Elétricos crescem, mas escassez de pontos de carga preocupa fabricantes europeias

7 Comentários

As fabricantes estão, ainda, a ler o mercado relativamente aos carros elétricos. Porém, para as europeias, há um problema unânime: a escassez de infraestrutura de carregamento.



Quando uma fabricante assume o compromisso da mobilidade elétrica, seja a curto, médio ou longo prazo, assume que é impreterível assegurar uma rede de carregamento robusta, que dê resposta ao crescimento da procura.

De facto, um dos grandes impasses aos carros elétricos reside, ainda, na autonomia e na falta de confiança que os potenciais utilizadores destes modelos eletrificados têm relativamente à disponibilidade de pontos de carga – a tal da ansiedade associada a estes veículos.

Assim, conforme compilado pela Automotive News Europe, é unânime entre as fabricantes europeias que têm lançado novos carros elétricos para o mercado que a rede de carregamento tem de se muscular.

 

Fabricantes querem apostar nos elétricos, mas também querem mais carregadores

Com o lançamento do modelo totalmente elétrico Explorer, fabricado em Colónia, na Alemanha, Martin Sander, diretor do negócio de veículos elétricos da Ford na Europa, revelou que há algo que o “preocupa muito”.

É preciso acelerar drasticamente [os processos de licenciamento e a implementação de infraestruturas de carregamento]. Se isso não acontecer, em 2035 os clientes não terão a possibilidade de conduzir veículos elétricos em toda a Europa, porque simplesmente não será prático.

Na mesma linha de pensamento está Luca de Meo. Na semana passada, numa conversa com o presidente da Eurelectric, uma associação que representa a indústria europeia da eletricidade, o CEO da Renault questionou, retoricamente, se a abordagem atual de carregamento não será um pouco limitada.

Luca de Meo, CEO da Renault
Luca de Meo, CEO da Renault

Afinal, a Renault começará a vender, ainda este ano, o R5 E-Tech e, embora uma das características seja o carregamento bidirecional – ou seja, o automóvel será capaz de devolver energia à rede, à casa ou aos eletrodomésticos -, este só funcionará com um carregador concebido pela Renault e com determinados fornecedores de eletricidade com os quais a empresa tem acordos.

A interoperabilidade e a procura de uma forma de fazer com que todos os automóveis possam repor a energia no sistema, venha ela de onde vier, é uma discussão que se deve ter.

Ford

Para Luca de Meo, a União Europeia (UE) deveria inspirar-se nos esforços que levaram à norma europeia para as telecomunicações dos telemóveis, que resultou na criação do Sistema Global de Comunicações Móveis, ou GSM. Segundo ele, “na Europa, inventámos a norma GSM e esta foi copiada em todo o lado”.

Porém, na perspetiva de Klaus Müller, presidente da Bundesnetzagentur alemã, que supervisiona os mercados de eletricidade e telecomunicações do país, a definição de uma norma comum de carregamento de veículos elétricos na UE não é uma tarefa para os 27 reguladores do bloco, mas antes “para as fabricantes de automóveis e os seus organismos autónomos”.

O problema da rede de carregamento assombra a indústria dos carros elétricos e, claramente, não passa despercebido às fabricantes que querem apostar neste mercado. Resta-nos, daqui em diante, perceber em que resultará este subtil “ioiô de responsabilidades”.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Quantum
      Quantum

      Hahahahaha

  1. Avatar de Realista
    Realista

    “e, embora uma das características seja o carregamento bidirecional – ou seja, o automóvel será capaz de devolver energia à rede, à casa ou aos eletrodomésticos -, este só funcionará com um carregador concebido pela Renault e com determinados fornecedores de eletricidade com os quais a empresa tem acordos.”

    Isto é que lixa-me enquanto consumidor, bloquearem-me um recurso só porque existem acordos comerciais…

    1. Avatar de Quantum
      Quantum

      Em minha casa quem manda sou eu… Não há acordos a não ser com a minha esposa

  2. Avatar de JR
    JR

    Algumas contas da luz nos proximos anos deverá aumentar para quem os carrega em casa, pois os beneficios não duram para sempre.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      A conta da luz aumenta, mas reduz e muito a conta de combustíveis…

  3. Avatar de Dani+Silva
    Dani+Silva

    Na Suíça consigo viver só com os carregadores Tesla (passo por 3 supercarregadores no caminho para o trabalho, a 80km de distância de casa).

    Em Portugal a Tesla já anunciou que irá negociar com o novo governo para se acabar com as limitações nas redes de carregadores em Portugal, de forma a que a Tesla possa continuar a expandir a sua rede.

    A Rede Mobi-e foi uma boa ideia no início, mas agora é um travão à instalação de novas redes de carregamentos…