Fevereiro deste ano foi o mais quente dos últimos 93 anos em Portugal Continental

32 Comentários

O mundo está diferente e estranho. O tema “alterações climáticas” continua a ser ignorado por muitos, mas a verdade é que há registos de temperatura “anormais”. Segundo o  Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o passado mês de fevereiro foi o mês mais quente dos últimos 93 anos em Portugal continental.


Fevereiro: valor médio da temperatura média do ar foi de 12,47 graus

Após a análise da situação climatológica em janeiro de 2024, verificou-se que a partir do dia 22 e até ao fim do mês, foram registados valores de temperatura do ar muito superiores ao valor médio mensal. O mês de fevereiro chegou e o cenário não foi diferente.

Segundo o boletim climatológico do IPMA, o mês de fevereiro foi considerado o mais quente dos últimos 93 anos em Portugal continental. Em fevereiro registou-se um valor médio da temperatura média do ar (12,47 graus), 2,55 graus Celsius superior ao normal.

No que diz respeito ao valor médio da temperatura máxima do ar, foi a 3.ª mais alta desde 1931 e nas mínimas, foi a 5.ª mais alta deste 1931 e a 2.ª desde 2000. No início deste mês, já o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus, tinham dado a saber que o mês de fevereiro foi o mais quente a nível mundial desde que há registos.

IPMA

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Isso significa que há pelo menos 93 anos atrás também houve um fevereiro quente.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Nao necessariamente, tambem poderia querer dizer que nao existem registos anteriores.
      Mas sim, ainda existem dados de pelo menos 1900 a 19030, antes desconheço e só com pesquisa.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Isso, continua a olhar para o lado. O que achas do aumento constante da temperatura média que acontece desde a década de 60?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Meh

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Provavelmente antes disso nem há registos

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Pesquisa sobre paleoclimatologia.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Está a gozar com a minha cabeça? nós a falar de meteorologia e tu mandas uma posta de um estudo que estuda o clima há milhares de anos com base com o que ficou nos calhaus ? por favor é claro que dá para ter uma ideia como por exemplo da era glaciar mas nada tem a ver com isto. Estamos a falar de registos de seres humanos não das máximas e mínimas no tempos do dinossauros para alem de não não dar para saber é completamente irrelevante

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Eu só indiquei a área da ciência que estuda o clima há milhares ou milhões de anos.
            É óbvio que a precisão não será tão exacta mas dá para prever como os ciclos do clima aconteceram e estão a acontecer.
            Serve para rebater quem diz que o que está a ocorrer é um ciclo natural. Não deixa de ser verdade, MAS o ritmo a que está a acontecer é que não é o mesmo.

  2. Avatar de PB
    PB

    Segundo o gráfico temporal de temperaturas da APA – essa noticia não corresponde a realidade .
    https://rea.apambiente.pt/content/precipita%C3%A7%C3%A3o-e-temperatura

    Secção – Temperaturas mínimas e máximas anuais do ar em Portugal continental
    APA –

  3. Avatar de Jose Afonso
    Jose Afonso

    “Fevereiro foi o mês mais quente dos últimos 93 anos em Portugal Continental”
    Agora imaginem 93 anos num espaço temporal da vida do planeta terra (4.5 bilioes de anos)

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Exato por isso é que a velocidade a que aumenta é preocupante

    2. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
      BurroFuiEuQueEstudei!

      Como é que queres fazer essas contas se na altura não haviam registos atmosféricos? Mas sim, continua a assobiar para o lado.

    3. Avatar de Leitor assíduo
      Leitor assíduo

      Correção: 4,5 mil milhões de anos.
      É uma confusão frequente porque em várias línguas bilião = mil milhões
      mas em português bilião = milhão de milhões.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Milhar de milhões

    4. Avatar de gipsy89
      gipsy89

      não há provas científicas que a idade da Terra seja essa, nem por aproximação com margem de erro de muuuuitas centenas de milhões de anos!

  4. Avatar de X
    X

    Visão de curto prazo do capitalismo a empurrar a Humanidade para o abismo, não comecem a tirar a cabeça do bolso e a pensar nas consequencias… além de serem inresponsaveis serão considerados criminosos.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Então, qual é a tua sugestão? Como é? Dizer críticas é fácil. Vamos lá então:

      – Pagas-me os painéis solares para colocar em casa?
      – Compras-me um carro elétrico?
      – Compras-me uma garagem para carregar o carro?
      – O que se faz a toda a frota de carros a combustão que circulam por aí, mas que, com as políticas da Europa, vamos ter de mandar abater ou arrumar num canto?
      – Dás tu a iniciativa de acabar com as “viagens” que toda a gente faz agora? (Os aviões poluem bastante.)
      – Já usaste o ChatGPT? Por favor, vai ver a quantidade de energia que gasta por pedido. Começas também tu a dar o exemplo?
      – E quanto à comida? Tens tudo aí no teu quintal, não é?
      – Posso perguntar se comes carne? Se sim… bem, nem vou falar…
      – Quantos banhos tomas por semana?

      Etc.

      Quanto às medidas governamentais:

      – Vamos continuar a apostar na TAP (que, por sua vez, contribui para a poluição) em vez da ferrovia e da ligação a todas as capitais de distrito do país?
      – E os transportes públicos nas cidades, como é? Continuamos só com Lisboa e Porto?

      1. Avatar de X
        X

        A bem ou mal temos que mudar e vida antes de ultrapassar-mos o ponto de não retorno climático, faço o que posso e não ando a esbanjar recursos só para alimentar o ego e parecer mais que os outros e tambem decidi não ter filhos. Acho que o cidadão comum ainda tem uma mentalidade do seculo XX que é insustentável e vamos todos pagar por isso, para criar uma nova consciencia é necessario melgar o povo com conversa anti-capitalista!

  5. Avatar de luis
    luis

    Ou seja há 93 anos já havia aquecimento global e nada de mal aconteceu. Estamos cá todos de boa saúde

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O drama, o medo, o terror…
    #vaificartudobem
    #fiqueemcasa

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Sim, já sabemos que os climatologistas são todos comprados…

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Comprados pela lobby green e todos alarmistas, já andam a gritar pelo fim do mundo há décadas

        1. Avatar de X
          X

          Largas uma posta de pescada dessas e ainda vens para aqui comentar de tudo e mais alguma coisa mas sem o minimo noção sequer dos factos cientificos, deve ser a tua egotrip.

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Então tu não és adepto dos lobbies? Alguém tem de contrabalançar o lobby do petróleo.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            adepto de lobbies regulados e que não precisem de mentir nem contar falácias para levar a sua posição adiante.. lobby é um mero instrumento politico-economico

        3. Avatar de Rui
          Rui

          O ser humano consegue sempre surpreender começo achar que este pessoal é tal e qual os negacionistas do covid, não gostar de carros elétricos tudo bem, não ir para o trabalho de bicicleta ok também é chato mas como é que alguém pode ser contra vivermos num mundo mais limpo? mas gostam assim tanto de respirar de um tubo de escape? Um painel solar e um eólica não faz mal a ninguem estão ali a gerar energia totalmente gratuita sei deitar fumo nenhum mas o burros consegue preferir uma central a carvão a deitar toneladas de fumo é que para além da poluição ainda tem de respirar o fumo ainda me lembro quando era puto e vinha das escola os autocarros a saírem da paragem era um pivete que não se podia tudo para cima da pessoas que iam no passeio, não tenho inteligência para chegar ao argumentos destas pessoas metam o tubo de escape do carro para dentro de caso a noite inteira que vão ver que fazem um favor à sociedade

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            “Um painel solar e um eólica não faz mal a ninguem estão ali a gerar energia totalmente gratuita sei deitar fumo nenhum”
            pois, é por afirmações dessas que as pessoas pensam que o green é efectivamente green, precisas de estudar para entender a verdade e as consequências por de trás de tudo.
            btw, tenho paineis solares, turbina eolica e lg chem na minha casa no alentejo, gastava acima de 400€ mês de energia, hoje gasto perto de zero e estou-me nas tintas para a pseudo poluição, fi-lo poupança e para ter a possibilidade de ficar off-grid, só me falta ter tratamento de águas para o efeito.

  7. Avatar de Anung
    Anung

    E? Vão oferecer ACs á malta pobre?
    É aproveitar para antecipar as plantações.

  8. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Em contrapartida o de Março deve ter sido o mais frio do ultimo milénio …***asse, que a conta da luz está linda este mês

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Possa de certeza que não é da mesma zona que eu, não é que aqui tenha estado calor mas também não teve frio de certeza