Estafetas das plataformas digitais, como Uber e Bolt, estarão hoje em greve durante seis horas

54 Comentários

As plataformas digitais de entregas são de grande utilidade para muitos cidadãos, daí o seu crescimento. Pela segunda vez no espaço de um mês, os estafetas de aplicações como a Uber Eats, Bolt Food e Glovo vão parar, reclamando melhores condições de trabalho.

Estafetas Uber Eats & Glovo

Organizada através de um grupo do WhatsApp chamado “Estafetas Unidos”, que reúne mais de mil trabalhadores de todo o país, a greve dos estafetas das plataformas digitais, como a Uber Eats, Bolt Food e Glovo, é a segunda no espaço de um mês.

Hoje, na que disseram ser a maior greve de sempre, os trabalhadores deverão parar durante seis horas, das 18h00 à meia-noite, exigindo melhores condições de trabalho e o reajustamento das taxas.

Bolt Food

Segundo está a ser avançado pela imprensa nacional, os trabalhadores exigem o pagamento mínimo de três euros por entrega, mais 50 cêntimos por cada quilómetro percorrido em distâncias de dois a 4,9 quilómetros, e um euro extra para viagens com mais de cinco quilómetros.

Atualmente, os estafetas das plataformas digitais ganham entre 80 cêntimos e 1,20 € por cada entrega. Contas feitas, para terem rendimentos suficientes para as despesas, são obrigados a trabalhar 12, 14 e até 16 horas diárias.

Para contornar a paralisação, porém, as empresas responsáveis pelas plataformas já definiram que pagarão mais aos estafetas que trabalharem durante a greve.

 

Leia também:

Fez-se história! Reconhecido contrato a estafeta da Uber Eats

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Lá se vai o sushi desta noite…

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Para mim faz diferença zero, não uso nenhum desses serviços. Acho engraçado que manda vir gelados do McDonald’s nesses serviços de entrega, em que pagam mais pelo serviço do que pelo gelado, e um gelado sai a uma pequena fortuna. Tudo pelo comodismo de não se levantarem do sofá.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Cada um tem de escolher as suas guerras, não que eu uso esses serviços, mas repara, para a pessoa que quer que lhe tragam o gelado a cada, gastar dinheiro em sportTV pode ser sinónimo de atraso mental. Somos todos diferentes.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Normalmente até são os mesmos

    2. Avatar de Jfost
      Jfost

      Tu usas telemovel para que ? Não podes ecrever uma carta e enviar pelo correio ? Ou enviar um pombo?
      Usas carro para quê ? Não podes ir a pe ?
      Usas esqueiro para que ? Não tens pedras e paus ?
      Para que vais as compras de podes ter uma horta ? Vais a uns restaunte para que se podes cozinhar em casa ?
      Tudo existe para ser comodo, tudo, nada que não seja prático, simples e comodo não funciona.. simples.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      são problemas do primeiro mundo, além que hoje em dia as entregas são grátis.
      eu até leite mando vir, ou simplesmente pipocas do cinema para ver um filme.
      confortos do primeiro mundo.

      btw, perguntei ao monhé que me trouxe o almoço e disse que não conhecia ninguém que fosse fazer greve

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        São grátis dependendo de campanhas ou valores. Dificilmente é grátis para te levarem um McFlurry.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          existe o uber one ou glovo premium onde não pagas taxas de entrega nem de serviço mediante um valor minimo de encomenda, deve ser 10€ ou algo assim.
          aqui em casa 4 McFlurrys e já está.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não há “almoços” grátis. Os preços nessas aplicações já são inflacionados para isso mesmo.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          alguns restaurantes inflacionam porque sabem que os clientes têm mais poder de compra e pagam mais do que pagariam no restaurante, mas são mais restaurantes pequenos que fazem essas práticas.
          eu uso maioritariamente o Volup e os restaurantes de onde peço take away também os frequento e os preços são exactamente os mesmos

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não invalida o que disse. Ninguém oferece nada. Se oferece é porque já está pago.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não necessariamente, chama-se CAC

      3. Avatar de PJA
        PJA

        Não seja racista, por favor. Obrigado.

      4. Avatar de FM
        FM

        monhé!?!?!? A pessoa que te fez a entrega é menos do que tu, só porque na tua visão tem um trabalho inferior ao teu, para a tratares assim. pode ser que na próxima entrega tenhas um surpresa.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Sabes sequer o que significa monhe em suaíli? Pois..
          Gostam de falar do alto da vossa sapiência e nem conhecem a cultura de quem em teoria “defendem”

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pois… Cada um é como cada qual.

      Mas que há dias em que mando vir duas francezinhas (pelo preço de uma) e como eu e a maria em casa por 12 eur os dois… já com bjeca…

      Ou risoto, ou poke… (tudo em 2 por 1)

      Impecável!

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Epa a francesinha prefiro comer no local, é daquelas coisas que tem de ser a sair e sem vir a balançar no transporte 😛

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Ir de Lisboa ao Porto para a francesinha…
          O molho vem à parte XP

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          também eu mas na pandemia todas as semanas pedia uma francesinha 😀

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      podes crer, eu também não uso nem quero! gosto ser eu a tocar na minha comida!
      Eu sei lá por onde andou os sacos deles e as mãos, que não deve ter higiene nenhuma!Já vi sacos deles no chão na casa de banho!!
      Alguns amigos já usaram e dizem que a comida não chega muito quente, já era de esperar!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        O restaurante supostamente embala e sela as embalagens. O chegar não muito quente tem a ver com o tempo que demora.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Como seria de esperar, existem algumas coisas que podes fazer para te protegeres. P.e. apenas aceitas a encomenda se o saco onde vem não estiver em mau estado. Em teoria, o vendedor sela o saco, seja por agrafos seja por fita auto-colante. A higiene, é a de um restaurante normal… Se nunca comeste fora…

        Enfim, dá para todos os gostos! Quem não quer, não usa. Quem quer, tem a opção. Bem vindos ao primeiro mundo “livre”.

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    A propósito, os Portuenses e os Lisboetas – por exemplo – pediram ou foram consultados para autorizarem “empresas de estafetas” a actuar nas suas Cidades, nos seus territórios?

    O tráfico/consumo de droga, o crime, o tráfico de Seres-Humanos, utilizam como fachada empresas de estafetas, que também são usadas para controlar as ruas e vigiar os movimentos dos naturais das cidades, vilas, e aldeias, onde se instalam, com a cumplicidade dos Executivos Camarários.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O parolo do costume com a conversa fake do costume.
      É que nem percebes acerca do que perguntas nem do que afirmas. LOLOL Se isto não é o cúmulo da burrice…

    2. Avatar de Doido Barrido
      Doido Barrido

      Are you serious?

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Mas alteraram as condições dos contratos?
    Se não alteraram as condições e aceitaram e se não estava previsto aumentos não sei bem o que reclamam.
    Respeito e acho que devem receber um ordenado digno, mas aceitaram as condições atuais.
    Eu não utilizo o serviço e acho que nunca vou utilizar nem compreendo bem o serviço em si, mandar vir comida de fora e quando chega já vem fria ou quase, não compreendo a graça de comer comida reaquecida e pagar mais pela mesma comida, talvez seja da idade 🙂

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sempre se pediu entregas ao domicílio, muito antes de haver esses serviços já pizzarias faziam entregas.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Eles tiram todos acima de 1000€ por mês

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        A trabalhar quantas horas por dia e quantos dias por semana? Ah pois…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Mas se a maioria nem fala português que estavas à espera? Olha, tenho a certeza que preferem isso que andar a apanhar framboesas.
          Era engraçado agora quererem oportunidades iguais para imigrantes sem competências que nem sequer falam a nossa lingua..

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ui que isto vai afetar muito a minha vida…

  6. Avatar de O Barbaro
    O Barbaro

    Quando começarem a pagar para me entregarem comida em casa talvez eu adira e peça uns ossos para o maltês (cachorro de grande porte). Eu por mim gosto de saber onde a comida é confecionada e tenho duas pernas para ir ao restaurante almoçar ou jantar, não gosto de comida que vem embrulhada.

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Infelizmente, não estou a ver muita sorte nas revindicações estafetas. Eles não são funcionares públicos…
    Além de que eles estão a pedir o triplo do que estão a ganhar atualmente.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mesmo que lhes dessem o aumento, o mesmo viria dos comerciantes, que por sua vez o iriam cobrar aos clientes.

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    Lá de vez em quando mando vir algo, mas não afecta muito porque tenho gosto em cozinhar.

    E quem se preocupa com a saúde cada vez mais devia de ter em atenção como é confecionada a refeição e que tipo de vida teve o alimento. Uma salada cesar tanto pode ter 400 calorias como 800 😉

  9. Avatar de Rr
    Rr

    …primeiro eles petiscam quando a fome aperta , e só depois comem vocês

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Diz-me que te informas nas redes sociais sem dizeres que te informas nas redes sociais…

  10. Avatar de PJA
    PJA

    E que tal comentar os direitos dos trabalhadores. Está bem está.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      recebem acima de 1000€ para entregarem cenas, tens tugas em situação bem pior

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Realmente, 1000€ é muito. Enfim.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Para um entregador não é muito bem pouco, é justo, um caixa de supermercado hoje em dia também tira entre 1000-1200€.

          1. Avatar de DV
            DV

            Deves ser daqueles que só trabalha com a cabeça e não com o corpo e mente, dai achares que 1000€ é suficiente, ganhas mais que isso sem duvida deves estar gordo que nem um porco!

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não sei se é suficiente, cada um sabe de si, sei que são padrões absolutamente normais.
            Btw, estou fit QB, sempre que posso subo para cima da peloton e às vezes também faço algum outdoor

          3. Avatar de SejamJustos
            SejamJustos

            Lamento informar-lhe mas essa informação dos 1000 euros não deve estar correta.
            Eu vou dar lhe um exemplo e se tiver curiosidade procure por estes nomes e veja se estou a mentir.
            A Fundação Calouste Gulbenkian, a fundação com o 3 maior capital da Europa, cujo administrador Guilherme D’Oliveira, em 2015 entrou para a Fundação a ganhar 11 mil euros, tal como os outros administradores que já estavam na fundação, decidiu recentemente, através da Senhora Ana Maduro, mandar embora toda a equipa de front desk da empresa S Teams,.empresa de outsourcing, que pagava o salário mínimo nacional e meteu no seu lugar uma empresa do grupo Egor, que paga 717 euros, abaixo do salario minimo nacional. E dentro da própria Fundação, vários serviços são executados por outsourcing há anos a ganhar o salário mínimo nacional ou perto disso e ao seu lado estão pessoas, efetivos, a ganharem o dobro ou mais ainda, com todas as regalias.
            E se um dia entrar lá só vai ser atendido por outsourcing, os tais que ganham os 717 euros. Uma instituição onde o nepotismo é regra.
            Onde o assédio moral ao outsourcing é gritante e mesmo apos várias queixas a ACT nada foi alterado.
            Portanto se uma instituição como a Fundação Calouste Gulbenkian tem este comportamento e permite que as pessoas que a estão a representar ganhem valores tão baixos acha que um supermercado vai dar a uma pessoa que está na caixa 1000 euros? E quando digo supermercado nao estou a falar da Mercadona. Estou a falar do Pingo Doce, Continente, Auchan.

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Pingo doce tem salário mais baixo dentro da empresa a 1100€ incluindo caixas, é público, podes pesquisar.
            Mercadona pagam 1200€, os outros não sei.

            Isso que faltas 717€ deve ser com descontos e antes de subsídio de refeição, há muitas empresas a recorrerem à outsourcing não quer isso dizer nada, muitas vezes é só gestão de risco e capex vs opex, o PS que baixasse a TSU e facilitasse os despedimentos que isso já não se verificava.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Com 16h de trabalho diárias, sem folgas…

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        Conheces algum capitalista a viver com 1.000 € por mês?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Muitos, declarados pelo menos 😀

  11. Avatar de Profeta
    Profeta

    Mas qual e a novidade ? Ja ha imenso tempo que sabemos que o comodismo e a preguica das pessoas da a ganhar dinheiro a muitas empresas. Ate ha quem pague para fazerem o IRS. Entao se a pessoa tem dinheiro para isso e problema da pessoa. Se os precos sao caros ou baratos, e a pessoa que vai pagar. Nao sao so nas entregas de uber e glovo. O comodismo existe em todo o lado. Ate num mcdonalds vais la comer porque ? Porque nao queres cozinhar em casa. Uma vez mais a pessoa que paga e que tem de ter consciencia se tem dinheiro para o fazer e nao lhe faz falta ou mesmo que faca uma vez por outra nao faz mal nenhum isso.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Eu não como macdonalds mas percebo o conceito de comfort food..
      Uma refeição feita aqui em casa fica quase 10€ por pessoa, não é grande diferença para alguns restaurantes das plataformas.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Um ordenado de 1500€ nem chega para alimentação no palacete do Zé. Sempre distante da realidade, como bem nos habituou.

  12. Avatar de Grunho
    Grunho

    Um sindicato é um cartel de trabalhadores criado e organizado para vergar capitalistas. Se os portugueses continuam miseravelmente pagos é porque os sindicatos não estão a fazer bem o papel deles. Finalmente há um a funcionar.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Até ao dia que uma insolvência verga os trabalhadores que andaram anos a despejar dinheiro nos sindicatos que os colocou naquela posição 😉

  13. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    Escravatura do tempo moderno.