Petrolífera Shell quer ter mais centrais de carregamento para elétricos

25 Comentários

Apesar de não serem uma alternativa consensual, a aposta nos carros elétricos está a ser, direta e indiretamente, conduzida. Agora, foi a vez da petrolífera Shell anunciar que irá acelerar o investimento em centrais de carregamento.

Shell Recharge, carregamento de elétricos

Num relatório sobre a estratégia para a transição energética de 2024, a Shell partilhou que quer continuar a fortalecer a sua oferta de soluções baixas em carbono, à medida que deteta um aumento significativo na procura pelos consumidores e nas políticas de apoio pelos governos.

Até 2030, a petrolífera quer concentrar-se em três áreas-chave, nas quais acredita poder ter um impacto positivo, reduzindo os custos para os consumidores:

  • Carregamento de carros elétricos;
  • Bio-combustíveis;
  • Energia integrada.

A Shell revelou querer aumentar o seu negócio de carregamento de carros elétricos, no sentido de apoiar os consumidores que escolherem mudar de um veículo a gasóleo ou gasolina para um elétrico.

Estamos focados em oferecer opções aos consumidores nas áreas em que detetámos maior procura, como o rápido crescimento da mobilidade elétrica na Europa e na China. Ambicionamos aumentar o número de pontos de carga que operamos para 200.000 em 2030, aumentando dos 54.000 de atualmente.

Conforme partilhou, a Shell irá focar-se no carregamento público, em vez do doméstico, uma vez que acredita “que será o mais necessário entre os consumidores”. Aliás, segundo apontou, a sua rede pública de carregamento, Shell Recharge, já opera em cerca de 33 países.

Temos uma vantagem competitiva gigante em termos de localizações, uma vez que a nossa rede global de estações de serviço é uma das maiores do mundo.

Em setembro de 2023, a petrolífera inaugurou a sua maior central de carregamento de carros elétricos, na China. Com 258 pontos de carga, a central consegue responder a 3300 carros, diariamente.

Shell Recharge, carregamento de elétricos

Conforme consta no relatório, a Shell está a atualizar a sua rede de retalho, “com um aumento do carregamento de veículos elétricos e ofertas de conveniência, em resposta à evolução das necessidades dos clientes”.

No total, planeamos desfazer-nos de cerca de 500 instalações pertencentes à Shell (incluindo joint ventures) por ano em 2024 e 2025.

“Estamos a aumentar a nossa carteira de produtos lubrificantes premium para abastecer setores-chave da transição energética, como os óleos de transformação utilizados nos parques eólicos offshore e os fluidos de refrigeração para sustentar o desenvolvimento de baterias para veículos elétricos”, lê-se no relatório.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dani+Silva
    Dani+Silva

    É o inevitável. Ou se adaptam, ou desaparecem…

  2. Avatar de JOaquin Lopes
    JOaquin Lopes

    Uma pessoa com um eletrico em Portugal está limitada…nem consegue ir de Lisboa a braganca num tesla, n ha carregadores e os que ha estao ocupados. Esquecam os eletricos fora das cidades, como citadinos sao porreiros mas fora ui, so problemas

    1. Avatar de Isaltino
      Isaltino

      Eu ja fiz Vila Nova de Gaia – Portimão num tesla model 3, e não tive grande problema

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Como te atreves a contradizer?

        Se ele diz que está tudo ocupado é porque está tudo ocupado…

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      sim, a rede de carregamento de elétricos é paupérrima no interior do pais, infelizmente.
      Mas isso tem de melhorar senão não vamos la…

    3. Avatar de JL
      JL

      Então ? com hidrogénio não funcionou ?

    4. Avatar de JL
      JL

      Se não tiver um tesla não consegue.

      Mas os telas nem precisam da rede publica, só a privada chega para ir a bragança sem problemas.

      Esqueçam ? então qual teve e correu mal ?

    5. Avatar de Lelo
      Lelo

      Dá pra ir com praticamente qualquer EV. Demora mais…
      Uma questão de planeamento.
      Segundo a ABRP, num ID3 58kwh são cerca de 5h40m , ja incluindo 46m de carregamentos.
      Num Tesla m3 lr é bem mais rapido.
      Também já referi várias vezes que esta pseudo entidade mobi e devia agilizar os licenciamentos de carregadores e exigir PCRs no minimo com 120kwh.

      1. Avatar de rui
        rui

        PCRs só de 120Kwh não é necessário, alias tirando em AE e outro sitios estratégicos carregadores rapidos são desnecessários, devias sim massificar os carregadores de 7,4Kwh nas cidades, tudo o que fosse lugar publico com 7.4Kwh e só para não dizer 3.7Kwh…

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Nas cidades, 7.4kW é demasiado lento até para um carro com bateria pequena como a minha. Depois o pessoal usa o carregamento como se fosse estacionamento o que acaba por estragar tudo.

          22kW (AC) deveria ser a norma.

        2. Avatar de Lelo
          Lelo

          @Rui, não concordo.
          Carrega muito mais rápido e aumenta a rotatividade. É esse o objectivo.

          1. Avatar de rui
            rui

            O carros estão mais tempo parados que a andar, a tipica pessoa conduz 15k ano, nas grandes cidades menos que isso, mas 15k ano é cerca de 40km dia, com consumo médio de 16kwh são cerca de 6.6kwh de consumo, mesmo que gaste diguemos 10kwh, num carregador de 3.7Kwh carrega em menos de 3 horas.
            Um carro que passe a noite perto de um apartamento ou o dia junto ao local de trabalho a carregar a 3.7Kwh é mais que suficiente.

            Se podos os lugares de estácionamente da EMEL por exemplo tivesse um carregador de 3.7 ou 7.4 chegava e podias sim em shoppings ter os tais a 11/22kwh e alguns DC de 120 com valores claramente mais caros…

          2. Avatar de Lelo
            Lelo

            Isso é pra quem não tem nada que fazer ou está em casa.
            Quem está de passagem por uma localidade ou de viagem quer é despachar o assunto.
            Não é com essas velocidades de carregamento miseráveis.
            Fora de casa/zona de residência quanto mais rápido melhor.

          3. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Isso não funciona assim, o melhor é sempre ter carregamento rápido, que tem cabo próprio, quem faz 40km por dia, praticamente tem que carregar 1 vez por semana, pode bem esperar 20a30mn a carregar por exemplo no supermercado.
            Mas deixar o carro a carregar 3 ou mais horas, sozinho, com o nosso cabo, á noite, em baixa tensão, não é para mim, a não ser que seja na garagem dum hotel, por exemplo.

    6. Avatar de TM
      TM

      Desculpa??? Percorri portugal de uma ponta á outra com 2 carregamentos no supercharger de fátima e outro no algarve… Mas como é que ainda podem pensar que não há carregadores se até no raio da aldeia que eu vivo tenho dois semi-rápidos…

  3. Avatar de JL
    JL

    Então ? com hidrogénio não funcionou ?

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Pois claro que quer, sem os combustíveis fósseis os carros eléctricos não funcionam.

    1. Avatar de JL
    2. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Não funcionam é COM combustíveis, e ainda bem, que eles são caros e dão cabo do nosso ar que respiramos

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      A ciência e engenharia está sempre a evoluir um dia vão inventar mecanismos de criação de energia elétrica sem a utilização de combustíveis fósseis. No futuro vai ser possível

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Olha que muita gente vai passar ao lado desta ironia…

      2. Avatar de Zé

        Roda de Hamster?

    4. Avatar de Rui
      Rui

      não me diga ? o meu ja leva 150 mil km e nunca lhe meti gasolina, onde é que se mete ?

  5. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    Agora quando as marcas europeias estão a rasgar o plano de produzir elétricos é que a Shell quer abrir carregadores. Boa sorte!

    1. Avatar de JL
      JL

      A Shell não percebe nada do assunto, até já fechou postos de hidrogénio, que muitos petrolheads dizem ser o futuro, aqueles que nem sabem que são eléctricos. Loool