“Elon Musk pode monopolizar tudo”, afirmou a Arianespace sobre a Starship

11 Comentários

A Starship não foi concebida para lançar satélites pequenos. De facto, é uma das maiores e mais capazes naves da história. Mas a sua conceção totalmente reutilizável preocupa os responsáveis da divisão Vega da Arianespace, contratada pela Agência Espacial Europeia para o lançamento de pequenos satélites. “Um cenário possível é que Musk monopolize realmente tudo”.

Elon Musk e Marte


 

Arianespace preocupada com a Starship

Marino Fragnito, diretor da unidade de negócios Vega da Arianespace, colocou a palavra “monopólio” em cima da mesa quando questionado sobre a nova nave da SpaceX na conferência Satellite 2024:

Estou certo de que a Starship vai abanar ainda mais o setor dos lançamentos e o setor espacial em geral. Um cenário possível é que Musk monopolize realmente tudo.

Um único lançamento da Starship pode colocar em órbita 50 vezes mais carga do que o foguetão europeu Vega-C. Uma comparação que, a priori, não faz muito sentido, porque a Starship não foi concebida para lançar pequenos satélites, mas sim grandes estações espaciais, novas missões lunares e a tão desejada colonização de Marte por Elon Musk.

Mas a Starship é uma nave concebida para voar vezes sem conta. Com a sua conceção totalmente reutilizável, a SpaceX pretende esbanjar o preço dos lançamentos espaciais. Isto pode afetar o mercado dos pequenos lançadores de formas absurdas.

 

Foguetões da Agência Espacial Europeia quase não evoluíram

A Europa lançou apenas três foguetões em 2023, o número mais baixo dos últimos 15 anos. A saída do Ariane 5 e os atrasos do Ariane 6 explicam apenas parte da história. Os Vega, pequenos foguetões de combustível sólido fabricados pela empresa italiana Avio, também foram arquivados devido a uma série de falhas em voos e a erros de gestão.

Os foguetões Falcon da SpaceX têm aterrado de forma consecutiva desde 2017. A sua reutilização e fiabilidade tornaram o acesso ao espaço muito mais barato, tornando as novas gerações de foguetões Vega obsoletas antes mesmo de estarem operacionais.

Devido a um excesso de confiança ou à inércia de um antigo fornecedor institucional, os foguetões da Agência Espacial Europeia quase não evoluíram. Com a entrada da Starship em cena, parece que a Europa precisa de fazer uma limpeza.

 

Leia também:

SpaceX fez terceiro voo de teste da Starship. Veja o momento!

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas+Caminhante+das+Estrelas
    Lucas+Caminhante+das+Estrelas

    Ficar parado no tempo e ter pouca ambição misturado com políticas de treta dá nisso.
    Infelizmente a Europa fica cada vez mais para trás.

  2. Avatar de Fagundes
    Fagundes

    O Elon Musk é apenas um “boy” do governo dos Estados Unidos. Ele só faz o que lhe deixam.

  3. Avatar de AlexS
    AlexS

    Agora está preocupado… Há 10 anos gozavam com ele e diziam que era impossível.
    A Europa hiper politizada é o continente dos impossíveis e dos consequentes preços altos.
    Hiper politizada por que é o continente onde só os sonhos dos politicos são permitidos.

  4. Avatar de O Optimista
    O Optimista

    Amarrem o capitalismo selvagem antes que nos destrua num genocidio numa escala sem precedentes.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Máximo 2 lançamentos de Ariane e 2 de Vega por ano para parar o capitalismo selvagem?

      1. Avatar de O Optimista
        O Optimista

        Não camarada, parar a acumulação de poder/dinheiro em monopolios que nos escravizam durante gerações e são dificeis de parar e têm intenções de dar cabo da democracia em nome do lucro e delirios megalomanos onde a humanidade é vista como um recurso.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Tendo em conta que só vai existir um monopólio por incompetência dos restantes, não é propriamente culpa do Musk, ele só faz o melhor produto que pode…

  5. Avatar de joli
    joli

    “A Starship não foi concebida para lançar satélites pequenos. De facto”
    De facto ?
    hahahah, claro que não, na realidade a Starhip é capaz lançar centenas de pequenos satélites num único lançamento, o ultimo lançamento sérvio para testar um portão por onde serão lançados os satélites da star link .
    Inovação na Europa ?
    Não vejo futuro neste momento, estagnados em burocracias e regulamentações sem nexo .

  6. Avatar de George M
    George M

    O Espaço X é MAIS RÁPIDO – MELHOR – MAIS BARATO. A Apple deveria apresentar o mesmo argumento ao DOJ esquerdista, esta é a razão pela qual uma tecnologia dominante esmaga a concorrência. O mesmo está acontecendo agora novamente. Por que a Nasa não é um concorrente, eles são um cliente, e a ESA está no caminho certo para ser um cliente também.

  7. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    Só monopoliza se os fracos deixarem.