Prepare a carteira! Vêm aí “grandes” subidas na gasolina e gasóleo

81 Comentários

Mais uma sexta-feira e já são conhecidas as previsões de preços para a gasolina e gasóleo. Se está com necessidade de abastecer o depósito de combustível ainda esta semana, faça-o entretanto porque depois vai subir “bastante”. Saiba quanto ficará o preço do gasóleo e gasolina.

Prepare a carteira! Vêm aí subidas na gasolina e gasóleo


Combustíveis: gasóleo sobe 2 cêntimos e gasolina 3,5 cêntimos!

Já são conhecidas as previsões de preço dos combustíveis para a próxima semana de 25 a 31 de março. Segundo fontes do setor, o preço do gasóleo deverá subir 2 cêntimos e o da gasolina deverá subir 3,5 cêntimo por litro.

A confirmar-se tais subidas, o preço médio do gasóleo deverá passar para os 1,636 €/l. No que diz respeito à gasolina simples 95, deverá subir para 1,77 €/l.

Onde atestar o depósito e pagar menos?

Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis (gasóleo e gasolina) praticados nos postos de abastecimento, está disponível o Portal Preços dos Combustíveis.

Prepare a carteira! Vêm aí subidas na gasolina e gasóleo

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Vem aí um fim de semana prolongado toca a subir preços…

    1. Avatar de JCarlos
      JCarlos

      claro
      as mafias do costume ainda persistem

      1. Avatar de Realista
        Realista

        E no entanto existe quem continua a defender esse modelo de negócio assim como semelhantes para não perderem o controlo (ver hidrogénio).

        Sinceramente a culpa não é deles…

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Não é uma questão de defender os carros a combustão, é uma questão se te serve ou não, e isso tem diversas variáveis.
          Se tem um carro em bom estado, vais trocar só porque sim?
          O valor que gastas nessa troca se o carro estiver em bom estado, quantos mil Km fazes até recuperares o investimento?
          Eu também não compreendo o pessoal que vai todos os dias para o centro das grandes cidades em carros de 5 lugares só com uma pessoa lá dentro, seja VE ou outro qualquer.
          Achas que é bom negocio para quem não possa carregar o carro em casa a compra de VE?
          Isto já parece uma questão religiosa, diferentes pessoas diferentes necessidades, viva a liberdade e poder de escolha.

          1. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Eu vou para as grandes cidades, quando muito com duas pessoas no carro e irei sempre com qualquer tipo de veiculo enquanto não tiver uma rede de transportes públicos que me permita poupar o recurso mais precioso que tenho : tempo !

    2. Avatar de Contador
      Contador

      Claro, nem tem a ver com o facto do EUR/USD ter descido nem o Brent Subido. Nada a ver. Vamos acreditar nas histórias tipo Chega.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        ei, calma, já tas a dar dores de cabeça aos gajos

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Porque a cotação do Brent não reflete uma a antecipação do mercado pela procura…

        Entendes de economia como o Socrates.

        1. Avatar de Contador
          Contador

          Sim claro, entendes tu como funciona. Tu é que sabes. Nada do que foi dito tem a ver. Ainda bem Einstein!!! Sabes muito!!!! Desculpa lá o meu erro. Agora podes continuar com as tuas teorias bem fundamentadas e certas!

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Se achas que sabes como os mercados funcionam, então envia a tua teoria para o comité do prémio Nobel que de certeza recebes um prémio.

  2. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Claro que vêm aí as grandes subidas e porquê ? Para a semana há muito mais gente a circular dada a época festiva, logo o consumo é garantido pelo que .. é só fazer as contas. Isto é um país de brincar.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Existem formas de não precisares das gasolineiras… 😉

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Quais são a formas realistas de o fazer ?

        1. Avatar de Vasco
          Vasco

          automotora, carreira, comboio, metro, penantes, trotinente, biciclete, carro elétrico, motocultivador elétrico, papa-reformas elétrico, etc

          há muitas opções, não consigo enumerar todas

          1. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Eu fiz uma pergunta simples e nem isso percebeste.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Anda a pé.

    2. Avatar de O Terrorista
      O Terrorista

      Devia de ser considerado terrorismo a exploração do povo e terrorismo com terrorismo se paga, vamos ter que começar a organizar certas pessoas!

    3. Avatar de JL
      JL

      Então fazem muito bem aumentar e aproveitar essa altura, já que não é, digamos uma altura de consumo essencial.

      Eles vendem combustíveis para ganhar dinheiro, é um negócio como outro qualquer.

  3. Avatar de Aves
    Aves

    Mas que surpresa. Escrevi na 3ª Fª num comentário:
    “Não esperem pela próxima semana para abastecer, porque os preços irão subir (ou esperem pelo post de 6ª Fª sobre o preço dos combustíveis, que por certo irá dizer isso).
    https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil
    Ainda não perceberam que o que faz verdadeiramente variar o preço dos combustíveis é o preço do crude e os custos de transporte? Nos últimos dias o preço do crude subiu significativamente, como se vê pelo gráfico do link, não há volta a dar. Em alguns países a fórmula é fixa, apenas com esses dois factores (+ impostos). Em Portugal a fórmula também é fixa, embora considere outros factores com um peso residual.
    O aumento nada tem que ver com, por exemplo, “vem aí um fim de semana prolongado toca a subir preços”.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Santa ingenuidade. Faz uma pesquisa histórica. Rapidamente encontrarás correlação com os períodos em que há mais circulação de pessoas. Eu quando tinha a tua idade também acreditava nessas fábulas.

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Pelos vistos continuas com a mentalidade de 5 anos. Ora vê lá o gráfico semanal do EUR/USD e do Brent para verificares que no primeiro, houve uma descida grande. No segundo, uma subida grande. Estes são uns dos fatores principais para regular o preço dos combustíveis. Logo, aumento dos combustíveis. Tenta pensar um pouco. Sei que para ti deve custar não sair da redoma. Mas tenta.

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          O que deve custar para ti é sair fora da caixinha da narrativa vigente e que estridentemente repetida semana após semana vai toldando as mentes dos mais distraídos. E claro que para ti dá trabalho recuar no tempo e ver o que se tem passado até porque quem paga aí o combustível dever ser o papá.

          1. Avatar de Contador
            Contador

            Não chores tanto. Custa a verdade mas quando cresceres irás perceber. Até podes não concordar da maneira em como semanalmente os preços variam. Maldito EUR/USD e Brent. Mas é assim que as coisas funcionam. Agora continua em negação para te sentires bem.

          2. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            É assim que tu julgas que funciona porque assim te fazem crer e porque fazer exercícios de reflexão é demasiado complexo para ti.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        ingenuidade é não perceberes nada de macro.. faculdade precisasse..
        esta subida já era antecipada e explica-se facilmente com o ataque da ucrania com drones a tudo o que são refinarias russas.. dizem que os russos começaram a ficar com medo de não conseguir pagar a guerra uma vez que a exportação de petroleo passou para 1/3 devido às refinarias estarem inoperacionais

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Sim, nada do que dizes é diferente da narrativa vigente e que é repetidamente exposta por forma a torná-la como uma verdade insofismável. Acredita no que quiseres. Mas devias olhar para os factos e para os registos históricos, correlacioná-los e sair desse registo. Eu sei que dá trabalho, até porque para quê ir buscar outra informação se já tenho esta que me é data diariamente pelos média ? Pois…E se calhar sei mais de macro a dormir do que tu acordado, mas não queria alinhar nesse tipo de registo, porque arrogância, não é o meu campeonato.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Que eu tenha reparado … não sabes nada de nada, nem sequer repor a password de uma ID Apple.

          2. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Ò Aves, podes ter imensa vontade de conversar e estar carente de algum tipo de reconhecimento alheio, mas não contes comigo, porque dispenso paternalismos ou esperteza saloia…não sei onde encaixas.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            O que dá trabalho é aprender a pensar pela própria cabeça..

    2. Avatar de drkein
      drkein

      Queres uma análise séria?
      Junho 2008 – barril a 133.46$ – gasóleo em PT a 1.40€
      Março 2024 – barril a 82.19$ – gasóleo em PT a 1.68€

      Tira as tuas conclusões

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Isso não é uma análise séria – é pura treta 😉
        O brent, em junho de 2008, andava nos 80 USD.

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Não é séria ou não é a que te convém ?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Não é análise séria porque de ano para ano tens de aplicar outros fatores corretivos, como o inflação.

            €1.4 em 2008 é o mesmo que €2 em 2024.

          2. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            Muito bem, então junta-lhe o poder de compra.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Poder de compra é a totalidade de bens que serviços que um rendimento consegue adquirir. Por outras palavras é um cabaz de produtos e serviços.

            Assim se adicionares a inflação a esse cabaz está lá refletido o poder de compra.

          4. Avatar de Realista
            Realista

            * Por outras palavras é um cabaz de produtos e serviços que também é usado para medir a inflação.

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Isso chama-se cherry-picking, ou seja, escolher um valor de um pico de subida e daí tirar conclusões…

      3. Avatar de PJA
        PJA

        Exatamente, não vê que não quer.

    3. Avatar de Contador
      Contador

      E para a outra semana se o preço do Brent continuar a subir + eur/usd a descer, vamos ter nova subida de preços. Mas garotos revoltados vão dizer que é tudo uma cabala e o governo é que faz os preços subir. Viver em negação é que é. Mentir e deturpar. A vida desta gente.

  4. Avatar de jota
    jota

    Na última sexta o preço do Brent estava a 85,34€ e hoje a 85,72€ (na média também mais ou menos igual), ou seja praticamente inalterado! Qual a justificação para tamanha subida?

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Maior circulação de pessoas na quadra festiva que se aproxima, aumento de consumos e potenciar receitas. Simples.

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Link que coloquei acima – preço do Brent:
      – 8 de março (6ª Fª): 81,2 USD
      – 12 de março: 81,94 USD
      – 15 de março (6ª Fª): 85,4 USD
      – 19 de março: 87,3 USD
      – 22 de março (6ª Fª, hoje): 85,5 USS
      A variação dos não é a cada 6ª Fª – é o que acontece no período. Se fores ver o post de 6ª Fª passada, apesar de ter havido uma forte subida no preço do brent vês que – a “Gasolina sobe 1 cêntimo! Gasóleo mantém o preço”. O reflexo no aumento do preço do brent reflete-se na próxima semana.
      Os nhó-nhos é que acham que não há fórmula, isto é tudo a gamar, há mais consumo nas viagens na Páscoa e po isso se aumentam os preços.

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Sim, há uma fórmula e eu já a disse. A narrativa dominante é tramada porque contamina o resto e porque se sabe que a preguiça intelectual é enorme e que o pessoal não se dá ao trabalho de correlacionar os factos. E isto explica muita coisa…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Curioso que os países que não festejam Páscoa também levam aumentos.. devemos correlacionar isso?
          Get real..

        2. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Curioso é insistires e nem saberes qual o peso da cotação na formação do preço final.

      2. Avatar de JS
        JS

        O AVS mas esta 6ªFeira não é a entrega so para Maio?
        O sera a cotação de hoje os preços refletem-se logo na proxima semana
        O AVS explique melhor la isso
        Queres ver que o combustível ja vem refinado logo direto para as bombas

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Acima coloquei o link com a evolução do preço do brent (que é a cotação de compra/venda, com entrega passados alguns meses).
          A DGEG (link a seguir) publica os gráficos do preço médio de venda, nomeadamente, da gasolina 95 e do gasóleo simples.
          Escolhe o mesmo período nos dois gráficos. Vais ver que o sobe e desce dos preços da gasolina e do gasóleo acompanha, com uma diferença de poucos dias, o sobe e desce do brent.
          Mais detalhes vê na ENSE. Uns países usam o preço do brent, Portugal usa a cotação internacional dos combustíveis refinados, mas está em linha com a cotação do brent. (A evolução da cotação dos combustíveis refinados o que explica é a variação mais ou menos acentuada do preço da gasolina e do gasóleo em diferentes períodos do ano).
          https://precoscombustiveis.dgeg.gov.pt/estatistica/preco-medio-diario/

  5. Avatar de JR
    JR

    Podem fazer a contas que quiserem, e é importante, mas chega ao fim e ao cabo o consumidor final é o sempre penalizado. O outro diz quem não tem dinheiro não tem vícios. Isto é só para quem pode mesmo. Quem não pode arreia. Vamos voltar a idade da pedra.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      nao pagas para andar a pé

  6. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Olha o GPL até desceu. Hoje atestei a 85 cents o litro.

  7. Avatar de JMarques
    JMarques

    o meu model 3 gasta zero, comprem eletrico e nc mais gastam um centimo

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      se nao gasta é porque nao anda

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Já há modelos com placas solares ou eólicas ? Não sabia.

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Se ele tiver paineis solares em casa e se o percursos dele for basicamente andar na cidade, sim, não gasta nada.

      2. Avatar de luis
        luis

        Carrego na empresa, carrego quando vou às compras até o lidl tem a borla. Vcs são mm tapadinhos

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Andas de Tesla e vais às compras ao lidl?
          Lol

          1. Avatar de JL
            JL

            Então ? Um Tesla é o carro dos ricos ?

            Epá… O meu dia ficou melhor….. Loool

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Igual a quem tem um iPhone, pode não ser rico mas é status seeker

          3. Avatar de JL
            JL

            É o status de ter um carro de baixa qualidade, pouca autonomia, cheio de defeitos, que avaria muito, que tem má reputação, que o ceo da tesla é um troca tintas ???

            Não percebi que status é esse, talvez um dia entenda. LOOOL

    3. Avatar de Artur Morais
      Artur Morais

      Nunca vou perceber essa história de não gastar um centimo e o medo de ter um carro a combustão e de ir a oficinas ou de mexer no mesmo até, opah malta ganhem tomates sinceramente e deixem de ser coninhas, um carro electrico continua a ter manutenção anual, até a própria tesla recomenda mudar os fluidos anualmente, como qualquer carro a combustão ou acham que andam a poupar imenso? Já vão levar com Impostos agora a grande a francesa, agora não venham é tentar impigir a malta pra mudar, cada um anda como quer.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Se sei fazer a manutenção do carro: Sim sei e já fiz e gosto.
        Se quero fazer a manutenção do carro: Não obrigado.

        Ainda para mais fazer a manutenção nos carros “modernos” em que para mudar a lâmpada de um pisca é preciso tirar a roda e a cava fora… perdi 1 hora da minha vida para mudar uma lâmpada. Agora imagina chegar ao filtro do óleo LOLOL

        Esquece, tenho vida e prefiro passar esse tempo com os meus filhos do que à volta do carro.

  8. Avatar de AJMS
    AJMS

    Por sua vez amanhã dia 23 a eletricidade está quase grátis, restando somente os impostos a pagar por cada kWh que faz que o kWh fique a 6 cent com já iva a 23%.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      é gratis mas pagas que te cozes

      1. Avatar de AJMS
        AJMS

        Vasco, nunca paguei tão pouco pela eletricidade, e este ciclo já vem de Set 2023 e tem corrido bem, impostos é igual para todos.

    2. Avatar de PJA
      PJA

      Acredito tanto nisso como acredito no Pao Natal.

      1. Avatar de AJMS
        AJMS

        PJA, eno teu desconhecimento já acreditas? primeiro pesquisa …informa-te tira dúvidas, se estiveres bem informado poderás optar para o que é melhor para ti. Eu pago a eletricidade à hora, cada hora tem um preço, e amanhã a eletricidade vai estar a zero a várias horas do dia, e nessas horas só irei pagar os impostos relativos a cada kWh consumido + o lucro do comercializador que vai dar 0.54 cent o kWh . Chama-se a isto mercado Indexado, existe vida para além da EDP, EDP que também tem mercado indexado mas não divulga……..espertos.

        1. Avatar de AJMS
          AJMS

          * correção de valor anterior 5.4 cent o kWh

  9. Avatar de Vasco
    Vasco

    não assustem as pessoas. 2 centimos é quase nada

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Quanto mais caro o combustível, mais trânsito há.
    Há muito dinheiro para tirar do bolso dos tugas.
    Força…

  11. Avatar de JL
    JL

    Em Portugal é assim. A ganância impera. Lucros monumentais nos CTT e os colaboradores têm péssimas condições laborais. Os principais Bancos portugueses, anunciam aumentos brutais nos lucros… Enfim, é isto.

    1. Avatar de luis
      luis

      Típico cromo que se queixa e nada faz , eu sai daí e aqui na Suíça vivo como um rei. Agora comprei uma casa aí em Lisboa no centro

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Os ctt têm péssimas condições? Tens de falar com alguém que lá trabalhe..

  12. Avatar de JS
    JS

    Também tenho um primo que vive na Suiça á 15anos e agora vem para Portugal de vez e muito contente de estar la

  13. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    A malta dos elétrico é que vai abrir a carteira. Brevemente os impostos sob os elétricos vai aumentar drasticamente.

    1. Avatar de JL
      JL

      Estão secalharya, faz parte da comissão que vai meter impostos na electricidade? Loooool

      Estamos aguardando, enquanto isso vamos poupando, ao contrário de vocês.

      Só falta dizer que depois aliviam os impostos nos a combustão. Llooololl

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Não conta quanto custa a mais. Para pagar essa diferença ainda tem da andar as boas dezenas de milhares de quilómetros, e isso se carregar em casa.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então não chegou a casa da ultima vez ? a mim nunca aconteceu. Mas olhe quando tive a combustão fiquei algumas vezes pelo caminho…

          E quantas centenas de milhar de kms tem de fazer para compensar um hibrido ?

  14. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Ainda ninguém percebeu que o estado tem interesse em que o preço seja o mais alto possível?
    Mais dinheiro a entrar para ser bem guardado em estantes.
    Há dois motivos fundamentais pelos quais os preços sobem.
    Primeiro motivo…Por tudo.
    Segundo motivo…Por nada.
    Em breve mais subidas acontecerão porque foi detectada uma estrela de neutrões a 79 mil milhões de anos luz da Terra e a Galp diz que está a vir na nossa direcção.
    Portanto, isso é muito perigoso e põe em risco não só o planeta mas tb as refinarias e etc , logo, preço a subir.
    Mas a estrela só vai chegar daqui a 79 mil milhões de anos, perguntam, mas lá está, no prevenir é que está o ganho.
    Habituem-se…