mais cuidada, permitiria ver que desde dezembro passado (2023), que os sorteios da Fatura da Sorte estão parados….. Não é que eu acreditasse que o governo me iria dar o que quer que fosse, mas estava sempre atento aos sorteios. Só que não…. desde dezembro. Se calhar é mais uma das medidas do nosso ministro das finanças, rumo ao “superávit” Superávit temos, não temos é saúde, habitação, educação e por aí vai…. E graças ao Montenegro, pouco ou nada irá mudar. Um tipo que perdeu todas as eleições da sua carreira politíca, até que por exaustão das instituições, ganhou a liderança do PSD e do País (por muito poucochinho), não augurava nada de bom!!! Só é pena que as pessoas não usem os seus acessos á internet, pagos a peso de outro, para se informarem e não se deixarem “assustar” por quem conta mentiras de forma repetida, até se transformarem nas suas verdades.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Confirmamos que o último concurso foi em dezembro. Mas certamente devem voltar e “todos os consumidores que pedirem faturas com o número de contribuinte ao pagarem um bem ou um serviço estão automaticamente habilitados a participar no sorteio Fatura da Sorte”. Acontece desde 2014 e, hoje, os prémios consistem em Certificados do Tesouro no valor de 35 mil euros.