França põe travão a marcas como Temu e Shein

46 Comentários

O Parlamento francês aprovou, na quinta-feira, uma série de medidas que tornam a moda rápida de baixo custo, especialmente dos produtores chineses em massa, como a Shein e a Temu, menos atrativa para os compradores.

Fast fashion. Imagem que ilustra França

A par de outros, o mercado francês de vestuário foi inundado por roupas baratas importadas, trazidas maioritariamente por plataformas online. Enquanto isso, em França, várias marcas nacionais declararam falência.

Assim sendo, o Parlamento francês aprovou uma série de medidas que tornam a moda rápida, comummente apelidada fast fashion, menos atrativa para os consumidores. Segundo a Agence France-Presse, o pacote foi apresentado pelo Horizons, o partido aliado do Presidente Emmanuel Macron, e os argumentos debruçaram-se sobre preocupações ambientais.

De acordo com Anne-Cecile Violland, deputada do Horizons, além de ser a indústria mais poluente, o setor têxtil é responsável por 10% das emissões de gases com efeito de estufa e é um grande poluidor de água.

A Shein, por exemplo, produz “7200 novas peças de vestuário por dia”, conforme mencionado pela deputada.

Segundo Christophe Bechu, ministro da transição climática, com esta votação, França torna-se o primeiro país a “legislar para limitar os excessos da moda ultra-rápida”.

 

França estreita medidas de plataformas de fast fashion como a Shein e a Temu

De acordo com a lei, para determinar o que constitui fast fashion, França aplicará critérios como o volume de roupa produzida e a velocidade de rotação das novas coleções.

Apesar de os critérios ainda não terem sido decretados, pois falta a votação do Senado para a lei entrar, ou não, em vigor, sabem-se algumas coisas:

  1. As empresas de fast fashion serão obrigadas a informar os consumidores sobre o impacto ambiental da sua produção;
  2. Será cobrada uma sobretaxa ligada à pegada ecológica da fast fashion de 5€ por artigo, que aumentará para 10€ até 2030 (a taxa não pode, porém, exceder 50% do preço de uma peça);
  3. Será imposta uma limitação da publicidade à fast fashion.

Segundo Anne-Cecile Violland, as receitas que resultarem da taxa (2) serão utilizadas para subsidiar as empresas de vestuário sustentável, abrindo-lhes a porta para competir.

Embora França seja um dos grandes players da moda de luxo, pautando o ADN de marcas líderes como Chanel, Hermes, Dior, Cartier e Louis Vuitton, a indústria da moda de gama mais baixa tem perdido terreno para rivais europeias como a Zara e, mais recentemente, para gigantes chinesas como a Shein e a Temu.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    A capital da moda e afinal andam todos de roupas horríveis da china. Não que sejam todas más, mas vinda da temu? Só se for pijamas. *googles what young people wear in France* ok, nevermind. Eles andam de pijamas na rua.

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Excelente iniciativa. Se soubessem as condições dos trabalhadores de onde vêm esses produtos baratissimos..

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Se soubesses as condições dos trabalhadores de 99,99% dos produtos importados estavas calado para não dizeres m**da

    2. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      É como o teu telemóvel, as lampadas led que tens em casa, os sapatos ou as sapatilhas que tens calçado, etc

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      São as mesmas de muitos outros que produzem roupas de marcas caras… Ou pensas que quem faz roupas para a Louis Vuitton ganha um salário milionário? A diferença é que as roupas baratas, só exploram os trabalhadores, as caras exploram os trabalhadores e exploram os clientes. É só ver a Scoor Brothers, embora não seja de luxo é bem cara, e é tudo feita no Bangladesh e China.

    4. Avatar de Ivo
      Ivo

      Muitas vezes, as pessoas deste fórum costumam dizer que a mão de obra na China é paga com uma tigela de arroz. Na realidade, não é bem assim; hoje em dia, o salário médio na China ronda os 8000 RMB (o que equivale a aproximadamente 1024,80 euros), sendo que em Pequim, o salário médio é um pouco mais alto, cerca de 14000 RMB (equivalente a 1793,40 euros). Por este motivo, muitas empresas que produzem produtos de baixa tecnologia (como roupa, calçado, etc.) procuram outras alternativas mais baratas, como Bangladesh, Vietname, entre outros.
      Quanto ao salário médio no Japão, ele é de aproximadamente 14000 euros. E, já agora, sabe qual é o salário mínimo nacional em Portugal?

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    e já vem tarde estas medidas

    1. Avatar de Bruno+Almeida
      Bruno+Almeida

      Também acho.

  4. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    Estamos a assistir ao fim da globalização.

    1. Avatar de balelas neutro
      balelas neutro

      O que estamos a assistir é ao fim dos produtos “lixo” (que fazem com que tudo, desde a eletrónica aos têxteis, sejam descartáveis… mesmo as relações entre as pessoas que hoje em dia têm dezenas de relações fúteis em vez de tentar uma duradoura).

      O mundo manda o lixo para países pobres, mas se um dia visitarem um deles, vêm o degredo escondido em que vivemos: famílias a desmontar aparelhos para tirarem os cabos e outros metais importantes e o resto fica numa lixeira eletrónica; o mesmo com as roupas feitas de materiais à base de plástico (outrora eram materiais orgânicos como lã, algodão, seda, etc.) que já não se decompõem e ficam nos solos por centenas de anos…

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Em vez de abrires a fossa para dizer nada, informa-te e acorda para a vida. Ou volta para a caverna de vez

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          És o maior da Aldeia LOOOL

          1. Avatar de luis
            luis

            Arranja emprego já que não acertas uma aqui LOOOL

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Estás a falar de quê mesmo? Reduz a dose mas é…

        2. Avatar de paulo
          paulo

          Sempre a criticar. Para esse efeito há bots mais eficientes. Sempre que as fossas entopem, lá vêm estas coisas ao de cima.

    2. Avatar de jota
      jota

      A Europa está a tornar-se naquilo que tanto critica! Estamos a tornarmo-nos numa Rússia ou numa EUA do Trump! E sim, estamos a assistir ao fim da globalização!

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Como se a globalização fosse a solução para todos os males…

        1. Avatar de papagaio
          papagaio

          a globalização até pode ser…mas a ganancia humana é bem mais forte…

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    Coisas de fascistas… Nada de novo na Europa.

  6. Avatar de AlexS
    AlexS

    Democracias cada vez menos liberais e mais totalitárias, com cada vez mais poder logo cada vez corruptas , cada vez mais leis logo cada vez mais baseadas na violência legal .
    E ainda temos ódio da elite europeia aos preços baixos. Já fazem tudo para aumentar os preços da aviação e do turismo para serem só eles a voar.

    Ronald Reagan:
    If it moves, tax it. If it keeps moving, regulate it. And if it stops moving, subsidize it.

    1. Avatar de superfan
      superfan

      Nesse aspecto fazem bem . Há demasiadas pesssoas a fazer turismo.

  7. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Eu às vezes vejo casacos em certos lados desse tal Temu a 6 e 7 euros. Eu até fico tolo. Olha-se para eles e parecem ser de categoria e uma pessoa pensa: “6 euros por este casaco ?? Mas será verdade ??”. Olhem, é o que penso sempre. 😐

    1. Avatar de Luís
      Luís

      E pensas bem.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Parecem ser, dizes bem. O aspeto parece bom, mas começas a usar e em menos de nada começa a ter problemas. O problema é que vais comprar um casaco aí numa loja do shopping e é a mesma coisa, só que pagas 4x mais.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        qualquer casaco por menos de 500€ é descartavel, tenho casacos com 20 anos como novos, não compro lixo

  8. Avatar de Zé

    E as grandes marcas produzem onde mesmo? Na China, Vietnã, etc. A diferença é que ganham 500%-1000% de lucro em cada peça e obviamente pagam mais impostos aos cofres europeus. A sustentabilidade não é sobre o planeta, mas sobre o bolso dos políticos. Não aguentam competição então que saiam do mercado

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É isso mesmo. Por acaso a Zara até tem produtos fabricados em Portugal, eu tenho 2 camisas da Zara fabricadas em Portugal, mas devem ser poucas peças. As marcas caras, produzem no mesmo local das marcas baratas, só que lucram muito mais. Eu não me importava por pagar mais por uma peça de vestuário/calçado se a mesma fosse produzida por pessoas que ganham um salário minimamente decente. Agora pagar caro e quem produz recebe uma malga de arroz, não está certo.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        tens marcas que produzem na europa, só não são zaras da vida, e pagas não só pelo sitio onde é feito mas pela qualidade dos materiais, basta ires ao ECI e encontras muitas dessas marcas, verifica as etiquetas, por exemplo tenho alguma roupa hugo boss, é tudo feito na europa, as camisas duram a vida toda e os fatos também.
        já calçado (sapatos) só compro italianos ou tugas, tennis duram 1 ano e vão para o lixo por isso pouco importa

      2. Avatar de Anti-tudo
        Anti-tudo

        ” uma malga de arroz” ahahah, enganaram-te bem…

  9. Avatar de SC
    SC

    Se não fossem esses países muitos de nós não tínhamos dinheiro para comprar uma grande parte do que “consumimos”, não vamos se hipócritas.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Teríamos de consumir menos. Há um excesso de consumo, aliás, a inflação está elevada devido a isso mesmo, e é por isso que as taxas de juro continuam altas, é que o consumo continua muito elevado e a pressionar os preços. Devia-se comprar roupa porque se precisa, e não comprar só porque sim.

      1. Avatar de Anti-tudo
        Anti-tudo

        Concordo, mas eu é que escolho onde compro, não são os riquinhos a decidir onde vou comprar…

      2. Avatar de SC
        SC

        Tens razão, temos de consumir menos sem dúvida. Para isso temos de começar pela mudança da mentalidade da sociedade que muitas vezes é incutida a consumir pelos mesmos que agora nos estão a pedir para não consumirmos. Tudo é um negócio e o dinheiro manda.
        Neste caso estamos a falar de roupa mas conheço empresas que estão a comprar material mas especifico para industria para fazer prototipos porque os preços na Europa sao 10 vezes mais caros.

  10. Avatar de Anti-tudo
    Anti-tudo

    Mais uma vez os riquinhos a decidirem onde os pobres têm de gastar a esmola…

    1. Avatar de yaye
      yaye

      e alguns pobres ainda batem palmas porque a lavagem eco funcionou neles

      1. Avatar de Anti-tudo
        Anti-tudo

        E os riquinhos agradecem

  11. Avatar de olho'
    olho’

    Experimentei instalar a Temu, sem comprar nada e tive que a desinstalar logo. O telemóvel parecia um vulcão dentro do bolso, tal a quantidade de alertas e popups em catadupa.

    1. Avatar de Anti-tudo
      Anti-tudo

      Vou-te contar um segredo, mas não digas a ninguém, existe uma opção para não mostrar alertas nem popups. Abraço

  12. Avatar de JL
    JL

    Tudo vem da China, toda a gente sabe isso. Até as marcas mais conceituadas fabricam lá.
    Então e as lojas dos chineses que estão pela europa?
    As medidas dos «chauvins» que pouco ou nada servem ao clima.

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    Acho bem!
    Tratam-se de peças descartáveis, feitas por mão de obra escrava, com matérias primas de qualidade bastante duvidosa, até pelas substâncias químicas que nelas podem estar impregandas para lhes dar determinadas características.
    A conversa das grandes marcas sempre existiu e vai existir, mas não serão elas, em geral, de melhor qualidade que as demasiado baratas? E para além disso, comparar marcas internacionais, que têm distribuição geográfica bastante ampla, não é por si só justificação para comparar diretamente com as mais baratas ‘só porque’ são feitas no mesmo país – nós em Portugal também temos confeções de peças para fast fashion, como de qualidade superior – o mesmo país para duas realidades.
    Ademais, existem inúmeras marcas, nem sempre necessariamente mais caras, que vendem roupa de qualidade a um preço satisfatório. As lojas de roupa não se esgotam na Temu, Shien, Primark, Zara ou numa Nike, Hugo, etc. Existem pequenas marcas e lojas com peças de bastante valor, existem mais lojas para além das que se encontram nas grandes superfícieis onde sempre se vendeu ‘mais do mesmo’.

  14. Avatar de Anonimato
    Anonimato

    Verdadeira Capitais mundiais da Moda = Índia e todas as suas megacidades cidades vilas aldeias depois China e tudo o que é seu depois toda Ásia ( sem lixo não asiático japão , austrália nz e coreia sul ) e eua france brasil itália alemanha espanha ocidente são um lixo que nada pescam de Moda e nem a têm

  15. Avatar de Anonimato
    Anonimato

    Verdadeiras Capitais mundiais da Moda = Índia e todas as suas megacidades cidades vilas aldeias depois China e tudo o que é seu depois toda Ásia ( sem lixo não asiático japão , austrália nz e coreia sul ) e eua france brasil itália alemanha espanha ocidente são um lixo que nada pescam de Moda e nem a têm

  16. Avatar de Manel
    Manel

    Vejam o que se passa em Acra, capital do Gana grande importador dos fardos de roupa da EU e US. Enorme lixeira a céu aberto de roupa rejeitada. https://m.youtube.com/watch?v=bB3kuuBPVys&pp=ygUYZGVhZCB3aGl0ZSBtZW4ncyBjbG90aGVz

  17. Avatar de Isaura Lopes
    Isaura Lopes

    Sinceramente sapatilhas, peúgas, T-shirts, compro na Temu. Duram e duram e duram…
    Se calhar é pura sorte, mas oxalá que continue assim. Se não fosse comprar na Temu não teria possibilidade de comprar noutro lugar.

  18. Avatar de Anonimato
    Anonimato

    Não é só os piratas franceses mas americanos de eua brasil canadá austrália uk britânicos holandeses belgas escandinavos e nórdicos ocidentais todos que também choram .

  19. Avatar de Anonimato
    Anonimato

    Pelos vistos temos aqui muitos chineses e especialistas de bancada que se julgam chineses e nunca lá estiveram mas não nasceram lá só que são preconceituosos racistas presunçosos cínicos hipócritas histéricos . Mete nojo a histeria geral ocidental . Tanta dor de cotovelo e seborreia verbatim e diarreia.