Smart #1 Brabus… um “animal elétrico” com força a mais

27 Comentários

Começamos com números. 440 km num só carregamento. 428 cv de potência máxima. 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 s. É efetivamente um compêndio de dados que mostram como o pequeno, não tão pequeno, Smart #1 Brabus pode assustar quem não estiver preparado. O carro tem estilo, poder e resulta em muita animação!


Smart #1 Brabus: medidas 440, 428, 48.000

Claro que aos números em cima deveríamos ter acrescentado os quase 50 mil euros de preço. Mas era já puxar demais pela emoção.

Olhando para o que a Smart até hoje lançou, podemos dizer que este é o Smart #1 Brabus é o dos pequenos, o mais potente até hoje lançado.

O Smart #1 representa o início de uma nova era radical para uma empresa mais conhecida por aqueles minúsculos carros citadinos de dois lugares que se veem a aproveitar espaços de estacionamento impossivelmente pequenos.

Há alguns anos, o proprietário original da Smart, a Mercedes, assinou uma parceria 50/50 com o fabricante de automóveis chinês Geely para reinventar a marca como especialista em carros elétricos com uma linha de modelos totalmente nova.

O Smart #1 – que é suposto chamar “Smart Hashtag One” – é o primeiro produto da joint venture. Como se pode ver pelas fotografias, não se trata de mais um pequeno carro citadino. Na verdade, este SUV elétrico tem um tamanho semelhante, por exemplo, ao Hyundai Kauai 100% elétrico e ao Jeep Avenger. Claro, este exemplo do Jeep muda logo na cabeça das pessoas o modesto conceito do passado do Smart, verdade?

Quando o conduzimos, ficamos surpresos com este pequeno SUV elétrico com tração às quatro rodas, fomos muitas vezes sacudidos violentamente pelos 428 cv. Sim, o elétrico é muito rápido, especialmente devido ao seu binário instantâneo. Mas os potenciais compradores não devem vir aqui à procura de grandes quantidades de requinte dinâmico – ou mesmo de quantidades relativamente modestas de requinte dinâmico.

Atenção, não se trata de um pontapé crítico. Diverti-me imenso a conduzir o Smart #1 Brabus, e é difícil não gostar de um carro que parece tão giro, mas que também ameaça sair de traseira em estradas secas. Mas é justo dizer que o equilíbrio entre potência e controlo não está definitivamente bem conseguido.

Peca por ser parecido com o irmão mais “humilde”

As alterações relativamente ao #1 com tração traseira são ligeiras. Além do motor traseiro de 268 cv do carro mais pequeno, o Brabus ganha outro motor, menor, de 154 cv, no eixo dianteiro. Sim, essa é a grande novidade em termos mecânicos.

Apesar de ter toda essa potência adicional, o Brabus assenta nos mesmos pneus 235/45 R19 que o carro de tração traseira. De acordo com os engenheiros da Smart, as definições da suspensão também foram revistas apenas para ter em conta a massa extra à frente – a configuração base continua a ser suave e flexível.

A borracha de qualidade ecológica tem dificuldade em combinar as cargas em curva com a aceleração longitudinal. A entrada em curva é mole e propensa a subviragem a baixa velocidade, mas o aumento da potência inverte drasticamente o equilíbrio do chassis à medida que o binário traseiro assume o controlo e a traseira ganha a inconfundível sensação de leveza que indica uma sobreviragem iminente.

Nesta altura – talvez, felizmente – o sistema de controlo de estabilidade intervém com força e mais esforço é dirigido para a frente para tentar puxar o carro para a frente, levando a mais subviragem. É certamente rápido, mas não é muito elegante.

Outros pormenores específicos do Brabus são o design diferente das jantes de liga leve e o emblema, bem como um modo de condução Brabus acima do habitual modo Sport. Calma, depois destas verdades, tenho de dizer que é muito divertido, mas obriga a não perder a razão dentro da emoção…

Características:

  • Preço: 48.450 €
  • Infoentretenimento:  Apple CarPlay / Android Auto
  • Motor: Dois motores síncronos de ímanes permanentes
  • Transmissão: Caixa de redução de 1 velocidade, tração integral
  • Potência: 428 cavalos
  • Binário: 543 Nm
  • 0 – 100 km/h: 3.9 segundos
  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Bateria: 66 kWh
  • Autonomia: 440 km
  • Dimensões:
    • Comprimento: 4300 mm
    • Altura: 1636 mm
    • Largura com espelhos incluídos: 2025 mm
  • Capacidade da bagageira: 313 L
  • Peso: 1900kg

Em relação aos carregamentos, o Smart #1 Brabus suporta velocidades de até 150 kW em corrente contínua (DC) e até 22 kW em corrente alternada (AC).

Smart #1 Brabus

O Pplware agradece à Sociedade Comercial C. Santos pela cedência da viatura.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de alxpt
    alxpt

    Portanto um mini carro de 2 toneladas por 50K. Faz todo o sentido… Viva a ecologia!

    1. Avatar de Joel
      Joel

      Já vi autocarros a andar vazios…. E comboios …

    2. Avatar de IMF
      IMF

      Mini carro???

      Isso é maior que um Clio dos antigos, ou que um Fiat panda dos antigos, ou que micra, ou um AX…

      Mete um Smart dos antigos ao lado destes, faz 2.

      Agora virou moda carros gigantes, já não há mini carros

      Olha a 4L ( o jeep dos pobres), hoje em dia é um mini carro!!

      A malta dos SUVs agora tem carros maiores que muitas autocaravanas antigamente e a verdade é que aquilo por dentro espaço….
      É só design exterior e muito plástico.

  2. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    50k aéreos por isto?
    Ahahaha
    Devem vender muitos, devem..

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    Bonito o carro, mas acho que me espetava na primeira semana.. é muita potencia para um design pouco preparado para ela. O tamanho da mala parece ser muito generoso

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Nao entendo qual o “fetish” de se ter motores com potencias absurdas e chegar dos 0 aos 100 à velocidade da luz… Façam carros com potencias mais baixas e com baterias idênticas para se ter autonomias consideraveis que é o que se pretende… Que me interessa ter centenas de cv se nao posso andar a mais de 120?…

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Para serem os melhores quando forem ao café.

      1. Avatar de ETH 2.0
        ETH 2.0

        N sejam invejosos pah. Há quem tenha prazer em conduzir, e um carro com mais potência faz toda a diferença. E n, n preciso de andar a mais de 120

      2. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Ou os melhores quando forem buscar os putos à escola, aproveitam e fazem aceleranços para demonstar que são mais que os outros e lá fica um puto debaixo do carro que não reparou no carro porque os electricos são silenciosos.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Eu tiro mais prazer com acelerações brutas dos 0 aos 120, do que ir a 250.

      E sim, sei que tanto uma como a outra são proibidas, mas quem nunca..

  5. Avatar de GM
    GM

    Faltou dizer: chinês. Ou este já é europeu?

    1. Avatar de Vítor M.

      Como diz no texto, a Smart é 50% da Mercedes e 50% da Geely. E neste carro nota-se a influência dessas duas marcas. O habitáculo, com um design requintado, tem dedo alemão. Já a estrutura e parte de infoentretenimento, notas o toque asiático. Este, face ao seu irmão #3, tem mais toques asiáticos no seu design. Aquelas óticas… 😉

      1. Avatar de GM
        GM

        Descaracterização de um produto europeu. Quando for exclusivo europeu, óptimo. Para chinês, existe a BYD, agora a XIAOMI, etc.

        1. Avatar de Vítor M.

          Na verdade, nem sei se há alguma marca que não tenha já “material” fabricado na China ou propriedade de empresas chinesas. Por exemplo, a Geely tem propriedade de marcas como a Volvo, Polestar, Lotus, Lynk & Co, Zeekr, Geometry, London Electric Vehicle Company, Proton, Radar Auto, Farizon Auto, Ouling Auto e, agora, da Aston Martin. Além da Smart, como referi, que tem 50% do capital. Quantas vês ali como outrora totalmente europeias?

          Da VW, passando pela BMW, até à Tesla, tudo vai à China fabricar e muitas acabam mesmo nas mãos dos chineses. Exemplo disso é a MG, entre várias outras marcas.

          1. Avatar de GM
            GM

            Sem dúvida. Por isso estão, e estamos, com o rabinho apertado. Não abram os olhos e não se ponham a pau, mantenham os princípios dos anos 90 e vão ver o resultado. A STELLANTIS e a RENAULT já começaram a abrir os olhos.

          2. Avatar de Vítor M.

            Exatamente. Aliás, fizeram borrada e agora começam a falar numa estrutura do tipo AirBus, o que não faz sentido. A UE tem de criar regras e juntar mais os países em volta de uma política consertada. As regras têm de ser bem explícitas como são na China. Querem vender cá? Muito bem, então têm de o fabricar cá. Têm de investir cá, têm de ter as mesmas condições que os de cá. Basta ver na China. Quem quiser vender lá tem de investir lá. Aqui qualquer empresa faz o que quer. Também não há espírito de solidariedade entre os países europeus. Os mais fortes não querem dar mais aos mais frágeis, os mais pobres querem estar sempre pendurados no dinheiro dos mais ricos.

            Isso, com o tempo, ou é resolvido, ou países como a China, Rússia, India (daqui a uns 10 anos) vão fragmentar cada vez mais o velho continente. Os americanos já começaram, com a sua técnica Chicago Boys, conseguiram o Brexit. Os russos, via Hungria, estão cada vez mais influentes. A China, através da Rota da Seda, estão a minar já uma série de países, entre eles Portugal. Temos nas mãos dos chineses uma das maiores empresas e mais ricas do país, a EDP (entre outras) e estamos a um passo de entregar um importante porto Sines (notícias mais recentes dizem-nos que os chineses da CALB vão investir 2.000 milhões e criar 1.800 empregos em Sines). Portanto, estamos quase quase nas mãos deles.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “XIAOMI”
          Xiaomi só de nome. O carro é mais um modelo da BAIC.

  6. Avatar de Joel
    Joel

    Não tenho dúvidas que será engraçado… Mas elétrico por elétrico quero um a sério….

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Velocidade máxima: 180 km/h”
    Ganda máquina.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não chega? Ah já sei! Vais todos os dias fazer umas corridas no Autódromo do Estoril

      1. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Vai conduzir a 180km/h em Daytona e depois diz-me senão é praticamente como estar parado.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então qual foi a última vez que lá conduziu com o seu carro particular ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não, não chega.
        Basta fazeres a A6 normalmente deserta e que saibas onde o terreno não está minado..
        Já para não falar nas autobahn.

    2. Avatar de JL
      JL

      Para quem afirma que só vai até 150 kmh……

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Oficialmente.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Perfeitamente normal, muitos países os carros de fábrica vêm com limitadores de velocidade.